CEO da Seat sobre um possível carro elétrico: “Atualmente, não é algo viável”

15 Comentários

O caminho para a eletrificação total não é uniforme para todas as marcas, e o Grupo Volkswagen acaba de definir um rumo muito claro para as suas marcas espanholas. Segundo o CEO da Seat, a aposta na mobilidade elétrica será, para já, uma exclusividade da Cupra, deixando a Seat focada nos motores de combustão e híbridos.


Seat fica de fora da corrida elétrica

A eletrificação da Seat não está nos planos a curto ou médio prazo. A confirmação veio diretamente de Markus Haupt, o atual CEO da marca, que, em declarações à imprensa, foi taxativo:

Hoje em dia, é impossível fazer um carro elétrico com a Seat se quisermos ganhar dinheiro.

A principal barreira é a rentabilidade. Haupt apontou para a concorrência interna, nomeadamente o futuro modelo elétrico da Volkswagen previsto para 2027, com um preço a rondar os 20.000 euros. Esta meta de preço torna a equação para a Seat financeiramente inviável.

Se a Volkswagen vende a esse preço, a quanto deve vender a Seat?

Questionou o CEO, sublinhando a dificuldade de posicionar um veículo elétrico da marca espanhola num patamar de preço competitivo e lucrativo.

A decisão de manter a Seat afastada da eletrificação pura responde a uma lógica comercial pragmática. O grupo aposta numa clara divisão de papéis entre as suas duas marcas espanholas. Markus Haupt explica que “a Seat, hoje, é um complemento ideal para a Cupra, porque estão em segmentos diferentes e dirigem-se a clientes distintos”.

Neste novo xadrez estratégico, a Cupra consolida-se como a marca de vanguarda, com um posicionamento mais premium e desportivo, capaz de absorver os elevados custos associados ao desenvolvimento de veículos elétricos.

Por outro lado, a Seat continuará a ser a marca de volume, focada em modelos de combustão e híbridos que garantem a rentabilidade imediata. Prova disso é o lançamento, já no próximo mês, das novas versões dos seus campeões de vendas, o Ibiza e o Arona, demonstrando que a aposta na renovação da sua gama tradicional continua firme.

Seat

Cupra assume o protagonismo na eletrificação do grupo

Com a Seat focada noutros segmentos, o futuro elétrico do grupo em Espanha fica inteiramente a cargo da Cupra. A marca prepara-se para lançar, já no próximo ano, o Raval, um modelo de entrada que promete agitar o mercado.

Com um preço a partir de 25.000 euros e uma autonomia que pode chegar aos 450 quilómetros, o Raval será produzido em Martorell, lado a lado com o seu homólogo da Volkswagen, o ID.Polo. A capacidade de produção estimada para ambos os modelos é de 300.000 unidades anuais.

Além do Raval, a Cupra aproveitou o Salão Automóvel de Munique para apresentar o concept car Tindaya. Este protótipo deverá chegar à produção “no início da próxima década”.

A estratégia do grupo é também influenciada pelo contexto financeiro. No primeiro semestre do ano, a Seat S.A. (que engloba ambas as marcas) registou um lucro operacional de apenas 38 milhões de euros. Markus Haupt foi claro quanto à necessidade de “reduzir a nossa estrutura de custos”.

Um dos fatores que impactou negativamente os resultados foram as taxas aduaneiras aplicadas ao Cupra Tavascan, produzido na China. No entanto, o CEO mostrou-se otimista, esperando que as negociações com Bruxelas permitam encontrar uma solução favorável antes do final do ano.

Este cenário reforça a decisão de proteger a Seat de investimentos de alto risco, como seria o lançamento de um elétrico de baixo custo.

 

Leia também:

Seat quer que a BYD mude o nome do seu modelo Sealion! É parecido com o seu “León”

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo Caravelo
    Rodrigo Caravelo

    “Atualmente, não é algo viável” É obvio! Onde já se viu um SEAT que não deita fumo!

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Quantos queres?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Sim, existe o Seat MII electric…

        Portanto tens razão.

    2. Avatar de Artilheiro
      Artilheiro

      Nunca vi um Seat a gasolina, a deitar fumo.
      No inverno, deita é vapor de água, quando está frio. Mas isso acontece com todos os carros, a combustão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E elektros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Principalmente os fcev. Lol

      2. Avatar de era o vinho
        era o vinho

        hahhahahahhahha
        mais depressa deitava vapor de vinho!!!

  2. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Eu não entendo este discurso. Já é mais que sabido que a Seat vai desaparecer aos poucos. A seat está a ser substituída pelo Cupra.

    1. Avatar de Tug@Tek
      Tug@Tek

      Talvez, mas não estou a ver a Cupra a substituir a Seat. A Seat é a marca LowCost do grupo VW, a Cupra está posicionada num segmento premium, são publico alvo diferentes…

    2. Avatar de naodou
      naodou

      Em lado nenhum está dito que a SEAT vai desaparecer, a info que te referes já foi desmentida

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não foi desmentida, foi revertida. Eles disseram e voltaram atrás. Tens acesso à internet, quem procura sempre encontra.

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Não se tentam adaptar ou evoluir. Daqui a uns anos culpam os chineses.
    Incrível como é que cometem sempre os mesmos erros

    1. Avatar de Realista
      Realista

      As empresas possuem muita dificuldade em alterar o core do seu negócio e quanto maior a empresa maior a dificuldade de mudar de rota.

      E não faltam exemplos disso como a Kodak ou a Blockbuster.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Como assim? O homem disse preto no branco, não têm capacidade financeira para isso e provavelmente nem há interesse da casa mãe. Eles têm patrões e os patrões já deixaram ver o seu desinteresse.

  4. Avatar de Manu
    Manu

    Desde 2023/2024 que surgiram alguns artigos a indicar que a Seat ia acabar a produçao automovel em 2030 para se dedicar exclusivamente a mobilidade urbana.
    Foi uma das razoes para escolher um Cupra (leon st) na vez de um seat.
    Pena ver a marca desaparecer aos poucos mais se for uma decisao do grupo, nao a grande coisa a fazer.

    https://www.ynetnews.com/business/article/h1hx6elb3

    https://www.rac.co.uk/drive/news/motoring-news/major-motoring-manufacturer-set-to-be-discontinued-seat/