Cartões contactless: Limite sem PIN deve manter-se nos 50 euros

22 Comentários

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, os sistemas de pagamento digitais ganharam relevância. Dentro desse tipo de pagamentos, os pagamentos via cartões contactless têm vindo a aumentar pelo facto de não ser necessário um contacto físico com o terminal de pagamento.

De acordo com o administrador do Banco de Portugal, Hélder Rosalino, o limite nos pagamentos sem PIN deve manter-se nos 50 euros.

Cartões contactless: Limite sem PIN deve manter-se nos 50 euros


O que são cartões de pagamento contactless?

Em 2013, em Portugal, a UNICRE deu a conhecer um novo método para pagamentos que não necessita que o utilizador introduza o tradicional código PIN, sendo essa validação/autenticação realizada apenas por aproximação do cartão de débito ao TPA (Terminal de Pagamento Automático).

Na prática, os cartões contactless são cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN: para o efeito, basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless.

Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para o efeito, terá de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terá de inserir o PIN do cartão.

Cartões contactless: Limite sem PIN deve manter-se nos 50 euros

Limite de pagamentos sem PIN deve manter-se nos 50 euros

Durante o Estado de Emergência, o Governo determinou o aumento do limite de utilização por operação no “contactless” (utilização de cartões de pagamento sem ter de introduzir o código pessoal) de 20 euros para 50 euros. Em entrevista ao Negócios e Antena 1, no programa Conversa Capital, Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal admitiu que o limite poderá tornar-se definitivo, estando a ser estudado pelo regulador com os operadores.

De relembrar que os pagamentos com a tecnologia “contactless” dispararam em abril, aumentando 123%. De relembrar que durante o Estado de Emergência, foi aconselhado aos utilizadores a opção de pagamento por “contactless” para evitar contactos com os terminais.

Leia também…

Tem um cartão de débito Contactless? Veja esta vigarice

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Acho útil e inútil, acho que quem deveria decidir isso é o dono. O Cartão é meu, quem decide sou eu. Pago por ele.

    Porque razão tenho de aceitar ser de 50 euros? E se quiser inferior? Deveria existir limite diario ou mensal de uso do Contactless, se alguem roubar um cartão compra 50 euros ali e outro acolá e por ai fora, a diversão não acaba tão cedo.

    Mas isto sou eu, não sou nada a favor destes cartões e para mim devia existir a opção de ter sem contactless e com contactless.

    Mas isto sou apenas eu e a minha opinião.

    1. Avatar de poiou
      poiou

      Em relação ao limite definido pelo utilizador, não sei se concordo porque vai haver pessoal que desactiva ou define um limite muito grande porque é chato inserir o PIN, depois são roubados e dizem que a culpa é do banco.

      Atenção que normalmente de 3 em 3 pagamentos contactless , independentemente do valor pede PIN.
      Em relação ao cartão com ou sem contactless acho que se for ao banco e pedir eles desactivam.

      1. Avatar de Backonline
        Backonline

        Sim da pra escolher se quer o cartão contactless ou não.
        Em caso de perda ou roubo o banco é obrigado a devolver o valor que foi retirado do.banco

        1. Avatar de Marco
          Marco

          O meu banco enviou-me contactless sem eu pedir, ainda estou para verificar se vão me cobrar por isto…

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            cobrar por isso??? nunca foi uma função paga.

            Eles enviaram contactless porque se calhar já so produzem contactless por ficar mais barato do que pedirem 2 tipos.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @rjSampaio Sim cobrar a anuidade, embora o cartão ainda tenha validade por mais quase 2 anos. O actual não é contactless nem eu preciso de tal funcionalidade.

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @marcos nao conheço um único banco que cobre especificamente por isso, nao quer dizer que não haja.

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Dentro das aplicações de cada banco, temos a opção de ativar e desativar.

      1. Avatar de Joao Matos
        Joao Matos

        Certo. Moey, revolut entre outros.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para mim o problema não é pagar sem contacto, mas sim o facto de não ser um sistema seguro.
    Se fosse tipo: o sistema alimentava via sem fios o cartão, o mesmo mostrava o valor e o destinatário, e permitia que então o utilizador clicasse no próprio cartão para aceitar ou recusar, e se aceitasse criava uma assinatura digital que autorizava a transacção. Eventualmente com a hipótese de inserir um código directamente no cartão ou autorizar com a impressão digital num determinado local.
    Qual era então a vantagem? Só estava a tocar no próprio cartão.

    1. Avatar de Polo
      Polo

      Daqui a pouco da mais trabalho que assinar um cheque

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Na prática aproxima do terminal, aparece o nome da empresa e o montante a pagar, e se concordar mete a impressão digital no local do cartão para autorizar, ou carrega num botão autorizar e mete um código de segurança, conforme o modelo… o meter a impressão digital parece algo mais conveniente mesmo que a segurança possa ser algo inferior… já que supostamente o próprio cartão poderá ter as impressões digitais ali mesmo à mão de semear para serem extraídas e usadas para cometer fraudes… mas sempre seria melhor do que o actual sistema.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Porque dizes que não é seguro?
      Consegues duplicar o cartão contactless e fazer pagamentos?

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Acaba por não ser assim tão simples de ser usado, em caso de roubo ou perda. Se alguém tentar usar, embora consiga comprar algo até 50€, vai estar certamente num local público, possivelmente com CCTV e as autoridades com mais ou menos facilidade descobrem o artista. Uma certa pessoa andou a fazer compras com cartão Jumbo de outra, e foi apanhada pelas filmagens do supermercado.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A um parente meu, furtaram-lhe o cartão bancário, tinha lá o código junto (daquelas péssimas ideias) e levaram acho que milhares de euros da conta, mesmo com queixa junto da polícia, e a utilizarem o cartão em imensos locais diferentes nunca se soube quem foi.
      Isso só aconteceu por pura incompetência, o primeiro erro grave foi ter o código junto do cartão… coisa que nunca se faz, e depois mesmo quando se apercebeu que o cartão tinha desaparecido não tratou de cancelar imediatamente, na verdade adiou o máximo possível fazer o que quer que fosse porque estava muito ocupado com coisas, que realmente não justificavam tal falta de cuidado.
      Pelo menos serviu para saber, que a polícia não quer saber desse tipo de crimes… e daí justificar a minha preocupação de que tudo o que facilitar o crime só é mau para a pessoa proprietária do cartão… neste caso nem ter o PIN serviu para proteger porque o código estava junto… aí seria necessário ter também impressão digital… talvez quem furtou o cartão não tivesse os conhecimentos necessários para ultrapassar essa barreira de segurança.

  4. Avatar de DiogoF
    DiogoF

    Aqui em França o contacless é de 30 euros diarios. Se te roubarem so podem fazer uma compra 30 pk normalmente no mesmo dia vais notar que falta cartao e cancelas o cartao

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O meu Cartão contactless é de debito e nunca tive problemas com ele e já o tenho desde 2015. Eu não percebo os vossos problemas em relação a esta noticia!! Talvez seja a vossa falta de interpretação do que está escrito 🙁

  6. Avatar de Governante
    Governante

    Usem Apple Pay e deixem o cartão contactless em casa

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Não entendo a paranóia de tantas pessoas em relação ao contactless. Ter medo de que um ladrão roube o cartão e o use sem pin é uma coisa , mas vejo também pessoas com a ideia absurda de roubo à “distância” o que para acontecer o ladrão teria de ter um terminal de pagamento activo e registado e era logo apanhado. Contudo, acho que as pessoas deviam ter a opção de escolher elas próprias o limite, tipo o que acontece na app do mbway.

  8. Avatar de Andre Ferreira
    Andre Ferreira

    Aqui na Holanda por exemplo é tudo contactless, até se quiser comprar qualquer coisa de 1euro por exemplo, podemos (e devemos) comprar com contactless). Podemos definir os limite do cartão por transacção, e um limite diário também, e após esses limites, o terminal pede o código pin. Por exemplo se tiver um limite do cartão de 50 euros, e um diário de 140 euros, os 2 primeiros pagamentos não pedem o código, mas o terceiro já vai pedir, porque ultrapassou o limite diário. É muito raro usarmos numerário.

  9. Avatar de JM
    JM

    O grande perigo que vejo neste tipo de pagamento, é precisamente o que tem de bom: facilitam demais as transações, levando a que percamos a noção dos gastos.

  10. Avatar de NunoR
    NunoR

    Não me parece que a maioria dos receios aqui explicitados tenham um fundamento real. No meu caso pessoal tenho cartões contactless praticamente desde que existem, e não só nunca tive qualquer problema como acho extremamente prático e confortável.
    Em relação ao limite dos 50 euros, confesso que nunca “beneficiei” desse limite: desde que foi publicado o aumento de 20 para 50 euros, nunca consegui pagar com contactless acima dos “velhos” 20 euros! Ou é do banco, ou é da loja, ou é do terminal de pagamento, mas a verdade que nunca conseguir pagar por contactless nenhuma verba entre 20 e 50.