Chegou o Gnome 3.20 “Delhi” – Conheça todas as novidades

16 Comentários

No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar  do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.

Hoje vamos conhecer as novidades do novo Gnome 3.20

gnome320

Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. O Gnome é um dos ambientes gráficos mais usados, fazendo parte de várias distribuições como, por exemplo, Red Hat Enterprise Linux, Fedora, openSUSE, Ubuntu GNOME entre outras.

Quais as novidades do Gnome 3.20?

O Gnome 3.20 Delhi traz várias novidades das quais se destacam:

Novas funcionalidades no gestor de imagens

Com o Gnome 3.20 as funcionalidades de edição voltaram ao gestor de imagens. As novas funções de edição são simples e fáceis de usar. É possível aplicar efeitos a fotos, rodar, redimensionar, cortar, etc.

photo-editing

Atalhos

Ao nível dos atalhos o Gnome 3.20 também melhorou significativamente, sendo mais fácil de editar os mesmos.
shortcut-windows

Acesso a controlos multimédia

Com esta nova versão os controlos multimédia passam a estar integrados na área de notificações.

media-controls

Melhorias significativas na app Polari (cliente de IRC)

Esta nova versão do GNOME marca também o lançamento de uma grande actualização da app Polari que passa a incluir novas funcionalidades e a garantir melhor segurança.

polari

Melhorias ao nível da pesquisa de ficheiros

Ao nível das pesquisas de ficheiros há também novidades. A interface está mais organizada, rápida e responsiva.

files-search

Todas as novidades podem ser consultadas aqui

Veja as novidades em vídeo

O Gnome 3.20 estará brevemente disponível para as principais distribuições GNU/Linux.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Xfce continua a ser o melhor para mim…

    1. Avatar de Diego Ramires de la Figa
      Diego Ramires de la Figa

      Utilizo os dois, mas principalmente o XFCE porque é o mais personalizável e o GNOME é o mais completo.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Mesmo assim prefiro KDE.

  3. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    O gnome e uma interface legal, mas o melhor pra mim é o MATE

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Mas mate não é o gnome 2?

  4. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Openbox com uns pozitos de xfce…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não, não mesmo…

  5. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Eu até gostava do Gnome 2 do Ubuntu, mas depois que lançaram essa versão 3 eu perdi o interesse. Atualmente, as minhas preferidas são o Unity e o Cinnamon, seguidas por Mate e XFCE, e em última opção o KDE.

    Este último quase não uso mais, principalmente por ser mais pesado e por eu usar Linux numa VM, o que não o deixa com um bom desempenho. Mas ainda guardo boas lembranças do KDE desde quando o usava no Mandrake… naquela época era a melhor opção.

    1. Avatar de Bruno Gama
      Bruno Gama

      Comigo foi justamente o contrário.
      Detestava o Gnome 2, sempre usei KDE, até começar a usar o Gnome 3 e me apaixonar.
      Não consigo usar outra interface hoje em dia.

  6. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Gosto bastante do gnome! Sempre bom ver actualizações. Acho que o layot que vem por defeito precisas de umas melhorias. Há muitas extensões que o tornam muito melhor. E á distância de um clique 😉

  7. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Sempre detestei KDE, mas mesmo assim acho-o mais interessante que esta versão 3 do GNOME… Para quem quer o estilo GNOME 2, tem sempre a hipótese de MATE ou melhor ainda, xfpanel-switch que transforma o painel XFCE em basicamente qualquer coisa (até em Unity)!

  8. Avatar de David Silva
    David Silva

    Sou eu o único que adora o Unity, principalmente agora com a versão que vem no Ubuntu 16.04 ?

  9. Avatar de nt
    nt

    Sempre a melhorar 🙂 as primeiras versões do gnome 3 estavam… más, mas fui-me aguentando e agora não quero outra coisa! Recomendo! Realmente para máquinas mais limitadas o mate também está porreiro. Mas depois de me habituar ao gnome não consigo utilizar outra coisa. Mesmo o windows (windows 10) me deixa confuso…
    Simples a interface do gnome 3, acho que acaba por ser uma das mais acessíveis se não mesmo a mais acessível (sim mais que o mac !!!!). Limparam a interface e deram uma nova maneira de trabalhar com o PC. Para quem diz que não presta, primeiro tentem usar durante pelo menos 1 mês depois então ver o que está a ‘falhar’. E não vir dizer que “não presta” porque não tem os botões de minimizar/maximizar…

  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    No inicio da versão 3 também andava “às aranhas”, mas agora cada vez me convenço mais. Limpa e funcional.

  11. Avatar de Delegado
    Delegado

    Gnome 3, bem moderno e simples, melhor que essas interfaces bagunçadas e medievais com tecnologia copiada do extinto gnome 2.