Chrome com suporte para gamepad, já em 2012

24 Comentários

Esta novidade, bem como outras de grande importância, foram apresentadas por Paul Kinlan, um dos evangelistas tecnológicos da Google, numa conferencia que teve lugar em Liverpool.

Ao discursar na Develop conference, Paul Kinlan deu a conhecer algumas das novidades que são esperadas para o próximo ano no browser da Google. A que mais chamou à atenção foi o suporte para gamepads, mas outras houve que deixaram a assistência muito interessada e expectante.


As novidades que Paul Kinlan apresentou nesta conferencia mostra o rumo que a Google pretende dar ao desenvolvimento do seu browser. A ideia principal é começar a usar todas as capacidades de aceleração por hardware que foram já desenvolvida e explorar ao máximo as potencialidades que o HTML5 tem e que o Chrome já implementou.

O suporte para gamepad será apenas um dos que estão pensados. Conta-se que o suporte de hardware seja alargado para webcams e para microfones. Todo este hardware será suportado de forma nativa pelo browser, sem que seja necessário qualquer plugin adicional no Chrome.

Para fazer uso de parte deste suporte de hardware, está planeada a implementação no Chrome do WebRTC, uma aplicação open-source de video e conversação, que correrá directamente no browser, mais uma vez sem recurso a qualquer plugin.

Este desenvolvimentos, apesar de serem transversais a todas as versões do Google Chrome, vão beneficiar de sobremaneira a versão sistema operativo da Google, pois consegue dotá-lo de ferramentas até agora não disponíveis.

Todas estas novidades são esperadas para o início do próximo ano de 2012. Não foi indicada uma data precisa, mas o mais provável é que comecem a surgir novidades nas versões de desenvolvimento muito em breve.

Outra novidade que Paul Kinlan apresentou foi que a Google está já a trabalhar num serviço de cloud gaming. A Google pretende integrar este serviço com os que tem já disponíveis, nomeadamente o Google +, e assim dar-lhe uma componente social muito maior.

Aguardemos então pela chegada destas novidades ao Chrome e vejamos o que a Google tem planeado para a continuação do desenvolvimento seu browser.

Estas capacidades adicionais vão dar uma projecção ainda maior ao Chrome e devem finalmente conseguir que este ultrapasse o seu rival mais directo, ascendendo de forma definitiva e permanente, assumindo-se como o segundo browser mais usado de toda a Internet.[via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The STK
    The STK

    No início estranhei o Chrome, mas a cunha de serviços práticos e inovadores, aliado á simplicidade e eficiência colocaram o Chrome na minha lista de preferências… Não deixo de usar o Firefox, mas infelizmente cada vez menos.

  2. Avatar de racpxt
    racpxt

    PlayChorme? Ou ChromeStation?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ou talvez XChrome ou Chrome360.

      Ou talvez iChrome ou ChromeCloud…

      Ou tendo em conta que é a Google, provavelmente iPlayChrome360 🙂

      1. Avatar de Tiago Dias

        Correcção: iPlayChrome360 Beta 😀

        Agora falando a sério, o chrome está, no meu entender, no topo dos browsers da actualidade. Para o utilizador comum, ou alguém que não precise de alguma característica específica de outro browser, é o melhor!

        Eu próprio estive durante muito tempo reticente em experimentar, a pensar que não valia a pena porque nunca ia deixar o firefox, mas a partir do momento em que experimentei a primeira vez, foi amor à primeira vista. Actualmente já nem tenho o firefox, que era o meu browser de eleição, instalado em todas as máquinas..

  3. Avatar de Luisa Piratinha
    Luisa Piratinha

    Mais um mega up do Chrome , ehehehe .

  4. Avatar de clica aqui =D

    Apesar de usar o Firefox estou pensando em mudar para o Chrome :p

  5. Avatar de GP
    GP

    Uso o Chrome já há mais de um ano, muito bom e rápido, não o troco por mais nenhum browser.

  6. Avatar de Antonio Rocha
    Antonio Rocha

    Já a muitos anos que sou adepto do Opera, pelas funcionalidades inovadoras que foram implementando ao longo do tempo (download manager, tabs, speed dial, sincronismo de favoritos, etc)

    Mas como tenho um telemóvel Android, resolvi testar o Chrome mais a pormenor, pois já o tinha instalado em vários equipamentos, mas nunca tinha usado em pleno as suas capacidades, para já tenho adorado, e praticamente não tenho usado o Opera.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Hmmm…

    E o Internet Explorer 10 no Windows “8” vai correr diretamente em cima do WinRT, basicamente vai correr os sites como se fossem aplicações WinRT ou seja, com acesso a praticamente todas as funções nativas do sistema operativo.

    O ano que vem vai ser interessante!

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      “ou seja, com acesso a praticamente todas as funções nativas do sistema operativo.” -> não sei porquê isso não me soa muito bem :S

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Lololol… IE a usar capacidades do S.O.? É uma porta aberta ao mundo xD

  8. Avatar de Re-Play
    Re-Play

    Tenho de admitir que sou um pouco FirefoxManiaco, mas de cada vez penso mais no chrome.
    Do meu ponto de vista a Google, que não são burros nenhuns, estão a criar um ecossistema enorme baseado na net como nenhuma empresa poderia sequer sonhar, interligando todos os produtos e serviços do seu portefólio, que são muitos, e ainda inovando a potes.
    Esta ideia do CloudGaming parece-me que vai dar muito que falar.
    Estou rendido…

  9. Avatar de M. Lobo
    M. Lobo

    Eu ainda sou um bocado firefox-dependente, mas cada vez mais olho para o chrome de uma maneira diferente.
    Para mim, o que falta no chrome para me convencer de vez é aquela dropdown list, associada à barra de endereço, que mostra os sites mais visitados.
    Sei que tem essa opção, mas para isso tenho de criar um novo tab ou então dar mais do que 2 ou 3 cliques no rato..

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Também tinha uma dependência parecida no Firefox, não nos sites mais visitados mas aqueles menus de feeds RSS, dava muito jeito. Acabei por fazer a mudança para o Chrome, mas custou devido à falta desse menu. À addons que fazem de forma parecida, mas nada como esses menus do FF, muito rápidos e úteis.

    1. Avatar de M. Lobo
      M. Lobo

      I like this!! Vou experimentar.
      Obrigado pela dica 😉

  10. Avatar de Emannxx

    Se eles se dedicassem em otimizar o uso do CPU para que este não fosse totalmente inutilizado sempre que uma página carrega é que eu achava graça.

    O Chrome é um browser muito rápido, mas está a ficar demasiado pesado! Nenhum outro browser faz o pc “soluçar” sempre que carrega uma página…

  11. Avatar de Glink
    Glink

    depois de ter usado o Firefox o IE passou à historia, experimentei o chrome e larguei o firefox, durante 2ou3 anos so usei o chrome/chromium, depois experimentei o opera, ainda uso os outros, mas dou preferência ao opera…

  12. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Como fazem o download de videos flash (por ex. videos de sites PT) com o chrome? no firefox uso o download helper e é compatível com todos os sites

  13. Avatar de Paulo P
    Paulo P

    “off-topic”-era bom que o pplware fizesse a cobertura sobre os novos bloqueios que a Google adicionou no seu motor de busca, a bloquear sites de partilha,(piratebay,rapidshare,etc…).Que na minha humilde opinião, tras mais desvantagens que vantagens e fez-me olhar para a Google com outros olhos…
    Estão a prejudicar users e conteudos legais ao procederem a tal censura, só espero que a comissão europeia não fique de braços cruzados…

    1. Avatar de Luislelis
      Luislelis

      A google nao bloqueou nada meu caro . O teu ISP e que o bloqueou,
      Eu estou neste momento a fazer um descarregamento do piratebay sem problemas (estou em inglaterra)

      1. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        parece que o Tribunal Europeu já “resolveu” isso e de um modo surpreendente, digno de nota e aparentemente oposto ao que se pretende implementar nos EUA:

        http://aeiou.exameinformatica.pt/tribunal-de-justica-da-ue-isp-nao-podem-ser-forcados-a-filtrar-pirataria=f1011236

        Bom Fim-de-Semana!

  14. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Huummmmm….. Não deixo o Firefox por nenhum outro browser! Por enquanto.