Chrome: Menu condensado facilita utilização

16 Comentários

Conforme vimos na mais recente aparição do Firefox 4, o aspecto minimalista do Chrome já faz escola. Nesse sentido, todo o espaço disponível ou “inútil” na estrutura da janela do browser está a ser aproveitado para colocar os objectos necessários e imprescindíveis à navegação.

Nas mais recentes versões de desenvolvimento do Chrome, passou a estar disponível mais uma optimização. Agora é possível ter os dois menus que compõem a sua interface fundidos apenas num.

Neste momento, existem duas versões do novo menu, resultado da junção dos anteriores. Uma versão está na versão de Dev do Chrome e outra versão, muito mais completa e funcional, está apenas disponível no Chromium.

A ideia da Google é unificar todas as funções que devem estar fora da interface do browser e condensá-las num único menu, permitindo que os utilizadores não tenham de andar a navegar entre os diferentes menus para achar uma função que pretendem. Fica assim mais fácil a utilização da interface e cativou os “desenhadores” de outros browsers.

Como vem sendo hábito nas versões do Chrome, as novas funcionalidades que o Chromium apresenta são disponibilizadas mais tarde nas diferentes versões do browser da Google. Aguardemos então pela disponibilização no Chrome da versão mais completa e funcional que está disponível no Chromium.

Como activar

A utilização desta nova composição dos menus pode ser já usada, caso estejam a utilizar a última versão do Dev do Chrome ou a última versão do Chromium.

A activação desta faz-se, como é hábito, através da adição de um parâmetro ao comando utilizado para o lançamento do browser. Basta que adicionem o código abaixo ao comando:

--new-wrench-menu

Esta funcionalidade está já disponível para os três sistemas operativos suportados (Wndows, Mac e Linux).

Mais um passo dado pela Google para tornar o seu brower o mais simplificado e com uma maior facilidade de utilização. Concentrar o utilizador na Internet e retirar da interface as funcionalidades que apenas necessitamos em momentos específicos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Gostei =)

    Não sei se já repararam, mas agora também é possível sincronizar o preenchimento automático do Chrome =)

  2. Avatar de Raquel
    Raquel

    ola!

    Desculpa mas nao percebi como se faz a activacao!
    podes me explicar como é ?
    Obrigado! 🙂

    1. Avatar de Pedro Simões

      Em Windows 7: Acedes à pasta C:\Users\\AppData\Local\Google\Chrome\Application\ e ai encontras o ficheiro chrome.exe.
      Botão direito do rato em cima dele e depois escolhes “Propriedades”. Na caixa que se abrir colocas –new-wrench-menu no final da caixa “Destino” (ou alo similar – Target em EN).

      OK nessa caixa, restart ao Chrome e estás lançado. Lembro que deves estar a usar a versão DEV!!!

      1. Avatar de Raquel
        Raquel

        Obrigado!
        tinha ideia que era uma coisa assim parecida!
        🙂

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eheh!

    E pensar que quando a Microsoft escondeu o menu no IE7 ia caindo o Carmo e a Trindade…

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha por acaso gostei nessa altura da simplicidade que deram aos menus. Foi, na minha opinião, uma boa opção.

  4. Avatar de Hawk
    Hawk

    Onde eu baixo a última versão do Chromium?

  5. Avatar de Gilmar Coimbra
    Gilmar Coimbra

    Novidades bem vindas!

  6. Avatar de Rammy
    Rammy

    Porreiro! Estão mais uma vez a aprender com o Firefox. Sim senhor 🙂

    1. Avatar de Guzzman
      Guzzman

      Foi a gozar, certo?

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Só pode ter sido mesmo a gozar!!!!

        O Chrome é o fundador da simplicidade nos Browsers… o Firefox? É um copy-paste do Opera que por sua vez redesenhou o seu browser para rivalizar com a simplicidade do Chrome…

        É sempre assim =)

        1. Avatar de Rafael

          O Opera não foi redesignado para competir com o Chrome, foi mesmo pra ganhar espaço na tela e colocar as abas no topo, além de um ganho imenso na utilidade do MDI.

  7. Avatar de popy
    popy

    mais facil? porquê?

    estando tudo separadinho, e nós já sabendo onde estão as coisas..isso sim, para mim é mais facil..digo eu

    1. Avatar de Rafael

      É uma questão de costume…
      É claro que, no Opera a organização é melhor pois existem vários sub-menus que agrupam funções semelhantes…

  8. Avatar de Fernando Mauro
    Fernando Mauro

    Eu tento colocar esse parâmetro na caixa “destino” mas o sistema dá uma mensagem de erro dizendo que “Destino não é válido”.
    A minha caixa destino fica assim:

    “C:\Users\Fernando Mauro\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe–new-wrench-menu”

    O que eu estou fazendo de errado?

    1. Avatar de @marcospulido
      @marcospulido

      “C:\Users\Fernando Mauro\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –new-wrench-menu

      coloca assim que vai funcionar..

      se bem que no meu Chrome 6.0.453.1
      ja veio por default isso..

      muito bom!