Cartão de Cidadão: Já espreitou o seu e-mail? IRN já começou a avisar

23 Comentários

Tal como informamos recentemente, os Correios de Portugal (CTT) vão entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses, num projeto-piloto do Instituto de Registos e Notariado (IRN). O envio dos 350 mil cartões do cidadão, cujos levantamentos estão pendentes, vai ser feito por correio registado e exclusivamente ao próprio.

O IRN já começou a remeter os primeiros emails com a informação sobre o envio de cartões de cidadão.

Cartão de Cidadão: Já espreitou o seu e-mail? IRN já começou a avisar


Até dia 31 de outubro irão ser entregues cerca de 100 mil cartões dos 350 mil documentos de identificação por entregar. O Governo pretende fazer chegar aos seus destinatários ou por via postal ou através dos gabinetes do Espaço Cidadão.

A mensagem que irá aparecer no seu e-mail será a seguinte…

O seu Cartão de Cidadão vai ser entregue na sua morada por correio registado e só pode ser entregue a si. Justiça – Serviço do Registo +info irn.justica.gov.pt

Cartão de Cidadão: Entrega de 100 mil na “primeira fase”

De acordo com o JN, depois de 31 de outubro até 30 de novembro, seguirão o mesmo percurso mais 100 mil cartões. Os outros 150 mil devem ser entregues até ao final do ano. Além de email, o IRN também irá enviar do número 915692970 um SMS a avisar para a entrega do documento.

Os cartões do cidadão serão enviados via postal e não estarão ativados – algo que só se verificará 48 horas depois. Quem tratou da renovação ou emissão do documento no Espaço Cidadão também já os pode ali levantar.

Cartão de Cidadão: Já espreitou o seu e-mail? IRN já começou a avisar

A medida, resulta de trabalho conjunto da área governativa da Justiça e da Modernização do Estado e da Administração Pública, visa dar resposta ao crescente número de cartões de cidadão que ficaram por entregar devido à pandemia, vai abranger os cidadãos nacionais com 18 ou mais anos residentes em Portugal que pediram e pagaram a renovação do Cartão de Cidadão.

 

Leia também…

O seu Cartão de Cidadão vai chegar através dos correios

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de k
    k

    Fixe. Já fiz o pedido e pagamento, só estou a espera que me digam alguma coisa desde Março. Supostamente disseram-me que iam mandar uma carta para eu ir fazer o levantamento. Vamos ver se é desta.

    Also, a SMS que eles mandam para renovação é manhosa pa catano. Quase parece mais um sms scam. Tive que ir confirmar a net se era algo legitimo.

    1. Avatar de nfr
      nfr

      @k, tem de se telefonar ou agendar online.
      a mim aconteceu a mesma coisa. estive á espera da tal carta e nada… fui ver o o documento onde estava a referência de pagamento e explica isso… o agendamento está feito, mas só para dezembro.
      será melhor confirmar isso.

  2. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    Alguém sabe se o cartão renovado já vem com a assinatura digital activada, ou se mantém a anterior?! E a chave móvel digital mantém-se a anterior ou é preciso fazer alguma coisa!??

    1. Avatar de R.R.
      R.R.

      A assinatura digital é ativada se assim o pretender quando levanta o novo cartão, os códigos passam a ser os da nova carta que recebeu. A chave móvel digital mantém-se como estava, não tem que fazer nada

      1. Avatar de António
        António

        Como vai ser entregue e não levantado a questão mantém-se: já virá com a assinatura digital ativada?

      2. Avatar de A.M.
        A.M.

        Obrigado pela informação. Também tinha essa ideia. No entanto em relação á assinatura digital, como posso activar quando levanto se o cartão for entregue pelos CTT?! Quando o fiz pela primeira vez tive de me deslocar å Conservatória pedir!!

        1. Avatar de 123
          123

          Compras um leitor do cartão cidadão e ativas em casa como eu o fiz

          1. Avatar de A.M.
            A.M.

            Leitor já tenho!! Oxalá corra bem, tenho ideia que quando o fiz no anterior cartão algo não correu bem…e tive de ir tratar pessoalmente. Obg pela dica!!

          2. Avatar de A. M.
            A. M.

            Tal qual como suspeitava, recebi hà dias o CC pelos CTT e passadas 72 horas (tempo aconselhado pelos assistentes até activar o novo cartão) diz “assinatura digital bloqueada” no leitor. Liguei para a linha de apoio, e disseram que tinha que agendar num posto local para me activarem a assinatura digital!! Não entendo…..

  3. Avatar de antonio
    antonio

    quem nao recebeu a sms para renovaçao pode pedir pela mesma forma ?

  4. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Tinha uma marcação para a renovação do CC em Março, “apareceu” o bicho, enviaram-me um mail a informar que estava suspensa a renovação por causa do “bicho”, já enviei recentemente dois mails para saber como é e nem resposta obtive. Porreiro, pá!!!

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tenho levantamento agendado para final de dezembro espero que mandem para casa

  6. Avatar de Patricia
    Patricia

    Mandam cartão para casa??? Mas eu ja tenho agendamento para ia 20 outobro! ,enviando para casa cartão de cidadão como activamos os codigos ?

  7. Avatar de anon
    anon

    E quem quiser atualizar os dados no cartão, continua lixado como sempre.

    1. Avatar de Elda
      Elda

      Podem ativar as assinaturas nos espaços de cidadão

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Actualizar dados podes fazer em casa… simples!

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Com os correios a entregar só deve aparecer lá para 2030.

  9. Avatar de antonio carvalho
    antonio carvalho

    Eu ja tenho meu cc pago desde 17 de agosto e ainda nao recebi renovei por aquele site do siga

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Mas que email? Acho que nunca me pediram isso…

  11. Avatar de João Costa
    João Costa

    Como que vamos ter confiança que garante que me cartão vá parar na mão de terceiros

  12. Avatar de Adilia Afonso
    Adilia Afonso

    Fui com o meu filho de 9 anos renovar o cartão de cidadao no dia 17 de setembro. Será que demora muito para receber a carta?

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom dia, para quem souber responder, renovei o meu cc via net em Março e depois de receber a carta marquei o levantamento via telefone e só tinham disponibilidade para Fevereiro, a minha dúvida é se vou receber via CTT ou espero para ir levantar só em Fevereiro. Obrigado

  14. Avatar de JOSÉ CARLOS DE MELO AGOSTINHO
    JOSÉ CARLOS DE MELO AGOSTINHO

    A minha Mãe já renovou o cartão de cidadão em 19 de Janeiro, a 17 de Março a MSG de que iria recebê-lo no prazo de trinta dias. Findo este prazo e nada, marquei para o ir levantar pessoalmente à loja do Cidadão de Odivelas, resultado não está lá, foi mandado pelo correio, para ir aos correios da minha zona. Lá também não está, mandaram-me para a central de Belas, lá também não mora e só me podem dizer por onde anda se lhes facilitar o numero de registo de envio. Voltei à Loja para o pedir, tendo recebido resposta de que não têm acesso ao referido número. Pergunto alguém o viu? Onde para o cartão? Quem é responsável para me dar uma resposta?