Cauções: Há 19 milhões de euros! Veja se o seu nome está na lista

44 Comentários

É verdade, são cerca de 19 milhões de euros que estão disponíveis e que vão servir para fazer a devolução de cauções referentes à electricidade, água e gás. O prazo termina daqui a dois meses e nas listas contam mais de 500 mil portugueses.

Ora confirme se é um dos felizardos verificando se o seu nome consta das listas.

edp_03


Para quem já não se lembra, até 1999 os consumidores que fizessem um contrato de água, luz ou gás eram obrigados a pagar uma caução que servia de “fundo de resgate” caso o consumidor não pagasse as facturas.

Nesse mesmo ano a lei anulou essa necessidade e então, desde essa data, são muitos os consumidores que têm cauções a receber.

EDP

Ao todo são mais de 500 mil portugueses que constam da listas, sendo que alguns deles têm até mais do que uma caução a receber, pois tinham na altura mais do que um contrato. A forma mais simples de aceder a essas listas é através da Internet, uma vez que as mesmas estão disponíveis publicamente nos seguintes links:

Caso conste da lista, é importante que comece já hoje a tratar da devolução a que tem direito.O prazo de reclamação das cauções termina a a 30 de Junho de 2016. Todas as informações que necessita estão no Portal do consumidor, em Informação sobre a devolução das cauções.

Partilhar:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    Será que eles pagaram impostos quando receberam as cauções? Como é que vão tratar disso caso devolvam o dinheiro, o estado retorna o imposto pago?

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Se é uma caução não paga impostos :v

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        E quem não a levantar? Vai simplesmente desaparecer das contas da EDP?

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Proveitos extraordinários quando terminar o prazo legal para pedir a devolução da caução.. isto supondo (pelo menos não tenho conhecimento disso) que as cauções não reclamadas não são entregues a nenhuma instituição do estado ou IPSS.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Ah e isso quer dizer que é lucro da EDP e portanto tributado.

  2. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    No 4º link falta um F no fim

  3. Avatar de tiago
    tiago

    Ainda no outro dia ajudei um colega meu do trabalho e além do nome dele, constava também o nome do pai… já fez o que tinha a fazer mas ainda não sabe quanto vai receber!

    Isto convém é ir passando de boca em boca…porque infelizmente não é divulgado como devia ser!

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Amigo Tiago, nao encontro documento algum que tenho numero do contracto, como posso fazer? Encontro o meu nome e nome do meu pai… mas os números à frente nao os consigo confirmar em lado algum…
      cumpts

  4. Avatar de neapo
    neapo

    O problema é que eles não devolvem o $. A DECO no ano passado lançou uma campanha a querer tratar de resolver esta situação e viu-se num lamaçal em que o instituto do consumidor diz que são as empresas que têm de tratar disso e as empresas lavam as mãos do assunto…

  5. Avatar de Joana Amaral
    Joana Amaral

    off topic:
    na entrega do irs está a dar o erro ‘029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte ….’
    Alguém mais está a ter este problema?

    Obrigada

    1. Avatar de LAOS
      LAOS

      boa noite. estou a fazer um irs com rendimentos Cat. B e está a dar este “Alerta” que eu nunca vi… não tenho quaisquer rendimentos de capitais englobados… mas também não entendo o que querem?!!

    2. Avatar de José Marques
      José Marques

      Deu o mesmo aqui mas só quando tentei submeter – na validação dava tudo certo – amanhã vou rever isto pois não vejo o que esteja mal numa 1ª conferência. Agradeço ajuda se alguém perceber 1º. Obrigado

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      O mesmo erro por aqui. Até hoje nunca me tinha surgido e não houve qualquer alteração em relação ao cenário do ano anterior no meu caso, por exemplo. Tenho conta-poupança onde me é feita retenção dos 28% dos rendimentos auferidos, o que supostamente retira a necessidade de declarar os mesmos em sede de IRS.

    4. Avatar de Viriato Marques
      Viriato Marques

      Sim, tenho o mesmo problema, e no meu caso o anexo B até está a zeros porque não exerci atividade o ano passado.

    5. Avatar de Edmundo
      Edmundo

      Estou a ter o mesmo problema!!!

    6. Avatar de HELJOCRADI
      HELJOCRADI

      Também estou a ter este problema.
      Alguém pode explicar o que se está a passar?

    7. Avatar de LAOS
      LAOS

      Este “Alerta” é geral … já há pedidos de esclarecimentos ás Finanças, inclusive o meu, feito esta manhã… vamos aguardar…

    8. Avatar de Sergio Valente
      Sergio Valente

      Também estou a ter esse problema. Nada mudou do ano passado para este e nunca me apareceu isto. Alguém sabe como reportar isto eletronicamente à AT para pedir esclarecimentos?

    9. Avatar de Rogério Salvador
      Rogério Salvador

      Boa noite
      A mim deu-me o mesmo erro, sou Cat B também…
      Se alguém tiver resposta das finanças, partilhe por favor.
      Obrigado.

    10. Avatar de LAOS
      LAOS

      Boa noite pessoal … afinal parece que as Finanças corrigiram o que seria um “bug” com uma nova versão do software … baixei a nova versão, enviei o irs sem qualquer alerta … boa sorte para vocês também!

    11. Avatar de Rogério Salvador
      Rogério Salvador

      Mas será necessário fazer de novo? Submeter nova declaração? Submeti a minha mesmo com o alerta…
      Obrigado

    12. Avatar de HELJOCRADI
      HELJOCRADI

      Bom dia a todos

      Hoje às 05:30h, hora de Portugal tentei uma vez mais e consegui o envio da declaracao do IRS sem qualquer Alerta e com sucesso.

      Boa sorte a todos.

  6. Avatar de Vlad
    Vlad

    “Ora confirme se é um dos felizardos”

    Felizardos por receberem uma caução que pagaram?

    1. Avatar de Vítor M.

      Hoje receber… sim é para felizardos… até percebo o que dizes, mas como isto vai 😉

  7. Avatar de Oscar
    Oscar

    O meu firefox (46.0 – 32 bits) crash (freeze) quando tento abrir o ficheiro da EDP, utilizando o PDF reader do firefox.
    Também acontece isto alguém?

    Obrigado pelos comentários

    1. Avatar de Ruca
      Ruca

      Aconteceu comigo também comigo. Usei o Chrome e abriu

    2. Avatar de Jocksport
      Jocksport

      isso é +- normal, o ficheiro é grande (+20mb) mais vale fazeres save-as do url e depois abres com um pdf reader.

  8. Avatar de MANU TORRES
    MANU TORRES

    E como é com os emigrantes ,qual é o prazo de reclamação ,de recuperação da caução ,podem -me informar .

  9. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Chegado à página da Direção Geral do Consumidor, na parte sobre este tema, não são capazes de por a brochura que os mesmos indicam directamente na página. Remetem para o facebook ou para a página inicial.

  10. Avatar de str
    str

    Se eles quisessem mesmo facilitar a vida as pessoas, creditavam esses valores nas facturas e no mês seguinte faziam o acerto de valores e estava o assunto resolvido. Mas não!! Sabendo eles que algumas dessas pessoas já morreram ou tem uma certa idade, então vai daqui criaram uns formulários/impressos só para dificultar o processo e demover os mais corajosos.

    1. Avatar de José Coelho
      José Coelho

      Estamos em Portugal…

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      com um bocado de sorte para eles, muitas dessas pessoas e empresas já não existem!

  11. Avatar de Paulo Aw
    Paulo Aw

    Li sobre as cauções no Expresso! Fui à EDP o meu nome constava da lista, dei um email e ao fim de um mês recebi, os dados para enviar para a Direção Geral do Consumidor, com o valor de 35€. Sexta feira passada, fez 3 semanas que enviei os dados da EDP e o meu NIB /IBAN para a DGC e disseram que pode demorar 6 meses a debitar em na minha conta, o valor a que tenho direito. Sinceramente acho que é o estado através da Direcção Geral do Consumidor, que quer travar o acesso a este dinheiro ao por um prazo de 6 meses, devem estar à espera que as pessoas se esqueçam, ou se cansem de esperar.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      6 MESES? Porra que é muito tempo, será que não te enganaste e foste parar à direcção geral do estado que ganha bué de money com os juros a renderem? Fónix não dá para perceber porque tanto tempo para darem o guito que não é deles

    2. Avatar de Exige o que é teu
      Exige o que é teu

      Eu se fosse a ti não os largava e telefonava todas as semanas para a direcção geral do consumidor a dizer “QUERO O MEU DINHEIRO JÁ!”

  12. Avatar de braincrash
    braincrash

    No link “EDP Gás GLP” falta um F no fim.

  13. Avatar de Maria da condeição
    Maria da condeição

    Ajudem-me por favor…não localizei como chegar à dita lista dos que podem vir a ser restituídos do respectivo valor…como proceder para chegar até essa lista de nomes….

  14. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    É impressão minha ou as listas pecam por excesso de informação pessoal? Nomes completos e respectivos números de contribuinte?! Não poderiam ocultar os ultimos 2/3 algarismos?
    Que virá a seguir…

    1. Avatar de TrasMontano
      TrasMontano

      Afinal os números dizem respeito aos contratos. My bad!

  15. Avatar de Roberto
    Roberto

    a frente dos nomes é o nr contribuinte ou nr contrato?

  16. Avatar de antonio
    antonio

    Nao sei onde tenho o numero do contrato
    o meu nome aparece, mas onde posso visualizar esse numero

  17. Avatar de PAUL
    PAUL

    ELES NA EDP DIZEM ASSIM: QUER RECEBER 200ESCUDOS DIRIJA-SE A LISBOA PARA LEVANTAR
    PORQUE NAO DESCONTAM LOGO NA FATURA DOS ACTUAIS CLIENTES