Cartões contactless: Limite de pagamentos sem PIN é de 50 euros

45 Comentários

No início de Pandemia, o Governo Português aumentou de 20 para 50 euros o limite de pagamentos sem PIN. A medida era temporária, mas foi hoje anunciado que este limite vai manter-se.

A decisão chegou por parte do Banco de Portugal que também revelou que os pagamentos por contactless aumentaram nestes ultimos meses.

Cartões contactless: Limite de pagamentos sem PIN passa para 50 euros


O que é um cartão de pagamento contactless?

Em 2013, em Portugal, a UNICRE deu a conhecer um novo método para pagamentos que não necessita que o utilizador introduza o tradicional código PIN, sendo essa validação/autenticação realizada apenas por aproximação do cartão de débito ao TPA (Terminal de Pagamento Automático).

Na prática, os cartões contactless são cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN: para o efeito, basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless.

Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para o efeito, terá de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terá de inserir o PIN do cartão.

Cartões contactless: Limite de pagamentos sem PIN passa para 50 euros

Limite nos pagamentos vai manter-se nos 50 euros

Em 25 de março de 2020, o montante máximo para pagamentos realizados com a tecnologia contactless sem necessidade de introduzir o PIN passou de 20 euros para 50 euros. Perante o crescimento registado na utilização desta tecnologia, a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN.

Há cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos com tecnologia contactless. Esta tecnologia também pode ser usada através do telemóvel, relógios ou pulseiras

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ramón
    Ramón

    Ainda bem! Haja evolução em Portugalete!

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Acho mal, quem deveria definir o limite deveria ser o cliente, não o Banco de Portugal ou os bancos dos clientes (excepto talvez um tecto máximo).
    E todos os cartões deveriam ter como desactivar/ reactivar os pagamentos sem contacto a qualquer momento por parte do cliente.

    1. Avatar de indignado
      indignado

      Muito bem dito !!!

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Usa Revolut que consegues fazer isso tudo.

    3. Avatar de whatevs
      whatevs

      É possível definir isso nos cartões do BCP, através da app Millennium. Desativar/ativar contactless, compras online e abroad.

      1. Avatar de Antonio Nunes
        Antonio Nunes

        Nos cartões do Montepio também é.

      2. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        Podes fazer isso em todos os bancos. Basta o banco querer.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    O grande problema que tenho vindo a notar é que grande parte dos restaurantes / cafés tem vindo a perder ou não introduzir o contactless nos TPA’s pois os bancos cobram pelo seu uso ao vendedor. Já vários vendedores, inclusive um conhecido que tem um restaurante diz que o banco lhe cobra um extra para ter o serviço de contactless pelo que eles ficam com o terminal e podemos pagar via cartão ou com MBWay mas com contactless não. Isto para quem está a tentar ter tudo no telemóvel com o Apple Pay é um grande retrocesso. Podemos usar o MBWay, podemos, mas o contactless é muito mais prático, com cartão ou com telemóvel / relógio.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Pagam para ter contactless, pagam para ter MBway, pagam para ter cartões de refeição, pagam para ter o terminal, pagam para tudo… É ridículo.

      1. Avatar de Pro-Guy
        Pro-Guy

        Bem-Vindo a Portugal!

      2. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        O banco presta um serviço e vocês querem-no à borla ? No vosso trabalho também fazem tudo à borla ?

      3. Avatar de int21h
        int21h

        já cá faltava o indignado dos chans que em nada contribui para a sociedade mas mete o bedelho em tudo

    2. Avatar de A. M.
      A. M.

      “mas o contactless é muito mais prático com cartão ou com telemóvel / relógio.”….referes-te ao uso do nfc?? ou alguma coisa me está a escapar!!??

  4. Avatar de greego
    greego

    O Banco de Portugal sempre na defesa do consumidor (gang bancário)…

  5. Avatar de Jota
    Jota

    …mas os cartões antigos (anteriores a esta medida) continuam a ser necessário meter o pin, certo? É que eu já tentei em vários locais diferentes e tive que meter sempre o pin!

    1. Avatar de whatevs
      whatevs

      isso nao está dependente do cartão mas sim do banco.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      É lógico. O cartão tem de ter símbolo Contactless
      https://images.app.goo.gl/xcZrE5vsgwQpsUbD8

    3. Avatar de PGR
      PGR

      … ou pode ter perdido a função.
      No caso do meu, de um dia para o outro, sem qualquer tipo de intervenção da minha parte, foi-se o Contactless em todos os terminais…

  6. Avatar de Indignado
    Indignado

    Isto dos Bancos são todos iguais
    São comissões,mais taxas ,hoje em dia toda a população tem que ter uma instituição bancaria até o próprio estado recomenda, comem tudo do mesmos são políticos e depois saiem da politica vão para bancos empresas publicas fazendo arranjos quando estão no poder
    São uns enganadores
    Alias são Ladrões

    1. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Podes ter uma conta de serviços mínimos bancários. Pagas por que queres.

      1. Avatar de Indignado
        Indignado

        Porquê os serviços mínimos bancários não os pagas?
        Queres ver que és filho de algum Deputado ou ministro

        1. Avatar de Luis Costa
          Luis Costa

          Existe vários serviços pelos quais não pagas.. eu próprio em pouco tempo vou mudar para contas apenas digitais e que não me cobram mais do que os juros que me dão por ter lá dinheiro.. pra mim já chega de me chuparem o dinheiro

        2. Avatar de ovingadorortografico
          ovingadorortografico

          Informa-se antes de fazeres figuras tolas.

    2. Avatar de Fiu
      Fiu

      Errado. Eu não pago comissões nem taxinhas. Vieste aqui só para dizer mal num texto que tinhas aí guardado não foi? Pois agora ficaste mal.

      1. Avatar de Indignado
        Indignado

        Olha mais um que tem serviços Bancários e hoje em dia não paga nada
        Mais valia não gastares o Teclado

  7. Avatar de Barquense
    Barquense

    Devia era ser possível gerir esse valor em ambiente home banking..

  8. Avatar de Crow-
    Crow-

    Isto é muito bonito se o estado também regulasse as taxas que são cobradas aos comerciantes. Como as taxas são absurdas só as grandes superficies normalmente aderem ao Contactless, o que em tempos de pandemia é completamente estúpido. São imensos os estabelecimentos comerciais e mesmo farmácias que têm dispositivos com suporte contactless mas com o serviço inativo devido às taxas que lhes são cobradas.

    1. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Em alguns casos pode não compensar. O volume de negócios do comerciante pode não suportar um aumento de preço de venda ao publico suficiente para o compensar as comissões que pode ter de pagar ao banco. A culpa não é sempre do banco.

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        O problema é mesmo das comissões do banco. Durante o estado de emergência houve isenção de comissões e os estabelecimentos em questão tinham o serviço ativo, mas assim que foi levando o estado de emergência os bancos começaram a cobrar e os comerciantes voltaram a cortar. Uma das farmácias que mais movimento faz aqui no grande Porto tem o contactless desligado por esse motivo.

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    MB way é mais prático. Cada vez uso menos o cartão MB

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Pode ser prático e uma boa alternativa, mas mais prático não é de certeza.
      É comparar o meter a mão ao bolso, pegar no cartão e aproximar da ATM com meter a mão ao bolso, pegar no smartphone, desbloquear o smartphone, procurar/abrir a app do MBWay, selecionar a opção pagamento e aproximar da ATM. São mais passos, logo não é mais prático que o cartão.

      1. Avatar de Shhshe
        Shhshe

        Típico tuga.

      2. Avatar de ovingadorortografico
        ovingadorortografico

        Deves ser daqueles que come a comidinha já toda mastigada.

        1. Avatar de Crow-
          Crow-

          Há falta de argumentos resta apenas a estupidez…

          1. Avatar de ovingadorortográfico
            ovingadorortográfico

            Demonstrada pela forma como descreveste a árdua tarefa de aceder ao MBWay.

          2. Avatar de Crow-
            Crow-

            Diz-me lá como acedes tu então….

          3. Avatar de ovingadorortográfico
            ovingadorortográfico

            Com espirito menos tacanho.

          4. Avatar de Crow-
            Crow-

            Ou seja, com exatamente os mesmos passos. Nao tens argumentos pq não consegues provar o contrário e continuas a dizer baboseiras..

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já não gostava quando era 20€, até entendi o aumento do valor para 50€ no contexto da pandemia. Mas assim sendo lá terei de contactar o banco para cancelar a funcinalidade ou trocar de cartão.

  11. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Acho que o cliente deveria ter completo controlo da funcionalidade e valores que aceita.
    Já quando era 20€ por transação (limite de 3 transações sem PIN 60€ dia), já era um risco de ao perder o cartão poder haver gasto significativo.
    Certo, que algumas apps e bancos (moey, revolut entre outros), permite o controlo da função. Mas de até “reparar” que o perdeu pode haver gastos.
    Agora com a mudança pra 50€ por transação, qual o limite diário (sem PIN)??

  12. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Agora com a história da pandemia quer tiver juízo evita ao máximo andar perto de outras pessoas mas não havia uma teoria que deveríamos ter umas carteiras de teor metálico acho eu para guardar este tipo de cartões por forma a evitar que outras pessoas nos roubem por “contactless”?

    Recordo-me de ler aqui no Pplware que alguém fazia uma vigarice…
    https://pplware.sitedev.pt/informacao/tem-um-cartao-de-debito-contactless-veja-esta-vigarice/

  13. Avatar de Luisão
    Luisão

    Há quantas centenas de anos existem as moedas e as notas, denominados como dinheiro vivo? Há centenas de anos, talvez. Nesta era digital cada vez faz menos sentido utilizarmos dinheiro vivo. Percebo que ainda existam muitas pessoas a maioria idosos que não sabem e não cartões de multibanco ou meios de pagamento electrónico. Mas na minha opinião deveriam de fazer o inverso do que é feito hoje. Taxar quem paga a dinheiro ao invés de pagar-se taxas pelo uso do multibanco.
    Vantagens: Mais higiénico, mais controlo financeiro, mais seguro (deixava de haver falsificação de notas), muitos menos erros de trocos
    Desvantagens: Conhecimento de uso das tecnologias, adaptabilidade

  14. Avatar de Mike
    Mike

    O que é curioso na maioria da vezes que vou para pagar via contactless, é tirarem-me o cartão das mãos para o passarem no leitor… Assim vai o mundo…