CEO da Amazon patenteia Airbag para Smartphones

19 Comentários

O mundo está a viver uma verdadeira epopeia em volta das patentes e das guerras por elas gerada. Não nos enganemos ao pensar que isto é de agora, nem pensar, as patentes sempre foram o garante de muitas empresas que hoje vivem quase exclusivamente à custa dos royalties geradas pelas mesmas.

Existem patentes em tudo o que é criado, praticamente, mas o que nos traz aqui são mesmos as patentes dirigidas ao mundo da tecnologia, muito especificamente ao mundo dos dispositivos móveis de comunicação.

Fiquei de alguma forma surpreso com a notícia que Jeff Bezos, CEO da Amazon patenteou o que será um Airbag para smartphones.

O CET da Amazon, Jeff Bezos, registou uma patente que descreve o método para proteger um dispositivo portátil com uma espécie de airbag que é accionado  de uma das faces do dispositivo.

O método tem como base uma monitorização de segurança da estabilidade do dispositivo com base nas informações registadas pelo giroscópio, câmara, infravermelhos, radar ou sensor que detecta os movimentos como a orientação e distância entre este e outros objectos. Desta forma, o sistema tem a capacidade de, em fracções de segundo, determinar o risco de impacto e possível destruição a que esteja sujeito o smartphone ou outro dispositivo móvel.

A ideia (mostrada na Fig. 2B em cima) é embutir um ou mais pequenos airbags dentro do smartphone, dependendo da estrutura. Se o dispositivo estiver em risco de cair, os airbags são insuflados utilizando um tubo de dióxido de carbono comprimido. O sistema de monitorização pode mesmo detectar de que lado é que o smartphone irá colidir com o chão e fazer disparar o sistema de airbag desse mesmo lado ou mesmo envolver o mesmo com vários airbags.

Mas a patente não se fica por aqui, o descritivo da patente refere mesmo que o sistema poderá re-orientar o dispositivo em queda, expelindo ar, permitindo que este caia onde o airbag foi accionado. A patente tem outros elementos engenhosos e também estes já visados por registos, como por exemplo o elemento de proporção e recarga. [via]

Pode actualmente parecer uma patente ridícula, no entanto a evolução dos elementos permite que se estenda o cenário de criação e muitas “impossibilidades” actuais são de futuro grandes ferramentas. Algumas delas estamos hoje a usar e quando foram patenteadas foram consideradas verdadeiros disparates.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    Dáva bem jeito ter uma coisa dessas no meu Boston, assim já não tinha que andar com o vidro rachado como ando.

    😛

    1. Avatar de Marisa Pinto

      😮 Também tenho o Boston e também já parti o vidro, mas foi só um bocadinho pequenino, no canto entre o botão voltar e o botão desligar.

      1. Avatar de Luis Duarte

        Que engraçado, o meu partiu precismanente no mesmo sitio… Cá pra mim é má contrução 😀

  2. Avatar de Serva
    Serva

    Não são parvoíces nenhumas , resta saber o custo sa incorporação mais a respectiva recarga do airbag e se compensa ou não pagarmos um vidro que entretanto rache .

    Cumprimentos

    Serva

  3. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    E aquelas banais protecções de borracha hein? Baratinhas e não precisam de recargas cada vez que são usadas…

    1. Avatar de Pisca
      Pisca

      Uma daquelas do Iphone para se poder telefonar ????

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Queres comparar isso com um airbag?

  4. Avatar de FMartins
    FMartins

    esta acho que a Apple já não leva…

  5. Avatar de André
    André

    Ora aki está uma boa ideia…Airbags prós telélés. Então e pra quando uma patente pra por as capsulas do Nespresso XD

  6. Avatar de aver
    aver

    Eu acho que ia ser um sucesso. Pagava só para ver o airbag a fazer “pff, pff” para orientar a queda. Se calhar até voa.

    1. Avatar de Azrael
      Azrael

      xD

      Ainda diziam que era um OVNI.

      😛

  7. Avatar de xpango-creditos-faceis.blogspot.com/

    Eu já estou a ver a cena: todos a lançarem os smartphones pó chão e ver o que acontece xD

    “vamos agora lançar com mais força!!!” xDDD

    brincadeira :p

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Foi a primeira ideia que me veio a cabeça.

  8. Avatar de LOL

    Se fosse patenteado pela apple já teria nome IBAG.

    1. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      ahahahahaha

      essa é uma verdade

  9. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Já existe um portátil voador….

    http://www.youtube.com/watch?v=KWbLq0kMEpM

    Acho que é fake, mas não deixa de ser engraçado e a ideia é um pouco parecida com essa excepto a parte de voar 😀 😀

    1. Avatar de aver
      aver

      😀
      Muito à frente.

  10. Avatar de a.nonimo
    a.nonimo

    nao deixem cair as coisas. fica mais barato porque nao é preciso investir no desenvolvimento da tecnologia necessaria para o efeito e o produto nao custa mais por isso.

  11. Avatar de Serva
    Serva

    se fosse verdade era uma mais valia só tinhas de recarregar o gás gasto no amortecimento , melhor que substituir airbags etc , etc ..

    Cumprimentos

    Serva