Chamadas anónimas podem custar 2,5 milhões de euros

61 Comentários

Já alguma vez recebeu uma chamada anónima e nunca soube quem foi? Agora imagine que recebe diariamente várias chamadas sem saber de quem são! Começa a ser assustador até que se começa a desconfiar de toda a gente.

Mas há alguma lei em Portugal para estes casos? Sim a Lei da Protecção de Dados Pessoais e Privacidade nas Telecomunicações.

anonimato_01


Chamadas telefónicas anónimas é hoje o tema de um artigo apresentado no Jornal Público que revela que há mil vítimas, em média, por ano, que conseguem quebrar o sigilo de telefonemas anónimos, identificando números perturbadores da paz familiar ou da intimidade.

Em Portugal existe desde 2004 a  Lei da Protecção de Dados Pessoais e Privacidade nas Telecomunicações que permite que seja revelada a origem de tais chamadas, isto se forem “perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada”. Esta informação passa a permitir à operadora da vítima identificar o emissor (isto se obviamente for usado o mesmo número).

anonimato_00

 

Mas, como procedem as operadoras MEO, NOS e Vodafone?

De acordo com o Público, entre 2013 e 2015, entraram na CNPD uma média anual de 1052 pedidos de quebra de sigilo de chamadas anónimas. Segundo a Vodafone

os principais motivos alegados pelos clientes para solicitar este serviço são a recepção de inúmeras chamadas a qualquer hora do dia, as quais são desligadas de imediato após as mesmas serem atendidas; chamadas sem qualquer conteúdo; e chamadas com ameaças e insultos.

A Meo dá uma resposta semelhante, revela o jornal Público.

O fim do anonimato dura, no máximo, 30 dias. A partir daí quem fizer a chamada passa a ouvir uma gravação a informar que a chamada vai ser identificada e se deseja continuar. Obviamente que por norma quem efectua a chamada não continua.

Em termos judiciais, a identificação do número nem sempre resolve o problema nem substitui a apresentação de uma queixa-crime. Depois há a questão dos cartões pré-pagos em que não há muita informação sobre quem o comprou.

De acordo com a Meo, a identificação das chamadas não é um processo difícil, mas é mais complexo quando estas chamadas são realizadas via Internet.

Por regra as chamadas efectuadas através da internet são identificadas como quaisquer outras. No entanto, e nas situações em que tal não seja possível, a Meo diligência junto dos seus parceiros no sentido de conhecer a origem do número

No caso a NOS, a operadora diz nunca ter tido qualquer pedido de levantamento da confidencialidade de chamadas anónimas incomodativas.

Chamadas telefónicas anónimas podem custar 2,5 milhões de euros

Sim, é verdade, sendo a fiscalização realizada pela Comissão Nacional da Protecção de Dados, esta pode aplicar multas. As pessoas singulares que violem essas regras incorrem numa contra-ordenação que varia entre os 500 e os 20 mil euros, limites que sobem para 2500 e 2,5 milhões de euros no caso das empresas, revela o Público.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maxim
    maxim

    eu tenho um nr fixo a ligar-me de vez em quando, quando atendo…desliga-se, quando ligo de volta…desliga-se. alguém sabe o que poderá ser? é que tar nas aulas e levar com esse tipo de chamadas é irritante. Obrigado

    1. Avatar de Amarcio
      Amarcio

      Muda de número LOL.. é com cada um.. isso é por deixares o teu número exposto em algum aplicação, rede social ou email ou qualquer outro site..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Algumas aplicações para smartphones solicitam acesso aos contactos da lista telefónica do utilizador e as suas políticas de privacidade supõe a livre disponibilização desses dados a terceiros.

        Significa que se alguém tiver o número do Amarcio na lista de contactos e for utilizador duma aplicação semelhante, o seu contacto é exposto sem que para isso o Amarcio tenha contribuído ou dado autorização.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        mudar de numero é a coisa maii PARV* que podes fazer (tem de pensar que muitas pessoas vão perder o teu numeroo)

        Solução: bloquear no telemovel a recepção dos numeros privados(alias ate se liagres para a tua operadora para bloquear a recepção de numeros privados ele fazem te isso, caso o teu dispositivi não disponha dessa função)

    2. Avatar de map
      map

      São chamadas de algum callcenter que são automaticas e aleatórias até o operador atender e restabelecer a chamada com o potencial cluenra

    3. Avatar de Macopio
      Macopio

      Quando isto acontecer “atenda” mas “não diga nada” e “espere que do outro lado falem”. Geralmente são empresas de marketing. Depois mande vir com eles!

      1. Avatar de Haja paciência
        Haja paciência

        Bom conselho..operadoras de marketing que telefonam confidencial e que nao falam… deve ser para venderem aparelhos auditivos.’ ..convencem nos que necessitamos deles pois como é evidente se nao ouvimos a pessoa do outro lado é porque é grave e necessitamos de um, e como somos uns sortudos vamos ter direito a um desconto e consulta grátis!!!
        Com que então uma empresa de marketing que nao fala..boa!!!

    4. Avatar de jdoe
      jdoe

      que tal experimentarem a bloquear os numeros………

    5. Avatar de ana paula
      ana paula

      Para mim já a muito tempo começaram a ligar me de número fixo, mas sempre que atendia a pessoa desligava , então bloqueie o número. Mas agora ligam de outro número ou em privado, só me chateiam, não sei que fazer

  2. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Como eu adoro o filtro do meu Windows 10 Mobile.

    Mais alguém?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já havia no 8.1 também! E para sms de spam também, porém no wm10 esse filtro não há ou não encontrei…

      1. Avatar de tone
        tone

        Também existe no WM10…chamadas -> chamadas bloqueadas-> — definições
        No entanto, o filtro por vezes não funciona. Por exemplo, se reiniciar o dispositivo tenho de o abrir novamente para que o procedimento funcione.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sim o filtro de chamadas está aí, e dá para bloquear sms de determinadas pessoas. O que disse que não dava para bloquear era sms de empresas por exemplo. Como mensagens da meo ou de lojas com promoções. Antes era possível! Quanto ao filtro de chamadas, ao inicio nao bloqueava bem os privados mas agora ja está a funcionar perfeitamente.

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        eu tenho, Redmi Note 2. ou seja, MIUI da Xiaomi tem essa opção nativa de desmascarar número de quem manda sms ou liga anonimamente, nunca me falhou.

        as tretas das apps 3rd party que desmascaram números ou não fazem nada ou são para pagar para depois não dar nada.

        1. Avatar de Jonas
          Jonas

          Eu tinha um Xiaomi MI2S e agora um Mi4s, como é que se faz isso?
          Obrigado

        2. Avatar de Rui Rodrigues
          Rui Rodrigues

          Renato como fazes isso? Tenho o RM3

          1. Avatar de Raul
            Raul

            Abres o marcador de origem, vais às definições e procuras por: Identificar números desconhecidos e ativas a opção.

            No meu Redmi Note 2 Prime sempre funcionou.

      3. Avatar de N.Silva
        N.Silva

        No Win 10 é so pressionar o numero e aparece a opção para bloquear 🙂

      4. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        eu uso no 8.1, nunca me chateio

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Windows 10 Mobile
      e
      Cyanogen

      (y)

    3. Avatar de LUMIA 630DS
      LUMIA 630DS

      +1000. Desde que conheci esta ferramenta, que nao uso outra coisa.
      Eu queria era que gravasse as chamadas, coisa que ainda nao vi. Nem que fosse uma app. Ainda estou esperançado.

  3. Avatar de O Anómimo do anónimato
    O Anómimo do anónimato

    Eu no meu android reles,também já não papo anonimatos anónimos…

  4. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    o meu Redmi Note 2 vem com feature para desmascarar números privados, seja por sms ou ligação privada.

    não é necessário aplicações 3rd party que não cumprem o que é prometido ou são pagos.

    1. Avatar de J
      J

      Ja agora como se chama essa feature. certamente que isso é uma aplicação que o android tem.

      Isso tem o Android 5.1 Lollipop, com a nova interface MIUI 7 certamente que nao é o interface que tem isso deve ser o Android 5.1.

      Cumps

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        nunca vi isso num android stock, nem nos telemóveis de várias marcas, o meu tem android 5.0. e há outros modelos da Xiaomi com o MIUI 7 com android 4.4 ou 4.3 e devem trazer essa função.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Como diz o artigo e muito bem, “…há a questão dos cartões pré-pagos em que não há muita informação sobre quem o comprou.”
    Eu até diria, “não há informação NENHUMA”.
    Então, visto que parte do problema está identificado, porque raio não obrigam à identificação de quem compra cartões desses? Provavelmente, o mercado livre de compra nos supermercados e afins, tornam-se valores que falam mais $$$alto$$$.
    A CNPD não devia só impedir (e muito bem) a divulgação publica dos dados pessoais de qualquer pessoa, mas sim deveria também impedir que anonimamente se adquirisse ferramentas que não tenham como objetivo a prevenção da utilização criminosa.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Qualquer SIMcard tem que passar por um dispositivo físico para ser utilizado, o que significa que mesmo que o cartão nunca tenha sido registado, a operadora tem acesso aos IMEIs por onde ele passou.
      Para que nenhum desses IMEIs esteja identificado, é necessário que os dispositivos tenham sido comprados no mercado paralelo, caso contrário a operadora pode ter acesso aos dados de fatura entre outros dados que podem ser cruzados.

      Se tanto o SIMcard como o IMEI não estiverem identificados, é sempre possível fazer triangulação da chamada através dos acesso à rede e com isso delimitar um local de prevaricação e cruzar com testemunho da vítima de assédio.

      Digamos que ainda há ferramentas relativamente úteis, mas a burocracia neste tipo de cenários complica a questão.

      1. Avatar de sky2008
        sky2008

        Isso é fácil. Vai-se ao olx, compra-se um tel qualquer (pode se um 3310 ou outro tijolo qualquer que ainda funcione), combina-se um encontro com o vendedor (nada de envios por causa dos dados), paga-se a dinheiro, mete-se um sim card comprado num marroquino qualquer (a dinheiro) e já está! Limpinho sem rasto pronto a chatear o ppl! Por causa deste tipo de coisas, já no meu nokia 6630 tinha o call manager que dava para criar black/white lists… Agora no Lumia até vem por defeito… Acho que hoje em dia só é incomodado quem quer (telemarketing e não só).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Qualquer telemóvel ou smartphone tem um IMEI único atribuído, o que significa que todos os SIMCards que passam por ele ficam registados pela operadora que suporta o serviço.

          Se eu comprar um telemóvel em segunda mão para o usar anonimamente, mas cujo anterior dono o tenha usado associado a um cartão registado, então o facto do seu SIMcard (identificado) ficar associado ao cadastro do IMEI do dispositivo em questão possibilita a identificação do anterior dono e a tentativa de através dele tentar chegar a mim.

          Isso é possível, é fazível, só implica alocação de recursos (temporais e humanos) mas também implica respeitar a legislação e as operadoras evitam problemas nesse campo. Obviamente tudo tem de passar (ou devia) pelas autoridades ou entidades competentes do ponto de vista legal.

          1. Avatar de ze
            ze

            Penso que podem fazer reset ao IMEI e pô-lo NULL (0)

      2. Avatar de Redin
        Redin

        Sim @Miguel, deve ser por isso que continuam a ser usadas em redes criminosas cada vez mais telefones e cartões pré-pagos.
        Eles quando são apanhados não é por terem usado equipamentos que os levaram à sua captura, mas sim ao contrário. No momento da captura é que os encontram na posse deles.
        Não será por isso difícil de adivinhar que os telefones roubados podem ajudar à festa. E além do mais, temos de nos lembrar que ao preço que se pode hoje em dia comprar um, o criminoso investe em vários descartáveis.
        Tal como antecipo no modelo em que estou a trabalhar, estou 100% contra um modelo de reação ao problema. A prevenção tem e teve sempre um papel fundamental.
        Uma vez (e já tem alguns anos) coloquei uma questão a um responsável pela segurança na Microsoft Portugal durante uma conferência sobre um assunto que se previa poder haver incidentes na forma como se estava levianamente a tratar do IPV6 e a resposta dele foi muito rapidamente.
        -isso são responsabilidades atribuídas às policias.
        Se isso for assim, então sou obrigado a dar-te razão.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Os crimes de assédio comum (se é que se pode denominar desse jeito) não têm a mesma base de suporte tecnológico e financeiro do crime organizado e para esse crime não só, não se aplica o que eu disse, como também creio que que a prevenção embora importante, não é suficiente.

          Para uma rede criminosa será certamente fácil obter equipamentos sem registo comercial, mas para o cidadão comum que pratica isoladamente este tipo de assédio, é relativamente mais fácil aplicar a metodologia que mencionei, mas implica recursos humanos, temporais e legais. Garantidamente recursos técnicos já existem há muito tempo.

    2. Avatar de J
      J

      Nao sei porque esse comentario, tu em portugal nao tens a venda cartoes pre pagos nas lojas da esquina nem nos cafes. So tens nas lojas de telemoveis

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Eu estava capaz de tirar umas fotos só para te mostrar que estás completamente equivocado e fora da realidade, mas vai-me dar muito trabalho a convencer-te.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          lol aqui no minipreço da esquina compras um cartão pre-pago por 10 euros

  6. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Na MEO (com fibra óptica ou ADSL) pelo menos permitem bloquear números anónimos.
    Nos Androids existem várias aplicações gratuitas e pagas para acabar com essa praga dos anónimos, 21…, 22…, 252…, 30…. e afins tipo “Call Blacklist”, “Blacklist Plus” entre outras.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Na NOS tb. Aliás eu tenho esse bloqueio. Só recebo chamadas de números identificados.

  7. Avatar de J.Reis
    J.Reis

    Também sou alérgico as chamadas anónimas.
    A aplicação “Sync.ME” para smatphones bloqueia as chamadas anónimas e o melhor de tudo, consegue identificar e/ou bloquear as chamadas de Spam em tempo real.
    Também identifica a maioria dos chamadores não anónimos.

    1. Avatar de P
      P

      E faz o upload de todos os teus contactos para lá. Um espetáculo!

    2. Avatar de Helio
      Helio

      Consegue identificar, porque permitiste e outros utilizadores também, que a app acedesse a todos os teus contactos e sabe-se lá mais o quê.
      Assim já pedi à sync.me que me removesse da sua base de dados, e não apareço mais, pelo menos no search desta app

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      A aplicação permite porque ofereceste TUDO o que tens no telemóvel a essa empresa. Os teus amigos estão TODOS registados na base de dados dessa empresa. A qualquer pessoa que liguem, o número é identificado pelo registo que tens.

  8. Avatar de Juan Panvini
    Juan Panvini

    A lei está PESSIMAMENTE MAL FEITA, em muitos países, nem é preciso pedir para se saber que é que está a ligar, já que quem recebe um TELEFONEMA é quem está ser INCOMODADO, pelo quem está a ligar NÃO tem que ser PROTEGIDO pela LEI, mas sim quem está a RECEBER. Por outro lado muitos paises, para se compar um cartão pré pago TERÀ que se dar TODAS as informações, mesmo porque em POrtugal é MUITO FÁCIL um CRIMINOSO se esconder.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Antigamente tinha que se dar cópia do BI, morada, NIF entre outros para se comprar (sim comprar) um cartão SIM sem dinheiro. Agora até são oferecidos…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Existe uma app muito boa que ajuda em parte nestas situações:

    TrueCaller

    1. Avatar de P
      P

      Só aplicações boas essas, que enviam a tua lista de contactos toda para os servidores deles. 5*

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        Achas que ele se preocupa com isso?

  10. Avatar de sky2008
    sky2008

    (off topic) depois de vários lagdroids vou no meu segundo windows Phone e posso dizer que não deve ser fácil voltar a outro so. No entanto existe para mim uma falha enorme neste so (e já no meu antiguinho Blue belt era assim também): É que quando faço uma chamada, SE o número de destino estiver a falar, no meu equipamento não tenho forma de saber se estou “em espera” ou não! Tenho um Lumia 640 XL DS ainda com o 8.1. Alguém sabe se esta situação foi resolvida no WM 10 ?

  11. Avatar de YaBa
    YaBa

    Tem piada porque as próprias operadoras (ou subcontratados para telemarketing) também usam chamadas anónimas. E conseguem ser mais chatos que um miúdo qualquer que aprendeu para que servia o #31#.

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Muitas das vezes são maquinas a testar as horas a que vocês atendem para depois serem contactados pelas empresas que querem venderem

  13. Avatar de André
    André

    “No caso a NOS, a operadora diz nunca ter tido qualquer pedido de levantamento da confidencialidade de chamadas anónimas incomodativas.”
    Não dizendo que são vocês que estão a dar a informação incorreta (apenas vendem o peixe conforme o compram), acho muito estranho a NOS nunca ter recebido qualquer pedido desses…

  14. Avatar de Venan
    Venan

    Lol…gostei dos comentarios de todos…temos tanta tecnologia e tantas aplicaçoes k por vezes nos esqueçemos k os telemoveis ou smartphones todos eles ja tem a funçao de rejeitar numeros anonimos…confirma-se a teoria que o tuga so lê o manual kd está a rasca…lol

  15. Avatar de João
    João

    E quando são essas próprias operadoras a supostamente violarem essa tal lei?! Ligaram-me da Meo disse que não pretendia ser contatado para campanahas ou publiciadde, indiquei o nº do tal funciona´rio que andava a telefonar abusivamente, mesmo dizendo que ia fazer queixa continuaram! Muita coisa havia a fazer nomeadamente proibir essas operadoras e outros de lingarem sem solicitação e de fornecerem os nossos dados para publiciaddes, mesmo depois dos clientes ou utentes terem solicitado que não pretendiam!

  16. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    99,9999999999999999% das chamadas anónimas são feitas por call centers, muitas vezes com dados fornecidos pelas próprias operadoras a quem se paga a mensalidade pelos serviços.

    Portanto, não pensem que é chamadas perigosas ou coisa do género. Essas são menos de um grão de areia numa praia gigantesca.

  17. Avatar de Mrsrosa55
    Mrsrosa55

    Quem não tem nada a esconder não telefona a uma qualquer pessoa ocultando o seu número de telefone, nem me parece educado. EU TENHO COMO NORMA NÃO RECEBER CHAMADAS QUEM VENHAM DE “DESCONHECIDO”. Atendo qualquer uma que não oculte o número ainda que não conheça a sua origem mas desprezo todas as que tenham como remetente “Desconhecido”. Todos nós deveriamos fazer assim.

  18. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    E quando são as próprias operadoras a ligar-nos através de ligações não identificadas? Será para testarem equipamentos ou a paciência do pessoal?

  19. Avatar de anonimus
    anonimus

    eu simplesmente meti uma app a bloquear chamadas anónimas e nº’s de empresas de marking e foi remédio santo, era insuportável já n vezes ao dia, agora quem quiser telefonar telefone identificado, anónimo a chama é automaticamente rejeitada pela app…

  20. Avatar de Cidadaolx
    Cidadaolx

    “as quais são desligadas de imediato após as mesmas serem atendidas; chamadas sem qualquer conteúdo”

    Meus caros, eu já fiz queixa à CNPD, devido a um caso semelhante. Eu desconfiava de onde vinham, e acabei por ter razão, vinham da MEO por via do marketing. Vergonhoso. A qualquer hora, de manhã até a noite, até risos se ouvia do outro lado da linha. Tinhas os registos das chamadas, ao detalhe.
    A CNPD, atendeu o meu caso e colaborou, passados uns dias, poucos, talvez 3, contactaram-me a informar que deram seguimento a minha queixa, e que avisaram formalmente os “Abusadores”, nisto tenho que dar o meu voto útil a CNPD. Porque ligava para os serviços da MEO e pedia para retirarem o meu numero dos contactos. Éra a mesma coisa que não pedisse nada. E acrescentar tais atitudes à minha decisão de renegociação do contrato, pesou e perderam mais um cliente.

  21. Avatar de ze das iscas
    ze das iscas

    eu atendo e dou-lhes baile, é remédio santo!

  22. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Simplesmente não atendo. Tenho o truecaller a ignorar todas as chamadas anónimas.

  23. Avatar de Hugo
    Hugo

    O meu Huawei P9 traz um filtro que permite bloquear as chamadas anónimas, evitando apps de terceiros com todos os problemas já mencionados (a meu ver algo que já devia de vir incluido de raíz no Android desde sempre).
    Quem quer falar, fala de cara destapacada pois estamos em Portugal.
    Se for ver o log das chamadas bloqueadas, são dezenas todos os meses.