Cartas de condução: Morada vai desaparecer da face do cartão

36 Comentários

Como já o Pplware informou, a partir de 1 de Junho as cartas de condução em Portugal vão passar a funcionar por pontos. Mas, de acordo com a secretária de Estado da Modernização Administrativa há mais novidades! Segundo o que foi revelado, as cartas de condução vão deixar de apresentar a morada na face do cartão e o prazo de validade das mesmas passará para 15 anos.

carta-conducao-nova (1)


Em declarações à Lusa, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, revelou que as cartas de condução vão deixar de ter a morada na face do documento e alargam o prazo de validade para 15 anos.

Actualmente, o prazo de validade é de 10 anos, resultado de uma directiva que “o anterior governo transpôs”, mas este novo Governo vai alargar para 15 anos.

A segunda alteração prende-se com o facto de ser removida a informação relativa à morada do condutor.

… retirar da face da carta de condução, que é o único documento pessoal que ainda a mantém, a morada… são cerca de 400 mil renovações por ano [que são feitas] por alteração da morada. […] De cada vez que altero a minha morada no cartão de cidadão, essa alteração era automaticamente alterada no passaporte e, agora, na carta de condução…

Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa

Além destas alterações foi também revelado que  haverá a desmaterialização dos atestados médicos, documento necessário cada vez que um cidadão necessita de renovar a carta de condução, já que através de uma ligação entre o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes e o ministério da Saúde, o atestado médico “passa a ser automaticamente enviado”.

Por último, Graça Fonseca adiantou que vai ser alargada “a frente de atendimento” para as cartas de condução, estendendo-se às conservatórias, permitindo que “o processo de renovação seja mais fácil”. De acordo com a secretária de Estado da Modernização Administrativa, estas novas alterações deverão entrar em vigor apenas em 2017.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Meireles
    André Meireles

    E para quem tem na carta de condução que só tem que renovar a mesma aos 55 anos? Tem que renovar a cada 10-15 anos ou isso não se aplica?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Lamento informar, mas no ano em que faz 50 anos tem de renovar a carta de condução (quer ela tenha sido tidada em 2015, ou em 1930- quer dizer, se tivesse sido tirada em 2015, sabia disso, pois é uma pergunta que sai)
      Se não renovar tem 2 anos para o fazer, pagando coimas, mas se tiver agora que está a ler isto 52anos e 1 dia, vai ter de tirar a carta novamente.
      Vá a uma escola de condução e informe-se
      Eu estou a tratar de renovar a minha (pode faze-lo meio ano antes do fim do prazo)

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Não precisa de ir a uma escola de condução, fica mais caro, basta ir ao espaço cidadão da sua zona e levar o cartão de cidadão e atestado médico.
        As taxas são € 15 para condutores de idade igual ou superior a 70 anos e € 30 para os restantes.
        Alteração de morada 15€.

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Muito obrigado a ambos pela informação! 😉

    2. Avatar de joglo
      joglo

      Off the topic. Poderia esclarecer-me o que ultimamente anda a acontecer comigo e vários colegas meus relativamente a chamadas para o telemóvel de números começados por 210. Quando atendo a chamada cai. Sei que existem vários números deste tipo: 210 317 119 ou 210 302 021.

      Obrigado

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nao roubam por aqui, roubam as universidades e aos politécnicos.

    1. Avatar de LOL
    2. Avatar de Tico
      Tico

      O problema é da natalidade que se reduz de ano para ano… Comecem a procurar novos públicos… (trabalhadores por turnos, ensino nocturno…), ou então se querem manter tudo igual, imigrem ou então mudem de profissão.

  3. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Estou para ver se a assinatura digital vai durar 15 anos sem ser renovada…

    1. Avatar de Tico
      Tico

      A assinatura digital é conseguida pela conjugação do leitor de cartões + cartão de cidadão + pin, não precisas de assinar nada, como tal… Qual é a dúvida?

  4. Avatar de Tagus Park
    Tagus Park

    Agora preciso de apresentar comprovativo de morada tenho que ir imprimir uma factura de um serviço qualquer

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E pior para quem não tem faturas de serviços em seu nome… Imagine-se uma pessoa em que o contrato da eletricidade e água estão em nome de outrém. A carta de condução servia como prova de morada, agora vai ser mais complicado.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Nem por isso. Basta aceder ao portal das finanças e mandar imprimir um comprovativo. Esse comprovativo vem com um código de autenticação que pode ser verificado via internet.
        A única coisa mesmo necessária é o registo no portal das finanças

        1. Avatar de Tagus Park
          Tagus Park

          O problema é que não andamos com um papel impresso dobradinho dentro da carteira

    2. Avatar de urtencio
      urtencio

      Vai à tua junta de freguesia, lá na piores das hipóteses compras um comprovativo de morada.

    3. Avatar de bola
      bola

      qualquer carta do serve de comprovativo.

  5. Avatar de Joana
    Joana

    Boas notícias. Que já deviam estar aplicadas há muito tempo.

  6. Avatar de Rifa
    Rifa

    Espero que as gerações futuras já não precisem de tirar a carta de condução para andarmos todos seguros na estrada com os carros autonomos.

    1. Avatar de Tico
      Tico

      eu ando no passeio, por vezes tenho é de atravessar a estrada.

  7. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Boa medida. Se o C.C. tem a morada, para quê duplicar dados por outros cartões. Assim quando mudamos de residência, é menos um documento que tem que ser renovado.

    1. Avatar de Tico
      Tico

      o cartão de cidadão tem informação sobre a morada (leitor + cartão + pin), mas não tem a morada visível. Os documentos não precisam de ser renovados, mas precisam de ser actualizados.

  8. Avatar de jaquim
    jaquim

    A minha carta diz no verso que é válida até 2050 😕
    Alguém sabe se também tenho de renovar nesses prazos? Obrigado

    1. Avatar de Vítor Rodrigues
      Vítor Rodrigues

      Sim! Se fores apanhado pela Policia sem renovar com a Idade como eu foi. Tens dois Anos de Prisão
      e só não fui porque na semana antes tinham alargado o prazo. Tive de tirar condução de Mota e de Carro outra vez, porque não renovei aos 50 Anos e a minha carta ainda tem validade ate mais 10 anos. Desculpa deles: anunciaram na televisão. Minha resposta: quando tirei a carta não me disseram que tinha que ter televisão para saber das alterações.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se tiraste a carta antes de 2 de Janeiro de 2013 não, se tiraste depois, sim, tens de renovar

  9. Avatar de 3x7=21
    3×7=21

    Antigamente tinha-se que renovar aos 50 anos… lol so arranjam maneira de sacar mais uns trocos

    1. Avatar de bola
      bola

      antigamente não havia inovação, era papel e mais nada 😉

      1. Avatar de 3x7=21
        3×7=21

        Digo antigamente, à 4 anos que tirei a carta..
        A minha namorada tirou à menos de 2 anos e tem que ir renovar muito antes de mim, e a minha madrinha que renovou este ano (para alteração morada por casamento) e tem que renovar ainda mais cedo!
        Resumindo, eu por ter tirado à 4 anos vou demorar mais a ir renovar, gastar menos vezes dinheiro

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Antigamente andava-se a pé, depois a cavalo… agora é… anda burro… paga.

      1. Avatar de 3x7=21
        3×7=21

        O meu antigamente era por exemplo à bem pouco tempo (ver comentário que respondi acima), por ter tirado com diferença de 2 anos de outra pessoa, o prazo de renovação é escandalosamente diferente.

  10. Avatar de Antonio
    Antonio

    Um determinado cidadão atropela alguém na Rua, a Polícia pergunta -lhe a morada, e ele responde por exemplo Rua das conchichinas, 333, 2, Estarreja…Chau, o Seguro depois apresento em Estarreja, agora vou para casa da minha amiga que é ela a pessoa que paga o apartamento

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Eles não precisam. Com o número da carta de condução sabem a morada, onde foi parado, horas em que foi parado, se ia sozinho ou acompanhado no veiculo ou mota, etc, etc.

      Não ter morada visivel nao é impedimento de se saber o que quer que seja. Ou você esqueceu-se do século em que vive?

  11. Avatar de joao santos
    joao santos

    Sendo a carta dr conducao pessoal e intransmissível porque nao a juntao ao cartao de cidadao?

  12. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Esta do atestado médico é um retrocesso! Por que raio tenho que ir ao a um organismo vinculado ao Ministério da Saúde? Actualmente pode-se obter um atestado por qualquer médico… até no médico do trabalho e de forma gratuita. Só se a ideia é outra… mas duvido.

  13. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Só para colocar como referência pois estou a ler muita desinformação (atenção só se pode renovar a carta seis meses antes do final do prazo para qualquer dos casos).

    http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx

    1. Avatar de SilviaM
      SilviaM

      Obrigada Tiago. Já estava a tentar arranjar maneira de responder a tanta gente desinformada.