Chegou o FreeBSD 12.0! O sistema operativo para “os duros”

17 Comentários

O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais antigos e bem sucedidos projetos a nível de sistemas operativos, certamente para confiabilidade, robustez e desempenho do sistema operativo.

Recentemente foi lançado o FreeBSD 12.0. Vamos conhecer as novidades.

FreeBSD


O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.

O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.

O FreeBSD está disponível para as plataformas Intel x86DEC AlphaSparcPowerPC e PC-98 assim como para as arquiteturas baseadas em processadores de 64bits IA-64AMD64.

O FreeBSD 12  inclui algumas novidades, das quais se destacam:

  • OpenSSL 1.1.1
  • OpenSSH 7.8
  • Unbound 1.8.1
  • Clang, LLVM, LLD, LLDB, compiler-rt e libc++ atualizados para a versão 6.0.1
  • KDE 5.12.5
  • Saber mais aqui

FreeBSD

Se gosta de desafios experimente instalar o novo FreeBSD. Em breve o Pplware irá lançar o seu tutorial de instalação para quem tenha algum tipo de dificuldade.  Quem quiser adiantar “serviço” pode seguir o tutorial que preparamos para a versão 10.

FreeBSD

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Para aqueles que querem usar o BSD ao estilo do Linux, sem grandes dificuldades, eu sugiro testarem o GhostBSD
    É o BSD mais amigável em vários sentidos, desde a instalação até a usabilidade. Foi feito realmente pensando no usuário de desktop e não em servidores e devs.
    Pra quem quer fugir do Linux e experimentar algo novo ele é a melhor opção e recentemente lançou uma nova release.

    1. Avatar de Lisângelo Berti
      Lisângelo Berti

      Valeu pela dica

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        De nada, Lisângelo.
        Abraços o/

  2. Avatar de Alex
    Alex

    nossa, esse freebsd é pior que o slackware, ainda tá parado no tempo
    olha a versão antigona do kde…
    mds
    eu gosto de modernidade, negócio é arch…
    quem vive no passado é museu.

  3. Avatar de Lisângelo Berti
    Lisângelo Berti

    Sistema para desktop é uma coisa, sistema para servidor é outra. Ninguém fica acessando tela de servidor por isso não precisa de um ambiente gráfico sofisticado. Apenas o necessário para editar alguns arquivos de configuração e o terminal. O FreeBSD é estável, muito utilizado nas internets da vida e por isso muito testado também. Sem falar que já vem com algumas configurações de segurança prontas out of the box.

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Legal uma nova versão! Pra quem não sabe a filosofia aí é estabilidade, não é sistema de testes, é sistema pra rodar 25horas por dia sem precisar parar!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Existem versões bleeding edge e rolling do BSD.

    2. Avatar de Henry Jr
      Henry Jr

      Slackware > 😉

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Como diz o título do artigo, é para duros. Não é um sistema para desktop, muito mas muito longe disso. Há já uns anos que não uso mas sem dúvida um sistema muito estável para servidores com um excelente desempenho.

    1. Avatar de Daniela
      Daniela

      Isso de “BSD não é um sistema para desktop” é tão mito quanto dizer que “Linux não pega vírus”.
      Na realidade, qualquer sistema pode ser utilizado como desktop.
      Como já disseram acima, opções não faltam e ainda coloco aqui o DragonFlyBSD como opção secundária.

  6. Avatar de Vera Lucia
    Vera Lucia

    Já utilizei… nunca consegui configurar o teclado português neste sistema operativo. O sistema de instalação também é … estranho.

  7. Avatar de ked
    ked

    Uso FreeBSD e Slackware há anos. Possui uma curva de aprendizagem mais complicada, mas não vejo a razão de ser para os “duros”!

  8. Avatar de Sidney Mori
    Sidney Mori

    Quero saber se roda aplicativos de escritório de bancos, de engenharia e ferramentas de trabalho.

  9. Avatar de Lord
    Lord

    Ainda o Linux era uma bébé, já o FreeBSD estava na maior parte dos servidores de internet. DNS, routers, etc, etc.
    E por alguma coisa o Netflix o escolheu.

    https://www.freebsdfoundation.org/testimonial/netflix/#!

  10. Avatar de herman jose
    herman jose

    o mundo e dos duros

  11. Avatar de Silvestre Malta
    Silvestre Malta

    Dei os meus primeiros passos em FreeBSD no ano 2000, e fiquei logo maravilhado com o sistema ports para instalação de software, nunca tive um problema de dependências ao contrário do RedHat na altura, que ainda usava rpm’s e por vezes as instalações eram um pesadelo por causa das dependências.
    Recomendo que experimentem

  12. Avatar de Telmo
    Telmo

    Antes de vir o dragonflybsf 0ropronho outros