Cartão Único nos Açores!

11 Comentários

Cartão Único avança a 14 de Fevereiro nos Açores. O Primeiro-Ministro anunciou hoje que o projecto-piloto do novo Cartão do Cidadão vai arrancar no próximo mês, nos Açores. O novo cartão irá reunir num suporte inteligente toda a informação que hoje se encontra dispersa pelo Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão de Eleitor, Cartão do Serviço Nacional de Saúde e Cartão da Segurança Social permitindo ao seu utilizador autenticar-se electronicamente.


Isto será possível porque o novo cartão será integrado com um chip com dois certificados digitais capazes de identificar o seu detentor perante os serviços centrais do Estado, possibilitando também funcionalidades de assinatura digital. A inclusão de dados biométrico no Cartão do Cidadão está igualmente prevista.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Propaganda.

    Estou inscrito na Segurança Social desde 2005 como trabalhador independente, a pagar todos os meses a minha contribuição, que é o mesmo que andar a sustentar chulos, rendimentos minimos e outras m*****, e até agora nunca tive a surpresa de me contemplarem com o cartão com o meu N.º lá inscrito.

    Aposto que o deles deve ser dourado com as inscrições a prata.

    Salazar, se ainda cá estivesses

  2. Avatar de mik
    mik

    e numa operação stop o que é que os policias vão pedir ? heinnn ? tipo: “faz favor mostre-me o seu cu” ???!!!!!

  3. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Acho muito bem, um tipo já não presisará de andar com tantos cartões a dar cabo da carteira. Abaixo a burocracia, viva o simplex 😀

  4. Avatar de Alcides

    Já estive com ele na mão 🙂 e para vos informar que só existem 2 no mundo:P

  5. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Apesar de achar que é uma excelente medida, a verdade é que, e acho que muito poucos o sabem, ainda existe na nossa Constituição da Republica a proibição tácita de se poder identificar um individuo, seja ele qual for, por meio de um único numero de identificação pessoal. É só para lembrar lol !!

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    O Simplex no seu melhor que este cartão chegue depressa ao “cãotinênte” @Rui Marques acho estranho ainda não teres cartão da Seg. Social, mas esta é mesmo a melhor solução, ninguém pode andar se B.I. dai se eles colocarem o NIF e o da S.S. no mesmo cartão a entrega do dito não pode ser mais de 15 dias .Eu acho que a carta de condução também deveria estar incluida nesse Cartão Unico .
    Bem Haja
    Carlos

  7. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    a mim ninguém vê o cu. isso queriam eles.
    este Sócrates não engana ninguém

  8. Avatar de vipito

    Qual cu qual quê? Aquilo vai chamar-se cartão do cidadão.
    Já esqueceram o ecu? Pois claro!

  9. Avatar de Felipe
    Felipe

    Meu CU vai ficar no bolso da calça e na carteira, porque nõ vou dar pra ninguem.

  10. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

    @ Pedro Ribeiro,

    Precisamente devido à Constituição que proíbe a identificação do cidadão por um número único, o Cartão do Cidadão incluirá vários números de identificação (um para cada serviço). Daí que o sistema de informação construído (Pegasus, salvo erro) seja algo complexo.

    Cps

  11. Avatar de Dumdum
    Dumdum

    Não era mais fácil colocar um chip no corpo?!
    Um chip que se alimenta-se do corpo humano (sangue, carne ou calor)? Ou um nano chip móvel?! Assim só teriamos de passar no codigo de barras!
    Isto de andar a mostrar o CU a toda a gente tem que se lhe diga!