China aprova “Lei de Segurança na Internet” muito polémica

17 Comentários

A Assembleia Nacional Popular (ANP), o órgão legislativo da China, aprovou hoje uma lei relativa à segurança na Internet muito polémica e criticada especialmente por organizações empresariais estrangeiras e por grupos de defesa dos Direitos Humanos.

De acordo com a agência oficial Xinhua, a lei tem como objectivo controlar as ameaças internas ou vindas do estrangeiro.

china_000


A informação está a ser divulgada pela Agência Reuters que revela que a China já aprovou a sua “Lei de Segurança na Internet”. De acordo com a agência oficial Xinhua, esta lei visa “controlar, defender e gerir os riscos da cibersegurança e as ameaças internas ou vindas do estrangeiro, protegendo informação chave de ataques, intrusão, alterações e danos”.

Para a Amnistia Internacional (AI) esta normativa permite às autoridades reprimir a liberdade de expressão e privacidade, tendo já pedido ao Governo chinês para revogar a lei.

china_03

O texto completo ainda não foi publicado mas o rascunho, de há um ano, revela que o Governo terá mais poderes para aceder à informação, obter mensagens e bloquear a difusão de dados que considere ilegais. De referir que este projecto de lei começou a ser trabalhado depois Pequim e Washington trocarem acusações mútuas sobre ciberespionagem.

O projeto de lei refere ainda que as “agências governamentais” poderão “emitir outras diretrizes” adicionais para salvaguardar a segurança em indústrias que considera “chave”, como as telecomunicações, energia, transporte, finanças, assuntos de defesa nacional e militares ou de administração governamental.

Via: Lusa

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    espero que o Trump faça o mesmo nos EUA

    1. Avatar de jose
      jose

      está feito. os americanos têm acesso a toda a informação que passa no globo.. Edward Snowden.. NSA.. Andam a dormir ou isto não é a mesma coisa? mas foi aprovado como lei na china.. na america é feito sem haver leis que o permitam

      1. Avatar de MRr
        MRr

        sábias palavras, concordo plenamente contigo

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        José , o que os EUA fazem, em nada difere do que se faz na Rússia (desde os tempos da URSS) , China ou qualquer outra potência, com ou sem leis a aprovar (não foi preciso nenhuma lei para a principal rede social russa, o vkontakte, passar a ser controlado pelas autoridades e o seu criador acabar por preferir abandonar o país). Este artigo provavelmente refere-se a novo aumento das restrições e limitações existentes no acesso à internet no território russo, onde muitos sites estrangeiros estão proíbidos e a navegação online exige formas para contornar um controlo excessivo por parte das autoridades chinesas

      3. Avatar de 111111a
        111111a

        as coisas que tu sabes 😀

      4. Avatar de int3
        int3

        sabes muitos. pensas.

      5. Avatar de Nitro
        Nitro

        Tudo, tudo, de forma bastante bastante democrática, salvo melhor opinião, hein?!

      6. Avatar de Larsen
        Larsen

        Sim, infelizmente é a mesma coisa.

  2. Avatar de Luiza
    Luiza

    Concordo com a posição Chinesa no que se refere a essa Lei, pois infelizmente temos excesso de Liberdade no Ocidente, o que na minha opinião é catastrófico para a Sociedade Ocidental.
    A Aprovação dessa Lei na China mostra que eles realmente em preocupação com a Seguranlça de seu vasto território.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Faltou fechar o comentário com [ironia].

      Caso contrário sugiro que vás viver para a china, bon voyagee x)

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Nós não temos excesso de liberdade. O típico cidadão ocidental é que tem uma tendência alarmante para confundir liberdade com libertinice. A solução desta não passa por Leis uma vez que na sua origem está o egocentrismo inato do típico cidadão.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        + 1. Tudo dito e explicado. Faço minhas as palavras do orador que me antecede.

      2. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Eu não o teria dito melhor. Muito boa gente confunde “Liberdade” com “Anarquia”

    3. Avatar de jaquim
      jaquim

      A segurança na Internet começa em cada um de nós e a única medida em que os governos deveriam apostar neste assunto é na educação, em vez de reprimir, vigiar e censurar os povos.
      E isto não vai contra o reforço das redes internas de serviços públicos e militares em termos de segurança nacional de ataques vindos do interior e exterior.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    E a novidade é…

  4. Avatar de Jesus
    Jesus

    E vai fazer o quê? Parar de fabricar iPhones, aço é demais lá. Vai fechar facebook, uber é demais. Não! Vão cumprir e calar que os dólares são mesmo muitos. Só fazem o que urrem aqui na Europa controlada pela Merkel

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Hora de os chineses pensarem em arranjar um bom serviço de VPN https://vpntrends.com/best-vpn-china/