Cheque formação: Sabia que tem direito a 500€ para formação?

67 Comentários

Com o objectivo de contribuir para a melhoria da produtividade e competitividade das empresas, através do reforço da qualificação profissional dos seus trabalhadores, em especial dos menos qualificados e potenciar a procura de formação por parte dos ativos empregados e dos desempregados o IEFP passou a disponibilizar desde 3 de Agosto um Cheque formação que pode chegar aos 500€.

Saiba se se pode candidatar.

iefp


As candidaturas são apresentadas no IEFP, que igualmente executará e acompanhará a medida, pelos próprios ativos empregados ou por entidades empregadoras, devendo estas cumprir os requisitos habituais nestas matérias. E como a medida é experimental e tem um regime de candidatura aberta, o IEFP só poderá aprovar candidaturas até ao limite da dotação orçamental.

Quem e pode candidatar?

  • a) Activos empregados, independentemente do nível de qualificação, cujas candidaturas são apresentadas pelos próprios ou por entidades empregadoras;
  • b) Desempregados inscritos no IEFP, I.P., detentores de nível 3 a 6 de qualificação, há, pelo menos, 90 dias consecutivos.
  • c) Entidades empregadoras (beneficiários indirectos) pela participação dos seus trabalhadores nas acções de formação.

Quem pode dar formação?

A formação tem de ser dada por entidades formadoras certificadas preferencialmente, consistir-se em unidades de formação de curta duração (UFCD) e decorrer em horário labora

Quantas pessoas serão abrangidas?

O Governo estima que a medida chegue a cerca de 35 mil desempregados e 180 mil activos empregados, ou seja, um total de 215 mil pessoas até 2020.

chequeformacao

Apoios Financeiros

a) Ativos empregados (e entidades empregadoras)

  • o apoio a atribuir, por trabalhador, considera o limite de 50 horas no período de dois anos, um valor hora limite de €4, num montante máximo de €175, sendo que o financiamento máximo é de 90% do valor total da ação de formação, comprovadamente pago;

b) Desempregados:

  • os beneficiários que frequentem percursos de formação, com uma duração máxima de 150 horas no período de dois anos, têm direito a um apoio financeiro correspondente ao valor total da ação de formação até ao montante de €500, comprovadamente pago. Àquele valor, pode acrescer bolsa de formação, subsídio de refeição e despesas de transporte, se devido.

Vale a pena salientar que o Cheque-Formação não é atribuído quando a acção de formação  alvo do apoio é objecto de cofinanciamento público.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Algo que não sabia. Ativos empregados podem se candidatar a cursos no IEFP? E ainda têm apoio financeiro?
    Isto faz sentido? (Pensei que fosse só para desempregados)

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Eu acho que estas formações para os desempregados é um estimulo para nao trabalharem e nao fazerem nenhum recebendo dinheirinho bom…enfim…depois claro que o desemprego aumenta

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Somente nos casos da formação comprovadamente paga.

      2. Avatar de sdf
        sdf

        É mais o contrário; quem está em formação, oficialmente não está desempregado…

      3. Avatar de JV
        JV

        Jonas, isto é apenas um reembolso ao desempregado.

      4. Avatar de Alex
        Alex

        A sério?? Olhe, eu acho é que é uma boia de salvação para quem nao tem rendimentos nenhuns e está desempregado!! Se calhar pensa que que toda a gente tem subsidio de emprego ou que ele nunca acaba… Muita gente fala de barriga cheia, se soubessem a luta que muita gente faz até conseguir um trabalho (não é emprego como muitos querem), estavam caladinhos e não mandavam “postas de pescada” podres.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          *(…)desemprego

      5. Avatar de Claudio Costa
        Claudio Costa

        Estive desempregado 1 ano e a frequentar um CET nivel 5 em Gestão da Produção dado pelo IEFP e fiquei nos quadros de 1 empresa portuguesa de referência mundial na área dos moldes onde estagiei e estou a executar as funções diretamente relacionadas c/ o curso que frequentei. Procurei 1 oportunidade melhor de trabalho e consegui. Isso de meterem todos os desempregados no mesmo saco que não querem trabalhar e viver Às custas de subsidios não é verdade. O problema das pessoas em geral se calhar é só procurarem o que gostam e não quererem adaptar-se.

        1. Avatar de Rolando
          Rolando

          verdade!

      6. Avatar de Tania
        Tania

        Porque você é idiota isso pertimite as pessoas que não tiveram dinheiro para acabar os estudos o possam fazer. Também permite às pessoas terem mais formações e conseguir aprender uma profissão para conseguir aranjar um emprego. E já agora você sabe que o estado ajuda mais os tóxico dependente e os ciganos que as pessoas que têm filho? Notasse mesmo que tiveste tudo de mão beijada na vida

      7. Avatar de alberto
        alberto

        Eu estou desempregado há 2 meses , sou de Lisboa e vou em Coimbra iniciar um curso de formação em full time e receber no total Subs Alim + sub.transp 163 euros mas tive de alugar um quarto que me custa 200euros c/ despesas incluídas fora comida..passe…etc e so hoje 5af e sábado tive de ir e vir para levar coisas para o quarto paguei 140euros de carro c/portagens a ja vi que so vou poder ir a Lisbo a de 2 em 2 meses. Como pode ver cada caso é um caso e assim que terminar o curso vou logo trabalhar na area; e nc na vida recebi nenhum subsidio e para mim dava me para imenso jeito nem que fossem 100 euros para aliviar a minha família.

    2. Avatar de Rolando
      Rolando

      Faz todo o sentido. O esforço de quem trabalha, gere a sua vida pessoal com sacrifício (cada um fala por si) e ainda “dá” parte do seu tempo para melhorar o seu desempenho, sabendo de antemão que isso não lhe vai trazer nenhum ajustamento monetário no seu salário, sendo que a empresa é quem ganha com o melhor desempenho do funcionário que adquire novas competências. Claro que faz todo o sentido!

    3. Avatar de Carla
      Carla

      Não se trata de os ativos empregados se poderem candidatar a cursos no IEFP. Estes cursos da medida Cheque-Formação não serão nem podem ser ministrados pelo IEFP. Estes cursos da medida Cheque-Formação só podem ser ministrados pelas entidades formadoras privadas. O apoio financeiro é que vai ser dado pelo IEFP às pessoas para elas pagarem o curso à empresa de formação.

  2. Avatar de jafOsteS! :D
    jafOsteS! 😀

    Se alguém tiver interessado, prepare-se para uma cambada de burocracia….

    Além do certificado do centro de emprego, cartão e cidadão, comprovativo do IBAN, currículo vitae, querem:
    – Plano Pessoal de Emprego (que pode ser adquirido no centro de emprego);
    – Plano Pessoal de Qualificações (Não é o certificado de habilitações… e Supostamente só pode ser emitido pelo CQEP (http://www.portaldasqualificacoes.pt/Pesquisa/pesquisarCQEP.jsp) que ainda não me emitiram, porque ainda não sabem como isso se irá proceder);

    E serão vocês que terão de se candidatar à entidade de formação através do netemprego.gov se nao estou em erro…

    E o que está ainda por vir, não faço ideia, o mais provável é eu desistir dessa treta (lol) já tou farto de andar de um lado para o outro e é preciso sempre mais treta e nem eles próprios sabem como devem fazer as coisas.

    1. Avatar de Marcio
      Marcio

      Infelizmente é algo comum no nosso pais

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Mas alguém de algum IEFP sabe alguma coisa?

      Cada vez que lá vou, se faço alguma questão por mais insignificante que seja EISHHHH é logo uns a telefonar aos outros a perguntar. Passados 20 minutos lá vem uma “técnica”, que sabe tanto do assunto como eu de redes de pesca.

      1. Avatar de jafOsteS! :D
        jafOsteS! 😀

        Ligaram-me abocado do CQEP (da escola gondomar) para ir lá para a semana (?entrevista?) para me darem o cheque-formação (seja lá o que isso significa)

        No IEFP duvido, quando fui lá semana passada, ainda nem tinham lido o email que lhes foi enviado pelas entidades (superiores provavelmente).

    3. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Nos desempregados só aqueles que fizeram o CQEP ou seja os tais RVCC´s, é que teem direito. Os outros esquece….

      1. Avatar de jafOsteS! :D
        jafOsteS! 😀

        Ligaram-me abocado do CQEP para ir lá para a semana (?entrevista?) para me darem o cheque-formação (seja lá o que isso significa).

        Na altura a senhora do CQEP disse que estava à espera de novas ordens, para saber se só dariam o P.P.Q. a quem fez formação com eles (RVCC’s e outras formações), ou se era para começar a dar a “torto e a direito”. Para agora vou a entrevista ou lá o que é, deve ser para avaliarem a necessidade de tal (digo eu).

    4. Avatar de JV
      JV

      Eis o que realmente é exigido no caso de uma empresa (trabalhador/desempregado parece mais difícil)

      1-Comprovativo de situação tributária regularizada da entidade empregadora perante, a administração fiscal ou a confirmação da autorização para a consulta da respetiva certidão Escolher ficheiro
      2-Comprovativo de situação contributiva regularizada da entidade empregadora perante, a segurança social ou a confirmação da autorização para a consulta da respetiva certidão Escolher ficheiro
      3-Cópia do último mapa de pessoal remetido aos Serviços da Segurança Social Escolher ficheiro
      4-Caso tenha iniciado processo especial de revitalização, previsto CIRE, cópia certificada da decisão a que se refere a alínea a) do n.º 3 do artigo 17.º-C do CIRE Escolher ficheiro
      5-Se iniciou o processo no Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial, cópia certificada do despacho Escolher ficheiro
      6-Cópia do Pacto Social da entidade empregadora Escolher ficheiro
      7-Comprovativo da titularidade da conta bancária a que reporta o IBAN Escolher ficheiro
      8-Comprovativo do pagamento do valor da inscrição proposto em sede de candidatura Escolher ficheiro
      9-Declaração da entidade formadora, onde conste a identificação do percurso de formação (nomeadamente as UFCD que o integram), a carga horária total, data de início e fim e o montante da respetiva inscrição

      Nada disto é difícil de obter para uma empresa.

      1. Avatar de jafOsteS! :D
        jafOsteS! 😀

        eu tou na outra parte (desempregado) mas pode ser que segunda feira já fique tudo resolvido no CQEP espero bem..

      2. Avatar de Carla Carvalho
        Carla Carvalho

        Não é obrigatório apresentar na candidatura o comprovativo do pagamento do valor da inscrição, nem a declaração da entidade formadora.

      3. Avatar de Carla
        Carla

        Rectificação ao ponto 1 deste comentário:
        Na candidatura não deve ser apresentada confirmação da autorização para a consulta da situação de não dívida da empresa. Têm mesmo que ser apresentados na candidatura os documentos de não-dívida à Seg. Social nem à administração fiscal (autorização de consulta não é suficiente para a candidatura)

        1. Avatar de Carla
          Carla

          Esclarecimento ao ponto 3 deste comentário:
          Não se trata do Mapa de pessoal anual, trata-se da ultima listagem mensal remetida à Seg. Social

      4. Avatar de Carla
        Carla

        Esclarecimento ao ponto 3 deste comentário:
        Não se trata do Mapa de pessoal anual, trata-se da ultima listagem mensal remetida à Seg. Social

  3. Avatar de AeOnFluX
    AeOnFluX

    É mais uma forma de inibirem as estatistas que eles tanto amam falar. Nos queremos empregos não formações. Tudo bem, já é alguma coisa, mas para quem tem famílias para sustentar mais vale ir roubar.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Este comentário foi removido.

    2. Avatar de Paulonunciocorrupto
      Paulonunciocorrupto

      Tretas.

      Se o serviço on line funcioanr ja é uam sorte. Tenho um conhecido que faz a despesa depois nao lhe apgaram , inventaram uma treta qualquer, porque o curso tinha horas a mais.

      Cuidado com isyo é uma armadilha

      Estado portugues é uma entidade criminosa. So pensam neles

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Soube via os RH da empresa.
    É melhor do que nada, mas uma pinga nos custos de formação em IT.

    Exemplo:
    Engenharia de Redes e Sistemas Microsoft – 6000€ (tirei, mas a UE pagou….)
    Cyber Security – 6200€ (gostava de entrar nisso……… não tenho salário para tal)
    CCNA+CCNP: Engenharia de Redes Cisco – 5870€ (tirei só o CCNA, do meu bolso….)

    Infelizmente, poucas empresas investem nos funcionários. E o preço dos cursos é das tabelas americanas, onde um Sys Admin não ganha 700 ou 1000€ por mês, com o custo de vida em Portugal.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Este comentário foi removido.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Mas eu fiz mestrado na Suecia, e comeco o meu phd em Lausanne 2016. Conheco quem ganhe 800euros e nao procure, quem procura encontra bem melhor

        1. Avatar de Bob
          Bob

          Ainda és novo, e desejo que tudo continue a correr bem, acredita 🙂

          Mas a tua realidade, não é a norma. Com 28 anos a ganhar isso, provavelmente não deves saber o que custa subir na carreira do inicio (não digo que não trabalhas…… digo apenas que a ganhar isso, estás acima 6.5x do normal de muita gente).

          Mesmo dentro da Novabase 🙂 Sim, conheço gente dos RH aí, e sei o custo médio conforme função. Já me ligaram algumas vezes, mas nunca me cativaram o suficiente.

          Já trabalhei com pessoas com ou sem curso superior. Não quer dizer que são os melhores……. Julgar alguém com base num papel, não corre bem. Estou no lugar de alguém que também tinha mestrado e doutoramento……. faço o trabalho dele, mais o meu, e fui promovido…….. tenho o 12º ano…… 🙂

          Não devemos generalizar. Já agora, se não for indiscrição, que fazes ao certo na Novabase? Sharepoint? 😀

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            “Julgar alguém com base num papel, não corre bem. Estou no lugar de alguém que também tinha mestrado e doutoramento……. faço o trabalho dele, mais o meu, e fui promovido…….. tenho o 12º ano…… :)”

            Já devo ter corrido em entrevistas a maior parte das empresas de IT da área de Lisboa. Sei mais de Programação que muitos licenciados mas tenho sempre a mesma resposta apesar de gostarem de mim “Não tem licenciatura.” Para essas empresas vale mais eu ter um papel que conhecimento. A realidade é que em Portugal ou se tem uma folha que diz que se sabe ou não se consegue entrar nesta área.

      2. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Ganho mais do dobro e trabalho no outsourcing e não tenho curso superior.

        1. Avatar de Oscar
          Oscar

          Partilha lá isso, o que fazes em concreto?

          1. Avatar de N.Silva
            N.Silva

            Deve ser o dono da empresa de outsourcing, ou então faz outsourcing de bananas da Colômbia para Portugal.

          2. Avatar de Mota
            Mota

            o Rui Costa deve ter jogado no benfica, talvez por isso o tal ordenado que alega ter

        2. Avatar de Afonso
          Afonso

          Outsourcing de que?

      3. Avatar de N.Silva
        N.Silva

        Em relação ao Mota… epá acorda pá vida, à quem tenha 10 anos de experiência, formação superior e certificações e não ganha aquilo que tu dizes… eu diria que o salário médio em TI (ate 2 anos xp ) anda pelos 890 euros para pessoas contratadas nos últimos 4 anos, no Porto e em Lisboa poderá andar na casa dos 1000, no resto do país se ganharem 900 euros e tiverem menos de 3 anos de exp e não forem funcionários públicos, vão a correr a uma igreja e acendam uma velinha a um santo… porque é milagre

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Há FPs que ganham uma miséria mesmo sendo licenciados nas ITs….. neste momento Há Eng. ITS ao monte por isso só vão vingar os melhores ou com cunha….. sou um sortudo ganho 600€,,,,

          1. Avatar de Paulonunciocorrupto
            Paulonunciocorrupto

            Considerate com sorte, porque ainda tens trabalho.

      4. Avatar de Jorge M Santos
        Jorge M Santos

        Lá grande políticas fazes tu, mas olha que eu conheço bem essa empresa…. não era preciso dizeres a empresa e o que ganhas por mês?
        Também te digo, se achas que o que ganhas é bom, eu digo-te que isso não é nada comparado com o que eu e os meus colegas ganhamos por semana. Sim, só em Portugal é que existem ordenados dessa categoria. 😉
        Antes de mandares bocas do quereres ser superior, pensa que há outros melhor que tu. Certo?

      5. Avatar de olha...
        olha…

        Se recebes isso és daqueles que só faz monte nessa empresa!!

      6. Avatar de LOL
        LOL

        LOL
        andaste a fazer o quê aos chefes? é que só pode ter sido trabalhinhos “extra”

        1. Avatar de Mota
          Mota

          mestrado numa univ top10 europeu, muito trabalho e esforco..ao contrario de ti que so tem nivel de comentarios reles com o que fizeste

          1. Avatar de olha...
            olha…

            conheço bem essa empresa por dentro e por fora. Sei bem a dedicação que deves ter feito para agora te gabares desse ordenado. Porque os outros 1999 colaboradores dão de certeza muito mais lucro à empresa, vestem muito mais a camisola que tu, não vindo cá para fora gabar de quanto ganham e onde trabalham do que tu dá com esse mestrado de top10, fazem mais do dobro do trabalho e dedicação que tu fazes e muitos nem metade disso recebem 😉 Se és um dos managers que só fazem monte devias ter vergonha de vir falar aqui do que recebes, onde o recebes e em horário de trabalho

          2. Avatar de Desempregado
            Desempregado

            Ainda bem que conseguistes o que a maioria dos portugueses não conseguiu ou consegue, mas tanto desprezo pelos outros porquê?

      7. Avatar de luis costa
        luis costa

        Engraçado é pensares que o problema é sempre dos outros mas como “só tens 28 anos” essa arrogância passa com o tempo ..
        “trabalha em outsourcing ou n tem formação superior.” – se bem me lembro em 2012 a NB despediu perto de 100 pessoas . Pergunta á tua volta e saberás se eram outsourcing ou sem formação superior .
        Dada a flutuação das ITs ao longo da tua carreira irás perceber que umas vezes és um supra sumo e bem pago outras vezes um peso de que a empresa se quer descartar ( basta que o projecto corra mal em termos de facturação )

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sem foi assim com as empresas enquanto precisam somos os maiores depois quando corre mal é para descartar!!! é assim em todo o lado, o ser humano e colaborador hoje e visto como um objecto….

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    importante referir que o iefp paga por reembolso, ou seja, o formando terá de pagar primeiro e só depois será reembolsado. Excelente medida para um desempregado que aposto que não terá problema nenhum em pagar 500euros e esperar 1 ou 2 meses o reembolso

    1. Avatar de JV
      JV

      reembolso em 10 dias úteis segundo o site do IEFP

  6. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Em horário laboral? Está-se mesmo a ver os patrões e chefias da função publica permitirem ausência de funcionários para formação. Mais um tiro no pé a que o IEFP já nos habituou.

  7. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Isso não é verdade. O/A formando/a não tem de pagar adiantado. Os 500€ destinam-se apenas a pagar a formação numa carga horária prevista de 150 horas e de acordo com o Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação (sistema regional que “prevê” as necessidades de qualificação). Para além disso, os/as formandos/as podem receber bolsa de formação, subsídio de alimentação e apoios sociais pagos diretamente pelo IEFP. Quanto à restante burrocracia, isto ainda é Portugal. Já agora, o registo é feito através da plataforma netemprego do iefp que é um nojo…

    1. Avatar de Nina
      Nina

      Tem sim, tem de pagar adiantado, cheguei agora mesmo de IEFP. Depois de preencher uma inscrição via Internet for aprovado vamos fazer o dossier e temos de apresentar no IEFP, o comprovativo, o recibo de pagamento de curso que vai ser depois reembolsado. Mas não nos pode ninguém disser de períodos ….de nada.

      1. Avatar de Rui Dias
        Rui Dias

        O valor de inscrição (a indicar na plataforma) é definido com a entidade formadora. É diferente do custo de inscrição (valor total também a indicar na plataforma). A plataforma é confusa, mas foi a informação indicada pela linha de apoio.

    2. Avatar de Carla Carvalho
      Carla Carvalho

      O formando tem de pagar antecipadamente sim. Isso está escrito no Regulamento Específico do Cheque Formação. Não tem que pagar antes da candidatura ser aprovada, mas para receber o subsídio tem de pagar o curso primeiro.

  8. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Só de pensar na burocracia que deve estar associada a estes processos, uma pessoa até perde a vontade de se inscrever. O IEFP é um campeão no que respeita a pedir papéis e mais documentos, e comprovativos, e certificados, e declarações…

    1. Avatar de Rui Dias
      Rui Dias

      Por acaso, (e porque trabalho nesta área) até nem é difícil candidatar-se. O pior é mesmo a plataforma.

  9. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Portugal está a tornar-se um país de invejosos! O Passos Coelho está a conseguir o que quer.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Este comentário foi removido.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Pouco elitista…….

    2. Avatar de Paulonunciocorrupto
      Paulonunciocorrupto

      Noa sao invejosos, sao pessoas que querem viver e nao conseguem

  10. Avatar de int3
    int3

    Ca vou eu fazer o resto da cisco 🙂

  11. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Infelizmente a mentalidade ou a capacidade de raciocino de uma boa parte dos funcionários que nos representam nas mais variadas delegações que o nosso Pais têm, não evolui. São produtos contrafeitos de baixa qualidade. Não vou entrar em pormenores, tudo gira em volta dos interesses e conhecimentos de alguns, muitas das vezes até fazem questão de mostrar de forma arrogante que manda, quem manobra as situações, exemplo fulcral nos media e outras áreas de colocação estratégica , as posições são quase sempre herdadas de Pais para Filhos, esses têm direitos adquiridos e todos os conhecimentos técnicos e outros afins ……. Consegue-se jogar em igualdade? NUNCA. Democracia “YA FIXE” Obrigado, pelo desabafo. 🙂

    1. Avatar de jafOsteS! :D
      jafOsteS! 😀

      toma lá o meu like (y)

    2. Avatar de Paulonunciocorrupto
      Paulonunciocorrupto

      ESATADO, entidade criminosa.

      Eles deveriam la estar para servir o povo certo, nao apra se servirem dele, Tudo ao contrario.

      Esquece a treta da democrracia, que é lei feitas por eles, á medidas deles e governaçao feita por uma minoria.

      CULPADO: O POVO QUE DEIXA, nao é capaz de votar sequer em extremos so apra abanar o ssitema e neste momento ele precisa de ser destruido. Por a coisa chegou a um tal ponto que ja nao dá.

  12. Avatar de Joaquim Fernando Rainho Gonçalves
    Joaquim Fernando Rainho Gonçalves

    Estou desempregado há 8 meses.
    Será que me posso candidatar a este subsídio, frequentando os cursos que me forem propostos, nomeadamente para aumento de escolaridade.
    Refiro que este apoio, me é necessário, visto ter a minha Esposa também desempregada há mais de 2 anos, sem qualquer tipo de apoio.
    Obrigado