Cheget: A mala que acompanha Vladimir Putin para todo o lado

53 Comentários

Com o passar dos dias, e o aquecer na troca de palavras, muito se tem falado em ataques nucleares. Os Estados Unidos da América não descartam a possibilidade da Rússia usar este tipo de armas e o país de Putin está mesmo em alerta máximo.

Para onde vai, Vladimir Putin costuma leva uma “mala misteriosa com o nome de Cheget. Para que serve esta mala usada pelo presidente da Rússia?

Cheget: A mala que acompanha Vladimir Putin para todo o lado


O Presidente Vladimir Putin tem vindo a ameaçar constantemente ocidente, referindo inclusive que o novo sistema de mísseis balísticos deveria fazer parar pensar os inimigos de Moscovo.

O Presidente da Rússia tem avisado o ocidente de que qualquer tentativa de ataque “o levará a consequências de tal ordem que [o ocidente] nunca encontrou na sua história”. Além das palavras, Putin pediu que as forças nucleares russas fossem colocadas em alerta máximo.

De relembrar que um documento de 2020 intitulado “Princípios Básicos da Política de Estado da Federação Russa em matéria de dissuasão nuclear” refere que o presidente russo tem a liberdade de tomar a decisão de utilizar armas nucleares. Por isso, Vladimir Putin tem sempre a Cheget por perto. Mas afinal o que é e para que serve?

Cheget: A mala que acompanha Vladimir Putin para todo o lado

Cheget – a mala que “dá ordem” para ataques nucleares

A Cheget permite que o Presidente da Rússia esteja ligado à rede de comando e controlo das forças nucleares estratégicas do seu país. Esta mala não tem um botão de lançamento nuclear, mas tem a capacidade de transmitir ordens de lançamento ao comando militar central – o Estado-Maior General. O Estado Maior General russo tem acesso aos códigos de lançamento e dispõe de dois métodos de lançamento de ogivas nucleares.

Vladimir Putin leva a mala para todo o lado. Recentemente, até a levou para o funeral do político ultra nacionalista Vladimir Zhirinovsky, em Moscovo Putin esteve também na catedral de Cristo Salvador, no dia 8 de abril, acompanhado por um segurança que carregava a Cheget.

Esta pequena mala contém um ecrã no interior, vários botões e terá sido desenvolvida em 1980 durante o mandato de Yuri Andropov. No entanto, só entrou em serviço em 1985, durante a presidência de Mikhail Gorbachev.

 

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    Hoje em dia até podia fazer isso com um smartphone todos xpto cheio de bandeiras russas e com uma app. Mas não, usam uma mala dos anos 80 e fatos xxxxxl. Raio de gente mais deprimente!!!

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      o primeiro pensamento é esse, mas como ficou provado nas noticias de hoje num smartphone do presidente espanhol qualquer um entra.. se calhar numa mala destas o caso nao é igual lol

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Yep, antigamente faziam-se coisas bem mais seguras e fail proof

      2. Avatar de Mauricio
        Mauricio

        +1
        Mas eu pessoalmente acho que aquela mala esta cheia de preservativos.. 🙂
        O Putin é um homem cheio de força e tem que mandar uns pinotes de x em x tempo 😀
        O Biden por seu lado tem uma mala cheia de fraldas.
        prioridades..

    2. Avatar de ItsMeMikey
      ItsMeMikey

      Se usar o mesmo tipo de encriptação que usou na Ucrânia vai mesmo necessitar de usar um telemóvel!

    3. Avatar de CaptianObvious
      CaptianObvious

      Sim claro, seria perfeitamente aceitável herdar também os problemas que os civis sentem com os seus telemóveis. Por exemplo, bateria para uma autonomia superior a 2 dias, quedas a superiores a 4G, ligação a satélite..and so on and so on…

    4. Avatar de Echo
      Echo

      Hoje em dia não falta gente com capacidade técnica para encontrar uma falha de segurança nos telemóveis e apps que tanto gostas. Encontrar alguém que saíba mexer numa tecnologia com 40 anos…
      Ainda por cima técnologia Russa…
      Muito boa sorte… Encontras um trevo de quatro folhas de olhos fechados com mais facilidade..

    5. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Sabes o que é tecnologias robustas ?
      Isto são coisas bastante serias .

      1. Avatar de Joaquim Bonifacio
        Joaquim Bonifacio

        +1

    6. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      (Quase) tudo o que aquele homem tem é dos anos 80… deprimente!

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Mas vale ter coisas dos anos 80 e seguras do que ter coisas atuais e inseguras. Caso não saibas o sistema de misseis nucleares dos EUA ainda usas o Windows 3.1.

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Porque tudo o que é dos anos 80 é seguro, e tudo o que é contemporâneo é inseguro, é isso?

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Já imaginas-te se fosse atual? Agora imagina o que um hacker, que queria o fim do mundo, entrava no cheget e designava todos os países como alvos e dava autorização para lançar. É neste contexto que o meu comentário se encaixa.

        2. Avatar de :-)
          🙂

          E então? Desde que não esteja ligado à internet e esteja numa rede local protegida, não há necessidade para o bloat todo das versões mais recentes do Windows. LOL, caramelo…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Por ser antigo nao significa ser mau.
        A própria NASA utiliza os Soyuz para levar pessoal para a ISS, é equipamento da década de 60.
        Só agora é que estão a mudar a para SpaceX.

        1. Avatar de jota
          jota

          E achas que os Soyuz (Russos) não são actualizados desde os anos 60?
          É verdade que tecnologia dos anos 80 é menos vulnerável porque tem menos funcionalidades, se acrescentas funcionalidades estás potencialmente a acrescentar vulnerablidades.

    7. Avatar de JS
      JS

      Se percebesses o minimo de tecnologia e segurança não fazias esse tipo de comentários.

  2. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    Este tipo de palhaçada era típica do Kimy da Koreia do Norte, mas pelos vistos o James Bond albino tb gosta de ser palhaço.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Devem ser as chaves cripto que ele transporta porque o Rublo vai afundar.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Quando o rublo afundar ….

      Atualmente, e depois das “Terríveis Sanções da Comunidade Internacional” o rublo parece ser a moeda mais forte do mundo.

      Quem me dera poder comprar rublos 🙁

      1. Avatar de JCLopes
        JCLopes

        Pode ir viver para a Rússia e comprar quantos quiser.

        1. Avatar de Mauricio
          Mauricio

          tu podes seguir esse exemplo, já que estas a falar nisso avança

      2. Avatar de Memória
        Memória

        Não me parece que os russos estejam muito interessados numa moeda
        que se desvaloriza constantemente, a não ser que considerem que o rublo está
        a valorizar demais

        O maior roubo da História da Humanidade:
        https://vk.com/video516205560_456239443

        1. Avatar de Vítor M.

          O maior roubo foi a destruição das cidades da Ucrânia e as mortes que o invasor russo cometeu. Roubou vidas, dignidade, respeito, pelo ser humano.

          1. Avatar de Mauricio
            Mauricio

            Vitor,
            E as mortes dos mais de 14000 civis perpetrados pelo regime nazi Ucraniano durante mais de 8 anos em Donbass, não conta?
            Ou os nazis podem fazer as atrocidades que eles quiserem?
            Pela Lei internacional qualquer povo sujeito a genocídio, tem direito á autodeterminação..

          2. Avatar de Vítor M.

            Não mistures propaganda com factos. Esse discurso marioneta até te fica mal, perante as atrocidades que temos visto. Se puderes, usa a inteligência. Com estes atos do invasor e com outros do passado, como a invasão antes da Crimeia e Dunbass, não tentes lavar os factos.

          3. Avatar de Mauricio
            Mauricio

            A Crimeia usou a lei internacional, para se tornar um país independente!
            Eles fizeram um referendo, e o referendo foi validado no parlamento da Crimeia, em seguida declararam-se um País independente, só mais tarde é que pediram a adesão á Federação Russa, e a DUMA russa validou o processo e foi para o Presidente validar ou não, e o Putin acabou por validar e assinou os Documentos.
            Ou seja a Rússia não tem nada a ver com a Crimeia, a Crimeia era um País independente quando se juntou a Rússia.
            Donbass era suposto ser uma região autónoma, com os acordos de Minsk, mas a Ucrânia falhou em implementar os acordos, pela Lei internacional, já só havia a hipótese de declarar DPR e LPR como Países independentes, como foi feito no Kosovo pela Nato.
            Ou seja a Rússia reconheceu Donbass como Países, porque já não havia nenhuma opção na lei internacional, parta o problema.
            Pela Lei internacional, primeiro deve-se tentar a opção de região autónoma, se essa opção falhar só resta a opção de país intendente.

          4. Avatar de Vítor M.

            Não usou nada, não tentem enganar as pessoas. A Crimeia foi subjugada pelos russos porque é uma peninsula estratégica para a Rússia. Parem de comer gelados com a testa. E Também foi uma invasão de uma pais soberano. Sem qualquer legitimidade e a propaganda dos hipotéticos ataques servem para alguns atadinhos acreditarem e abanarem com a cabeça, a ver se lhes cai algum no bolso.

            Depois tudo o que estejas para aí a tentar orquestrar é parvo, não justifica em nada esta chacina. Aliás, qualquer justificação é do mais imbecil que pode haver. Estes crimes de guerra vão ter um preço alto para a Rússia, infelizmente irão pagar os mesmos de sempre, o povo, que não têm culpa do que faz o ditador.

          5. Avatar de Mauricio
            Mauricio

            Vitor,
            Eu acho que o Vitor esta numa onda de propaganda..
            pronto assunto arrumado.

          6. Avatar de Vítor M.

            Sim, o que temos visto é apenas uma simulação. Enfim.

        2. Avatar de Mauricio
          Mauricio

          Na minha opinião, uma moeda balanceada é aquilo que a Rússia procura.
          Não demasiado forte, porque nessa situação depois ninguém consegue comprar recursos aos russos, e só serve para eles importarem productos..
          Mas também não querem uma moeda muito fraca, porque depois quando eles precisarem de importar productos ficam a perder..

          O Rublo vai se transformar numa moeda boa para trocas comerciais, e eu suponho que vai ser indexada ao ouro em junho..nesse caso a moeda nunca puderá descer abaixo de 80 dolares.
          Ao mesmo tempo está indexada ao gas, o que lhe permite valorizar acima de 80 dolars, como esta na actualidade a 60 e picos dollars..

          Pois a EU destruiu a estabilidade do euro e a confiabilidade do euro.
          Já há muitos países que estão a equacionar abandonar o euro como moeda de transacção, devido aos roubos que podem acontecer…transformamos-nos em ladrões.

    2. Avatar de JS
      JS

      O Rublo caiu 80% no incio das sanções e recuperou tudo, subindo ainda mais alto que o inicio..

    3. Avatar de Memória
      Memória

      Aqui estão os dados em forma gráfica da evolução do dólar/euro/rublo

      Dollar PLUMMETS after Putin signs decree on Russia’s tit-for-tat sanctions – Inside Russia Report
      https://www.youtube.com/watch?v=DFvGJ_mhbmQ

      Comentários diários aprofundados sobre a evolução politica, e alguns sobre a evolução militar do conflito de Alexander Mercouris, cidadão grego sediado em Londres:
      https://www.youtube.com/c/AlexanderMercourisReal

    4. Avatar de Memória
      Memória

      Alexander Mercouris é na prática o único comentador que tenho seguido quase todos os dias, são geralmente considerações e projeções bem informadas as que faz (geralmente corretas).
      Aceita e avisa que muitas das informações que tem não podem ser sempre confirmadas independentemente.

      Em https://youtu.be/4J5IUtMXklA
      faz a partir de cerca dos 20 minutos algumas comparações entre a evolução da guerra na Ucrânia e a da guerra no Vietnam nos anos 60 – 70

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ele devia era usar uma mala chamada ChegetdePutin

  5. Avatar de abilio silva
    abilio silva

    A mala não têm nada de tecnológico. O que acontece é que o medo dele é tanto que ele têm aqueles problemas que os bebés têm: anda sempre todo borrado. Então precisa de fraldas, cuecas lavadas seja o que for. Isso é o que a mala contêm.
    PS: com os comentários que faço sobre esta triste personagem, um dia destes cai um missil em cima
    minha casa.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Se for como muitos que têm caído e não rebentam, pode ser que tenhas sorte e fiques só com um novo banco de jardim no quintal…

      1. Avatar de abilio silva
        abilio silva

        Sorte a minha. eu nem tenho quintal nem banco do jardim.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Cingindo-me a responder ao título só me ocorre que o criminoso de guerra deve ter lá dentro o resto da mioleira apodrecida que pertence a toda a nomenclatura do Kremlin. Certamente cabe no volume da maleta.

  7. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Pensei que fosse daqueles vendedores tipo tupperware, mas de brinquedos sexuais…

  8. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Já sei o que lá esta dentro… é o VIAGRA mais precisamente 50 caixas.

  9. Avatar de Jakuti
    Jakuti

    São apenas uma muda de cuecas e meias e um comprimido de cianeto… para a azia….

  10. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    É a mala onde leva os arquivos da PIDE desviados pelo PCP para o KGB. Inimputáveis!

  11. Avatar de Atento
    Atento

    A mala entrou ao serviço em 1985, por ordem de Gorbachev, para evitar a repetição de um incidente semelhante ao que ocorreu em 1983, em que teve que ser o bom senso de um oficial russo a evitar o rebentar de um conflito nuclear global.
    Os soviéticos tinham um modelo de decisão/resposta descentralizado frágil que só não resultou num conflito pela decisão deste oficial (Stanislav Petrov).

    1. Avatar de Mauricio
      Mauricio

      O problema não era o modelo decisão..
      porque nestas coisas nunca há bons modelos de decisão.porque um bom modelo de decisão demora mais do que 20 minutos de certeza…se calhar horas, e o oficial tinha apenas 15 minutos para tomar uma decisão.
      Ele pura e simplesmente preferiu arriscar ser nukeado, ao invés de atacar primeiro.

  12. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    Eu acredito que ele carregue no botão da mala todos os dias à espera que lhe respondam ou que aquilo funcione, mas NADA!!!

    Deram-lhe uma mala para ele brincar às “Nukes” e ao Trump um botão vermelho enorme como ele diz, mas não fazem nada como é óbvio.

  13. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    faz lembrar a coreia do norte, nunca sabemos nada deles a não ser para dizer algo que nos convém

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Agora é que o modelo da mala vai ficar famosa ! :))

  15. Avatar de Conde D. Henrique
    Conde D. Henrique

    Alguém pode comentar sobre a mala dos ianques? Obrigado.

  16. Avatar de abilio silva
    abilio silva

    Esta manhã ao assistir ao desfile da sucata em Moscovo estive concentrado na famosa mala que um indivíduo transporta logo atrás do Putin. Pensei então: basta um sniper disparar na mala e lá foi o ataque nuclear.