Chegou o extrato de comissões! Veja já a sua conta do banco

17 Comentários

Tem uma conta à ordem? Se sim, então verifique se já tem o seu extrato de comissões disponível. O Banco de Portugal publicou recentemente uma nota informativa onde pede aos clientes de bancos que verifiquem o extrato de comissões.

Saiba já como pode ter acesso ao extrato de comissões do seu banco.


Se tem uma conta de depósito à ordem saiba que, durante o mês de janeiro, deverá receber um extrato de comissões. O extrato de comissões veio substituir a chamada “fatura-recibo” e tem um formato e um símbolo normalizados, definidos pela Comissão Europeia. No topo da primeira página, contém o título “Extrato de comissões”.

O que é um extrato de comissões?

O extrato de comissões é um documento que contém informação sobre todas as comissões cobradas, no ano anterior, pelos serviços associados à sua conta. Pode ser-lhe enviado por correio ou e-mail, ou pode consultá-lo no homebanking ou na app do seu banco.

No extrato de comissões encontrará informação detalhada sobre:

  • A comissão unitária cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado;
  • O montante total das comissões cobradas para todos os serviços prestados durante o ano anterior;
  • A taxa de juro aplicada à facilidade de descoberto, se a tiver contratado, ou a eventuais ultrapassagens de crédito, e o montante total dos juros cobrados;
  • A taxa de juro remuneratória aplicada à respetiva conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros auferidos.

O extrato de comissões é enviado pela sua instituição de crédito pelo meio de comunicação que foi acordado consigo. Pode receber o extrato pelo correio, por e-mail, através do homebanking ou da app do seu banco.  A imagem mostra um exemplo do que está a ser feito pelo Millennium BCP.

Se o extrato de comissões lhe for enviado por e-mail, a mensagem de correio eletrónico deve conter, no assunto, a expressão “extrato de comissões”.

 

Leia também…

App Caixadirecta: Já conhece a Assistente Digital “Caixa”?

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gustavo Jorge
    Gustavo Jorge

    É bom saber, pois desconhecia de tal informação. O meu banco nunca me envio, nem por carta, nem por e-mail, só se estiver nas mensagens internas do homebanking. E aqui podemos ter noção para onde vai o dinheiro. Enfim.

  2. Avatar de Gato Maltês
    Gato Maltês

    No meu extrato de comissões diz – valor total: 0€
    Sabe tão bem pagar tão pouco.

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Gosto de ler quando dizem “eu tenho conta no CTT e não pago nada” é depois vejo filas nos CTT para 1 funcionário. É bom ver que o tempo destas pessoas também não custam nada. Clientes satisfeitos

      1. Avatar de asilva
        asilva

        Excelente e certeira resposta. Eu também goste de ler quando pessoas como o Gato Maltês dizem não pagar nada… mal eles sabem…

      2. Avatar de Luis carvalho
        Luis carvalho

        eu tenho conta nos ctt e nao pago nada. e nao estou em filas para ser atendido.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Eu tenho conta no activobank e não me lembro de ter filas

      4. Avatar de Realista
        Realista

        Eu não sou cliente do Banco CTT e estou as filas dos CTT na mesma…
        #GoFigure

      5. Avatar de TRaveller
        TRaveller

        Eu tenho conta no Revolut e nem sei onde é

      6. Avatar de simples
        simples

        E para que precisas de ir ao banco?
        Tenho contas em 5 bancos diferentes. Depois de ir lá abrir a conta, nunca mais lá voltei.

    2. Avatar de Diogo Nunes
      Diogo Nunes

      Cliente do Montepio, satisfeito e sem taxos e taxinhas.

      É preciso é saber que produtos utilizar / ter.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não és mutualista? €2/mês

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Deve ser daqueles que paga, para não pagar…

    3. Avatar de ze
      ze

      Em qualquer banco português basta teres 10k de patrimonio cumulativo que não pagas nada.
      Só paga quem quer, ou quem não tem 10k..

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não isenta a anuidade do cartão de débito/crédito, só das comissões de conta.

      2. Avatar de simples
        simples

        Tive a ver por curiosidade e não encontrei essa issenção em nenhuma das contas do santander e na CGD.
        Onde saiu essa lei que fala? nunca ouvi tal coisa.

  3. Avatar de darth
    darth

    o cana do youtube do Banco de Portugal tem imensos vídeos com informações úteis. Costumo ir ver

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Desculpem-me a questão, mas o da CGD ainda não foi disponibilizado, pois não? é que não encontro esse documento em lado nenhum.