Cartão de cidadão e outros documentos caducados estendem validade

26 Comentários

O Coronavírus COVID-19 está a obrigar os países a reorganizar as suas regras. Assim, o governo de Portugal adotou várias resoluções para atuar em conformidade com o cenário de pandemia. Alguns serviços públicos foram reorganizados e as regras adaptadas. Se tem o Cartão de cidadão e outros documentos caducados ou a caducar, saiba que a sua validade foi excecionalmente estendida.

Segundo o Decreto-Lei n.º 10-A/2020 o governo refere que importa prever a obrigatoriedade de aceitação pelas autoridades públicas da exibição de documentos, cujo prazo de validade expire durante o período de vigência do presente decreto-lei.

Imagem Cartão de Cidadão caducado


Cartão de Cidadão e Carta de Condução caducadas

Com o encerramento de alguns serviços públicos, resultante da pandemia que afeta o mundo, Portugal adotou algumas medidas, de carácter excecional, para ajudar os cidadãos. Assim, conforme o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, Artigo 16.º sobre a Atendibilidade de documentos expirados, está em vigor o seguinte:

1 – Sem prejuízo do disposto no número seguinte, as autoridades públicas aceitam, para todos os efeitos legais, a exibição de documentos suscetíveis de renovação cujo prazo de validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores ou posteriores.

2 – O cartão do cidadão, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, carta de condução, bem como os documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, cuja validade termine a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei são aceites, nos mesmos termos, até 30 de junho de 2020.

Imagem de uma Carta de Condução

Portanto, deste sábado dia 14 de março até ao dia 30 de junho, se tiver o seu Cartão de Cidadão (ou carta de condução) caducado, ele estará válido através deste decreto. Qualquer autoridade terá de o aceitar como dentro da validade.

Estas são medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus COVID-19.

 

COVID-19: Governo encerra todas as escolas a partir de segunda-feira

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Louis
    Louis

    Bom decreto já tenho cc válido

  2. Avatar de Joel Silva
    Joel Silva

    Ou seja, o a validade dos meus documentos acabam dia 29 deste mês 16 dias depois vou ter que renovar na mesma?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Até 30 de junho.

      1. Avatar de Joel Silva
        Joel Silva

        Não sei se será o caso porque passo a citar “…a exibição de documentos suscetíveis de renovação cujo prazo de validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores ou posteriores.” , ou seja, só não precisa de renovar se acabar durante os 15 dias antes ou depois do despacho que foi publicado no dia 13 deste mês, certo?

        1. Avatar de jorjão
          jorjão

          Tens o prazo de validade da lei e os documentos continuam válidos mesmo que caducados nos 15 dias antes da entrada em vigor da lei ou 15 dias após o seu término.

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    E a carta de condução? Deviam por olhos nisto… Em relação a Renovar a carta de condução! Como todos nos sabemos não temos por hábito andar a ver de quantos em quantos anos temos de renovar a carta de condução, geralmente lemos na carta de condução a dada que expira correto?

    Porque não avisam ou mandam um correio, email, sms a notificar para renovar a carta de condução? O mais patético, quem se esquecer de renovar em vez de pagar uma coima, tem de fazer um exame de condução.

    Quer dizer 6 meses antes de expirar ainda sei conduzir, após os 6 meses para renovar a carta de condução já não se sabe conduzir? Tudo medidas para ganharem dinheiro e chularem a população.

    E mais, na carta de condução digamos diz validade até 2032 (exemplo) porque é que tenho que ir renovar? Se o que consta na carta de condução é que é VALIDA até essa data, porque tenho que ir a exame novamente? Ora continuo legal!

    Isto devia ser alterado, é uma confusão. Concordo que tenhamos que renovar. Mas não fazer o exame de condução novamente! Isso é patético. Principalmente quando pedem um atestado médico como prova!

    Concordo sim, que deveriamos fazer um exame a partir dos 60 e SEM PAGAR 2 Exames para quem tem categoria A e B… Vergonhoso.

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Andas muito mal informado!!
      Também te esqueces de ir trabalhar? De comer? Há lembretes/alertas em muitas aplicações para isso mesmo.
      No entanto se te registares no site do IMT eles lembram-te por email, isto é se leres os teus emails!!!

  4. Avatar de Cisco
    Cisco

    A avaliar pelos comentários o Português é mesmo uma língua muito, mas mesmo muito, difícil. (ou então andámos a fazer turismo escolar na juventude).

  5. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Bla bla bla , eleitoralista, não serve de nada para quem está fora do país, isto na Europa

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Então e quem está em Portugal?? Não temos direito a ter prazos alargados, uma vez que os serviços públicos vão funcionar a meio gás??
      Francamente, haja pachorra para alguns comentários!!!

  6. Avatar de JD
    JD

    E a inspeção?

  7. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Isto vai dar raia em sistemas automáticos onde se lê a validade do cartão.

  8. Avatar de Odilia Mambo
    Odilia Mambo

    Sou Angola ,tirei visto para portugal,por causa da pandemia o meu visto expirou sem eu poder viajar ,
    quero saber ainda posso viajar com o mesmo visto de Luanda para Lisboa ,porfavor quero saber ,ja tenho bilhetes pagos ,nao sei o que fazer.

  9. Avatar de Jose Antonio Gonçalves Caria
    Jose Antonio Gonçalves Caria

    Fiado na prorrogação da validade do CC, tinha viagem para a Suíça dia 10 Julho na Easy Jet. Fui impedido de embarcar na entrada para o avião. Tinha comigo o cartão com data expirada , o documento provando que ja tinha o cc renovado , o comprovativo do pagameto …so nao tenho o documento valido porque carece de marcacao para agendar o levantamento do cc . Esse agendamento só é posivel a partir de 22 de Agosto. Inacreditave. Estou a tentar agendar o levantamento e nao consigo. Pretendia agendar nova viagem na primeira semana de Agosto , mas sem cartao vai dar problema outra vez. Alguem sabe alguma forma de agendar o levantamento do cc renovado e pronto a ser levantado ha 5 semanas , mas que so vai servpossivel daqui a mais 6 ou 7 semanas..!?

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      PALHAÇADA TOTAL!!!! Esta obrigação de RENOVAR (PAGAR!!!!!!!!!!!) por um novo pedaço de plástico para encher os cofres do estado!!!!!! NADA MAIS!!!!

      Tem algum cabimento COMPLICAR a vida das pessoas e coloca-las em situações como a sua apenas para o estado ganhar uns trocos????? É que é disso que se trata! Nada mais!

      Quando há necessidade de alterar dados importantes, ok… mas de resto… Mais valia criar uma AVENÇA ou um IMPOSTO novo sobre o cidadão e deixar de incomodar as pessoas!!! Que porcaria de país…

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        O dado importante aqui é a foto, achas que o governo têm lucro com isto????

        Não sabes fazer contas? consegues calcular o ordenado das pessoas envolvidas para renovar o cartão, os espaços, energia, material, e o fabrico dos proprios cartões, mais o equipamento e manuenteção das maquinas para a recolha de dados biometrios, achas mesmo que os trocos que pagas pelo cartão cobra tudo isso e mais ainda da lucro?

        Conta outra anedota…

        1. Avatar de Marco Lopes
          Marco Lopes

          O dado importante é a “foto”??? O que tem a FOTO???
          A foto é a MESMA!!!! A ASSINATURA é a MESMA!!! NADA MUDA!
          Qual recolha de dados???
          Acho que, como grande parte dos portugueses não consegues raciocinar bem acerta deste assunto…

          A RENOVAÇÃO ONLINE, permitida há alguns anos já, NÃO OBRIGA A QUALQUER ALTERAÇÃO de dados…

          Somos obrigados a “RENOVAR” algo para encher os cofres ao estado!!!

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            A renovação nao requer uma nova foto?
            Online não sei mas no local sim.

            Quanto a “grande parte dos porgugueses”, visto que trabalhei nos equipamentos de recolha sei perfeitamente o custo que têm.

            Agora em que cenários se pode fazer online sem qualquer alteração, isso realmente não sei. Pois sempre faço presencialmente onde a minha altura/foto/assinatura são actualizados.

        2. Avatar de Marco Lopes
          Marco Lopes

          A renovação pode ser feita ONLINE! Como tal, a renovação COMPULSIVA do CC não necessita de absolutamente actualização de DADO algum, seja foto ou assinatura!

          Por outras palavras, a renovação do CC é uma forma de ARRECADAR RECEITAS para o estado, e um ATRASO de vida para os portugueses!

        3. Avatar de cardoso
          cardoso

          rj sampaio. e os teus impostos servem para qué?

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            olha outro que nao sabe fazer contas…

    2. Avatar de Diana Gonçalves
      Diana Gonçalves

      Acoabou de acontecer isso comigo estou indignada!

  10. Avatar de Sebastião Dias
    Sebastião Dias

    a minha carta caducou a 6 de junho não consigo consulta no centro de saúde para obter o atestado de saúde para renovar a carta posso conduzir? até quando

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    A minha mulher é médica dentista, só passa receitas com o leitor e o cartão de cidadão, o cartão caducou agora e o levantamento do novo está agendado para dia 15/01/2021. Até lá não pode trabalhar. Simplex da treta.

  12. Avatar de Vítor Lopes
    Vítor Lopes

    Bom dia o meu cartão de cidadão caducou no 23 de Agosto 2020 e tem o agendamento marcado para dia 13 de Outubro 2020 até lá o cartão continua valido ?
    Agradecia a informação

  13. Avatar de Ligia
    Ligia

    O meu cartao de cidadao caducou em fevereiro dia 15 sera qe ta valido