CEO da Volkswagen prevê despedimentos históricos: “deixámos de ser competitivos”

68 Comentários

“Com muitas das nossas atuais estruturas, processos e custos elevados, deixámos de ser competitivos como marca Volkswagen”. A frase foi dita pelo CEO do Grupo Volkswagen, Thomas Schäfer, num dos canais internos da empresa.


 

E os trabalhadores também pagam…

A conversa gira em torno do plano de poupança que a empresa está a preparar para os próximos três anos, com o qual pretende poupar um total de 10 mil milhões de euros em custos. Um montante que envolve, inevitavelmente, os próprios trabalhadores da empresa.

Se a declaração de Schäfer foi clara, a de Gunnar Kilian, membro do Conselho de Recursos Humanos, não foi menos direta. Segundo a agência, na mesma conversa, Kilian terá avisado:

Temos de ser suficientemente corajosos e honestos para deitar ao mar coisas que estão a ser duplicadas dentro da empresa ou que são simplesmente um peso de que não precisamos para obter bons resultados.

Embora ele próprio tenha salientado que a maior parte das poupanças não será suportada pelos trabalhadores, começou a falar de planos de reforma antecipada ou parcial. Na estratégia anterior, a empresa previa uma redução progressiva do número de postos de trabalho.

A ideia era que os trabalhadores que se reformassem não fossem substituídos e que, em 2029, a empresa ficasse com um quadro de pessoal de acordo com os novos tempos.

Volkswagen

Segundo o Motorpasión, Schäfer dirigiu-se aos sindicatos da Volkswagen nos seguintes termos: conseguir poupanças de 10 mil milhões de euros e uma margem operacional entre 9% e 11% até 2030 “não será suficiente sem cortes significativos. E também temos de resolver as questões complicadas, incluindo as relativas ao pessoal”.

 

Notícias sobre os problemas económicos da Volkswagen não param

Aquando do anúncio do plano de reestruturação, Schäfer afirmou que “o telhado está a arder” e que era um perigo real não poupar nos custos de produção. Estes custos dispararam com os carros elétricos para a empresa e agora têm um problema.

Para além do facto de a procura de carros elétricos poder estar a arrefecer, a verdade é que a Tesla ou os fabricantes chineses estão a causar muitos danos à Volkswagen, tanto na Europa como na China. Mudar o rumo da Volkswagen é como tentar mudar o rumo do Titanic, mas o icebergue parece estar cada vez mais perto e o movimento da empresa é demasiado lento.

É de salientar que alguns relatórios sugerem que a Volkswagen precisa de 30 horas para produzir o seu ID.3, enquanto a Tesla precisa de apenas 10 horas para produzir um Model 3. Uma diferença de tempo que se baseia num processo mais automatizado e na sua Giga Press, e que tem um impacto direto nos custos de produção.

A Tesla também quer garantir que pode continuar a reduzir estes custos no futuro e, assim, aumentar a margem para preços mais baixos.

 

Leia também…

Volkswagen começa a operar a sua primeira fábrica integral de baterias na China

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tenho dito a vários meses, Alemanha está num problema sem fim a vista.
    Governo alemão já aprovou um orçamento suplementar de emergência, supermercados com prateleiras vazias, empresas a fechar a um ritmo elevado.

    Resumindo a Europa vai começar 2024 com uma grande crise, porque já sabem o motor da Europa é a Alemanha.

    A Europa só pensa em Multas para os burocratas de bruxelas e dinheiro para manter guerras estúpidas no final vamos todos pagar, muitas empresas já não querem nada com a Europa acham que não vale a pena as chatices…

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Rodrigo, isso não interessa para nada.
      O que interessa é continuar a mandar muitos milhões para a Ucrânia.
      Isso sim, há sempre dinheiro.
      Enquanto isso os Chineses estão a gamar aos alemães a sua indústria automóvel.
      E cereja no cimo do bolo, depois de encerrar as centrais nucleares nada melhor que fazer sanções à energia barata vinda da Rússia.
      Pois é, lunáticos no poder dá nisto.
      Agora inchem….

      1. Avatar de livreseforsopamim
        livreseforsopamim

        Chineses? Quem lhes da coça a serio, é a tesla! E ainda bem, que tenho açoes pa testar os 300 e opcoes a 1 ano.

    2. Avatar de toder
      toder

      Prateleiras vazias? huh? Viste isto la ou so dizes o que ves na Internet? Eu vivo aqui e ainda nao vi nenhuma prateleira vazia, muito pelo contrario. O problema esta que tudo esta mais caro e a ultima coisa que dizes isso sim dou-te razao, eles so pensam em multas e dinheiro…

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        executivedigest.sapo.pt/noticias/catastrofe-com-prateleiras-vazias-nos-supermercados-despedimentos-e-lojas-fechadas-situacao-na-alemanha-ainda-vai-piorar-antes-do-natal/

        https://bomdia.eu/emblematicas-lojas-alemas-com-prateleiras-vazias/

        1. Avatar de toder
          toder

          O Rodrigo… ‘Sem qualquer pacote de leite até ao fim-de-semana seguinte. Faltam queijos, frutas e produtos congelados.’ ahahaha essa deve ser a maior mentira que ja vi. Mas repara que eles falam do supermercado REWE, nao do pais inteiro, na sexta feira ainda fui as compras e nao vi nada do que esta no artigo, sem leite ate ao fim de semana seguinta, ahahah essa fez me rir 😀

          1. Avatar de Dark Oak
            Dark Oak

            “bomdia.eu” parece ser muito credível, não é? /s

            Há malta que engole tudo!…

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Sabes usar o Google só meti esse mas tens outros sites Nacionais e Internacionais, na volta está tudo a mentir e está tudo bem na Alemanha, continuem a viver no sonho.

            https://executivedigest.sapo.pt/noticias/catastrofe-com-prateleiras-vazias-nos-supermercados-despedimentos-e-lojas-fechadas-situacao-na-alemanha-ainda-vai-piorar-antes-do-natal/

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Antes de se partilhar uma notícia ou artigo convém pelo menos ler o conteúdo.

        3. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Sindicatos e empresas do setor do retalho e distribuição estão há mais de meio ano num braço de ferro relacionado com aumentos salariais de até 13%, num mínimo de mais 400 euros por mês. As greves de condutores de pesados, multiplicam-se também nos armazéns, causando atrasos nas entregas e abastecimento, levando a falta de produtos.“
          Assim não admira

      2. Avatar de Contador
        Contador

        Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.

        btw, dinheiro inútil por causa da guerra da ucrânia? Hitler seria o vosso melhor amigo. Não chegou a Portugal a guerra? Então não queremos saber. Tenham é vergonha na cara. Não gostam da Europa vão para a China ou Rússia. Lá poderão ter os vossos lideres amados. Não vão, pois, os hipócritas do costume. Deixar um ditador genocida avançar pela Europa é ser muito inteligente.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Errado essa visão de ódio é o que não te faz ver a Big Picture.
          Para mim o Putin é um ditador não tenho dúvidas mas a Rússia não invadiu a Ucrânia porque o Putin dormiu mal de noite.

          A Europa caiu que nem um patinho naquilo que a América sabe fazer melhor, imagina a Rússia chegar a um acordo com o México e colocar uma base Russa e mísseis no México, sabes o que acontecia?
          Bem sei que sabes.

          Por isso nem tudo é preto e branco, existe muitos jogos de poder por trás dessa guerra.

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Ainda gostava de perceber o que NATO têm haver com a invasão da Ucrânia, visto que a Ucrânia não aderiu à NATO nem 2014, nem em 2022. O problema dos moscovitas e do que os apreciam tanto, é que não toleram que os países à volta aspirem a oferecer melhores condições de vida que a miséria a que o reich mocovita sujeita os povos que lhe estão subjugados. Quando o fuhrer putin viu que o povo ucraniano aspirava a condições de vida de nível da união europeia foi logo um “alto lá e para o baile” que eu não posso deixar que a massa que desgoverno acredite que pode ter uma vida melhor!
            Chega de PZP!

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            A sério que não sabias tudo que estava a ser feito para a Ucrânia aderir a NATO?
            Sendo assim é impossível te tentar fazer compreender algo, recomendo uma leituras.

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Olhe lá, mas a NATO alguma atacou algum território russo, ora vá la ver?
            Também recomendo umas leituras. Nomeadamente Mein Kampf e 1984, que devem ser os livros de cabeceira do fuhrer putin.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            A Finlândia aderiu à Nato e não fui invadida porquê?

          5. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Aí agora mudas de assunto e perguntas se a NATO atacou algum território Russo?
            Alguém aqui disse isso?

            Tudo no terreno já estava sendo preparado para aderir a NATO, colocaram o Putin contra a parede, mas isso a EUA sabem como fazer guerras por procuração o pior é que a Europa foi comida de cebolada.

          6. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Oh Toni então a Finlândia não garantiu se entrasse na NATO que nunca iria ter bases Americanas nem mísseis Nucleares no seu território e a NATO aceitou as condições.

            Mas o que iria fazer a Rússia?
            Ou também és daqueles que já se esqueceu de Cuba?

            Ou então imagina a Rússia ter uma base e mísseis Nucleares no México, o que achas que acontecia ao México?

        2. Avatar de toder
          toder

          Perai, estas a dizer que estou a mentir? 😀 vai la para fora que precisas de um pouco de ar, secalhar vais deixar esse teu odio, mas acho que nao vais conseguir….

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Contador, ditador genocida está a falar do Nethaniau ou lá o que é.
          Só pode.
          Veja lá o que aconteceu em Cuba nos anos sessenta por causa de uma base russa em Cuba.
          Ou seja, a NATO pode ter bases nas fronteiras russas mas o inverso nem pensar.
          Enfim, adoro democracia, mas só quando me convém…
          Há que tirar as palas dos olhos.
          As coisas são mais complicadas do que parecem.
          Mas isto é pedir demais ao tuga comum.

          1. Avatar de Martins
            Martins

            Israel mata 10.000 civis, maioritariamente mulheres e crianças, com o apoio da EU e dos EUA e é tudo normal..

            A prova provada na EU e nos EUA a hipocrisia não tem limites depois da histeria que vimos sobre a guerra na ( e não da)
            Ucrânia.

            Facistas do ca****!

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Isso que escreveu não passa de wishfull thinking ,camarada! Relaxe!
      Quando a Europa descer a uma centésima da miséria a que as pessoas subjugadas pelo reich moscovita estão sujeitas, é porque o mundo está em vias de acabar.
      A guerra apenas é estúpida se for vista pelas palas dos generais moscovitas e o seu adorado fuhrer putin. Para a União Europeia travar o reich moscovita nas fronteiras ucranianas pré 2014 é uma questão existencial, até porque os propagandistas da sua laia acham que Lisboa estaria bem dentro do reich.

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem junto da arrastadeira.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Freak, a guerra é estúpida não é por causa dos generais mas sim pela morte desnecessária de milhares de jovens.
        Vá se preparando porque a Europa está a mudar e muito.
        Basta ir a qualquer capital europeia e ver quem por lá anda.
        Por aqui me fico.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          “Vá se preparando porque a Europa está a mudar e muito.”
          Sim e o que é que isso têm haver com a invasão do império moscovita?

          Quanto às mudanças na UE já há sinais de que o pêndulo começa a deslocar-se no sentido inverso ao progressismo revisionista, a Suécia virou à direita securitária, a Holanda também, e espero que o tuga também acorde!

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Freak, veja se entende o seguinte, eu sei que é complicado, mas vou tentar ser o mais claro possível.
            Não podemos ver o mundo apenas e só na nossa perspectiva.
            Temos que nos colocar no lugar do outro.
            Ter a arrogância de achar que o mundo se deve reger segundo o que nós pensamos, é um erro.
            Os Russos estão a ver a NATO, ou seja, EUA, a cercá-los por todos os lados.
            Isto, é importante, após terem dito nos anos 90 que não estavam interessados numa expansão a leste.
            Como se viu, cumpriram o prometido…
            Desde a Finlândia, passando para baixo pela Polónia, Roménia é tudo NATO.
            Só faltava tb a Ucrânia, a sul, aderir à NATO e receber umas belas bases militares cheias de mísseis a meia dúzia de minutos da Rússia.
            Experimente o inverso, meter mísseis russos perto dos EUA e vai ver o que acontece.

            Há que ver as coisas no seu todo.

            E já agora que falamos nisto, geralmente toda a gente diz que quem começou a segunda guerra foram os alemães.
            Eu discordo completamente disso.
            Não foram os alemães que iniciaram a guerra, foram os aliados ao obrigarem a Alemanha a aceitar o tratado de Versalhes.
            Na altura da assinatura um oficial alemão presente virou-se para as outras patentes aliadas e disse assim, dixit, até daqui a 20 anos, camaradas.

            Tem que se analisar as coisas de forma racional e ampla.

      2. Avatar de Teodoro Martins
        Teodoro Martins

        Anda a ver muito o Milhazes… Vive na ignorância e repete tal papagaio aquilo que lhe chega aos ouvidos.

        Procure informar-se, está na hora de ver outros canais que não SCI, CNN e afins

    4. Avatar de Aves
      Aves

      Os supermercados com prateleiras vazias deveu-se uma greve do pessoal da distribuição e dos supermercados.
      O orçamento suplementar tem uma história muito específica. Está inscrito na constituição da Alemanha que o défice orçamental não pode ultrapassar 0,35% do PIB (o chamado “travão do endividamento”) salvo em situações de emergência. Como termo de comparação, os tratados UE da UE prevêem que o défice orçamental de cada país não ultrapasse 3% do PIB – mais de 8 vezes o da Alemanha. Toda a gente diz que os alemães são doidos e que esse défice é irrealista – na prática, como os 0,35% é quase nada, praticamente obriga a que, por precaução, sejam apresentados orçamentos excedentários, mesmo em anos de fraco crescimento económico ou de recessão. Mas os alemães fazem muita questão disso e nenhum partido quer mexer na constituição. A regra dos 0,35% foi suspensa, de 2020 a 2022, devido à COVID. O Tribunal Constitucional alemão, este ano, impediu a transferência de verbas entre dois fundos públicos – “60 mil milhões de euros de dívida extraordinária destinada a aliviar as consequências da pandemia, que não chegou a ser utilizada, para um fundo dedicado a investimentos verdes e apoio à indústria”. Isso vai implicar que a regra dos 0,35% não possa ser cumprida – e por isso o governo propõe um orçamento suplementar para que, artificialmente, se crie uma situação de emergência que dê cobertura constitucional a um défice superior a 0,35%.
      Nada de grave, portanto.
      https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/governo-alemao-anuncia-orcamento-suplementar-apos-decisao-do-tribunal-constitucional

      1. Avatar de Tiburcio
        Tiburcio

        Tava admirado do Alves nao aparecer com os seus numeros…

        Alves, o Pedro Guerra do pplware!

        1. Avatar de Paulo Brito
          Paulo Brito

          Este Aves, é o ChatGPTuga 😀 Mas…tudo ao lado!

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É bom para PT, estão a passar muita coisa para cá por ser mais barato

    6. Avatar de AlexS
      AlexS

      O problema da Alemanha é o teu. Não entendem a realidade.

      Não tem nada que ver com guerra, tem que ver com produção e criação numa cultura politica-jornalista que faz tudo o que lhe seja muito caro fazer qualquer coisa – para começar energia -, tem que ver com não recompensar os melhores, mas quem tem melhores ligações politicas, tem que ver com acreditar em coisas que nem deveriam ser teorias mas apenas meras hipótese com aquecimento global antropogenico e usar isso para destruir a economia.

  2. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    ou seja, restam pouca alternativas sendo que o aumento do preço do automóvel não é uma delas, portanto, há que despedir 🙁

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Na verdade, na fonte do post (Reuters) em lado nenhum a empresa se refere a despedimentos.
      “Na reunião de segunda-feira, o membro do conselho de recursos humanos Gunnar Kilian disse que isso seria alcançado por meio de acordos sobre reformas parciais ou antecipadas.
      No entanto, a maior parte da meta de economia de 10 mil milhões de euros seria alcançada por meio de medidas diferentes da redução de pessoal, acrescentou Kilian, com todos os detalhes a serem definidos até o final do ano.”
      No post optou-se por transcrever a frase seguinte de Kilian, até parece que há vontade de deitar os trabalhadores borda fora.

  3. Avatar de TM
    TM

    A empresa não se adaptou, continuou a usar processos de produção antiquados e agora ficou para trás, como era obvio…

    1. Avatar de jose
      jose

      mercado livre no logar dela vai aparecer uma melhor!

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    E já agora pplware um post sobre a grande unicórnio Portuguesa a Farfetch?

    Pois a tal empresa ainda ontem perdeu metade do seu valor em Bolsa nos mercados de UK e USA não se fala de outra coisa, pois a empresa não apresentou a contas, já está tudo a arder muito pessoal que comprou acções a 70$ agora valem menos de $1.
    Vamos ver se não vai existir uma investigação, pois os Americanos se lhes cheirar a esquema vão dar em cima da empresa Portuguesa, já existe marcas a se distanciar como a Cartier para a imagem delas não serem predujicadas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quem arrisca o dinheiro em empresas unicórnio corre um grande risco. Os ganhos podem ser muitos, mas a queda também.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda não despediram ninguém.
      Farfetch perdeu força no mercado com o desacelerar da economia mundial, agora é tentar aguentar até melhores dias chegarem

  5. Avatar de Montana
    Montana

    “a Volkswagen precisa de 30 horas para produzir o seu ID.3, enquanto a Tesla precisa de apenas 10 horas para produzir um Model 3”
    Basta depois ver na qualidade dos produtos da VW e da Tesla.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      exatamente os tesla são anos de luz mais eficientes basta ver os milhões de testes que há por aí claro que depois há um plástico ou outros que está mal encaixado num tesla mas isso resolve-se com o tempo e com a experiência até porque a tesla avançou com métodos de produção inovadores, os problemas da VW não têm fim a viste

    2. Avatar de TM
      TM

      Qualidade??? devem estar a gozar, eu tive um Cupra(que é VW), e aquilo era overpriced para a qualidade que tinha…O novo model 3 é altamente superior em construção que qualquer VW/Audi…Eu testei todos os model 3 desde o lançamento e eram todos bastante maus mas foram melhorando aos poucos, agora já não há competição

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Deves andar doido, tenho um formentor e a qualidade esta claramente a cima da vw, e de muitas marcas que por aí andam .

        1. Avatar de TM
          TM

          E depois? Ter um formentor e dizer que é de boa qualidade não significa nada, vai testar outros carros, antes de tu teres esse formentor ja eu tinha encomendado e testado o meu…a qualidade dele está em par com qualquer vw, pk….espera…. é o mesmo carro que qualquer vw…..

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            O rapaz está-te a dar -te razão…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      VW, Toyota entre outras dizem que o processo de fabrico da Tesla é dos melhores do mundo.

  6. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    A culpa do desaire do grupo VAG é apenas deles. Tiveram o merecido DieselGate e nunca quiseram adaptar-se ao automóvel elétrico. A Tesla e a Renault já vendem carros elétricos há mais de uma década, mesmo a Stelantis tem sabido adaptar-se, a Volvo não se queixa, a Mercedes e BMW já só olham para o carro elétrico.

  7. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Exatamente tiveram o que semearam com o DieselGate aliás em Portugal recebemos bola 0€ de indemnização.
    Ah e foram os grandes inovadores da indústria actual da China foram para lá por causa do dito mercado de milhões de consumidores e agora até o SNS com o prr comprou 70 carros BYD.
    E não venham com a desculpa da redução de custos.
    Vejo a qualidade de interiores dum Golf 7 ou 8 comparativamente com o meu Golf 6 e a dita redução de custos foi para os acionistas pois a qualidade dos carros é fraca agora.
    Querem reduzir custos então os carros vão ficar como os Dacias ou piores.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os problemas crónicos da falta de fiabilidade dos seus carros, custos de reparação absurdos, falta de capacidade de os resolver em fábrica são constantes. Acordaram mt tarde.

    1. Avatar de TM
      TM

      O meu cupra born parou e não ligou mais numa lavagem automática, e o pior é que isto é um problema já conhecido pela VW e eles não resolvem nem querem saber(basicamente a resposta que me deram)

      1. Avatar de Mendes
        Mendes

        É um problema já bem conhecido! Comprasse um BYD!

      2. Avatar de Naodou
        Naodou

        É tão conhecido os problemas dos eléctricos da vw que tenho um amigo chefe de oficina da vw e até hoje só la teve um id4 pra resolver um problema.

        1. Avatar de TM
          TM

          Lol acho que é obvio o ok de isso acontecer, eles não estão a vender, logo os problemas continuam escondidos….o meu Cupra já foi vendido, não quero mais nada do grupo vw

  9. Avatar de Víctor
    Víctor

    Quando hibernam o resulto e descrença não pode ser positivo…quando despertam, já estão ultrapassados.

  10. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Para o CEO da VW vir para os média contar isto, é porque não consegue mexer na(s) estrutura(s) como pretende e socorre-se de um “alerta”.
    O problema deles não é a Tesla, essa também não vai lá enquanto não vender carros para o povo. O problema são os chineses, porque têm o estado a financiar o fabrico de carros. Só quem vender milhões de carros pode sobreviver.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Chineses? O problema já vem de mt longe com a qualidade, fiabilidade e preços mais baratos dos carros japoneses. Começou nos Eua nos pós guerra e avançou para a Europa.

  11. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Esta notícia não pode deixar os portugueses indiferentes, temos a AutoEuropa que com certeza irá sentir as consequências assim como várias empresas que a suportam. Devemos talvez dar os parabéns ao ministério da saúde por comprar carros chineses.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Autoeuropa não sofre com isso e PT só tem a ganhar, VW anda desde 2020 a apostar em emprego qualificado em PT por ser mais barato cá.

  12. Avatar de JL
    JL

    Há muitos anos que deixou, basta voltar a 2015…

  13. Avatar de Mendes
    Mendes

    Eu já encomendei o meu novo BYD! Não vou pagar IUC, manutenção simples e mais barato que tudo o que anda aí. Só vantagens. É assim, o estado não cobra nada. Confesso que me vai saber muito bem! Quanto aos de combustão que paguem bem tudo, porque o merecem.

    1. Avatar de João P.
      João P.

      O estado fica a xuxar no dedo com os EVs. Geladinho com a testa que a malta gosta!

      1. Avatar de JL
        JL

        O estado só tem a ganhar com evs, é menos dinheiro que manda para fora, não é por acaso que os incentivam.

        1. Avatar de Dias
          Dias

          Chular o estado mesmo! Connosco não levam nada! Dá-me um imenso gosto usar uma viatura de luxo EV, e não pagar nada. Os fuminhos que paguem tudo, freaks.

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          “O estado só tem a ganhar com evs”

          Não tens mesmo a noção. O estado está-se nas tintas onde vai buscar o dinheiro desde que dê para comprar votos e pagar clientelas. De momento recebe muito menos do uso dos EV’s que dos ICE.

          1. Avatar de JL
            JL

            Se não tivessem não apostavam neles, chega assim ?

            O estado está a inventir em EV’s para ter votos ? mais valia dar incentivos aos diesel, ah, espere, já dão….

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso do IUC vai durar muito.. lol
      Ainda me lembro quando os EVs não pagavam estacionamento em Lisboa, também durou muito..

      1. Avatar de JL
        JL

        Então está em que ano no futuro ? é que ainda não pagam….

  14. Avatar de Naodou
    Naodou

    Problema da vag é falta de patentes nos eléctricos, se tivesse feito investimento no desenvolvimento os chineses não fabricavam porque a patente era deles.
    Na combustão os chineses estavam a usar tecnologias antigas já sem patentes