China bloqueia acesso ao iTunes…

11 Comentários

China… por causa de músicas pro-Tibete! Um álbum de músicas de intervenção, compilado por um grupo activista pro-Tibete com sede nos Estados Unidos e descarregado por atletas olímpicos, levou as autoridades chinesas a barrar o acesso à loja de música da Apple na China.

Segundo a organização Campanha Internacional pelo Tibete (ICT, International Campaign for Tibet), o iTunes foi bloqueado depois de mais de 40 atletas olímpicos terem descarregado do site da Apple um álbum de músicas pro-Tibete.


A ICT afirmou que 46 atletas, norte-americanos, da Europa e até de Pequim, utilizaram a página de Internet para descarregar as músicas pro-Tibete, às quais tinham acesso gratuito.

Os consumidores chineses começaram a inundar os fóruns de ajuda da Apple esta semana, dizendo que não conseguiam aceder ao iTunes.

O álbum, Songs for Tibete, produzido pela Fundação Arte pela Paz (Art of Peace Foundation) e promovido pelo ICT, possui 20 canções de artistas célebres como Sting, Moby, Damien Rice e Alanis Morissette.

As músicas foram colocadas no iTunes a 05 de Agosto, três dias antes da cerimónia de abertura dos Jogos de Pequim.

“Não sabemos porque é que o governo chinês bloqueou o iTunes, mas parece que a explicação mais lógica é que tenha sido por causa de nós”, afirmou à imprensa Michael Wohl, director da Art of Peace Foundation.

“Um lado do meu cérebro diz-me que deve ter sido por isso. O outro lado está incrédulo, a pensar que a nossa acção simples e não-violenta possa ter provocado isto”, explicou.

Kate Saunders, porta-voz da ICT, reconheceu que a reacção hostil chinesa era previsível depois dos tumultos violentos no Tibete em Março e do percurso internacional da tocha olímpica marcado por protestos pro-Tibete.

“O álbum foi divulgado numa altura politicamente sensível”, afirmou Saunders.

“Nós espalhámos a palavra entre os atletas de que estávamos a oferecer-lhes o álbum gratuitamente”, acrescentou.

“Certamente que pretendíamos que as descargas fossem uma forma simples de protesto bem como um acto de solidariedade para com o povo tibetano”, admitiu.

Os atletas foram encorajados a tocar as músicas nos seus iPods durante a sua estadia em Pequim, naquilo que a ICT considerou como “um simples mas poderoso símbolo de liberdade pessoal”.

Saunders disse que a resposta dos desportistas foi muito positiva.

A China.org.cn, uma página de Internet que é administrada pelo Gabinete chinês de Informação, noticiou que os internautas chineses estavam indignados com o álbum e estavam a “organizar-se para denunciar a Apple” e proibir os cantores e produtores de entrar no país.

Segundo o artigo, alguns chineses estariam prestes a boicotar todos os produtos da Apple, um golpe que poderia prejudicar a empresa, que abriu a sua primeira loja na China há um mês e que está em negociações para introduzir o iPhone no país.

O desaparecimento do iTunes devido à acção da chamada “Great Firewall” da China, que censura várias páginas de Internet, acontece em plenos Jogos Olímpicos, período para o qual o governo chinês prometeu livre acesso à internet para os jornalistas.

O bloqueio a algumas páginas de Internet foi levantado, mas muitas outras ainda se encontram inacessíveis.

Especialistas informáticos confirmam que a loja de música foi bloqueada e que não se trata de uma mera falha técnica.

Segundo Wohl, da Art of Peace Foundation, a censura pode ter um efeito não desejado porque desde que o iTunes foi bloqueado, muitas pessoas em Pequim, incluindo os atletas, têm perguntado como obter o álbum. LUSA

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Snakk3
    Snakk3

    essa merd* da censura ja mete nojo
    (e nada sabe melhor que dize lo desta maneira)

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    daqui a nd o pplware é censurado por causa desses comentários

  3. Avatar de José Gonçalves

    @ O Coiso

    O seu comentário será removido por infringir a regra número 3 da utilização de comentários no pplware.com:

    “Os autores deste site reservam-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

    Cumprimentos

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    É lamemtável, em pleno séc. XXI, que ainda existam atitudes destas… Ainda por cima no país onde estão a decorrer os Jogos Olímpicos!

    Não sei porque é que a comunicação social não divulga estas notícias.
    Isto é absurdo!!!

  5. Avatar de Lokier
    Lokier

    Se fosse só isto… estavam eles bem…

  6. Avatar de Lokier
    Lokier

    Só não compreendo porque é que deixam um país destes (opressor, ditador, etc etc etc ) fazer os jogos olímpicos… ridículo.

  7. Avatar de aver
    aver

    Como é que acaba a história ? Da mesma maneira que acabaram os conflitos entre a China e o Google ou Yahoo. Neste caso a Apple vai retirar o album do iTunes (até aposto) e substituí-lo por outro chamado “Money Talks”.

  8. Avatar de zp
    zp

    …imagino pelo que passam os atletas chineses para atingirem as medalhas!…

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    São uns escravos… E os defensores dos direitos humanos devem andar de férias…

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Os chinocas ainda vão dar muitas dores de cabeça…

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ai vão, vão! Se a Europa não tomar sérias medidas, eles vão arrasar as nossas indústrias, com produtos fabricados através da escravatura.
    Se um produto fabricado na Europa, tem que ter a certificação Europeia, porque é que os produtos importados não precisam de ter???