Chegou o Project Fi – Novo operador móvel de Internet da Google

21 Comentários

Depois de vários rumores, a Google anunciou finalmente o seu novo serviço, um operador móvel de Internet com rede virtual (MVNO) designado de Project Fi. Este serviço será, nesta fase, exclusivo para o Nexus 6 e actualmente apenas está disponível por convite.

google-project-fi


Chama-se Project Fi e foi anunciado há breves minutos pela gigante das pesquisas Google. De acordo com as informações partilhadas, este novo serviço assenta em três áreas:

Network

(saber mais aqui)

  • Identificação automática e ligação à melhor rede (seja um hotpspot público, privado, um parceiro móvel – Sprint e T-Mobile, etc)
  • Todas as ligações via redes Wifi são cifradas

network

The Plan

(saber mais aqui)

  • Plano básico de subscrição por apenas $20/mês. Inclui mensagens ilimitadas, baixo custo nas chamadas internacionais, WiFi tethering.etc.
  • Possibilidade de usar tráfego extra ( $10 por 1GB)

plan

The Experience

(saber mais aqui)

  • Chamadas e mensagens podem ser transmitidas via rede wifi se não tiver cobertura celular
  • Chamadas por ser encaminhadas via rede Wifi para a redes celulares, e vice versa, sem qualquer interrupção
  • É possível usar o número de telefone para realizar chamadas, enviar mensagens, usar nos hangouts, seja no smartphone, tablet ou PC

experience

Veja o vídeo de apresentação do serviço

Apesar de alguns rumores referirem que este serviço se destingia pelo facto do utilizador pagar apenas o que usasse (chamadas e dados), a verdade é que tal não se veio a confirmar. Como referido o utilizador tem um plano básico obrigatório de $20.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ao menos não vemos coisas como “trafego ilimitado” que na volta esta cheio de limites. Preços um pouco altos, mas na América já é normal o 3/4g ser muito caro

  2. Avatar de Tiago Fernandes
    Tiago Fernandes

    “Apesar de alguns rumores referirem que este serviço se destingia pelo facto do utilizador pagar apenas o que usasse (chamadas e dados), a verdade é que tal não se veio a confirmar. Como referido o utilizador tem um plano básico obrigatório de $2”

    Esta parte não é bem verdade, pois no final do mês creditam o que não usamos. Como podemos ver em https://fi.google.com/about/faq/#plan-and-pricing-3

    onde diz “The value of your unused data is applied as a credit toward your next month’s bill. For example, if your data budget is 3GB and you use 2.2GB, you’ll get $8 (for 800MB of unused data) to use next month to lower your bill.”

    Espero ter ajudado 🙂

    1. Avatar de Gabriel Parafita
      Gabriel Parafita

      Certo, mas isso é em relação aos dados. Pelas chamadas e mensagens tens de pagar $20 por isso mesmo que não uses dados nenhuns tens sempre de pagar pelo menos $20.

  3. Avatar de transcendez
    transcendez

    Gosto da capacidade de podermos telefonar sem ter que estar dependentes da rede do operador. Não era o iphone que teria/tem esta possibilidade?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Fala-se que o Steve Jobs queria isso… e o iPhone nem cartão SIM teria…

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Existem iphones com essa tecnologia, chama-se WCDMA

        1. Avatar de Stephane Moser
          Stephane Moser

          O WCDMA é a tecnologia que está associada à transmissão de sinal no 3G.

  4. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Nos EUA OS IPAD 4g já trazem um SIM “universal” ou seja podes mudar de operadora sem ter de trocar de cartão.

    1. Avatar de tfae
      tfae

      Eu pergunto-me como é que, com a tecnologia já existente, ainda temos de usar cartões SIM físicos.
      Tal como fazemos login com uma conta Google, ou iCloud para podermos usar os Androids/iPhones, porque não fazer login com uma (ou várias) conta(s) Vodafone/NOS/MEO e ter acesso ao nosso tarifário em qualquer dispositivo? Isso sim seria inovação.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tenho de concordar com o que disseste!!! 🙂

      2. Avatar de Stephane Moser
        Stephane Moser

        Porque isso implica quase fazer uma rede de raiz, o SIM é como se fosse o teu comprovativo de identidade dentro da rede e assegurando que a tua comunicação é encriptada e que não se faça clones de SIMs. Para o caso dos IPAD julgo que a solução foi registar o SIM em todos operadores americanos.

      3. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Pelo que se sabe a Apple quis fazer isso ou algo similar! As operadoras é que se opuseram! Infelizmente isso deve precisar da “aprovação” das operadoras! Mesmo esta solução que a Apple tem nos ipad não funciona nem no iphone nem em todas operadoras! Algumas vedarão isso.
        Mas tens razão isso seria uma grande evolução!

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Como é a parte da utilização do espectro de frequências? Ou como é um operador móvel de rede virtual, acaba por alugar o espectro de outras operadoras, o que ao fim ao cabo acaba por morrer na concorrência como muitos outros.

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Para já apenas disponível para o Nexus 6, mas e no futuro? Será um plano a ser restrito aos dispositivos Google?
    A ideia é boa se vier a provar-se que a segurança prometida no tráfego de facto funciona. Pelo que entendi, o plano base com 3GB mesmo vindo a custar 50€ em Portugal, seria uma autêntica borla. Presumo que não exista roaming, que a ligação seja feita a um ou outro operador à escolha entre todos os países eleitos e só as chamadas feitas para fora donde quer que estejamos sejam pagas, ou isso seria bom demais?

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Se aderir-mos ao Project Fi podemos manter o mesmo número (NOS, MEO, Vodafone, etc) e em Portugal irá utilizar as antenas físicas dos 3 operadores?
    Ainda há muita coisa por explicar e mesmo o preço base de 20$ é muito…

  8. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    O serviço está em faze beta, por convite e é sómente nos USA para nexus 6, como raio queres que o pessoal te responda se vais poder fazer a Portabilidade do número?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Porque o meu interesse é centralizar todos os serviços e reduzir despesas… alguém podia saber detalhes técnicos da implementação dos USA para saber se faz sentido vir para portugal ou não. Porque se é mais um “hangouts” com outro nome para mim não tem interesse!

  9. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Eu em tempos tive uma ideia parecida com isto, que seria terminar com os telefones dual, triste ou quad sim, a ideia era criar uma rede móvel onde haveria a possibilidade do cliente agregar os números de telefone que quisesse dos operadores que quisesse num único número, ou seja imagina ter um número nos, meo, Vodafone, uno, phone IX, etc e em vez de andar com um telefone de cada utilizaria um só é ligassem para que número ligassem tocava sempre no mesmo ao fazer a chamada o equipamento escolheria sempre por que operador iria fazer a chamada para que saísse mais barato, está solução era para deixar de usar vários equipamentos, mas teríamos sempre de ter um contrato com cada operador do qual teríamos números, teríamos uma vantagem de sumar o plano de dados dos vários operadores num único volume de dados, mas está solução da Google e de longe melhor, mas não estou a ver os operadores móveis portugueses a entrarem no jogo, pois cada um quer ter mais clientes que o outro é assim o número de clientes seria irrelevante, teriam sido ter a rede em melhores condições possíveis parque a sua rede fosse sempre a mais selecionada e assim cobrar mais à google pelo seu aluguer, vamos ver se isso alguma vez chega cá, gostava de ver isso assim como quando vivi no Reino Unido o operador three oferecer o tráfego gerado pelo Skype fosse ele para chamacas, mensagens ou o que fosse, mesmo sem saldo no sim podendo assim o cliente ligar pelo Skype fosse para onde fosse grátis já que skype-2-skype é grátis, e isso funcionava nos países em que a three tinha rede como Uk, Irlanda, Itália, Áustria, Hong Kong, o meu sim Uk funcionava nesses países sem roaming de nenhum tipo isso sim é um operador móvel.

  10. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Acabou de estar disponível para todos, Portugal incluído 😉
    https://fi.google.com/about/
    Mais um post sobre o assunto? 😉

    1. Avatar de 910
      910

      errado! favor de ler melhor as coisas
      “Portugal está incluído, mas apenas para o serviço de Roaming dos “camones” que venham a Portugal já com a operadora “Fi”.” (retirado de outro site)

      se fizeres signup, recebes este aviso “Project Fi is available only for accounts in the US”, e não te deixa continuar.