Certificados de aforro com novas regras. Saiba tudo

34 Comentários

Os certificados de aforro, uma das mais populares opções de poupança e investimento em Portugal, têm novas regras. Entre elas, está o aumento do limite máximo de subscrição.


Certificados de aforro ainda são um bom investimento?

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma série de alterações aos certificados de aforro. Estas medidas entram em vigor 30 dias após a lei ser publicada.

Primeiro, foi aumentado o montante máximo de subscrição, que passa de 50 para 100 mil euros. Segundo fonte governamental, o limite máximo de subscrição da série F (atualmente em comercialização) dos certificados de aforro passa de 50 para 100 mil euros, enquanto no conjunto das séries F e E o limite máximo passa de 250 para 350 mil euros. Contudo, as taxas de remuneração dos certificados mantêm-se sem alteração.

Em causa está o facto de o Governo estar à espera de um aumento da procura dos certificados de aforro, considerando que a redução (ainda que gradual) das taxas de juro aumenta a procura por este produto financeiro.

Em segundo lugar, o Executivo decidiu alterar a data de prescrição de resgate dos certificados de aforro para 20 anos a partir da morte do aforrista – atualmente o prazo é de 10 anos.

Por haver dúvidas sobre a partir de que momento se conta a data de prescrição, o Governo deu ainda indicação genérica ao IGCP, a agência que gere a dívida pública (incluindo certificados de aforro), para que desista de casos de litígio em tribunal sobre prescrições, cabendo à entidade avaliar em cada caso se o deve fazer ou não.

Tudo será digital

Por fim, haverá ainda mudanças no formato dos certificados de aforro, que passarão a ser todos digitais. A amortização de todos os certificados, incluindo os antigos, terá de ser por transferência bancária. Haverá um período de transição de cinco anos.

Sublinhe-se que em julho deste ano havia 33,9 mil milhões de euros investidos em certificados de aforro (mais quase 1% face ao mesmo mês de 2023), segundo dados do Banco de Portugal.

Os Certificados de Aforro fazem parte dos instrumentos de dívida pública disponibilizados ao público pelo Estado, permitindo que os cidadãos possam investir o seu dinheiro de forma segura, uma vez que são garantidos pelo próprio Estado.

Historicamente, têm sido vistos como uma opção de poupança atrativa, sobretudo por oferecerem uma taxa de juro variável e por terem, em certos períodos, taxas mais vantajosas do que outros produtos financeiros disponíveis no mercado.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Havia muita gente que tinha atingido o limite dos 50 mil, e tinham de andar a colocar em depósitos a prazo em bancos, por isso o governo viu que estava a perder uma oportunidade de receber e pagar pouco, então alteraram isto.

  2. Avatar de cK
    cK

    A única série que compensava era a série E a render 3,5%. Mas como os bancos se andavam a queixar com fugas de depósitos, cortaram nas remunerações. Enfim. Já se arranjam facilmente remunerações garantidas a 4% nas corretoras (ex. XTB). Isso ou investir em ETFs.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A série E rende 4% atualmente, devido ao prémio a partir do 2º ano.

      1. Avatar de Luís filipe
        Luís filipe

        Boa tarde , não tinha ideia que rende 4 % a partir do 2 ano .

  3. Avatar de Outro trolha
    Outro trolha

    Deviam-se chamar certificados de confisçao.
    2.5% brutos menos 28% de imposto, da 1.8% liquido o que é abaixo do valor da inflaçao. Em termos reais, perde-se dinheiro ao investir nessas coisas. Mas o que é que um trolha percebe disso?

    1. Avatar de Ze+Nandoooo
      Ze+Nandoooo

      Se tivesses ideia da quantidade de malta que tem o dinheiro parado ou ainda em depósitos a prazo com remunerações de 0.1%…

      1. Avatar de Outro trolha
        Outro trolha

        Havia alguem mais inteligente do que eu que dizia que o dinheiro dos burros a eles nao lhes pertence.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Há muitos milhões em contas à ordem

    2. Avatar de Ramalho Coelho
      Ramalho Coelho

      Não diga asneiras amigo. Investi o máximo na série E em Novembro do ano passado, vai por isso fazer um ano. Agora faça as contas e veja o que eu ganhei. Gostava, não gostava!?

  4. Avatar de Outro trolha
    Outro trolha

    confiscação

  5. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Só é pena, até aqui, o Estado roubar 28% em IRS nos juros. O Estado é um poço sem fundo, tudo para sustentar parasitas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se englobar e tiver rendimentos baixos, pode ser menos do que os 28%.

      1. Avatar de Outro trolha
        Outro trolha

        quanto menos pessoas englobarem melhor é para mim. Se o estado receber mais impostos do que o esperado, pode ser que se esqueçam de os aumentar no proximo ano

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Outro trolha, o Estado nunca recebe mais do que gasta.
          Se recebe 10 gasta 100, se recebe 1000 gasta 10 000 e assim por diante.
          Logo, impostos são sempre para aumentar.
          Há carradas de inúteis para sustentar desde que nascem até morrerem.

          1. Avatar de Outro trolha
            Outro trolha

            A media mundial da percentagem dos impostos recolhidos em funcao do PIB é menos de 15%.
            Em portugal é 23%.
            A justificacao é simples. Sao as seguranca social e o SNS, que totalizam 54% do orcamento. Devias estar feliz com as reformas douradas que todos recebem e o marivilhoso SNS que funciona as 5 maravilhas.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Por acaso tenho algum dinheiro nisto mas é a versão anterior.
    Desta não tenho nada nem colocarei um tostão.
    Mexem em tudo menos no essencial, taxa de juro.
    O pessoal anda a retirar o dinheiro que tem lá porque aquilo não presta e o que o Estado faz?
    Aumenta o valor da subscrição.
    De que adianta isso se as pessoas não querem subscrever esse produto?
    Até podem meter o limite infinito, que o resultado será o mesmo.
    Andaram a fazer o frete aos bancos porque estes viram os depósitos a encolher.
    Agora vão lá fora buscar o dinheiro, só que mais caro.
    Com os CA é dinheiro interno e ainda para mais vão buscar 28% dos juros pagos.
    Então agora vão lá fora pagar mais e não vão buscar 28% a lado nenhum.
    Tugas a serem tugas
    Agora que descobri ETF vou investindo mensalmente uns trocos.
    Coisa para meter e esquecer, não é para mim, é para os filhos.
    Daqui a uns 15 ou 20 anos deve lá estar ( ou não ), uma boa soma.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Tem todo o ar de ser um belo investimento, quando se diz “Daqui a uns 15 ou 20 anos deve lá estar ( ou não ), uma boa soma.”

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Têm de perceber que para ganhar mais que instrumentos financeiros de capital garantido é preciso arriscar mais. O ganho é proporcional ao risco. E quando há risco ninguém pode dizer se corre bem ou mal. Mas se corre bem, o retorno será bastante mais generoso. Depende de cada pessoa e o que está disposto a arriscar para poder ganhar ou não. Não somos todos iguais. Quem criou riqueza legítima, arriscou mais do que aquele que não criou riqueza.

  7. Avatar de Tafc
    Tafc

    Mais vale colocar tudo em Solana 2x alavancagem.

    1. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      Não há com uma alavancagem maior para “não ser um problema” quando desce?

      1. Avatar de Outro trolha
        Outro trolha

        Eu nao confio nessas modernices, para mim é raspadinhas. Ora ganho, ora perco, 50% /50%. Matematica simples.
        Mais provavel ter um retorno positivo nas raspadinhas que nesses certificados do governo.

  8. Avatar de Pedro Minguel
    Pedro Minguel

    Obrigações a 01/10/2024: Portugal 2.63, Bélgica 2.65, França 2.83, Espanha 2.84, Canada 2.97, Grécia 3.04, Noruega 3.21, Itália 3.36, EUA 3.74, UK 3.94, Austrália 3.94, Nova Zelândia 4.25, Polónia 5.30, Islândia 6.75.
    Sentimento em Economia meaning.

  9. Avatar de Pastor
    Pastor

    É o pior sítio para meter o dinheiro!

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Então porquê diz la

      1. Avatar de Pastor
        Pastor

        Porque perdes dinheiro e ao mesmo tempo poder de compra, pior só mesmo queimando o dinheiro.
        Por fim, estás a alimentar um governo corrupto e a seguir o rebanho que leva lavagem cerebral todos os dias.

        1. Avatar de Roberto
          Roberto

          Essa de “perdes dinheiro”

    2. Avatar de Avecici
      Avecici

      Exato 🙂

    3. Avatar de Jo
      Jo

      Pior é deixar parado

  10. Avatar de PabloHoney
    PabloHoney

    “Manter os que nos rodeiam saudáveis.” XDDDDD

  11. Avatar de Eu
    Eu

    É só especialistas em investimentos por aqui!
    Se calhar nem lhes fica nenhum do salário mensal e nem têm bens ou dinheiro algum aplicado.
    Mas, como comentar não paga impostos…

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Eu, no meu caso tenho lá umas dezenas de milhares.
      Mas com estas condições não apanham um centavo meu novamente.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Estou de acordo.
        Os certificados de aforro mais antigos, os B por exemplo (e, então os A), eram muito melhores!

  12. Avatar de Avecici
    Avecici

    Em Portugal é tudo roubado… Tenho o dinheiro a render 20% ao ano e o montante começa nos 100 mil… Com capital total assegurado… Aqui nada funciona…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Capital assegurado ou garantido? É que não existe nenhum instrumento financeiro com capital garantido com uma rentabilidade anual de 20%.