CDs não originais nos carros? A ASAE responde..

57 Comentários

asae.jpgTenho ouvido algumas histórias sobre alguns condutores que foram obrigados a pagar coimas por terem em sua posse CD’s não originais nos carros. Segundo esses condutores, a BT (Brigada de Trânsito) conjuntamente coma a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) revistam os carros em busca de CD’s não originais e caso encontrem, aplicam a respectiva coima e ainda obrigam a comprar o CD original.

Estas histórias a mim causam-me sempre algum interesse e até algumas gargalhadas porque depois inventam-se derivados das mesmas. Segue um exemplo: “… o Zé Padeiro foi multado porque trazia todas as colectâneas do Quim Barreiros em CD e ainda o Rancho Folclórico de Colo do Pito (hum…eles já têm CD????) e o novo single das Bombocas….era tudo pirata, comprou na feira ontem e hoje já ficou sem eles. ”


Foi então que neste sentido fiz algumas pesquisas e encontrei no site da ASAE a seguinte informação:

” Tendo surgido dúvidas sobre a utilização de CDs não originais em veículos particulares a ASAE informa:

1. O Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, permite algumas situações de utilizações livres, as quais constam no seu art. 189º, e onde se refere, designadamente, o uso privado.

2. Assim, não se afigura proibida a cópia ou reprodução de fonogramas, incluindo Cd’s, quando se destinam a fins exclusivamente privados, e desde que não atinjam a exploração normal da obra, não causem prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor nem sejam utilizadas para fins de comunicação pública ou comercialização. ”

Fonte: ASAE

Partilhar:
Tags:

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aver
    aver

    Falta o n.º
    3. Além disso, assim os originais não se estragam.

  2. Avatar de IR
    IR

    obg man

    Eu tb tinha essa duvida.

  3. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Ora aí está uma noticia que vai desmistificar muita coisa…..
    E abrir os olhos a muita gente…. Que imaginava que esses fuylanos eram os donos da verdade

  4. Avatar de Martins
    Martins

    ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) revistam os carros em busca de CD’s não originais e caso encontrem, aplicam a respectiva coima e ainda obrigam a comprar o CD original

    Não sei onde foste buscar esta informação, mas que obrigfam a comprar o cd original???????????????

    Há aí alg coisa que não bate certo……. lolll…..

    Por último, só queror, que acho MUIIIITTTIISSSIIMMOOO BEM, que haja no país, um sentimento cada vez maior de que a ASAE trabalha e funciona……… porque se queremos crescer economicamente, tem de se acabar com as situações ilegais que todos os dias se passam nas feiras e mercados do país….. CDS, DVDS, ROUPAS, PERFUMES. etc, etc…

    Porque esses sim, tem de ser autoados, e muitas vezes presos, e erradicados das feiras……

    A bem dum crescimento saudável……….

    1. Avatar de CARLKOS SACADURA APPLETON
      CARLKOS SACADURA APPLETON

      TAMBEM CONCORDO COM O QUE MARTINS ESCREVEU SOBRE O RESPEITO PELOS PRODUTORES E PROTECCAO CONTRA O TRAFICO ILICITO DE PRODUTOS EJAM ELES QUAIS FOREM.
      OS FEIRANTES QUE ABUSEM ASSIM DOS SEUS DIREITOS DE VENDEDORES LEGAIS DEVEM SER MULTADOS SIM E NAO OS COMPRADORES QUE ATE PODEM COMPRAR JUULGANDO QUE ESTAO A OBTER UM PRODUTO LEGALIZADO E AFINAL EH PIRATADO…
      A BEM DA ECONOMIA. CLARO, QUE TAO IMPORTANTE EH PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL E MEIO DE SUSTER TANTO QUANTO POSSIVEL OS EFEITOS DA CRISE.
      (WEMBLEY, NOV. 28, ’11).

  5. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Qualquer dia até vão ver se as forras dos bancos são originais ou material contrafeito. Aparece com cada uma que é de ir ás lagrimas

  6. Avatar de starkiller
    starkiller

    @ Martins – o pior é que vão sempre atrás do zé povinho para pagar tudo e mais alguma coisa em vez das grandes empresas que fogem ao fisco e dos políticos que enriquecem com os dinheiros públicos, esses sim deviam ser encarcerados pelos milhões de euros que faltam ao país! se não crescemos economicamente não é por um zé ou outro copiar uns cd’s…

  7. Avatar de Gato
    Gato

    Basta pensar um bocado. hoje em dia é possivel comprar musica pela net (fazer download legal) nesse caso onde é que está o cd original??

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      @Gato de acordo com DJs conhecidos, sempre que passam musica comprada na internet têm de ter com eles prova (emails) de compra.

  8. Avatar de ppinto

    @Martins

    Eu tenho ouvido várias versões 🙂 Isso não está escrito em lado nenhum. !!!., faz parte daquelas conversas de café.

    Bom fim de semana
    Pedro Pinto

  9. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Eu nunca percebi a indignação de muitos indivíduos quando se fala em pirataria. Afinal sabem que é contra a lei tirar fotocopias de livros, o mesmo se faz com cd’s, dvd’s e há muitos anos se fazia com cassetes.
    O uso privado do mesmo nunca foi ilegal, senão teríamos todos buscas domiciliarias.
    Aquilo que é condenável é ir a feiras comprar material audiovisual de baixa qualidade, ajudar a enriquecer facilmente o charlatão. É triste ver indivíduos que não sabem dar valor ao que tem, vangloriam-se por ter a copia pirata disto ou daquilo, especialmente em publico. Ou seja pode ser considerado fomento a pirataria, é certo que as coisas são caras, blablabla mas ao menos tentem manter o silencio sobre as copias sejam mais contidos nas emoções.

  10. Avatar de ApeOfGod

    afinal a panóplia de e-mails a avisar para ter cuidado com CDs gravados era mais um mito urbano?!?!?! e eu que comprei um auto-rádio com entrada USB por ser mais fácil guardar uma pen drive… 🙁
    pá, apoio a ideia de que devemos ser utilizadores-pagadores, principalmente nos meios de cultura, tão pouco divulgados, com uma imensa falta de apoios, quer monetários, quer logísticos, mas convenhamos que pagar 16€, 19€, ou até 25€ por certos CDs originais desfalca um pouco as nossas contas bancárias (a minha pelo menos…). ainda esta semana fui ao concerto dos Mundo Cão (que aconselho vivamente!!! o som deles funciona ainda melhor ao vivo que no CD, e sábado 28/04 vou ao Theatro Cinema a Braga para os voltar a ver/ouvir) e comprei o CD deles porque estava a 12€ (e já fiquei um bocado na dúvida… mas na FNAC teria de dar 16€ pelo mesmíssimo CD; ou seja, a diferença deu para pagar o bilhete – 3€ – e ainda sobrou para 2 cafés…). nas semanas anteriores, comprei os CDs das respectivas bandas por 10€. garanto que se todos os CDs tivessem um valor suportável, eu teria muitos mais originais em casa.

  11. Avatar de Ricardo S.
    Ricardo S.

    É verdade que este mito se tem espalhado, seja nos cafés ou por e-mail, mas é fácil perceber que tal actuação por parte da ASAE não poderia ser real. Eu posso ter cópias dos meus CD’s originais para uso pessoal à vontade (e tenho mesmo).
    Já agora, gostava de saber o que fariam eles com o meu Ipod, carregadinho com 2gb de música… Confiscavam o leitor?!!!! 🙂

    1. Avatar de CARLOS SACADURA APPLETON
      CARLOS SACADURA APPLETON

      RICARDO S – BOM HUMOR NA TROPA EH SEMPRE O MELHOR REMEDIO!…
      (WEMBLEY NOV 26, ’11).

  12. Avatar de keops

    lol no mínimo ridiculo. Então já não posso comprar as minhas musicas pela net e gravar em cd? Já tinha ouvido falar bastante disto mas para mim é treta…

  13. Avatar de LMF
    LMF

    Autoridades como a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e o IGAC (Inspecção Geral de Actividades e Culturais) compactuam com uma lei desactualizada e imoral.

    Como DJ compro imensa musica em formato digital, pois o mercado de musica de dança está todo a virar nesse sentido, no entanto só em Portugal ainda não existe legislação em relação a estes formatos e a sua respectiva execução pública.

    De facto temos todos de lutar contra a pirataria, estou totalmente de acordo, no entanto penso que as autoridades competentes terão de rever a definição de “original”.

    Estamos no século 21… o futuro vai ser digital, vamos todos poder comprar o mp3 e utiliza-lo da maneira que nos for mais conveniente CD, DVD, Leitor Mp3, etc…

    A lei não pode restringir a evolução do sector phonográfico, no entanto é isso que se está a passar em Portugal, muito devido à SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), que não vê com bons olhos perder uma fonte de receitas importante com a compra de CDs tradicional.

    Ou seja a lei não avança devido ao “tacho” da SPA que não pode receber dividendos do mercado de venda de musica on-line.

    No entanto o mercado on-line beneficia a industria e será mais justo para o autor:

    1ºNão existe suporte físico, facto que diminui os custos de edição, transporte, distribuição, etc…

    2ºO facto de não existir suporte físico permite diminuir o risco de edição de novos artistas;

    3ºA compra on-line permite um preço mais baixo devido ao 1º argumento e maior liberdade na utilização da musica (CD,Leitor Mp3, etc…);

    4ºNo futuro os artistas poderão em ultimo caso vender a sua própria musica on-line sem ter de recorrer a uma editora… este será o futuro…

    Portanto… penso que o publico em geral tem de fazer pressão sobre as autoridades para mudar uma lei desactualizada face a realidade que vivemos e que restringe a própria evolução do sector.

  14. Avatar de Capital do móvel - Paços de ferreira
    Capital do móvel – Paços de ferreira

    Este país está cada dia mais engraçado……só se perde tempo com idiotices….como é que isto há-de evoluir…tudo bem que o pessoal por vezes abusa, mas não há necessidade destas palhaçadas…se o assunto prioritário é a pirataria então meus amigos tinhamos muito que aqui dizer, não acham?esse sujeitos da asae também fiscalizam as instalações/equipamentos/informáticos do estado?digo isto porque já não é a primeira vez que se consta que o estado é o próprio a usar software pirata…e mais não digo porque senão ainda vou preso….

  15. Avatar de Popy
    Popy

    “revistam os carros em busca de CD’s não originais e caso encontrem, aplicam a respectiva coima e ainda obrigam a comprar o CD original.”

    mas eu tenho os originais…. em casa.

  16. Avatar de dc
    dc

    Epá, vou já comprar uma carrinha comercial e por lá para dentro todo o material áudio-visual que descarrego da Internet, faço da carrinha um armazém movil, e um dia se me vierem bater á porta de casa, posso sempre dizer que os CD’s de musica e os DVD’s são para consumo próprio nas viagens… de Barcarena a Lisboa, cerca de 15 ou 20min!

    lololololololololol

    A lei assim o dita, mas quando a justiça é corrupta e só nos tiram as algemas quando pagamos a multinha… isso é que está mal.
    E depois se processamos a justiça, só daqui a 50.000 anos é que a justiça faz justiça.

    CUMPS

  17. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Isso sempre foi um mito urbano. Nunca acreditei nisso. Aliás, temos sempre direito a efectuar uma cópia de segurança de todos os CD’s e DVD’s que tenhamos, seja música, jogos, etc.. O problema reside no facto de os DVD’s e jogos terem protecções… Mas isso já é outra história.

  18. Avatar de João Moreira
    João Moreira

    Pois… e a ASAE com as atitudes de fiscalização está a defender os interesses de quem? Da produção nacional?
    Já repararam que o que eles apreendem são essencialmente produtos com “marcas” estrangeiras?
    Eu por mim, não tenho nenhum pejo em fazer sacanices à estrangeirada, até porque desconheço por completo um único artista que esteja falido, porque os seus trabalhos foram pirateados.
    Depois… uma coisa é o espectáculo nas feiras, outra é irem à raíz do problema, que são os armazenistas e produtores dos bens contrafeitos.
    Os chinocas não têm este tipo de pruridos…
    Viva a “livre iniciativa” e a economia de mercado! (eheheh)

  19. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    O quê? :O COIMA e obrigação de comprar o CD orginal??? :O
    Não me digam que os gajos da ASAE nos impingem à tarde os CD’s da treta que apreenderam de manhã… lololololololol

    Agora falando seriamente, a questão é que o Estado já não sabe como há-de esfolar mais o desgraçadito do povo português, além disso as Finanças do Estado são um poço sem fundo… Há certas comodidades que têm de acabar… E, oh desgraça! – o Sócrates vai ter de comprar nova viatura oficial, ouvi dizer…….

    Fiquem bem… E andem sempre com bons CDs copiados, só dos artistas que gostarem mesmo, assim se tiverem de comprar o original sempre dão o dinheiro por qualquer coisa que valha a pena… Que palhaçada!!!

  20. Avatar de serginho
    serginho

    Isto só me faz lembrar a quantidade de vezes que o meu carro foi assaltado e me levaram CD’s originais (em valor superior ao próprio rádio…)

  21. Avatar de Carlos

    Nunca acreditei nesses mail’s por varios motivos sendo o mais simples o seguinte, se um cosumidor fizer o download completamente legal de varios temas e os passar para uma colectanea em cd como iria provar que tinha os originais há BT e a ASAE, este é só um dos muito contracensos desta fabrica de boatos e contra informação que é a Net, os mais credulos têm de aprender a fltrar aquilo que anda por aqui .
    Mas continuo a defender sempre o pagamento dos direitos de autor e é de louvar as rusgas da ASAE a feiras e mercados, esses chulos vendedores de pirataria enriquecem há conta do povo pois vendem cd’s e dvd’s etc, sem qualidade nenhuma, não pagam IVA nem declaram IRS e ainda roubam os direitos de autor .

    Bem Haja
    Carlos

  22. Avatar de grims

    onde é que eu posso ter acesso à legislação informática em vigor?

  23. Avatar de Evil Mota
    Evil Mota

    Realmente so em portugal! XD

    Esses gajos as tantas la da SAE ou la como se intitulam, as tantas , também o windows deles é pirata XD e as tantas também os seus trabalhadores tem CD de áudio piratas, nos seus carros XD

    Com cada uma ke se le na net XD

    bem so resta dizer (digam sempre que é de uso privado e domestico) xD

  24. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    É pah so mm para dizer que esta malta não bate bem!! E só acredito k n tenham o XP pirata pk graças ao poder do OEM a pirataria do Windows baixou bastante para kem compra PCs das grande marcas (e n os monta como eu! Mas por acaso XP tenho legal :P) Quanto à música eu nunca ando com CDs originais no carro. Só o calor que eles apanham estacionados no verão à beira da praia rebenta com eles todos!! Original só mm em casa 😛

  25. Avatar de vdias

    alguém tinha acreditado neste mail???

  26. Avatar de bismarques

    Esta notícia já têm umas semanitas boas, até andou a circular nos Emails do pessoal, mas pelos vistos pareçe que é novidade aqui em primeira mão!

  27. Avatar de alves
    alves

    blablabla…blablabla…

    era o que faltava, já agora Ó Sor condutori baixe lá as clacinhas que aki a nina da Asae quere ber se os seus boxer sao originais Dim ou contrafeitos do maneli ciganoide!!!!

    Santa ignorancia de País!

    mais pirataria e saudavel cria competitividade nos mercados, obrigou as produtoras a vender mp3s on-line por 1 euro ou 50 centimos pena que nao exista gasóleo contrafeito pa merda da galp e afins baixarem os precos,… ( sera que o gasoleo dos hipers é contrafeito?) se calhar por isso e que anda tanta malta em contra mao!!!

    SENSO COMUM SENSO COMUM ERA NECESSARIO MTA AUTORIDADE SEQUER PARA POREM UMA UNHA DENTRO DA TUA VIATURA, QUE O DIGA o gnr de loule que pos a pata dentro da janela e o meu cao ^^(pastor alemao) mordeu ahahahaha^!!!! e calou e consentiu!!! pois e bébé!!!

  28. Avatar de hurley
    hurley

    Muitas das autoridades andam com cd’s gravados dentro dos seus próprios carros…

  29. Avatar de Sincero
    Sincero

    TOTALMENTE Off-Topic:

    Kro amigo People…
    Estou com preguiça de mandar-te um mail pessoal, então vai por aqui mesmo!!!

    Sorry…

    http://www.winaddons.com/k-lite-codec-pack-mega-201/

    http://www.another-site.net/adam/MySkin/Skins.php

    Se já é do seu conhecimento, então peço perdão pela demora em te passar tais informações…

    É que o cabo de compartilhamento de internet (Aquele famoso cabo azul) aqui de casa estragou…
    E o pior… A placa de rede do Pc “servidor” também não está funcionando.

    E como hoje é Domingo (Pós-Feriado Nacional Brasileiro, vulgo Dia de Tiradentes) não consigo encontrar uma loja aberta pra me socorrer…

    Por isso estou aqui mandando-te esse “comentário”.

    Espero que me desculpes por não fazer isso via e-mail, mas não confio em “Lan-Houses” não!!!

    []’s

  30. Avatar de dc
    dc

    Parece que amanha na RTP no Prós e Contras vai ser este o tema principal, nada melhor que ver o programa e ouvir as justificações de ambos os lados, tanto da ASAE como do Consumidor e das Produtoras.

    CUMPS

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    hurley.. achas que iam deitar os cd’s que apanham pessoal ao lixo??? lol a vida não tá fácil para todos….

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    Peço desculpa… queria dizer: a vida não tá fácil para ninguém… mesmo com as multas que “arrancam” ao pessoal…

  33. Avatar de Paulo C.
    Paulo C.

    Isto vai de mal a pior, é com cada coisa.

  34. Avatar de Carlos

    Pareçe que quase ninguém leu o post mas eu explico e faço um desenho ,
    Era tanga eles não vão apreender os vossos cdzitos do carrito fiquem descansados e leiam bem o post

    Bom Restoa de Domingo e
    Bem Haja
    Carlos

  35. Avatar de dc
    dc

    Eu percebi o post, mas só estou a ironizar!

    Eu conheço bem os meus direitos! Posso não ter dinheiro para pagar advogados caros, mas se aquela malta põe um dedo que seja nalguma coisa que não deva sem mostrar ordem judicial ou que não esteja na lei, eu levam com um processo em cima e com os pneus do carro furados que até se lixam.

    lol

  36. Avatar de vipito
    vipito

    Uma história mal contada:
    1 – Não sei se a ASAE tem competência para revistar os carros de particulares, ainda que acompanhada de força policial;
    2 – Ainda que tenha, uma cópia de CD no carro não os permite levantar-me qualquer auto de contra-ordenação. Por dois motivos – Não sou comerciante, não podem provar que não tenho o original em casa (e se me notificassem para o apresentar em ? dias e não o possuisse, sempre poderia adquirir um – convém lembrar os direitos de defesa dos arguidos, que no nosso país são mais que os dos ofendidos).
    3 – A pior de todas é a que diz que obrigam a comprar o CD original. Essa só quem não conhece nada da legislação portuguesa – estariam a cometer uma ilegalidade. Ninguém me pode obrigar a comprar o que eu não quero.

    Quanto à SPA já ganha com a taxa paga na compra de qualquer CD virgem (ai não sabiam?) daí que mesmo comprando na net, sempre que grave em CD ou DVD as músicas já estou a contribuir.

  37. Avatar de vipito
    vipito

    Como esqueci, novo post.
    Há uns dois anos assaltaram-me o carro e levaram-me várias dezenas de CD’s originais. Acham que continuei a colocar CD’s originais no carro?
    Agora venha a ASAE autuar-me, ainda me ria na cara do autuante.

  38. Avatar de rt
    rt

    O assunto da pirataria é muito delicado.

    Não concordo que se prejudique o trabalho de milhares de pessoas que ganham a vida na comercialização, distribuição, etc. e muito menos que se prejudique quem é mais prejudicado em todo este processo que são os próprios autores. Mas a verdade é que o tuga nota que é aldrabado todos os dias. É difícil pagar o que se pede pelas coisas. Não dá para perceber porque as coisas valem tanto dinheiro.
    Concretizando em relação ao audio, parece-me completamente transparente para qualquer um que artista ou grupo/banda, só consegue enriquecer às custas de muito trabalho. E Desenganem-se que não estou a falar da venda de CDs. Estou a falar de espectáculos e concertos.

    Sobre a venda de um suporte (CD, DVD, papel, o que quer que seja), apenas uma misera percentagem vai para o autor (conheço um caso de uns anos em que o autor recebia 1% por unidade vendida). Todo o resto vai para a editora (Cópia, distribuição, etc.)

    Um dia, um professor de Direito, que se encontrava numa determinada posição, e que em paralelo tinha a responsabilidade de transcrever para a lei portuguesa as recomendações comunitárias, disse numa aula qualquer coisa como isto:

    “Quando surgiram as fotocopiadoras, o seu uso para piratear livros atingiu um nível tal, que foi se decidiu adicionar ao preço das fotocopiadoras uma taxa que reverteria a favor da SPA. Actualmente, a popularização do uso de gravadores de CD/DVD levou a que o mesmo fosse aplicado a estes aparelhos. Isto é, quando existe uma massificação do uso de um determinado meio de reprodução de informação, surge a necessidade de aplicação de uma taxa sobre o valor de compra desse aparelho para que daí não surja um completo prejuízo para o seu proprietário intelectual.”

    Recorrer à pirataria deve ser evitado ao máximo.
    O GRANDE pplware ajuda muito a que se consiga software de muito boa qualidade e que não obriga a encargos (claro que o autor agradece sempre alguma coisinha), também existem muitos sites com bandas desconhecidas e de grande qualidade que não cobram pela sua musica.

    Não é assim tão difícil “estar legal”. Mas como é óbvio que não faz uma pequena transgressão de vez em quando, quer seja a conduzir (aqui até demais), a falar com amigos (que habitualmente, e por serem nossos amigos acabam por nos desculpar), e entre tantas outras transgressões.

    Errar é HUMANO! Nunca esquecendo que a minha liberdade acaba onde começa a do próximo!

    Das pessoas que usam cópias, quantas tiram proveitos em relação a isso?

    Parece-me que se resume ao sector terciário da nossa sociedade.

    Deixem o povinho respirar e preocupem-se com os problemas reais para que o nosso Portugal possa evoluir. A titulo de exemplo, olhem atentamente para os livros de reclamações que por menos que sejam em número são escritas por pessoas singulares que sofreram na pele um mau serviço e ninguém fez nada por isso porque foram incluídas em médias.

  39. Avatar de aver
    aver

    Estou a ver. Tudo com carrinho novo e leitor de CDs. Trinta e sete comentários e ninguém quer saber se as autoridades implicam com cassetetes.

  40. Avatar de mota
    mota

    nos estamos a criar uma radio on-line, mandamos varios mails a ASAE e a outras instituições para saber o que se tinha de pagar para poder passar as musicas, todos os mails foram enviados e sem resposta, passou-se para o plano b, tentamos ligar para la, a chamada so foi atendida da 1º vez que ligamos a resposta foi, voltamos a ligar e damos-lhe toda a informação necessária… (chamada que nunca veio ) as outras tentativas foram em vão..
    agora a pergunta?
    o que se faz nestas situações? nos vomos avançar com o projecto.. mas este pais esta tão mal que nem as pessoas que querem pagar, n podem…
    ou n lhes é dado informação.. acredito que depois de estaremos uns meses a passar musica apareca alguma coisa a dizer que vomos ser multado ou assim… mas este país é mesmo assim…

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    tanto stress… é claro que se tiverem a bagajeira cheia de cd’s claro que vao de certeza de “xoldra”, pois isso talvez podiam “dar” o motivo que seria para comercio e nao uso pessoal, pois era uma grande quantidade de cd’s!

    As produtores que nao se queixam pois já basta a percentagem dos cd’s que nos compramos ou os leitores mp3’s! pois é… quem n sabe, quem compra uma leitor ou cd’s virgens estao a pagar uma taxa para isso mesmo!

  42. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Aver
    Os cassetetes é que implicam com algumas cabeças 😀

  43. Avatar de Snakk3
    Snakk3

    estava aí alguem a perguntar o que fariam com o ipod, se o confiscariam etc…

    bem, eu ha uns tempos falei com um agente da gnr sobre pirataria etc e uma das coisas que ele me referiu é que eles quando fazem lá as suas rusgas só podem apreender tipo os cds gravados etc, o que estiver em discos rigidos eles à partida nao apreendem porque a “olho nu” não sabem se é pirateado ou não…

    foi o que me disseram…

  44. Avatar de Maria

    Gostava de ver esses senhores nos hipermercados e afins, mas talvez sejam muitos “grandes” para fiscalizar!!!
    Pensando melhor que destino leva o material que eles confiscam? Será para reciclar? Que dilema para os próximos dias na minha sossegada vidinha!!!

  45. Avatar de tyurias

    xulos… era bom não era??? e ataum a música keu sako da net pela kal pago? será k n posso passar pa CD pa ouvir no carro?

    boa noticia

    fikem bem
    hasta

  46. Avatar de dc
    dc

    @Snakk3

    Então se o guarda da GNR não apreende Discos-Rígidos e leitores de musica digital porque a olho nu não sabem qual o seu conteúdo, então se eu gravar uma porrada de CD’s piratas e na “Label” apenas puser palavras ou números estranhos para as autoridades, eles não me irão confiscar!

    Eu acho que isso não é bem assim….
    Mais fácil eles levam o disco-rígido do que um CD.

    CUMPS

  47. Avatar de S2K
    S2K

    “revistam os carros em busca de CD’s não originais e caso encontrem, aplicam a respectiva coima e ainda obrigam a comprar o CD original.”????!!!!! em Portugal Qual o regime? Ditadura militar?, economica? ou apenas policia da Microsoft ou da Sony???? aqui se entrarem no meu carro sem um mandado o bicho pega.
    Esse é o nosso futuro? Os governos trabalharem para empresas em vez de trabalharem para o povo??

  48. Avatar de S2K
    S2K

    É humilhante a que se prestam esses governos em troca do enrriquecimento de seus governantes.

  49. Avatar de kendimen

    🙂 só para rir mais um pouco:
    uso CDRW’s no carro que vou ouvindo (muitas vezes colectâneas caseiras) apago, gravo outras coisas e tal… não me apetece estar a escrever e a apagar no próprio CDRW, por isso não escrevo nada… já perceberam mais um problema de identificação do conteúdo do CDRW, certo? 😀

  50. Avatar de hehe
    hehe

    se a moda pega vai ser bonito…. toda a gente que anda na rua com MP3 a abanar o capacete, vai ser toda interrogada…. ó menina onde sacou essa musiquinha?! passe pra cá essa coisa ou leva já com a multa….
    heheheh

  51. Avatar de Zetó
    Zetó

    Tanta coisa que e ilicita,e a bofia não liga ; por exemplo :
    as quecas que os cães dão em publico.

  52. Avatar de Michael
    Michael

    Já percebi o que a ASAE quer com a fiscalzação de CD’s piratas. Eles querem eh ficar com uma colectânea gigante de múscia, assim poupando dinheiro, em vez de comprar os originais.

  53. Avatar de KOISO
    KOISO

    aki ta o pros e contras d ontem 23/04/07
    [url]mms://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/proscontras/pcontras_1_23042007.wmv[/url]

  54. Avatar de PJGM
    PJGM

    Será que só leram o inicio do post, ou estão todos na treta????

    … dúvidas sobre a utilização de CDs não originais em veículos particulares a ASAE informa:

    1. O Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, permite algumas situações de utilizações livres, as quais constam no seu art. 189º, e ….

    Fiquem bem