Cartão de Cidadão vai poder ser renovado através de uma simples SMS

31 Comentários

O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do Cartão (exceto a morada). Também precisa de o renovar se o Cartão for roubado, perdido ou destruído.

Face ao estado de Pandemia que se vive, o Cartão de Cidadão vai poder ser renovado através de uma simples mensagem de texto.


Cartão de Cidadão vai poder ser renovado através de uma simples SMS

Cidadãos com o Cartão de Cidadão caducado vão receber SMS a partir de 6 de junho

Os cidadãos com 25 ou mais anos que tenham o CC caducado ou quase em fim de validade, a partir de 6 de junho deverão receber uma SMS no seu telemóvel para renovar o  documento. Esta possibilidade é destinada a quem não necessite de proceder a qualquer informação na documentação. De acordo com informações do Ministério da Justiça esta quinta-feira

Os cerca de 300 mil cartões de cidadão de pessoas com 25 ou mais anos residentes em Portugal, que caducaram recentemente e cuja validade foi prorrogada em virtude da pandemia de covid-19, e os cartões que estão prestes a caducar, poderão ser renovados de forma simplificada, desde que não requeiram qualquer alteração de dados

Desta forma, a partir do próximo sábado, 6 de junho, “os cidadãos nestas circunstâncias irão receber uma mensagem por telefone (SMS), caso tenham indicado essa forma de contacto, e, se não houver necessidade de proceder a uma alteração de dados (como a morada, por exemplo) ou a recolha de dados biométricos, terão apenas de responder afirmativamente à mensagem de renovação simplificada.

Cartão de Cidadão vai poder ser renovado através de uma simples SMS

 

A mensagem apenas questionará o utilizador se pretende ou não renovar o CC. Se responder SIM, irá receber na morada a carta PIN para realizar o pagamento por multibanco. De referir que o custo da renovação é de 16,20 euros.

Segundo o JN, o processo será faseado. Até sábado, receberão SMS para renovação do CC , os cartões que caducaram entre 24 de fevereiro e 31 de março; até 13 de junho, será a vez de “todos os CC com requisitos do online caducados entre 1 e 30 de abril”; até 20 de junho receberão mensagem os cartões caducados entre 1 e 31 de maio e finalmente até 4 julho os que caducaram entre 1 e 30 de junho.

Uma linha telefónica foi ainda criada e estará disponível a partir do dia 10 de junho, para responder a questões relacionadas com o cartão de cidadão – o número 210 990 111, vai funcionar entre as 9 e as 17 horas de segunda a sexta-feira e de forma ininterrupta os 7 dias da semana para cancelamentos do CC.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Uma excelente ideia por forma a facilitar as pessoas que necessitam de renovar i dito cartão.

  2. Avatar de Bimbo
    Bimbo

    BOA IDEIA! Pode ser k assim consiga renovar o meu CC já k no site é MENTIRA!!!

    1. Avatar de Backonline
      Backonline

      Renovei sem problemas

  3. Avatar de JM
    JM

    Convém lembrar que, a renovação do CC é uma boa fonte de rendimentos para o Estado.

    1. Avatar de PMT
      PMT

      Parte do preço vai para para o sistema informático que pertence aos americanos.
      Foi por essa razão que poucas semanas/meses depois de o sistema estar online conseguiram encontrar um negro que tinha fugido para Portugal.

      1. Avatar de Maggie
        Maggie

        O SO nos pcs do estado é feito em portugal. Basta abrir o windows e ver na regiao diz portugues.

        1. Avatar de PMT
          PMT

          Refiro-me ao sistema informático de servidores, software, gestão, controlo de dados, cruzamento de base de dados, base de dados, etc.

        2. Avatar de PMT
          PMT

          O sistema e os dados não são guardados em portugal, são todos controlados e geridos na América. A única coisa que nós temos cá é um interface para introdução e consulta dos dados.

    2. Avatar de Serodio
      Serodio

      Certo, mas o preço é o mesmo seja por SMS, online ou presencialmente!
      Só reclamam… Se o estado não tiver fontes de rendimento não tem como apoiar os contribuintes.
      Este exemplo que estamos a passar é bem a cara disso. O trabalho do Governo está a ser exemplar e eu até represento outras cores, mas há que reconhecer.

  4. Avatar de Spoky
    Spoky

    E a carta de condução poderia ir pelo mesmo caminho, mas claro é um negocio para eles! Nem SMS enviam, nem emails, nem cartas nada.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu renovei a minha carta de condução o ano passado online. Só tive de ir ao Multibanco pagar o valor e esperar uns dias. Recebi-a pelo correio…

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Eu renovei a minha carta sem sequer meter os pés no imtt.. paguei online e veio ter à morada.. mais simples que isso?

    3. Avatar de LR
      LR

      @Spoky, podes renovar a carta no site do IMT Online. Fica inclusive mais barato do que se for feito presencialmente.

  5. Avatar de Toder
    Toder

    Isto também aplica no estrangeiro? Vivo na Alemanha e o meu também já caducou

  6. Avatar de luis
    luis

    Isso é muito bonito e prático (a sério), mas e para as pessoas que o CC caducou antes de 24 de fevereiro (inicio de fevereiro) e que tinham marcação para a renovação (sendo que a data de espera era + de 2 meses) e que com isto do Covid-19, as renovações foram canceladas e os balcões fechados?

    1. Avatar de Serodio
      Serodio

      O meu está caducado e tinha marcação para abril. Ligaram-me a informar antes da data em que caducou que seria remarcada mais tarde a renovação e que o mesmo teria validade até Julho (entretante mudou para Outubro). Recebi um mail a meio do mes passado a indicar nova data de marcação e se não me fosse conveniente para ligar e remarcavam.
      Está tudo a funcionar perfeitamente. Um excelente trabalho de organização, até fiquei admirado juro.

      1. Avatar de luis
        luis

        tiveste mais sorte que eu… não recebi chamada e tive eu que remarcar, e nem consegui para a minha area de residência. é esperar 30 dias…

        1. Avatar de Hude Gomes
          Hude Gomes

          Porque nao renova online?

          1. Avatar de Serodio Cera
            Serodio Cera

            Online só dá para renovar até 30 dias antes de caducar

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Alguém me explique como é que os custos se mantem? A mesma questão se aplica aos bancos.
    A 10 anos atrás tínhamos um banco (nao confundir com multibancos) em cada esquina, muita coisa era feita presencialmente, nao havia a tecnologia que existe hoje e nao existiam fees de manutenção.
    Hoje em dia, grande parte das pessoas ja faz tudo por home banking, fecham sucursais de bancos pq é despesa e nao ha necessidade de ter 10 funcionários para meia dúzia de pessoas, e temos tecnologia melhor que a de 2010, ainda assim pagamos fees, taxas e taxinhas de que?

    Segue a mesma pergunta para a renovação do CC. 16,90 Euros? O desenvolvimento do sistema que possibilita renovarmos por sms foi pago a ouro certamente.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Na parte bancaria é facil . È uma questão de verificar as taxas de juro de há 10 anos ( pre-crise) e comparar com as taxas actuais.
      Os bancos não cobrava algumas das taxas ou isentavam porque o valor dos juros cobria essas parcelas. Hoje me dia tal não acontece.
      O facto de operações serem realizadas em homebanking não as torna “sem custos” para os bancos.
      Os sistemas que as suportam não vivem do ar e os custos com eles aumentaram por sinal.

      Abc

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Esclarecido em relação a parte bancária, faz algum sentido.
        Relativamente ao home banking, discordo. Os sistemas nao vivem do ar, é certo, mas despedirem +100 pessoas, fecharem sucursais, etc, nao estou a ver para onde esta a ser canalizada a poupança no corte de custos.
        Atenção que eu concordo em estes serviços serem pagos, porque como referido, e bem, os serviços nao vivem do ar, existem vários custos a ter em atenção: eletricidade, desenvolvimento, manutenção, segurança, etc.
        A meu ver um custo de 16,90 Euros, não é um valor simbólico por cartão tendo em conta que TODOS os cidadão necessitam deste cartão.
        Se me pedirem 16,90 Euros para emitir um novo cartão no banco, é chato mas vou ter de aceitar, é uma opção minha ter conta neste ou naquele banco. Agora, um cartão que nos é exigido, ter este valor, nao faz sentido para mim.
        Não estou a chorar os 17 Euros, mas fazendo as contas a população que renova o cartão vezes os 17Euros, parece-me a mim que estão a fazer dinheiro com os portugueses.

        1. Avatar de Serodio
          Serodio

          O preço é o mesmo, seja SMS, online ou presencialmente.
          Não vejo qual o problema aqui.
          Deixa de ser necessário deslocar-se, ocupar o tempo do funcionário que pode estar a fazer outras coisas e contribui o mesmo valor para o estado pagar a implementação do sistema automatico (e mantê-lo) fornecendo um melhor serviço ao cidadão. Todos saimos a ganhar aqui.

        2. Avatar de Peace
          Peace

          Tal como dizes, os sistemas dos bancos não vivem do ar, mas queres que os serviços do estado vivam. Num caso estás a gerar lucro para uma entidade privada, no outro estás a pagar um serviço que tem custos pagos por todos nós.

      2. Avatar de Nick
        Nick

        Só evitar de ir a uma repartição pública já é muito bom, tanto para o stress como o bolso.

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Esse é o custo ao renovar o CC online com uma duração de 10 anos. Se achas muito, podes fazer presencialmente e pagar 23€.

      Isto de dizer mal só porque sim é uma coisa que me tira do sério. Não concordas? Queixa-te a quem de direito, aqui ninguém vai fazer nada.

      Informação tirada de https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao :
      Para pedidos online

      Em caso de perda, destruição, roubo ou furto:

      Se a validade do novo cartão for inferior a 5 anos, tem um custo de 13,50 € (18 € para levantamento no estrangeiro).
      Se a validade do novo cartão for superior a 5 anos, tem um custo de 16,20 € (20,70 € para levantamento no estrangeiro).

      Em caso de fim de validade, o novo cartão terá um custo de 16,20 € (20,70 € para levantamentos no estrangeiro).

      Aos pedidos Urgentes e Extremo Urgentes efetuados através da renovação online, aplicam-se os preços do atendimento presencial.

      Os pagamentos do serviço online são efetuados através de referência multibanco. No caso de cartões para levantamento no estrangeiro também é possível pagar com cartão de crédito (Visa ou Mastercard).
      Para pedidos no atendimento presencial
      Pedidos normais, com levantamento:

      em Portugal – custo de 15 € para cartões com validade de 5 anos, e 18 € para cartões com validade de 10 anos
      no estrangeiro – custo de 18 € para cartões com validade de 5 anos, e 23 € para cartões com validade de 10 anos.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Peace pareces-me nervoso para quem se intitula de “Peace” (just saying..)

        Em relação aos custos do banco sei a quem me devo dirigir. Relativamente ao preço do cartão do cidadão, poderias enviar-me o contacto de quem vai efetivamente analisar a situação? (queria evitar call centers)
        Agradeço desde ja disponibilidade demonstrada por querer ajudar a duvida.

        Btw, nao reclamo porque sim. Argumentos foram apresentados, podes é nao ler e responder logo a pressa sem ler, issoo é outra coisa.
        O utilizador Jorge Carvalho respondeu de forma assertiva a justificar o porque dos bancos, e se reparares na resposta serguinte eu começo com: “Esclarecido em relação a parte bancária, faz algum sentido.”

        Peace.. estamos em pós-covid, alegra-te rapaz! 🙂 Stay safe

  8. Avatar de João Ramos
    João Ramos

    Pois é….tudo fácil e limpinho… Em janeiro deixei passar o prazo de renovação por 3 dias. A tão fácil “chave móvel” caducou e não pude aceder a alguns serviços que a exigem. Desde essa altura que tenho andado em contactos com a AMA para a tal facilidade ser resolvida. Hoje ainda não tenho acesso à dita “chave móvel digital ” ! Para o Gov e no papel é tudo facilidades, quando a coisa corre bem, mas quando corre mal há poucos “técnicos” que consigam resolver as charadas !!

    1. Avatar de Zezeca
      Zezeca

      Se deixou passar o prazo, a está reclamar de quê? O único culpado aqui é você.
      Com tanta tecnologia de ponta e não sabem utilizar lembretes no calendario que ate é sincronizado com telefone computadores relogios, frigorificos, robots aspiradores e sei la o que…

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    SMS? E que tal deixarem de começar de implementar novas soluções com tecnologia do passado?

    1. Avatar de Nick
      Nick

      É lógico evoluir na tecnologia, mas a nível do estado existem os contratos faraónicos.

      Imaginem só alguém (funcionário público) contratar um serviço com uma tecnológica por 20 anos??? Isto devia ser crime, porque estamos a condenar uma sociedade a parar de evoluir 20 anos.
      Pior ainda, essa tecnológica vai condicionar os cidadãos a usar tecnologia paga para aceder ao tal serviço do estado que devia ser de uso universal.

      Isto traduz bem o que and(a)ou a Microsoft a fazer em Portugal:
      Há mais de 10 anos que no Portal das Finanças existem aplicações em que só é permitido usar Internet Explorer.