CEO da BMW duvida que a Tesla continue a crescer se os concorrentes ganharem ritmo

42 Comentários

Conforme lhe demos a conhecer aqui, o Model 3 da Tesla foi o carro elétrico mais vendido de 2020. Aliás, é também sabido que o mercado dos carros elétricos está na rampa de crescimento, tendo como tendência subir cada vez mais.

Ainda que esteja na vanguarda da inovação, o CEO da BMW duvida que a Tesla consiga manter o crescimento, ressalvando que os rivais estão a ganhar ritmo.

Tesla

Oliver Zipse: “Não vai ser fácil para a Tesla”

A Tesla não foi pioneira na produção de carros elétricos. Contudo, foi capaz de trabalhar e de lhes adicionar recursos que tornaram os seus carros inovadores e de alguma forma exclusivos.

A saber, a empresa de Elon Musk vendeu quase 500 000 carros elétricos no ano passado, registando um crescimento de 36%, em relação a 2019. Entretanto, esse crescimento, que se deu durante uma pandemia, fez as ações da Tesla crescer exponencialmente.

Contudo, os mercados são universos demasiado voláteis para se ter a garantia que as marcas estagnam num determinado patamar. Ou seja, ainda que a Tesla esteja agora no domínio, não significa que aí esteja para sempre.

Então, Oliver Zipse, CEO da BMW, prevê que a Tesla vá perder autoridade nas vendas de carros elétricos, à medida que os fabricantes de automóveis comecem a introduzir novos modelos elétricos associados às suas marcas.

Não vai ser fácil para a Tesla continuar a essa velocidade, porque o resto da indústria está a avançar muito.

Disse Oliver Zipse durante a conferência DLD All Stars.

Oliver Zipse, CEO da BMW

O mercado pula e avança sem dar tréguas

Na realidade, os CEO raramente fazem insinuações públicas sobre as suas perspetivas e opiniões. Portanto, o comentário de Oliver Zipse poderá refletir uma confiança extra entre os fabricantes de automóveis tradicionais.

Isto, porque, como aliás temos vindo a ver, têm investido na eletrificação das suas produções.

Por exemplo, a BMW está a introduzir versões a bateria do seu SUV X1, bem como das séries 5 e 7.

Volkswagen

Para além disso, este ano, a Volkswagen planeia, no mínimo, duplicar a parte das suas vendas totalmente elétrica, sugerindo que poderia aproximar-se das estimativas da Tesla de 750 000 vendas. Aliás, até 2030, a fabricante automóvel espera ter construído um total de 26 milhões de carros elétricos.

Por sua vez, a Tesla disse que espera aumentar as suas vendas em 50%, anualmente, por vários anos.

Como é claro, o mercado não para e não há marcas a dar tréguas. O segredo é ser inovador e marcar cada vez mais a diferença, garantindo lugar de destaque.

 

Leia também:

Lucid Motors considera Tesla uma marca inovadora, mas não de luxo

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Até pode ser que o crescimento da Tesla abrande se a concorrência acordar, mas a verdade é que é a marca do eléctrico e é a que vai à frente na área.

  2. Avatar de George M
    George M

    Tesla não está preocupado com este joker, Tesla aumentou em valor 90 vezes mais do que bmw em 4 anos. Os interiores jeitosos carregados de sinos e apitos e plásticos estampados de prata da bmw, mercedes, audi e porche não vão salvá-los.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      as empresas devem sempre se preocupar, muito mais quando estao no topo. E em segundo o CEO da BMW tem razo, os numeros mostram isso, a Tesla ja perdeu o primeiro lugar em muitas paises da Europa para dar lugar ao E-tron da Audi e ao VW ID3. E o valor da Tesla para se manter eles tem de demoninar quase 50% do mercado, coisa que e muito improvavel

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Não sabes o que dizes! Essa situação aconteceu apenas num país com o Audi e num outro país com o Zoe! O VW ID3 contabilizaram vendas não só para clientes finais mas todos os que foram entregues aos concionários . Na china só um electrico passou a Tesla e custa menos de 5k. Isto aconteceu apenas em meses que a Tesla não tinha carros para entregar. Chegaram a ter de fabricar na china para a Europa. As marcas tradicionaís não vão conseguir, sequer, volume suficiente para atrapalhar!!!! A Tesla entrega quase em todo o mundo e , por expl, a Audi canalizou quase toda a produção de E-tron para a Noroega! Acordaram tarde!!!! A Tesla está apenas a começar a acelerar!!! quando acabarem as fábricas de Berlin e Texas a BMW vai ver a Tesla só por um Telecópio!!!!

        1. Avatar de Milhais
          Milhais

          Nao aconteu so num mes nem so num pais. Como disses te e bem as marcas tradicionais so estao a comecar e ja fazem mossam imagina quando comecarem a cortar nas producoes de carros a diesel e gasolina. Estas a falar da Tesla acabar as fabricas de Berlin e do Texas, entao porque nao falar se uma VW decidir mudar as fabricas que tem para producao eletrica? Eles tem fabricas tambem pelo mundo fora. Opa vamos olhar para o mercado dos EV como mundo de negocios e nao como politica ou o futebol.

        2. Avatar de KodiakShadows
          KodiakShadows

          Ganhei uma risada para o dia e se calhar para o mês inteiro

        3. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Antonio, não percebo porque pessoas têm tanta dificuldade em ver que ninguém gosta de tesla, que havendo alternativas no segmento a tendência de mercado será seguir a alternativa.
          Tesla é ainda muito jovem e tem muitos problemas de QC, se outros players alemães, suecos e japoneses se despacharem, facilmente roubam a fatia de mercado da tesla no segmento EV.
          Mesmo que um dia fosse obrigado a ter um EV nunca compraria tesla, para mim o unico tesla que qualifica como um automovel é o Model Y.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            E é ver todos os anos centenas de milhares de pessoas a comprar algo que não gostam.

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            São pessoas sem opinião, vão atrás uns dos outros e geram o efeito manada. Ou pensas que as pessoas só compram o que gostam e fazem compras informadas ou sequer que têm inteligencia para se informar?
            Convido-te a ver a praga de nissan leafs nos US, vai ver onde eles andam agora.

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            @José Fonseca Amadeu, adoro as pessoas como o José. Basicamente, alguém que pensa igual é porque é um ser requintado e iluminado por uma sabedoria sem igual. Já quem pensa diferente é porque tem problemas cognitivos e “vão atrás uns dos outros e geram o efeito manada”. Top.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Portanto as pessoas que eu conheço que possuem Tesla, compraram porque foram atrás dos outros.
            Se eu comprar um Tesla só comprei porque o vizinho comprou?
            Que mais coisas é que comprei e que não gosto?

          5. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Portanto, vocês acham que quem tem tesla é porque pensa diferente?
            Eu diria que só não tem quem não tem capacidade financeira para ter, por isso o efeito manada..

            Eu pessoalmente tudo o que compro de tecnologia não gosto, preferia viver num mundo sem tecnologia e compro pelo efeito “manada” ou para ter menos trabalho e mais conforto.
            Só quem não tem capacidade de pensamento critico não consegue dizer o mesmo sobre si proprio e acha que todas as compras que faz são pensadas e devidamente fundamentadas.

          6. Avatar de IonFan
            IonFan

            @José Fonseca Amadeu, acho que com o “Eu pessoalmente tudo o que compro de tecnologia não gosto”, ainda por cima num comentario num site de tecnologia, já ficou claro o tipo de pessoa que é.

            Cada um é como cada qual, mas não me inclua num grupo só porque pertence lá. Posso dar um exemplo simples. Eu encomendei o meu Tesla em 2016, muito antes de ser “moda” ou haver “manadas” 😉

          7. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Infelizmente tecnologia é a minha vida e adoro discutir sobre tecnologia, mas gostaria ainda mais de viver num mundo sem ela.

            Pensas como os que compraram os primeiros pcs ou os que compraram os primeiros iPhones, achar que isso não é ceder perante o mercado só porque não foram atrás do vizinho é estarem a iludir-se, é só falta de capacidade de introspecção.

          8. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Qual é a marca que deve comprar por se ter gosto ou por opcao propria?

          9. Avatar de IonFan
            IonFan

            @José Fonseca Amadeu, é isso tudo 😉

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Aumentou o valor a custa dos LEGOS montados com adesivos, que ao mínimo problema as peças caem (tejadilhos voam, para-choques traseiros caem) e ainda não falei nos incêndios desses ditos LEGOS.
      Chamar automóveis ao que essa marca (Tesla) cria é insultar quem cria mesmo automóveis.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        E quando a bolha financeira rebentar…
        Minha opinião e, a tesla a caminho da falência num futuro próximo. Oxalá esteja enganado.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          A Tesla já está para falir desde 2003

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Até nesse prazo o Elon Musk falha…

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Acho que vai falir amanha

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Os Tesla não são só elétricos. São muito mais que isso. Houve uma rutura com a forma de construir e manter automóveis. As marcas tradicionais, ou vão atrás da Tesla ou criam algo inovador. Procedendo da forma atual, não vão lá!

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Poderá ter razão.Pelo menos aqui na Europa e na zona da Ásia.Sim,acredito e dou-lhe credibilidade.

  5. Avatar de JJ_
    JJ_

    Se a estratégia continuar a ser 1 novo modelo todos os anos, não vão lá…

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      E a começar a partir de 2025!!!! É de matar a rir! As construtoras tradicionais de automóveis em relação aos elétricos , parecem os políticos! Prometem eternamente!!!!

  6. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Oliver Zipse: “Não vai ser fácil para a Tesla”??????????
    É de rir esta afirmação!!! Não vais ser fácil para quem?????
    A imprensa está a querer enganar quem? Desde quando a BMW consegue volume de fabrico de carros elétricos para poder atrapalhar a Tesla???? A partir de 2025? Eu apostaria que em 2030 a Tesla fabrica 18 milhoes de carros e distribui em todo mundo e os outros vão conseguir fabricar entre todos uns 20 milhoes e só vendem em mercados que consigam enganar seus fãs!!!! A Tesla não faz publicidade!

    1. Avatar de GM
      GM

      Desculpa discordar. Não é a Tesla que vende, são os clientes que compram. Quero eu dizer que, por falta de alternativas válidas, para já, e a juntar a uma inegável inovação, os clientes com capacidade financeira só podem comprar Tesla. Quando os demais construtores premium entrarem em força, aí a Tesla poderá dançar.

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        sim, o problema é que os construtores tradicionais são demasiado lentos comparados à tesla. Planos para 2025 ?? amigos ontem ja era tarde em 2025 voces vao estar perto do nivel da tesla de hj e a tesla vai estar mais 50 anos à frente

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A Tesla tem por de trás de todos os seus carros uma empresa chamada Space X….. As outras marcas de automóveis têm o quê?! Muitas deles nem um sistema de infoentretenimento consegue fazer em condições! E depois não esquecer a questão do superchargers que é só a diferença entre continuar a viagem VS depender de outras redes e ficar apeado a meio da viagem….

    1. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      Na realidade são empresas completamente diferentes a unica coisa que têm em comum é o dono

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Em termos de valor das ações, se os rivais evoluírem, as ações vão baixar e muito

    1. Avatar de Rui
      Rui

      sim porque as acções da apple baixaram imenso quando começaram a ter concorrencia

  9. Avatar de Rodrigo Da Silva
    Rodrigo Da Silva

    Sim as outras marcas certamente irao melhorar daqui a 5-10 anos mas nao se esquecam que a Tesla tb vai melhorar. E a sua rede de carregamentos so vai aumentar. A rede de carregamento ‘e metade da razao para comprar um Tesla.

  10. Avatar de IonFan
    IonFan

    Esta secção de comentários é a prova viva de que ele está enganado. Era impensável há um ano atrás ter aqui tanta gente a comentar a favor da Tesla.

    1. Avatar de Robin Hood
      Robin Hood

      Comentários como os “Apple fans”: defendem cegamente a marca como se fosse uma religião.

      A Tesla, sem dúvida mudou o mercado de automotores, e tem seu mérito, mas não dá para duvidar q as outras marcas podem engolir este mercado se quiserem, pois tem muito mais experiencia (e recursos) para isso.

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        O que é que interessa a qualidade dos fans (se é que isso pode ser medido)? Eu estou a referir me à quantidade, porque isso é indiscutível 😉

        E já pensaste que pode ser ao contrário? O que é que acontece quando a Tesla escalar a produção, reduzir os preços e se livrar da fama da má construção? A mim parece me que está a ser mais fácil a Tesla apanhar os outros no que fazem melhor, exactamente por haver muita experiencia no mercado (na nova fábrica da Alemanha a Tesla está a apanhar muita gente que vem da Mercedes, por exemplo), do que os outros apanharem a Tesla no que ela faz bem.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Tambem ja pensei assim mas agr a tesla já é demasiado grande para isso, essa historia parece a da apple “Se a nokia quiser mata a apple é só eles quererem” até que a apple matou a nokia a acabou a conversa. Com isto não estou a dizer que a tesla vai engolir nenhuma mas acho que vai sempre ser uma concorrente no mercado dos eletricos e muito dificilmente ja vai ser engolida pelas outras.

  11. Avatar de Seal
    Seal

    Se a notícia fosse:
    “Musk acredita que em 2025 vai continuar a liderar o mercado”
    Os comentários eram bem diferentes… e não eram a favor.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Fair point. Mas no fundo é a mesma coisa.

    1. Avatar de Cate
      Cate

      Olha ele preocupado…

  12. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Pois, mas está a esquecer que a Tesla ao contrário dessas marcas tradicionais não tem que manter duas tecnologias ao mesmo tempo: combustão interna e eléctrica. limitando assim capacidade para avanços que a Tesla faz constantemente, ao nivel de baterias, Full Self driving e software, tudo áreas que os tradicionais estão a milhas …