China constrói prédio de 10 andares em apenas 28 horas e 45 minutos [vídeo]

30 Comentários

A construção modular é algo que vemos cada vez mais como tendência não só para habitação, como para responder rapidamente a cenários de catástrofes. A China tem vindo a brindar-nos com construções feitas em tempos recorde, como o hospital colocado em pé, na fase mais crítica da pandemia.

Agora, surgem-nos imagens impressionantes de um prédio de 10 andares que é levantado em apenas 28 horas e 45 minutos. Assista ao vídeo.


Foi de Changsha, capital da província de Hunan na China, que surgiram imagens de uma construção de um prédio de 10 andares em tempo recorde. A empresa privada de construção Broad Grup está a desenvolver um sistema de construção desde 2009 denominado de Living Buiding que se baseia na construção modular e de pré-fabricados.

Segundo a empresa, o sistema Living Buiding permite elevar edifícios com um consumo de energia bastante mais baixo que o resto das construções em todo o mundo e ainda garante a melhor qualidade de ar interior.

Os módulos cabem num contentor de transporte, garantindo uma deslocação rápida e económica, sendo que cada módulo tem uma base em aço inoxidável e já inclui sistema de cablagem, isolamento vidros e sistema de ventilação.

Um prédio de 10 andares edificado em apenas 28 horas e 45 minutos

Três gruas e uma série de construtores tiveram um papel fundamental neste processo de construção. É importante referir que, segundo a empresa este tipo de construção tem uma longa durabilidade, é resistente a sismos e ainda pode ser transportada para outro local. Encaixados os módulos, basta “apertar parafusos” e ligar a água e eletricidade.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Impressionante!

  2. Avatar de Júlio
    Júlio

    Muito bom, China a nova super potências mundial. Não sei se isso é bom ou mau.
    A minha única dúvida é sobre insonorização.. Não me parece que paredes tão finas tenham boa insonorização.
    Em termos de construção, como em Inglaterra ou EUA, é tudo feito para inglês ver… Madeira e pouco mais… E eles ficam todos contentes assim…
    Portanto, está técnica chonoca até parece melhor….
    Para o português que gosta de betão tijolo e muita massa… Não sei se é tão aceite…
    Eu diria que se me provassem que consegue resistir a sismos, tem durabilidade e tem insonorização… Comprava uma de olhos fechados…

    1. Avatar de David
      David

      depende do local onde vives… com maresia constante como nas ilhas… por exemplo que mesmo em picos altos por vezes a mareia consegue chegar devido a ventos etc etc… é complicado ter um prédio feito em que a sua base é aço… mas não deixa de ser espetacular…

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Mais uma vez apelo a alguém aqui para que vá verificar a razão porque se constrói em madeira nos países a Norte! Não é por haver muita madeira, garanto. Deveria mesmo verificar qual razão prática pela opção de tais materiais. Só lhe digo que na Noruega, há Igrejas com centenas anos e todas ela feita de madeira: as chamadas Igrejas Stave. Já tive a oportunidade de visitar uma a de Urms. Sobre este tipo de edifícios, leia algo sobre o assunto aqui, foi o que encontrei assim de repente: https://www.magnusmundi.com/igrejas-medievais-da-noruega/

  3. Avatar de zé

    Falta uma marquise como deve ser 🙂

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Somente no terraço e se tiver piscina.

    2. Avatar de F.Sousa
      F.Sousa

      Para Marquises, contatar CR7, Empreedimentos
      Bons acabamentos, vista espetacular e garantia de reembolso em futura venda. Garantidamente.

  4. Avatar de TT
    TT

    Falta saber quanto tempo fica de pé

    1. Avatar de Some_IT_Guy
      Some_IT_Guy

      Se os contentores de uso normal são empilhados e transportados em alto mar, sem estarem afixados como o video mostrou e são sujeitos a ondas e intempéries, não vejo como este tipo de edifício possa ser inseguro em terra fixa

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para cair só demora alguns segundos. E o que não falta por lá

    https://www.youtube.com/watch?v=8zplHlJDs1U

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Não é preciso ir tão longe David.. https://www.publico.pt/2021/06/25/mundo/noticia/colapso-predio-miami-biden-aprova-declaracao-emergencia-florida-1967892 Isto num país desenvolvido, e não num país ainda em desenvolvimento como a China. Também é coisa que não falta por lá.. então quando vem vento, ui, muitas delas nem os móveis ficam. Isto só para trazer um pouco de nuance claro.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    E quem são as cobaias que lá vao viver ? 🙂

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    acho que o titulo deveria ser: “china monta prédio de 10 andares em 28 horas”

    1. Avatar de EoMlucoSouEu!
  8. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    É construção modular, fazem o mesmo cá em Portugal para quem quiser, nada de especial.
    É preciso ter em conta que antes disso teve trabalho de fundações, esse sim demorou umas 2 semanas.
    Tipicamente um projecto completo destes leva 1 mês e com materiais melhores.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Podes mostrar alguns exemplos em Portugal, ou feitos por portugueses, de edifícios modulares com vários andares? Não tinha conhecimento.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Com esse numero de andares não tens porque os tugas não são burros, gostam de coisas com pés e cabeça, mas o que não faltam aí são opções com 2 e 3 andares de qualidade bem superior, até está na moda novos hoteis de luxo ser tudo modular em madeira.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Apenas questionei por vários andares, isso inclui 2 ou mais.. Mas sim, verdade, já me esquecia que Portugal era de uma das referências a nível mundial no que toca a arquitectura e engenharias envolventes no ramo residencial lol. Quanto a modular em madeira ou derivados, não é o que está aqui a ser discutido, que isso já é sabido que não é viável. Nem sei como é possível ser sequer comparado a uma estrutura destas que é montada em poucos dias, 1000x mais robusta, que suporta elevadores, etc etc. É literalmente comparar uma carroça com um tanque de guerra, mas siga.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Pois. Você é dos tais que o que por aqui se faz é tudo mau! É por causa de gente como você que este país que praticamente já fez de tudo está hoje reduzido aos serviços e andar de bandeja na mão! Quanto ao tanque e carroça, tem um termo de comparação: vá a Luanda por exemplo e verifique como eram as construções portuguesas de há 50 anos e as feitas pelos chineses actualmente! Comprove com os seus olhos e veja afinal quem fazia melhores “tanques”! Duvido que saiba avaliar, pois desconhece a construção modular em Portugal…

        2. Avatar de MadeiraOnwheels
          MadeiraOnwheels

          Com tantos andares não temos, mas na Madeira temos este hotel.
          https ://www.rtp.pt/madeira/sociedade/grupo-pestana-constroi-hotel-sem-betao-_8511

    2. Avatar de Jose
  9. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Até pode ser uma boa ideia, pelo menos não ganha rachaduras com o tempo, o problema é a ferrugem talvez.
    Agora som e térmico não sei como será.
    Mas pelo menos fica bem mais barato.
    Cá em Portugal já há casa assim, até pode levar revestimento por fora a parecer casa normal e são bem mais baratas que as tradicionais…..
    Como ainda nem temos grandes furacões e terramotos seria boa ideia….

  10. Avatar de André R.
    André R.

    Fixe, já traz pessoas lá dentro e mobiliário…

  11. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Já à uns anos atrás fiz um trabalho em Dublin em que as fachadas em betão,as cozinhas e as casas de banho eram pré-fabricadas e “montadas e aparafusadas” no local! E as cozinhas e casas de banho vinham de Itália…as fachadas foram depois revestidas em granito!

  12. Avatar de AlexX
    AlexX

    57~58 m2, um lego ou contentor com janelas. Se têm que trabalhar 12 a 14 horas por dia para ter um mínimo daquilo que chamam “qualidade de vida”, não será de todo mau dormir ali. Os +1000 anos de tempo de vida da estrutura de pouco servem se o resto começar a inchar e cair passado o primeiro inverno…

  13. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    A questão é quantas horas dura aquilo de pé

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    O Xinjia Express Hotel que caiu no ano passado lá não tinha sido construído com materiais e técnicas semelhantes?

  15. Avatar de Yepp
    Yepp

    E o tempo de construção dos módulos não conta?????

  16. Avatar de ALMC
    ALMC

    Eu, que nada percebo do assunto, fico mais impressionado com o colapso de um edifício (como o último na Forida, EUA) em meros segundos…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Estava assente aonde o tal Hotel? Vá ver caramba! Muito falam sem saber analisar! Estava sobre praticamente terrenos arenosos e junto a uma praia! Não revela nada sobre a qualidade do edifício em si, mas muito sobre a estupidez humana: como ver construções junto ao mar, em cima de linhas de dunas, de água ou ainda, em cima de rios e ribeiras. Depois de uma chuva mais intensa vêm lamentar em relação às “alterações climáticas”. Nem falo na construção feita em terrenos férteis e ricos num país como Portugal que sempre foi pobre em terras boas para a exploração agrária.