China tem a maior central solar do mundo! É capaz de alimentar todo o Luxemburgo

56 Comentários

A China ostenta a maior central solar do mundo, com cerca de 80.000 hectares. Esta pode fornecer eletricidade a todo um país como o Luxemburgo.

Painéis solares na China

A China é várias vezes apontada como o país que mais emite gases com efeito de estufa, sendo uma das grandes responsáveis por uma poluição desmedida. Apesar disso, o país alberga a maior central solar do mundo. Conta com cerca de 80.000 hectares e, segundo o The Independent, é capaz de fornecer eletricidade a um pequeno país como o Luxemburgo ou a Papua-Nova Guiné.

O novo parque solar ultrapassa os anteriores projetos solares Ningxia Teneggeli e Golmud Wutumeiren, também alojados na China. Localizado numa região desértica de Xinjiang, a central de 5 GW possui cerca de 80.000 hectares de cobertura, ligados à rede da China.

Com a energia solar, a par de outras fontes renováveis, a serem cada vez mais relevantes e, por esse motivo, exploradas, a China consegue, com esta central, um feito surpreendente, conforme mencionado pelo Tech Times.

Painéis solares na China

De acordo com um relatório da Agência Internacional da Energia (em inglês, IEA), a nova capacidade renovável da China representa cerca de 60%. O país espera tornar a central operacional até 2028.

O papel da China é fundamental para alcançar o objetivo global de triplicar as energias renováveis, uma vez que se prevê que o país instale mais de metade da nova capacidade necessária a nível mundial até 2030. No final do período de previsão, quase metade da produção de eletricidade da China será proveniente de fontes de energia renováveis.

Surpreendentemente, ainda, a Longi Green Energy Technology detalhou, numa análise, que os painéis solares nos lares chineses são suficientes para fornecer eletricidade a todo o país e ao Sudeste Asiático.

 

Nem tudo são rosas

Com uma central solar de tal envergadura, há um problema a inquietar os especialistas.

A produção de painéis solares na China está a preocupar os peritos, uma vez que números tão elevados poderiam resultar em tensões comerciais provocadas pelo excesso de capacidade.

 

Leia também:

UE lançou uma investigação sobre painéis solares chineses

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Tb ocupam metade da área do Luxemburgo. Ainda vamos ficar sem espaço a conta dos espelhos looolool
    E tenho dúvidas q seja estável e eficaz.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vais morrer a sonhar com espelhos e eléctricos.
      Amigo 2024 ainda vives em 1900.

    2. Avatar de JL
      JL

      Essas unidades andam tal como normalmente os seus números.

      80 000 = 800 km2

      Área do Luxemburgo que é 2 586 km2 que é um pouco menor que o distrito de Lisboa que são 2761 km2.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Não era metade da área do Luxemburgo (ou do distrito de Lisboa) mas era cerca de 1/3. Fez-me espécie a coisa – era impossível. Então aqui vai a tradução do artigo do link abaixo – os valores do artigo estão em acres, acrescentei entre parêntises os valores em ha e km2:
        “Correção: A minha publicação inicialmente dizia que a instalação solar solar era de 200.000 acres [80.937ha, 809km2]. A fonte chinesa original diz que a área é de 200.000 mu, uma unidade chinesa que representa 1/15 hectares, então a área total é de cerca de 33.000 acres [8.094ha, 81km2]”
        É grande, mas é cerca de 1/10 do que diz no post. Ah, e não são 5 GW, são 3,5 GW. 🙂
        https://electrek.co/2024/06/04/worlds-largest-solar-farm-china/

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É força de expressão, sabe o que é?. 1/3 e depois? Vai tapar um 1/3 de cada país para ter energia para esse país só qd há sol? Parece-lhe razoável? loool

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, parece que a sua força de expresso é sempre exagerar nos números, aquela coisa de manter os alienados a pensar errado. Loool

          Não sei, diga me você, é você que quer soluções que gastam muito e desperdiçam ainda mais.

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            ⅓ é fixe. Já fico contente.

          2. Avatar de JL
            JL

            AH ok, portanto é hipocrisia ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Na minha casa ocupar 1/6 do telhado chegou.

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Têm a certeza que chega? Se chega saia da rede. E recarregue o carro só em casa.
            Só goela estes meninos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Neste momento já chega e sobra, para sintéticos e hidrogénio não chega, é verdade.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então orove. Ganhe tomates e desligue-se da rede e deixe de abastecer em postos públicos inclusive nos foras da lei da Tesla.

          4. Avatar de JL
            JL

            E o que você tem feito para ser diferente daquilo que diz ?

            Está nos meus planos, de qualquer maneira toda a energia que eventualmente compre é renovável.

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não faço nada. Qd tive a veleidade de investir só tive foi prejuízo. A mim não me convence. Escolha outro.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas você não investiu nesta área, escusa de inventar.

            Se foi enganado, mais ninguém tem culpa além de você e de quem o enganou.

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Yá, o entrevistador daquele podcast teve a sorte de do instalador o ter aconselhado a não comprar a estacionaria, que não iria valer a pena., apesar de ter todo o interesse em vender.
            Vá lá q ainda há gente séria.

            Já se VC VC o vendedor, não tenho duvidas que impingida logo uma bateria deumLeaft toda estafada ao rapaz e pedia-lhe os tais 3000,00€ que diz que essas sucatas custam. 🙂

          8. Avatar de JL
            JL

            Cada caso é um caso, se não gastam nem produzem energia não vale a pena terem baterias.

            E sim, até existem a preços mais baixos como já vimos.

        3. Avatar de Aves
          Aves

          Fontes de produção de energia elétrica em Portugal em 2024 (até 31 de maio):
          – De origem fóssil: 8,5%
          – Renováveis incluindo bombagem: 91,5%; correspondendo a 41,8% hídrica, eólica 28,8%, solar 7,6%, bioenergia 6% e bombagem 7,3%.
          Bombagem: usar eletricidade em excessopara bombar água – que já tinha sido utilizada para a produção de energia elétrica, para um reservatório a quota superior, para voltar a utilizá-la na produção de energia.
          As energias renováveis são para gerir em conjunto. Por exemplo, a produção de energia elétrica de origem eólica ou solar é excedentária, não se gasta água das barragens ou usa-se para bombagem.
          Tens um “pó” tão grande aos VE que já estendes isso à produção de energia elétrica com energias renováveis. E os chineses foram instalar os painéis solares no deserto 🙂
          https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Que raio @Aves. Só o nosso principal fornecedor é que não consegue chegar a esses nra de encantar
            https://www.edp.pt/origem-energia/
            Não te esqueças @Aves, importamos 20% do que consumimos.
            Há energia que entra pela porta do cavalo (não considerada no gráfico) com origem em Marrocos, produzida com recurso a carvão ( entral de ElJafar)

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas o nosso principal fornecedor tem energia limpa, você é que não a viu, está logo ao lado:

            https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17025&year=2024&trimester=1

          3. Avatar de Aves
            Aves

            Lê bem o link que puseste – é EDP energia – eletricidade e gás. De facto, ainda não se consegue obter gás que não seja de origem fóssil 😉
            O artigo da APREN tem, no gráfico de cima a produção de energia elétrica e a respetiva fonte (onde diz gás, não é consumo de gás, é cogeração da energia elétrica usando gás natural).
            Em baixo tem um gráfico, de vários anos, que combina o consumo de energia elétrica (traço) com a sua produção por fontes. A diferença é a importação. Em 2022 e 2023 a importação de eletricidade aumentou, especialmente pela quebra na produção de energia hidroelétrica por causa da seca (a produção esteve suspensa durante bastante tempo).
            E a que se importa vem da central de carvão marroquina?
            Fazes bem o papel de “advogado do diabo”, mas não exageres.
            P.S. Diz-se que no processo de canonização dos santos, há um advogado do diabo. Diz o defensor do santo: “É um milagre! O VE, não polui e não gasto dinheiro em eletricidade!” Diz o advogado do diabo: “Qual milagre, não há milagre nenhum! A produção de energia elétrica também polui e carregar a bateria custa dinheiro!” 🙂
            Na verdade polui menos e é mais barata 🙂

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso é hype. Ng consegue receber energia 100% renovável. Mais uma treta para enganar tolos e sacar-lhes mais uma cobres por um selo verde nas facturas.
            Entre isso e a falácia de carros zero emissions venha o diabo e escolha.
            O mix correcto é o do 1⁰ gráfico.

          5. Avatar de JL
            JL

            Hipocrisia é dizer que ninguém recebe energia 100% renovável e depois andar de diesel.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim @Aves. Do gás tbm se obtém energia eléctrica, não sabias?
            O gráfico refere-se à produção de electricidade.
            Tens aqui mais um que se calhar se expressa de maneira a que entendas:
            https://www.endesa.pt/negocios/quemsomos/Origem-de-Energia

          7. Avatar de JL
            JL

            Pronto a EDP deixou de ser a sua fornecedora favorita de energia. LOOOOOOOOOOOOOOOL

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi só por uma questão de “portuganhês”.
            Quer ver como se expressa a Iberdrola?

          9. Avatar de Aves
            Aves

            Claro que do gás também se obtém eletricidade. No gráfico da APREN que comecei por citar está lá bem evidente.
            – Eletricidade de origem fóssil: 8,5% – correspondendo 5,2% a gás natural e 3,3% a cogeração fóssil
            – E … renováveis incluindo bombagem: 91,5%
            Na eletricidade importada, há de haver com origem renovável, com origem em centrais atómicas e em centrais a combustíveis fósseis como o carvão e o gaz natural. O que não podes é dizer é que a eletricidade importada vem da central a carvão marroquina.

          10. Avatar de JL
            JL

            Iberdrola é da mesma forma, tem 2 tipos de tarifários com origem diferente, onde qualquer uma deles é maioritariamente renovável.

          11. Avatar de yamahia
            yamahia

            Por acaso não é: Maioria é fóssil+nuclear como os outros:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcra00o9qul5le9PnmWg

            https://www.iberdrola.pt/sobre-nos/iberdrola-portugal/mercado-eletrico/rotulagem-energia
            A França deve estar onfire a dar para a Mibel. Felizmente os luxamburgueses já exigem o fecho da central nuclear que está perto deles, capaz de os limpar do mapa em caso de acidente que parece estar eminente.

            Qt ao seu post anterior, hipocrisia e das grandes é querer fazer crer e é possível receber energia 100%renovavel apenas pq contratou a factura verde loooloool

          12. Avatar de JL
            JL

            Por acaso é, energia nuclear não é fóssil e é livre de emissões CO2.

            Os poços de petroleo também limpam todos do mapa se houver acidente.

            Onde é que eu disse que era possível ter por agora 100% energia fóssil ? você é que nem admite que ela existe.

            Se não fosse possivel não o faziam, até porque a vendem mais barata, era de todo o interesse deles que ela não houvesse.

          13. Avatar de yamahia
            yamahia

            Nuclear é pior que fóssil. Deixe de ser alienado.
            Aproveite e ouça o PODCAST abaixo que o GM postou.
            Em traços gerais e tirando o perigo que não foi abordado, a nuclear é tbm ela uma energia não controlável (a exemplo da solar e da eólica) . Muito mais cara que todas as outras opções fósseis ou não.
            O grande tiro económico para os produtores deste tipo de energia foram os acordos que permitem aos operadores estarem sempre a produzir pois recebem sempre pelo q produzem, seja a energia consumida ou não.
            Como diz a entrevistada, quem não gostaria de ter clientes que assegurassem a compra de toda a produção?

          14. Avatar de JL
            JL

            Não, não é, é mais barato, menos perigoso e até duram mais.

            Eu já ouvi o podcast, e também já li as suas conclusões enviesadas.

            Não há como produzir energia elétrica sem ela estar a ser consumida, coisas da fisica…..

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @ Aves, não acredites nesses gajos pá. Há aí gato. Todos os principais fornecedores que o mix deles está acima de 60% fóssil (apesar do ano excepcionalmente favorável em termos hídricos

            A meta de PT perante compromisso com a UE (dizem eles) é estar a consumir 45% renovável em 2030 e para atingir o objectivo tem que arrasar o equivalente a 2x floresta equivalente ao tamanho de 2 Lisboas. Isto só para o solar.
            Podes confi mar estás e outras realidades em:
            https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente

          16. Avatar de Aves
            Aves

            Os dados da APREN são os da REN – e são os oficialmente usados em Portugal.
            Tens, mês a mês – em detalhe – a produção por fontes, o saldo importador/exportador e o consumo.
            https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-mensal/

          17. Avatar de JL
            JL

            Ui, quando formos para combustíveis sintéticos temos de arrancar a floresta toda, portanto aproveitem enquanto a temos.

      3. Avatar de Aves
        Aves

        Acima não converti bem a área total para ha e km2:
        “… então a área total é de cerca de 33.000 acres [13.354ha, 134km2]”. É cerca de 1/6 da área que diz o post. As fotos da fonte original chinesa mostram a disposição dos painéis ao longo dessa área desértica.
        http://www.xjmd.gov.cn/P/C/28654.htm

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Tão desértica como a Quinta da Torre Bela que agora é um deserto sem sombra de dúvidas.
          Aliás, não sei onde moras mas este ano eu ainda não parei de receber visitas regulares de poeirada que dizem ser do Norte da África
          https: //www.publico.pt/2020/12/23/p3/noticia/massacre-torre-bela-impunidade-elite-caca-1944026
          Qt às métricas dadas pela notícia, não as tentes branquear. 80000 hectares são 80000 hectares aqui e na China!!!

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Ai … Na China não usam hectares, usam mu.
            1 mu = 1/15 ha
            Diz o governo chinês (link acima xjmd.gov.cn):
            “O projeto abrange uma área de cerca de 200.000 mu”, ou seja 13.333 hectares.
            Quem deu primeiro a notícia disse que eram 200.000 acres, aproximadamente 80.000 hectares. Depois percebeu que eram mu e corrigiu para aproximadamente 33.000 acres, ou seja 13.354 hectares (está no link da Electrek, acima)
            Confirmei que os chineses escreveram 200.000 mu e que 1 mu = 1/15 ha.
            Não estou a branquear nada. E continuei a achar que era uma área imensa. Mas pelas fotos (link acima gov.cn) percebi que os painéis são dispersos por essa área e aí já não estranhei 🙂

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 Energia Solar é uma tecnologia nova em fase experimental. Como é a primeira vez que se utiliza vai demorar muitos anos para se saber se é estável e eficaz.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      O problema dos painéis solares não é a superfície que ocupam. Espaço não falta, basta cobrir telhados. Parques de estacionamento, até ruas ou estradas. Está no preço versus os kWh que rendem. Além disso, os recursos para os fabricar são abundantes mas não infinitos.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Então implantem a porcaria dos painéis nesses locais e deixem os animais, vegetação, arvoredo autóctone e pessoas frágeis seguir o seu normal ciclo de vida.
        Novamente:
        https: //www.publico.pt/2020/12/23/p3/noticia/massacre-torre-bela-impunidade-elite-caca-1944026

        O que realmente planeavam e já se suspeitava:
        https ://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente

        1. Avatar de JL
          JL

          Não deixem nada , depois como produzem combustíveis sintéticos ? Têm de arrancar tudo.

  2. Avatar de GM
    GM

    Mesmo à noite?

    1. Avatar de Neves
      Neves

      Sabes que é possível armazenar a energia em algo a que chamamos baterias, certo? Mesmo que não esteja a ser armazenada, é sempre bom ter algo que alimenta durante o dia, existem mais fontes de energia renováveis que podemos usar. Porquê tanto pessimismo??

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Interessante… -Solar+eólica? estamos a 20%
          -Baterias?são óptimas para telemóveis e laptops. Apenas!!!
          -Centrais de ciclo combinado?
          Eficiência de 50%, se tanto no entanto podem queimar H2 e deixar de queimar gás.
          -H2 economicamente melhor solução para armazenamento de energia renovável.
          Apenas barragens tão grandes qt o Alqueva são melhor solução para armazenamento de energia renovável
          -O desafio das renováveis é integrar a energia à rede. Só a hídrica permite resposta imediata ao botão “despachavel” que é accionado aquando das necessidades (picos de consumo)
          – Baterias são inviáveis do ponto de vista económico.
          -Solução para ter um botão disponível que permita usar estas energias além das barragens?… Hidrogênio.
          -Portugal qd vai ver a MIBEL percebe que está do lado da importação. Mas não devia ser assim devia se visto como mercado único.
          -A empresa que me instalou os painéis disse que não valia a pena comprar bateria para armazenamento.
          -Nuclear tbm não é uma solução que permita ter o botão “despachável”. É a pior solução para casar com eólica+solar.
          -Terra fértil não é para instalar painéis fotovoltaicos. Revejo-me em certos protestos da população.
          -A capacidade de fornecer energia eléctrica a todos os cidadãos do mundo e a que todos tem direito em 2050, tem uma resposta que ninguém quer ouvir.
          (E com este remate… está tudo dito, para bom entendedor meia-palavta basta!)

          Nada que já não se tenha falado por aqui loooloool

          1. Avatar de JL
            JL

            Portanto tirou as suas conclusões enviesadas. LOOOOL

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Repito, remate final:
            “-A capacidade de fornecer energia eléctrica a todos os cidadãos do mundo e a que todos tem direito em 2050, tem uma resposta que ninguém quer ouvir.”
            Já atingiu?

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois claro, estamos ainda a 26 anos dessa altura.

            Deixe vir as tecnologias que a malta tanto deseja que só desperdiçam energia e depois conversamos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Caso tb não tenha atingido, sistematicamente desperdiçada está a ser solar a solar e a eólica. Que é o que já lhe digo desde há muito.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não há como desperdiçar energia sem consumo.

            Estude um pouco de física sobre o assunto e vai entender.

            As suas tomadas consomem sem ter nada ligado ? Simples assim ?

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Qué quisso tem a ver? Humm?
            Há é investimento sem produção.
            Ouça o podcast com orelhas de ouvir.

          7. Avatar de JL
            JL

            Onde é que não produzem ?

            De que outra maneira iam produzir ?

            Já viu os gráficos de produção ? Como pode dizer que não produz ?

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Tudo é relativo, todo o Luxemburgo (672 mil habitantes) não chega a um bairro de Xangai (30 milhões).

  4. Avatar de Factos
    Factos

    Tanto espaco ocupado para alimentar uma cidade minuscula lol, energia solar nao e rentavel esquecam! Eu vou continuar com o meu petroleo e carvao que sao de longe melhores, que aguentem o meu pivetee!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quanto gasta em casa por mês ?