Carta de Tim Cook recorda aniversário da morte de Steve Jobs

37 Comentários

Comemora-se hoje o terceiro aniversário da sua morte

Há figuras que marcam gerações, quer pelos seus actos ou pelo que representam. Steve Jobs foi uma dessas figuras. Carismático, inovador e muito criativo, marcou não apenas a Apple, empresa que ajudou a fundar, mas também a Internet e todos os que a usam, graças aos vários dispositivos que ajudou a criar.

Hoje, 5 de Outubro, comemora-se o terceiro aniversário da sua morte. São três anos que passam desde que esta figura nos deixou.

steve_jobs_1

A morte de Steve Jobs varreu a Internet como um onda que lembrou a todos a sua genialidade e a sua capacidade de criar produtos únicos e que mudaram a face do nosso planeta e a forma como vivemos o nosso dia-a-dia.

A perda que a Apple teve foi muito além do seu criador. Perderam o homem que criava os produtos mais revolucionários e que mais sucesso fizeram.

Se a Apple é a empresa que hoje é, deve-o a Steve Jobs e ao seu carácter visionário. Mesmo ausente há três anos, ainda se vê na Apple a sua marca e a sua liderança.

A sua forma única de fazer as coisas é hoje a filosofia deste gigante e muito terá de mudar para que esse espírito mude.

Presente ainda na Apple, em espírito e na forma de criar os seus produtos únicos, nunca é esquecido e terá sempre um lugar especial dentro da empresa de Cupertino.

Para recordar o terceiro aniversário da partida de Steve Jobs, o seu sucessor enviou aos empregados uma carta onde recorda Steve Jobs e a sua obra.

Team,

Sunday will mark the third anniversary of Steve’s passing. I’m sure that many of you will be thinking of him on that day, as I know I will.

I hope you’ll take a moment to appreciate the many ways Steve made our world better. Children learn in new ways thanks to the products he dreamed up. The most creative people on earth use them to compose symphonies and pop songs, and write everything from novels to poetry to text messages. Steve’s life’s work produced the canvas on which artists now create masterpieces.

Steve’s vision extended far beyond the years he was alive, and the values on which he built Apple will always be with us. Many of the ideas and projects we’re working on today got started after he died, but his influence on them — and on all of us — is unmistakeable.

Enjoy your weekend, and thanks for helping carry Steve’s legacy into the future.

Tim

Tim Cook herdou a liderança da Apple e tem estado à sia frente desde a partida de Steve Jobs, assumindo o papel que lhe pertencia.

São vários os momentos que marcaram Steve Jobs e que se confundem e misturam com o que é a Apple hoje. O iPod, o iPhone e até o iPad são as últimas obras deste mestre que nada deixava ao acaso.

Este pequeno vídeo, criado pela própria Apple é um tributo à vida e obra de Steve Jobs. Tudo o que de melhor ele fez e que ainda hoje pode ser usado está ali representado.

Nestes 3 anos que passaram desde a partida de Steve Jobs muito aconteceu na Apple e nos seus produtos, alguns menos bons, mas a maioria positivos. Vê-se a mão de Steve Jobs em muitos deles, muitas vezes de forma muito subtil e indelével, mas sempre com a sua marca e cunho pessoal.

Ainda vamos ver muito da Apple de Steve Jobs até que a sua marca se dilua no que é a Apple e no que produz.

Este terceiro ano serve para relembrar tudo o que Steve Jobs deu ao mundo e tudo o que foram as suas inovações e ideias revolucionárias.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Nesta altura do campeonato é visível que a Apple já se desprendeu de Steve Jobs. Obviamente se parasse no tempo morria, junto com o seu principal fundador e mentor.

    Dos artigos que têm sido escritos ultimamente sobre produtos da Apple destaco este do Apple Insider: “Samsung Galaxy Note 4 oferece um pobre desempenho gráfico em comparação com o iPhone 6 Plus”.

    E isto, entre outras coisas, porque: “A Samsung levou a tecnologia do ecrã além das capacidades do seu próprio processador, resultando num desempenho muito pobre em alta definição”. Tanta coisa com a elevada resolução do ecrã do Note 4 e agora o SoC não aguenta 🙂

    É esta a diferença da Apple, controla o software e o hardware e faz as coisas de forma equilibrada, sem precipitações. Isso nota-se no Apple Watch, em preparação há três anos, desde a morte de Steve Jobs e que vai falhar as vendas do Natal de 2014, porque ainda não está “no ponto”. Entretanto a Samsung já lançou 5, que ninguém usa.

    São bons exemplos do legado de Steve Jobs – perfeccionismo.

    http://appleinsider.com/articles/14/10/04/samsung-galaxy-note-4-delivers-poor-graphics-performance-vs-apple-iphone-6-plus

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Muito conveniente que tal artigo fosse postado no appleinsider 😉

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Pois, mas tem uma diferença, o AppleInsider, “pensa pela sua cabeça” testa e fundamenta. Ao contrário do 9to5Mac e outros papagaios.

        Olha que o que escrevem não é contestado com ligeireza.

        Se dizem que com o Note 4 a Samsung quis destacar o ecrã mas o SoC não acompanhou, como o comprovam os testes, podes pôr dinheiro nisso.

        P.S. A quantidade de posts/ comentários que se escreveu sobre isso: “O ecrã do Note 4 é que é”. E o resto?

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Só um a parte… Tens mesmo de falar da concorrência num post destes?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Queres que fale de quem, do quinquagésimo da concorrência? Sabe-se que “o segundo é o primeiro dos últimos” (Pinto da Costa) – mas se há que fazer comparações é entre o primeiro e o segundo.

        Se a idéia era: “Num post destes, lembremos o saudoso Steve Jobs, a Apple finou-se com ele”, não contém comigo 🙂

        Só se é indispensável quem consegue que os projetos/empresas continuem sem precisar deles, significa que se soube encontrar os melhores. Nesse aspecto Steve Jobs foi indispensável.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Antes que passem por aqui os gramáticos/dicionaristas (e o comentário seja publicado), é “contem” (de contar) e não “contém” (de conter) 🙂

      2. Avatar de Alves
        Alves

        Mas, há alguma concorrência?!

    3. Avatar de alexandre
      alexandre

      Só o nome do site deixa muito a desejar quanto à imparcialidade… é como tentar ver a benfica tv a falar mal do benfica

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        É verdade…

        Mas “AppleInsider”, e é “Benfica TV”.

        Não é como outros sites que se assumem como generalistas, e na verdade é só para cascar na Apple e encher egos aos Androidanos. Mesmo que seja a MENTIR descaradamente…

        Ou pior, sites como o 9to5mac… por fora são dedicados à maçã, por dentro apple-haters…

    4. Avatar de LP
      LP

      E no meio dessa teoria onde se encaixam os “gates” que vão surgindo como o bendgate, ou a barraca da atualização do iOS? Se não foi uma precipitação diz-me o que foi…
      O watch está a demorar, demasiado… e vai sair sem os padrões que a Apple e seus clientes desejam; se o dito cujo ainda fosse vivo, já cá estava e como se queria, se não há ainda baterias satisfatórias, já tinham sido criadas, ele fazia acontecer, não olhava para os outros para tomar o passo seguinte. A Apple ainda vive à sombra da obra dele, incluindo as novas instalações p.ex.. A Apple está-se a tornar numa máquina de fazer dinheiro… “para quê gastar dinheiro a inovar se simplesmente aumentando o tamanho do ecrã conseguimos cativar tanta gente?”; se isto funciona bem a curto e talvez médio prazo, vamos lá ver a longo prazo.

  2. Avatar de João Terra
    João Terra

    Grande genio que fez com que a apple fosse o que é hoje em dia. Infelizmente já não está cá

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Como é que se comemora a morte de alguém? É que a notícia diz: Comemora-se hoje o terceiro aniversário da sua morte

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Comemorar alguém que já morreu? Fonix

      1. Avatar de Alves
        Alves

        É domingo, o sujeito deitou-se tarde…

    2. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Isso mesmo.Não se comemora a morte de ninguêm.ASSINALA-SE A MORTE DE ALGUÊM.ô gente pobre no português…

    3. Avatar de Fábio
      Fábio

      Todos os anos, a 10 de Junho comemora-se em Portugal a morte de Luís de Camões.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quero ver a pplware dar, pelo menos, tanta atenção a Dennis Ritchie como deu agora a Steve Jobs…. Um inventou basicamente tudo o que vos dá emprego e pão para a boca, o outro inventou brinquedos super inflacionados em comparação.
    Dia 12 de Outubro fico à espera.

    1. Avatar de Vítor M.

      De onde tu vens 😉 já nós por lá andamos, espetamos a bandeira e estamos já noutra galáxia. 😉

      https://pplware.sitedev.pt/linux/morreu-dennis-ritchie-1941-2011-pai-do-c-e-do-unix/

      Aquele abraço.

      1. Avatar de Jorge Salvador
        Jorge Salvador

        Boa Vítor! Já falta pouco para receber o meu iPhone 6 PLUS de 128 GB. Está na fase “A preparar expedição”

        “Envio em: 3 – 4 weeks”

        Abraço.

        Jorge Salvador.

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não sabia que um artigo escrito na altura da morte o Dennis Ritchie se comparava com os artigos que aqui se escrevem a cada aniversário da morte do Steve Jobs e as toneladas de menções noutros artigos.

        1. Avatar de Vítor M.

          A acção de Dennis Ritchie no mundo da tecnologia será mais omnipresente, a do Steve se não é lembrada é esquecida. A importância do Dennis Ritchie provavelmente, poderá ser maior 😉 por isso a necessidade de recordar Steve Jobs, nem será tanto no mesmo prisma que Dennis Ritchie, até porque o mundo moderno usa muito mais a acção que Steve Jobs teve na sociedade que qualquer outro destes grande visionários que já partiram.

          É tudo uma questão, não de importância como criador, como visionário em si, mas como influência na actualidade da sociedade.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            “até porque o mundo moderno usa muito mais a acção que Steve Jobs teve na sociedade que qualquer outro destes grande visionários que já partiram.”

            “É tudo uma questão, não de importância como criador, como visionário em si, mas como influência na actualidade da sociedade.”

            Volto a repetir o que escrevi antes: um foi quem inventou basicamente tudo o que possibilitou a que agora tenhas o emprego que tens, o ganha pão, e basicamente que possibilitou a tecnologia a desenvolver no sentido que desenvolveu (incluindo, mas não se ficando por aí, todos os produtos Apple alguma vez lançados), o outro vendia brinquedos super-inflacionados. Até a MS teve mais impacto na actualidade da sociedade do que a Apple. Queres que te recorde o que era a Apple na década de 80? 90? Inícios de 2000 (quase a falir)? O mundo não começou em 2007, o que chamas de “tecnologia” vem de trás e essa, a actual, deve muito ao senhor Dennis Ritchie.

            Pelas palavras do seu colega e criador do C++: se Dennis não tivesse desenvolvido o C o Unix teria morrido à nascença (que por acaso ele foi co-inventor).

            E respondendo já ao Nelson, o Steve Jobs fazia porque gostava de ter dinheiro no bolso e fama no entanto em termos tecnológicos ele contribui precisamente ZERO (repara, tecnológico, não falo de gestão, não falo de marketing, falo “tecnológico”, outros contribuiram para ele, começando pelo Woz e passando pela parafernália de outros engenheiros que lhe fizeram o trabalho ou lho venderam). E é mentira que ele tenha desenvolvido o C porque lhe mandaram fazer, ele estava a trabalhar no que viria a ser o Unix, e este primeiramente estava em Assembly, o que o levou a CRIAR uma linguagem de programação, pensada e decente, para ser mais fácil de programar (do que assembly) e ao mesmo tempo ter mais capacidades que outras linguagens faltavam (nomeadamente em linguagem B, Algol, etc). Basicamente duas das coisas que mudaram a face da informática (Unix e linguagem C) na década de 70 estão ligadas à mesma pessoa. Desde que o Apple I foi lançado até aos dias de hoje houve mais pessoas em contacto com algo que tenha a ver com Unix ou C do que alguma vez haverá com produtos Apple, e por largas ordens de magnitude (já para não falar no próprio OS da Apple que qualquer coisa que se considere minimamente “computacional” da Apple tem algo disso lá, logo conta esses também 😉 ).

          2. Avatar de Vítor M.

            Daniel estás enganado 😉 todos são importantes, tal como eu falei, aliás eu tenho razão e tu não. Tu apenas dás importância a um e chamas o outro de “inventor de brinquedos”, logo se vê que não estás de todo a ser correcto, porque desconheces quem foi Steve Jobs, só conheces o trabalho dele a partir de 2007, o que é pena, começou muito antes. Assim, como não sabes do que estamos a falar, era interessante primeiro ires estudar um pouco para trás, ver o que acda um, no seu campo, desenvolveu, veres como ambos foram, são e serão importantes para o mundo da tecnologia… e depois continuamos esta conversa. Sem estares na posse de toda a informação é inútil estar a conversar contigo. 🙂

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Dennis Ritchie não foi tão importante como Steve Jobs.

      Steve Jobs inventou uma indústria, ninguém lhe disse para fazer o que ele fez.

      Dennis Ritchie não, fez o que lhe mandaram fazer.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Já te tinha visto como um fanboy absurdo mas desta vez devias de levar o premio da imbecilidade ao dizer que o ritchie nao foi tao importanto com o jobs.

        Um revolucionou o mundo das IT o outro revolucionou o mundo do marketing, é obvio que um tem mais fama que outro agora importância? Sem o Steve Jobs a apple não tinha a religião que tem atras mais nada, sem o Ritchie onde estavamos nós…

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Eu não esperava um comentário tão estupido por parte de ninguém, nem mesmo de ti. Acho que atingiste um novo nível de estupidez.

        Dennis Ritchie era um inventor, ao contrário do Steve Jobs que pegava nas ideias das outras pessoas, polia-as e vendia-as como se fossem dele. Sem pessoas como o Dennis Ritchie ainda utilizava-mos o abaco, com ou sem pessoas como o Steve Jobs.

      3. Avatar de LP
        LP

        O Steve Jobs criou dinheiro, o Dennis Ritchie criou conhecimento, agora cada um atribui a maior importância ao quiser.

      4. Avatar de Webchuzz
        Webchuzz

        “Dennis Ritchie não foi tão importante como Steve Jobs”. Tens sequer noção do que acabaste de dizer?

      5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Lá levaste com vários dos heterónimos 🙂

        A trapalhada com a comparação começou, em 2011, porque morreram com uma semana de diferença. De Steve Jobs falou-se muito e de Dennis Ritchie não. Teve um obituário correto, mas não ocupou espaço nos jornais/ televisões/ blogosfera.

        Mas não tem sido o esquecimento do segundo que tem sido posto em causa. Tem é sido utilizado na base – Dennis Ritchie é que é “o grande”, o que faz de Steve Jobs “o pequeno”.

        Não sei como é que se compara um engenheiro com um “industrial/inventor/designer”. É que não têm nada a ver um com o outro. Se comparassem Jobs a Bill Gates e a Akio Morita percebia-se.

        Quando é daquelas comparações Tesla vs. Edison também pode haver relação. Ritchie vs Jobs não. Só se for pela lógica, um encheu-se de dinheiro e outro não, o que puxa muito ao sentimento, mas isso só tem uma resposta – é assim que o mundo funciona 🙂

  5. Avatar de stoned
    stoned

    Há que reconhecer quem tem mérito. E o Steve Jobs tem. Ponto final. Fanatismo aparte. O perfeccionismo cria bons produtos. Ponto. Certo é que o homem conseguiu criar produtos de excelência através de uma visão singular. Não são produtos perfeitos? Não. Mas alguém consegue indicar um que seja? Dificilmente.

  6. Avatar de Janus
    Janus

    A Apple nunca mais será a mesma!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Funny Pictures que nada de relevante têm…

  7. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Coitado deve andar às voltas na campa com o iPhone 6….

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Acho que não. Deve ter visto a entrevista do CEO da T-Mobile e divertiu-se bastante (minuto 20:15)

      http://www.geekwire.com/2014/video-un-carrier-ceo-john-legere-unleashed-geekwire-stage/

      1. Avatar de LP
        LP

        “No one is going to buy a big phone.”

        Quantos não se terão divertido na altura do antennagate até a Apple ter assumido o problema?
        Esse sr. é mais um ceguinho pela marca, coisa que não falta… “quem se vai sentar em cima de um telemovel”? Quem o vai deixar cair ao chão… quem vai riscar o ecrã (porquê resistente aos riscos então?)… quem vai perdê-lo… quem vai acontecer mil e uma coisas que acontecem a todos os que o usarem, a não ser que o guardem numa redoma de vidro. Esse argumento é rídiculo… não estamos a falar de lhe fazer passar um camião por cima ou de ser abduzido por ETs, estamos a falar de meter o telemovel no bolso, como é normal e de nos sentarmos, como é normal… e que “muita força” é que foi preciso aplicar mais tarde no video do mesmo sr. a dobrá-lo num instantinho ao vivo na rua, ou dos miudos que o dobram na loja? São miúdos culturistas? Independentemente do circo que façam e dos palavrões que metam lá pelo meio para parecerem “cool”, o iPhone parece ter um defeito de produção que a Apple assume, se trocar os que lhes acontecer isso.

  8. Avatar de moi meme
    moi meme

    A guerra entre marcas não é para aqui chamada. Paz à sua alma.