Chrome 64 bits chega para todos com o lançamento da versão 37

53 Comentários

e outras novidades acompanham esta nova versão

A Google tem tentado desenvolver o seu browser de modo a dar aos utilizadores a maior e a melhor experiência de utilização da Internet. Incorpora nele as mais recentes e melhores tecnologias para que assim consiga cumprir os seus intentos.

Depois de terem iniciado o desenvolvimento das versões de 64 bits, primeiro no Windows e depois no OSX, passando sempre primeiro pelas versões de testes, esta chegou agora à versão estável do Windows com o lançamento da versão 37.

chrome_64_2

Tal como é normal nos desenvolvimentos do Chrome, as novas funcionalidades e as novas características passam por um processo de desenvolvimento e eliminação de bugs, sendo este caminho trilhado nas versões Canary, Dev e Beta.

A versão do Chrome de 64 bits já percorreu esse caminho todo e chega agora à versão estável com o lançamento agora da versão 37.

Para já, e tal como foi iniciado, apenas está disponível na versão estável para os utilizadores do Windows 7 e do Windows 8.

As razões para que a Google tomasse finalmente a abordagem de desenvolver o seu browser para as plataformas de 64 bits são bem conhecidas:

Velocidade: Os 64bits permitem que tirem partido das optimizações dos processadores mais recentes e dos compiladores, um conjunto de instruções mais recentes e um aumento do número de instruções que podem ser passadas. Como resultado a velocidade é aumentada, especialmente nos elementos gráficos e multimédia, onde se pode ver um aumento de 25% de melhoria na performance.

Segurança: Com o Chrome a poder tirar partido das mais recentes funcionalidades dos sistemas operativos, tais como o High Entropy ASLR no Windows 8, a segurança é também melhorada na plataforma de 64bits. O espaço adicional permite também melhorar os mecanismos de defesa do Chrome conta vários tipos de ataques e exploração de falhas.

Estabilidade: Finalmente, foi observado um aumento da estabilidade na versão de 64bits, quando comparada com a de 32bits. Em particular, os crashes nos processos de renderização são cerca de metade dos que acontecem no Chrome de 32bits.

A escolha entre a versão a ser usada fica a cargo dos utilizadores, podendo qualquer uma ser instalada. A Google compromete-se a manter a versão de 32 bits e a fazê-la evoluir, não tendo no entanto indicado por quanto tempo.

Mas esta nova versão 37 tem muito mais de novidades que a versão de 64 bits. Ela incorpora também agora o suporte para DirectWrite, o que vai permitir uma muito melhor apresentação de fontes e de outros elementos de texto nas páginas web.

Esta versão apresenta também uma versão melhorada e com uma nova imagem do gestor de passwords. A somar às duas novidades, existem muitas correcções de bugs e de problemas reportados pelos utilizadores.

A actualização para a nova versão do Chrome deve surgir de forma automática no browser, bastando aos utilizadores reiniciarem-no quando a mesma estiver instalada ou o browser pedir.

Homepage: Chrome

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    boas, eu tinha a antiga versão estavél para w8 actualizei tipo esta na versão 37 mas continua com a de 32bits certo ? como troco ?

    1. Avatar de Henrique Dias

      Olá!
      A versão 64 bits do Google Chrome está disponível aqui.

      Basta desinstalar a v. 32bits e instalar a de 64 bits.

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        a versão 64 bits a em portugueses o nao?

        1. Avatar de Henrique Dias

          Na altura em que enviei o link ainda não estava disponível no site PT. Mas depois de instalar podemos sempre alterar a linguagem nas Definições do Chrome. =D

      2. Avatar de DiáconoRemédios
        DiáconoRemédios

        Deviam referir o facto de que pelo menos por enquanto o JAVA não funciona com esta versão do Chrome, mesmo actualizando pelo site normalmente. Pelo menos aqui já tentei tudo o que podia e ele continua a ssumir que não o tenho instalado.

        1. Avatar de António
          António

          O Java e o Silverlight, não funcionam pelo facto do Chrome 64 bits não suportar a NPAPI, aliás esse suporte irá ser removido de todas as versões do Chrome num futuro próximo.

          1. Avatar de DiáconoRemédios
            DiáconoRemédios

            Mas então e agora?
            Há coisas que é preciso o JAVA. Tenho que voltar para a x32 para o ter? Sendo assim é um retrocesso enorme e não faz sentido usar a x64.

        2. Avatar de Emannxx
          Emannxx

          Mas o Java não funciona o quê?! Se instalarem a versão x64 do Java funciona tudo na perfeição.
          http://goo.gl/5qgtGd

          1. Avatar de RDRC
            RDRC

            Ele tem razao.. Basta ir a este site e têm cá tudo, para todos os tipos de SO

            http://www.java.com/en/download/manual.jsp

      3. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        mas sou a em ingles e não em portugues
        a versão 64 bits
        alguém pode dizer alguma coisa

      4. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Não é necessário desinstalar. Basta transferir o setup da versão x64 e instalar por cima. Ele migra tudo para a versão x64 (extensões, configs etc).

      5. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Olá, onde posso encontrar a versão em 64 bits, só que com instalador offline? Só consegui achar o instalador offline de 32 bits. : /

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Na sexta desinstalei o Chrome e actualizei o Internet Explorer para a versão 11. Dei-lhe uma chance. É super rápido, mas por vezes em algumas paginas os links não abrem. Voltei há 10 minutos atrás para o Chrome.

  3. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Pergunta de ignorante: existe alguma diferença entre esta versão 64 bits e a Canary? Isto para OSX

    1. Avatar de Celso

      Canary > Dev > Beta > Estável

      O Canary é a versão mais instável do Chrome, há bugs por resolver, as coisas podem nem sempre funcionar bem. É bom para testar as funcionalidades mais recentes, mas não deve ser usado como browser principal.

  4. Avatar de camt
    camt

    Apesar desta nova versão continuo a gostar Firefox especialmente pelos addons que ele tem não gosto muito deste browser nunca me senti atraido por ele e especialmente desde quando o instalei para o experimentar baixou uma quantidade obsena de actualizaçôes.

  5. Avatar de duvida
    duvida

    Já estou a fazer o update. A dúvida é: eu tenho sistema 64 bits. Atualiza diretamente para 64 bits ou tenho que desinstalar e sacar a versão de 64 bits?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      mesma duvida

      1. Avatar de duvida
        duvida

        Parece-me que não. O Google PT parece ainda não disponibilizar sequer o de 64 bits. Só mesmo o inglês.

    2. Avatar de Ricardo Almeida
      Ricardo Almeida

      No meu caso, tinha o 32 bits instalado, e substituiu-me automaticamente pelo 64bits.

    3. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Tens que desinstalar e voltar a instalar.

    4. Avatar de Décio
      Décio

      Não precisei desinstalar, bastou o navegador 32 bits estar fechado que a versão 64 bits se instala normalmente…

  6. Avatar de johnny
    johnny

    Chrome? Nem de vista.. Mozilla sempre será o meu browser, google chorem e pesado consume imensa RAM, Mozilla, a nível de segurança é bem melhor
    Continuarei fiel ao Mozilla.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      +1

      Uso Firefox há anos. The best browser on earth!

    2. Avatar de Cris
      Cris

      Firefox nem tem sandboxing.

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Lool e achas que preciso disso? Deixa-te de coisas.. Mozilla é mais seguro, e já tem a sua propria segurança para que quero mais? Alem disso não sei se sabes mas existe uma coisa chamado “Extras, Plugins” Onde podes adicionar o que quiseres, e se quiser mais segurança não há qualquer problema.

        Sandboxing? Para quê? É inútil.. Basta saber por onde navegas que vais ficar seguro.. Se visitas todos os sites que te mandam, isso já é contigo.. E se mesmo assim quiser sandboxing, baixo o Sandboxie e executo o Mozilla no SandBoxie e pronto esta la.. Como ves não é problema e não necessito disso. O Mozilla já traz a sua própria Segurança e Privacidade que de momento é o que quero e o que gosto.

        1. Avatar de panhonhas
          panhonhas

          Quantas vezes, sites que tenho no favoritos, sao atacados ou passam a ter publicidade com malware. É óbvio que necessitas de usar o sandboxie sempre que vais navegar, seja qual for o browser ou antivirus que usas, é uma protecção extra obrigatória.

          1. Avatar de Johnny
            Johnny

            Hoje em dia os websites que são atacados, são apenas paginas com deface. Nada de mais, hoje em dia malware em websites é praticamente nulo, isto é.. O Malware não executa-se do nada.. Se um website tiver infectado, ele vai precisar que tu lhe des permissão tal como a tecnica do Java Drive, para que uma Sandboxie? Um Bom Firewall chega! Quem impede os Hackers de entrar no teu pc é o Firewall e não a Sandboxie, o Sandboxie evita.. Mas não cancela a conexão.

            Por isso não uso, alem disso é paranoico usar uma Sandbox num navegador.. Tens que saber por onde navegas, o que esses sites t e pedem para fazer é ai que ves se algo se passa de errado.. Logo é totalmente desnecessário..

          2. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            A internet é cada vez mais insegura, ao contrário do que possas pensar, sei que o sandboxie pode evitar muitas chatices. Gostas de correr riscos isso é contigo, porque não executas um cryptolocker fora do sandboxie tenho a certeza que a firewall protege.

    3. Avatar de ze.ccjs
      ze.ccjs

      Olá. “Gostava de gostar” do Mozilla, mas no meu portátil tenho o Chrome (para a minha esposa ir ao face sem logins e logouts) e o Mozilla, que o uso para o face, e acho-o mais lento sem qualquer extensão. É a minha observação.

      1. Avatar de António Rocha
        António Rocha

        Podes configurar vários perfis no Chrome, e alterar entre os mesmos sem login logoff. Não precisas de usar Browsers diferentes.

  7. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    versão 64 bits a em portugueses o nao

    1. Avatar de Nuno C
      Nuno C

      Eu desinstalei o v32 sem selecionar o “Eliminar dados de navegação”, e quando instalei o v64, estava em Português.

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Instala a versão x64 por cima da versão x86 PT. Ele migra tudo e fica em português.

  8. Avatar de Nelson
    Nelson

    Suporte para HiDPI?

    1. Avatar de sim
      sim

      tem suporte. já instalei e tenho ecra fhd. tenho o scaling do windows desativado e o chrome faz isso automaticamente.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Obrigado… Vou experimentar…

  9. Avatar de André
    André

    Está com vários problemas a nível do DPI. Tudo fica aumentado e “blurred”. Este problema já existia antes e pelo que estive a ler, antes tinha de ser corrigido pelo facto do Chrome não seguir o DPI do Windows e agora como segue, todos os que tinham a “correcção” da versão anterior têm as resoluções entre Chrome e Windows diferentes, sem hipótese de corrigir isto sem alterar o DPI do Windows

  10. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    …Dúvida: e as extensões continuam a funcionar na mesma na 64 bits?

    1. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      …enfim já está tudo a funcionar. Mas a versão 32 bits foi ao ar e agora estou a trabalhar com a 64 bits, a diferença está nos plug-ins: o Java já não aparece…

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        a versão 64 bits a em portugueses o não?
        alguém pode dizer alguma coisa

        1. Avatar de Ricardo Almeida
          Ricardo Almeida

          Sim, tem em português.

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Instala o Java x64 e aparece!
        http://goo.gl/5qgtGd

        1. Avatar de jAugusto
          jAugusto

          Obrigado, era só uma observação, porque na pratica eu já tinha desactivado no chrome antigo o java plug-in à mais de um ano.

    2. Avatar de Pedro e
      Pedro e

      As minhas 4 extensões funcionam, assim como plugins para java ou flash. Do que percebi a única coisa que não funciona são os plugins de 32 bits.

    3. Avatar de Pedro e
      Pedro e

      As @extensões funcionam, assim como plugins para java ou flash. Do que percebi a única coisa que não funciona são os plugins de 32 bits.

  11. Avatar de Romeu
    Romeu

    Em pt-pt não consigo encontrar a versão 64 bits. Update sim, mas só para 32 bits (é só confirmar no gestor de tarefas).

    Cumps

  12. Avatar de BCadete
    BCadete

    Já agora, para aqueles que como eu tiveram problemas com os icones e letras a tornarem-se grandes após o update para a versão 37 de 64bits, é só juntarem no destino do atalho para iniciar o Chrome o seguinte texto:
    /high-dpi-support=1 /force-device-scale-factor=1

    Para editar o destino basta carregar no botão direito em cima do atalho.

    Cumps

  13. Avatar de Joao
    Joao

    como vejo se tenho a versão 32 ou 64 bits?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      ok já vi nas definições no “acerca de”, pelos vistos se for 32 não faz nenhuma referência nenhuma mas se for de 64 bits tem uma referência entre pressentisses (64 bits)

  14. Avatar de Fabio
    Fabio

    Atualizei pra versão 37, 64bits do chrome e ela não está estável,travando, não inicia, minha plataforma é a 64 bits, windows8, mas a versão 32 bits estava muito melhor.

  15. Avatar de André Barbosa
    André Barbosa

    Não consigo instalar a versão de 64 bits, seja com que link for a versão que é instalada é a de 32 bits. Como resolvo isto?