Cartão de Cidadão: Renovação automática com entrega em casa

44 Comentários

O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do Cartão (exceto a morada). Também precisa de o renovar se o Cartão for roubado, perdido ou destruído.

As pessoas com 25 anos ou mais, que tenham o Cartão de Cidadão caducado ou quase a caducar, já podem renovar o cartão sem sair de casa. Saiba o que tem de fazer.

Cartão de Cidadão: Renovação automática com entrega em casa


Quem tem o Cartão de Cidadão caducado ou a caducar, recebe em casa a carta dos códigos PIN do cartão com uma referência Multibanco válida durante 60 dias. Basta fazer o pagamento, dentro do prazo, para renovar o cartão sem alteração dos dados biométricos e biográficos. O novo cartão será enviado para casa por correio registado, sem custos adicionais.

De referir que a renovação por SMS do Cartão de Cidadão foi descontinuada e substituída pela renovação automática com entrega do cartão em casa.

Quem pode renovar o Cartão de Cidadão (sem sair de casa)

  • Qualquer pessoa com 25 anos ou mais pode fazer a renovação automática, desde que:
    • o seu Cartão de Cidadão esteja caducado, ou a caducar dentro de 60 dias, e ainda não tenha pedido a renovação por outra via (online ou presencial)
    • na última renovação tenha atualizado os dados biométricos (fotografia e impressões digitais)
    • não esteja abrangido pelo regime do maior acompanhado
    • tenha nacionalidade portuguesa e resida em Portugal.

http://videos.sapo.pt/ozInKRRQ0TNFSuB5r0Ik

Se tiver feito recentemente a renovação do cartão, por via online ou presencial, e reunir as condições para a renovação automática, poderá receber duas cartas PIN. Nesta situação deve manter apenas a carta PIN da renovação que já pagou, ignorando a carta da renovação automática que contém uma referência Multibanco.

A carta PIN da renovação automática contém uma referência Multibanco com validade de 60 dias. Pode fazer o pagamento no Multibanco ou em casa, através do seu homebanking, na opção Pagamento de serviços. De referir que o custo da renovação é de 16,20 euros.

Cartão de Cidadão: Renovação automática com entrega em casa

Se tiver o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão, vai receber um SMS de CCIDADÃO a confirmar o pagamento e o envio do Cartão  para a morada de casa por correio registado.

O Cartão de Cidadão é enviado para a morada de casa e apenas pode ser entregue ao titular.

Cartão de Cidadão

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Marques
    Luis Marques

    Fiz a renovacao do meu cartao dia 14 de dezembro, paguei e ainda nao recebi nada. Portugal no seu melhor!

    1. Avatar de Zé dos Azeites
      Zé dos Azeites

      Fiz a 16 de dezembro e recebi ontem.

    2. Avatar de Mamba
      Mamba

      Dizer mal de situações excecionais e culpar o país. Portugueses no seu melhor!

      1. Avatar de Paulo Mestre
        Paulo Mestre

        Situação excepcional seria bem feita se realmente evitassem a ida dos cidadãos aos balcões o que não é o caso,por isso sim, crítico que está mal, assim como crítico ter que pagar por a emissão de um cartão de cidadão quando é obrigatório por lei eu ter, devia ser um serviço gratuito,quer que lhe diga mais???

        1. Avatar de disparates
          disparates

          TB ES OBRIGADO a ter carta de conduçao e….pagas por ela aos privados e dai???

  2. Avatar de Tiago Reis
    Tiago Reis

    Eu queria era a possibilidade de agendar. Tenho de renovar o CC do meu filho e agora tenho de estar em filas para o conseguir

    1. Avatar de Helio
      Helio

      No passado dia 30/11, pelas 18h15 na LC Olaias esperei 10 min para renovar o meu

  3. Avatar de AJ
    AJ

    eu paguei no início de dezembro e no natal já tinha o novo CC

  4. Avatar de Jose Alves
    Jose Alves

    Vivo na provincia do Ontario no Canada, o cartao de cidadao e o passaporte caducaram em Outubro 2021, um mes antes de caducar dirigime aos servicos Consolares em Toronto, o qual me foi informado para telefonar para os servicos consolares e fazer uma marcaçao por telefone, assim fiz,estamos a meio de janeiro de 2022, ate hoje ainda nao fui contactado, telefonei mais uma vez a perguntar se os cerviços consulares IZISTEM, tambem nao tive resposta, e assim vai o meu Portugal pelo Mundo..!!

    1. Avatar de iSad
      iSad

      No Reino Unido passaporte que caducou em Outubro passado . Em Agosto 2021 consegui marcar no Consulado em Londres renovação so para Junho deste ano e tive que enviar emails que não responderam e telefonar 2 vezes para conseguir marcar. Claro o Covid serve para desculpa para tudo.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      UK Escócia, consulado mais próximo é Manchester (4 horas de viagem para cada lado), estou desde meio do ano passado a tentar fazer marcacao para poder renovar o CC porque estupidamente nao me deixam renovar o passaporte se nao tiver o CC válido.

      É uma festa, a minha sorte é ter outra nacionalidade em que tenho consulado mais proximo e ter passaporte válido caso queira viajar.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Renovei o meu veio com 9 anos e meio em vez de 10 anos e com a fotografia muito clara.
    O meu rosto mal se via.
    Quando dirigi-me a loja do cidadão para reclamar, queriam-me cobrar por um nova emissão.
    Foi necessário, solicitar o livro de reclamações para 5 minutos depois emitirem outro sem custos.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Então e eu? Vivo em franca a 300km do consulado português… Não atendem o telefone e não respondem aos e-mails…. Ainda dizem no website que não vale a pena ir lá, sem marcação… Marcação sim mas só para Agosto…. O que faço?? Alguém pode ajudar por favor?

    1. Avatar de Nuno Dias
      Nuno Dias

      Vai consultando diáriamente a página para agendamento. Eles costumam abrir algumas vagas no inicio do dia.

  7. Avatar de Renovação do CC
    Renovação do CC

    Fiz a renovação do CC “sem sair de casa”, não foi como diz no post … e não estava a perceber:
    – O post fala da renovação automática, por iniciativa do “sistema”
    – O que usei foi a renovação online, por minha iniciativa
    Estão as duas formas explicadas na página https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao

    Já que estamos nisto, tem-me sido muito útil a Chave Móvel Digital (CMD) recebida por telemóvel. Mas já tem bloqueado e depois é um sarilho. Acabei por comprar um dongle para a leitura do Cartão do Cidadão (CC). Basicamente faz-se o mesmo que com a CMD – mas também desbloqueia a CMD e faz outras alterações a dados associados ao CC. Um leitor de CC anda atualmente pelos 10€.

    1. Avatar de Renovação do CC
      Renovação do CC

      P.S. Um leitor de CC dá para diversas pessoas. O que faz é “ler” o chip do cartão.

  8. Avatar de Passei Por isso
    Passei Por isso

    Não se metam nisso! Não traz os certificados ativados, têm de receber presencialmente em casa (ou ir aos CTT depois).
    Depois vão a uma loja e não conseguem ativar os certificados. Um caos!

    1. Avatar de JS
      JS

      Quais certificados? Assim que recebes o CC em casa tens que o ativar. Para isso, consegues fazer com a app do governo e um leitor de cartões.

      1. Avatar de JP
        JP

        Não é possível alterar os certificados. É uma medida de segurança implementada. Nada a fazer. Só presencialmente

        https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/ferias-lazer/noticias/cartao-de-cidadao-questoes-do-momento

        1. Avatar de JS
          JS

          Já percebi a que certificados se referia.
          É sem dúvida um tiro no pé a meu ver isto. De qualquer das formas temos que lá ir ativar o CMD, que, para mim, é essencial no dia a dia…

          1. Avatar de N'uno
            N’uno

            A CMD não necessita de ser activada presencialmente. Eu recebi o meu cartão completamente funcional, apenas com o certificado de assinatura digital inibido. Mas consegui activar a CMD online, e esta serviu-me para assinar documentos digitalmente durante os meses que demorei a conseguir um agendamento no IRN para desinibir o certificado da assinatura digital.

          2. Avatar de N'uno
            N’uno

            Pequena correcção: Não estava completamente funcional, e por isso tive que recorrer à linha de apoio do cartão, que entre outras coisas activou o meu certificado de autenticação. Isto foi em plena pandemia, no ano passado, e os agendamentos não eram permitidos. Talvez por isso tenham facilitado, não sei.
            Eu tentaria perceber, junto da linha de apoio, se ainda possibilitam a reactivação da autenticação por aí…

  9. Avatar de JP
    JP

    Correto. Recebi tudo de forma automática. Fiz o pagamento. Recebi o cartão. Mas agora tenho de, presencialmente, ir a uma loja do IRN para ativar o certificado, que vem cancelado/suspenso… Portanto, ser entregue em casa ou ter de o levantar presencialmente…

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Recebemos o CC em casa, mas depois para reactivar a chave móvel digital temos de nos deslocar a um registo civil ou loja do cidadão…. Não faz qualquer sentido.

    1. Avatar de Ochinês
      Ochinês

      Em tempos de pandemia faz sentido.
      – Já em tempos de pandemia, fui levantar o meu CC numa Conservatória do Registo Predial, que vinha indicada na carta com os pins (ainda não havia entrega em casa pelos CTT). Ativaram a CMV e deram-me uma carta com uma password provisória para aceder à CMD e alterá-la.
      – Agora, enviam primeiro a carta com os pins, a seguir enviam o CC e tem que se ativar a CMV numa conservatória indicada na carta com os pins.

      A vantagem é poder-se usar logo o CC, estão sempre a pedi-lo e caducado não vale nada. Quem quiser, trata depois da ativação da CMD. Agora, ativar a CMD sem “dar a cara”, nem que seja coberta por uma máscara, parece-me que enfraquece muito a segurança do processo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E que tal a ideia de nem sequer a desactivar?
        A CMD devia ser independente do CC.

  11. Avatar de Dono da carne
    Dono da carne

    Que coisa mal feita….bastava usar uma aplicação onde ficasse o cartão….e quem quisesse ficava sem cartão físico

  12. Avatar de mp
    mp

    Nao façam isso, pois para ativar o cartão tem de ir na mesm para uma loja do cidadao bem cedo ter senha para o ativar.

  13. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Recebi o CC e tudo bem. Mas agora vou ter de ir a um balcão para activar as funções digitais e os pin. Não serve de muito.

  14. Avatar de noka
    noka

    Tudo treta. Os Pins vem desactivados. é preciso ir lá para conseguir utilizar o cartão!!!

  15. Avatar de N'uno
    N’uno

    O cartão vem com todos os serviços funcionais excepto a assinatura digital, cujo certificado tem que ser activado numa loja do IRN… O que me valeu é que a CMD é independente disto, e nos meses que tardei para conseguir activá-lo permitiu-me assinar digitalmente documentos.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O código de autenticação vem ativo?

      Por exemplo para utilizar o site do registo automóvel. Que exige o certificado digital e pede o código de autenticação do cartão de cidadão.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        A autenticação funcionava, sem problemas. Só mesmo a assinatura digital com o leitor de cartões é que não. Mas consegui contornar esta limitação, enquanto não conseguia agendamento no IRN, usando a Chave Móvel Digital.

      2. Avatar de Paulo Mestre
        Paulo Mestre

        Não vem activo ,caduca com o cartão antigo,daí eu ter falado que o envio do cartão para casa é um sistema que pouco adianta

    2. Avatar de Paulo Mestre
      Paulo Mestre

      Não é verdade,todos os seus certificados digitais,e inclusive a CMD, caducam com a validade do seu cartão de cidadão e ao receber o cartão novo têm que ser todos activados novamente e isso só pode fazer ao balcão

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Ok, Paulo, agora que referiste o tema recordo-me que tive algumas interacções com a linha de apoio (o meu cartão tinha outros problemas). Foi através dessa linha que vi todos os problemas resolvidos e foi feita a activação do certificado de autenticação. O de assinatura não.
        Resumindo, activar o certificado de autenticação não requereu a deslocação física, nem tão-pouco a CMD, que pode ser pedida online “Para cidadãos com Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão.”

  16. Avatar de Paulo Mestre
    Paulo Mestre

    Tudo muito bonito, pagamos e recebemos o cartão de cidadão em casa é verdade, só é lamentável que não tenham criado ferramentas para também se renovar os certificados digitais,a chave móvel digital, porque se o objetivo era as pessoas não terem que se deslocar aos serviços,então falham nisso porque vamos ter que lá ir para activar tudo isso

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Quando passei por isso foi em plena pandemia e, como referi, usei a linha de apoio do cartão para resolver tudo, sobrando apenas a impossibilidade de activação da assinatura digital.

      As regras agora estão assim:
      “A ativação das funcionalidades de autenticação e da assinatura digital só pode ser feita presencialmente, nos balcões de levantamento do Cartão de Cidadão. Assim, caso receba o Cartão de Cidadão em casa, deverá deslocar-se a um balcão de levantamento do Cartão de Cidadão para fazer a ativação. Leve consigo a carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão.

      Antes de se dirigir ao balcão, terá de fazer o agendamento online ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h). ”

      Aparentemente já não facilitam a activação da autenticação através da linha, mas eu tentaria… Foram muito prestáveis comigo.

    2. Avatar de Passei por isto
      Passei por isto

      Pois, absurdo.
      Renovar o cartão foi das experiências mais surreais que já vivi.
      Recebi nos CTT, assinatura não funcionava. Fui a um balcão e disseram que devia vir com avaria! Aconselharam a telefonar para dizer que tinha sido roubado (!) e pedir outro com urgência. 40 euros.
      Depois de investigar, percebi que os certificados não vinham ativados. Voltei a outro balcão. Aqui já sabiam o que fazer, mas não dava! Depois de telefonemas, acabaram por perceber o problema: os cartões entregues em casa têm como “local de entrega” uma central no Porto. É preciso mudar o local de entrega do cartão para a loja onde estamos a ativar (esta operação custa 4 ou 5 euros). Depois já ativa.
      Percebem isto? Eu também não.

  17. Avatar de Afonso
    Afonso

    Virem de vez estes incompetentes xuxialistas sâo os coveiros da Naçâo Portuguesa . É um Bando de mafiosos o país cada vez mais atrasado, mais pobre , sem rumo .Basta de gamanço xuxialista

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Vale mais um bando de mafiosos que um bando de retardados como tu.

  18. Avatar de Afonso
    Afonso

    Virem de vez estes incompetentes xuxialistas sâo os coveiros da Naçâo Portuguesa . É um Bando de mafiosos o país cada vez mais atrasado, mais pobre , sem rumo .Basta de gamanço xuxialista

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Cuidado, se enviem para a morada de casa, é bom que esteja o próprio no momento de entrega pelos ctt, efetuada por carta registada. Caso contrário, têm de fazer o levantamento no posto Ctt mai próximo ou, posteriormente num Registo Civil, ultrapassado o período para levantamento, aí acresce 6€, pelas tarifas de transporte

  20. Avatar de António Ferreira de Barros
    António Ferreira de Barros

    O sr Presidente da República deveria fazer uma visita ao registo civil, porque essa instituição esta muito mal. Os emigrantes sentem-se “abandonados ” pelo seu país.