Chinês de 19 anos fez um vírus e infectou 100 mil androids

49 Comentários

O segredo está na engenharia social e efeito da multiplicação, na forma como se convence o inocente utilizador a instalar uma app e a infectar-se com algo que desconhece, essa técnica é única e foi usada por um estudante chinês de 19 anos. Com isso ele “apenas” conseguiu infectar, em apenas 24 horas, 100 mil telefones com Android.

Vamos conhecer uma técnica que, embora batida, resultou e tornou-se numa praga.

imagem_android_virus00_small


HeartApp é apresentado como uma app totalmente inofensiva que apela ao amor, uma app de namoro, mas que no seu saldo já leva 100 mil smartphones infectados com malware. Passaram 24 horas e as habilidades em programação deste estudante permitiu que com uma simples SMS, enviada para 99 contactos inicias, pudesse espoletar um ataque brutal. Esta SMS incluía um link para download da app, que supostamente as pessoas iriam instalar no seu Android.

Depois dos utilizadores clicarem no link e descarregarem uma app “real” inútil, mas que solicita permissões de acesso aos dados do smartphone, permissões que normalmente as pessoas nem lêem, aceitam logo, o malware trabalha em segundo plano recolhendo os dados existentes no smartphone que serão também enviados para o criador do vírus.

Após descarregar a primeira aplicação, o utilizador será confrontado com outro pedido, desta vez é para descarregar uma app complementar, um tipo de “pacote de recursos”, com o qual o hacker consegue tornar o terminal num bot e pode ler a suas SMS, enviar e emular falsas mensagens na caixa de entrada.

imagem_android_virus01_small

Depois é um processo em cadeia. Em poucos segundos as máquinas estão a enviar SMS para os seus contactos e começam a infectar pessoas que supostamente estão a receber mensagens fidedignas. Depois de detectado este esquema, os principais operadores chineses já conseguiram bloquear mais de 20 milhões de mensagens, quase nada. Mas ainda há os tais 100 mil smartphones infectados.

O perigo do download de APK de fontes desconhecidas

Mas porque é que isto tudo atinge estas proporções? Bom, basicamente porque na China a Google não tem a sua Play Store e os Androids por lá fazem uso de lojas online não oficiais com apps que não são fidedignas. Descarregam-se APKs para obter aplicações, e por isso têm activada a opção “Fontes desconhecidas”.

Só desta forma se consegue tal situação e também porque se apela à ingenuidade das pessoas, de um utilizador que não tem noção destas consequências, de como uma simples aplicação pode capturar dados privados, além dos custos associados.

Via

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    A culpa é dos ignorantes. O android devia ter um sistema duplo de aceitação de instalação, tipo instalar->confirmar instalação->perigo de ser virus(se houver permissões perigosas). E depois na lista de permissões requeridas assinalar a vermelho as perigosas e dar uma ajuda a quem nada entende de telemoveis

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Por isso e que existem os anti-vírus…

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      As que podem ter custos ao utilizador (envio de SMS e chamadas) têm um icon de moedas ao lado, e as outras é só ler. Na próxima versão parece que vai ter uma gestão de permissões parecida com a do ios, tipo uma aplicação quer saber dados de local geográfico, aparece um pop up a perguntar se confiamos.

    3. Avatar de Francisco pinto
      Francisco pinto

      Não! A culpa não é dos ignorantes!! A culpa é da Google! Que criou um sistema de permissões para geek’s. Esqueceu–se que 98% dos seu potenciais clientes não o são e que a grande maioria desses não percebe um chavo nem vai ler o texto com essa informação.
      Concluído no fundo a culpa é como dizes, dos ignorantes da Google que nunca perceberam que grande parte dos seus potenciais clientes não percebem nada da poda, ou fizeram de propósito para dar de comer a uma indústria de anti-vírus!
      O que é curioso é que o sistema que é conectado com um mercado mais elitista e supostamente mais informado tem um sistema de permissões que até um ignorante percebe! 🙂

      1. Avatar de Robert Soares
        Robert Soares

        Tal como o CEO da google disse uma vez: O android não foi feito para ser seguro mas sim livre!

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Por acaso não disse nada disso 😉

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      ” E depois na lista de permissões requeridas assinalar a vermelho as perigosas e dar uma ajuda a quem nada entende de telemóveis”

      Dar uma ajuda a vermelho?

      A mesma permissão tanto pode ser utilizada para o mal como para o bem.

      Por exemplo, a permissão de gravar audio, tanto pode ser utilizado para o bem, como uma aplicação de mensagens de audio, como para te gravar as conversas em background.

      Tem de haver um julgamento humano. E mesmo assim…

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Mas chama sempre a atenção

    5. Avatar de João
      João

      Devia era ter um sistema em que um utilizador podia definir quais as permissões dava a uma aplicação. A aplicação apresentava a lista de permissões, tal como faz actualmente, e o utilizador marcava apenas as que dava.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Isso é o que faz o iOS…

        Mas ao dares as permissões, por exemplo, de localização, a uma app, pode ser inofensiva, como não pode.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Isso é o que faz o Android tambem…

          O meu xiaomi com rom MIUI pergunta sempre quais as permissoes que quero dar.

          🙂

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Um dia, todos os SO móveis serão como o Xiaomi 😉

          2. Avatar de Marco
            Marco

            poiis o teu xiaomi, nos android normai acho q n da para refinar como no xiaomi,

        2. Avatar de Francisco pinto
          Francisco pinto

          Mais isso é como em tudo. Tudo pode ser usado para o bem ou para o mal. Mas penso que é mais eficaz, mais claro, e “obriga” no mínimo o utilizador a ter conhecimento que está a dar essa permissão.

          1. Avatar de piri_vm

            O meu SGSV também faz isso, é o bom de ter xposed.

    6. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      isso faz-me lembrar windows vista quando ao instalar o programa abria-se uma janela: tem a certeza? tem mesmo a certeza? tem mesmo mesmo a certeza? ok terá mesmo a certeza? pense bem, tem a certeza? por favor confirma se tem certeza!
      nah, please… se as pessoas não percebem, não usem.

  2. Avatar de David
    David

    Interessante. O android é baseado no kernel do linux e em teoria, não existem virus no linux. hahaha!!!

    1. Avatar de PPUser
      PPUser

      Quem faz este tipo de comentario é que não percebe nada de sistemas operativos, e não tem o minimo conhecimento de como as coisas funcionam 😉

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O linux é um kernel e não um sistema operativo estamos a falar do android que utiliza o linux como seu kernel , ate o windows podia utilizar o kernel linux . hahaha!!

      1. Avatar de nvg
        nvg

        acho que isso e uma mentira grande

    3. Avatar de Zé

      David, não percebes nada do assunto…

    4. Avatar de João Matos
      João Matos

      Batatas =/= Laranjas :S

  3. Avatar de Daniel Plácido
    Daniel Plácido

    a pessoa esta instalando um app com um propósito “X” que pede permissões pra enviar SMS, acessar lista de contatos, acesso a internet, dados do celular e o escambau, ai tem que se fuder mesmo…

  4. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    OFFtopic: Eu usava esta pagina para decode/encode b64; rot13; un/escape html; url; … mas parece que acabaram com o dominio yellowpipe.com/yis/tools/encrypter/index.php

    alguem tem alternativas online ou offline para este tipo de ferramentas? Obrigado

      1. Avatar de Blasterjack
        Blasterjack

        Essa so tratado base64, precisava de uma com muitas ferramentas, assim era mais facil de a fixar (nem sempre estou no meu pc e preciso de me desenrascar)

        1. Avatar de Blasterjack
          Blasterjack

          *só trata do

        2. Avatar de Sandra
          Sandra

          Para decodificação / codificação base64, você também pode consultar essa ferramenta
          https://url-decode.com/tool/base64-decode
          com acesso a dezenas de outros utilitários da web também.

  5. Avatar de PessoaFixe
    PessoaFixe

    A maioria das apps, mesmo da playstore, pede permissões de que não necessitam. Quase todos os jogos pedem acesso a contactos, sms e galeria, nao sei porquê. Eu instalo no tablet porque nao tenho nada de importante

  6. Avatar de Invision
    Invision

    Qualquer pessoa que instala aplicacoes fora da play store sem saber o que esta a fazer merece levar virus…lol. e depois ainda sao gajos para se queixar, de certeza..

  7. Avatar de MIKE
    MIKE

    ja toda a gente sabe que o android e inseguro etccc. escusam de bater sempre no seguinho. lol

  8. Avatar de Tripax
    Tripax

    O grande problema é que muita boa gente tem um smartphone e logo a primeira coisa que devia fazer é instalar o anti-virus como eu,a maior parte do pessoal que eu conheço que tem smartphone em 20 pessoas so 2% usam anti-virus o outros,respondem assim ho anti-virus para que? nao ha stress,e eu só lhes respondo acho que fazes muito bem não abram os olhos não.

    Eu nos tablet das minhas filhas foi logo anti-virus para cima,ha pessoal aqui que não imagina a quantidade de apk com malware que existe no google play, elas andam sempre a transferir joguinhos e joguinhos e o anti-virus muitas, mas mesmo muitas vezes avisa que é um malware virus,e pede para eliminar o apk, um anti-virus é essencialíssimo para tablets e smartphones.

    1. Avatar de Monteiro
      Monteiro

      2%? Isso nem meia pessoa dá. Ahah

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não é um virus, é um cavalo de Tróia. Sr. Vitor M.

    1. Avatar de Vítor M.

      “Em informática, um vírus é um software malicioso…”

      É malware… tudo agora é malware…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Todos os vírus são software maliciosos, mas nem todos os softwares maliciosos são vírus.

        Não se propaga automáticamente, logo não é um vírus.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas nesse caso também não é um trojan…é um worm Sr. Nelson 😉

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            A diferença de um worm para um vírus, é que o código do vírus foi injectado num programa normal.

            Um Worm é um programa independente.

            Ambos se propagam autónomamente, sem conhecimento do utilizador.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            A diferença de um worm para um vírus é que o vírus precisa de acção humana para ser executado…o worm já não é assim!

  10. Avatar de PHRF
    PHRF

    Não faz sentido nenhum usar um Anti-Virus para Android. Isso é outro negócio da china em que as pessoas vão na cantiga. Primeiro porque não existem vírus para Android, existem sim aplicações maliciosas/hijackers e basta desactivar a opção de instalação de fontes desconhecidas e ter atenção às permissões e principalmente sabermos que App estamos a instalar. Os anti-virus que existem para Android, dão falsos positivos e são uma forma de mostrar ao comprador, que aquilo trabalha que é uma maravilha, quando na verdade além de fazer pouco, ainda consome recursos que é uma parvalheira.

    1. Avatar de Tripax
      Tripax

      O PHRF estas com uma ideia completamente errada, primeiro faz sempre sentido usar um anti-virus no android,depois nem todos os anti-virus são pagáveis mas sim free, depois se quereres um anti-virus mais completo arranja um apk (anti-virus) que seja de confiança vindo de fora da google play, eu por exemplo tenho um numa pen que guardei para mim e até instalo em alguns smartphones de colegas meus chama-se DR-WEB versao completa.

      Depois muitos dos malware que apanhas no google play nem precisas de activar as permissões para instalar apk como é normal e logico ,apenas tens de activar as permissões a tudo que bem fora do google play,logo a partida se tens anti-virus estas a meter seguranca porque por vezes ao instalares um apk do google play com malware o anti-virus manda remover por suspeita de malware ou seja ficas sempre protegido onde esse apk fica destruído, existe por ai muita gente que diz o meu smartphone anda lento pá caraças , pois claro vais a ver muitos nem tem anti-virus instalam tudo o que vem a rede e muitos deles são malware e falo por experiencias anteriores minhas faz algum tempo, mas é apenas a minha opinião.

      1. Avatar de nvg
        nvg

        desculpa mas pelo que disseste tu e os teus amigos devem ter o tlm todo minado, em que te baseias para dizer que devemos instalar um anti virus mais completo fora da store?

    2. Avatar de nvg
      nvg

      eu concordo contigo, ja nao uso anti virus no windows ha anos, e no android sigo o mesmo caminho, so instalo aquilo que preciso e vejo o feedback de quem ja instalau, quando e de fora da store so o que vem do xda e que instalo, e depois de ler o feedback.
      no fundo os virus quase sempre exploram a estupidez humana e nao as falhas do sistema operativo

      1. Avatar de Tripax
        Tripax

        Concordo contigo continua assim que estas a seguir o caminho correcto, da-me a sensação que quem usa anti-virus e nabo e quem não usa é só para neerds que grande loool.

        Quanto ao ponto que referes em cima anti-virus fora da store nao necessitas tens muitos free por ai no google play, o anti -virus que falei é meu e de confiança por isso sem problema algum até este ponto,quanto a nao usar anti-virus isso esquece , e deigo-te ja que nao sou nenhum nabo a mexer nisto de tecnologias mas pode ser que um dia destes arrisques mais e….., tens uma solução fazes format que resolve né.

        1. Avatar de erre
          erre

          não uso antivírus desde que o Windows 7 maturou, ou seja por volta de 2009/2010, e não sinto falta de mais uma aplicação no pc para me comer recursos.

          basta ter algum cuidado com os downloads que se fazem, as páginas que se visitam, os browsers que se usam, etc.

  11. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Lol, isto pode acontecer a qualquer um, tal como as burlas, que nem é necessário tecnologia nenhuma, sempre que se instala algo existe risco de vírus e vai depender da pessoa que faz o download, neste caso o usuário arriscou mais porque foi fora da google play, não tem a ver com marcas, sistemas,etc. tem a ver com a pessoa que faz o download e instala.

  12. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    ja vi aqui comentarios engraçados a dizer que o android nao tem segurança, da forma que foi feito o sistema operativo não tem culpa nenhuma porque foi o proprio utilizador que deu permissao para a aplicacao se instalar, o mesmo acontece com os outros sistemas operativos com antivirus, se vamos dar permissao para a aplicacao se instalar esta como é nova o antivirus nao vai reconhecer o codigo e vai deixar instalar o software maligno, portanto ha que ter cuidado com o que se instala e pensar se realmente é mesmo necessario instalar…

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    mais um vírus para ”android’? uauuu, cada semana nova brecha de segurança nos terminais android, se não são app’s maliciosas, é porque se descobre uma ROM de um fabricante que contem mallware, … basicamente não existe segurança em terminais android, apesar dos esforços da Samsung (Knox) e do fabricante do BlackPhone (Private OS baseado em android 4,…)

    Por essas e por outras é que continuo a preferir o Blackberry 10, apesar de, ter tb as suas brechas de segurança, so não foram é exploradas por ”hackers”

    (PS: voltanto ao tema central inicial, como o editor do artigo menciona e bem, este mallware deve-se a instalar app’s fora da Google play. Supostamente quem instala apps exclusiavemente da Google Play e não faz ”Root” aos seus equipamentos, dificilmente terá grandes problemas de segurança, mas… ainda assim a probabilidade de eles surgem é bem maior em comparação com Blackberry 10 e Windows Phone 8.1)

  14. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    o unico apk que tenho de fonte desconheçida é o adblocker que uso.