Carta de condução “na hora” é uma novas medidas do iSimplex 2019

16 Comentários

É já hoje que serão apresentadas as novas medidas que farão parte do programa de simplificação administrativa deste ano, o iSimplex 2019.

O Simplex foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local.

iSimplex 2019


iSimplex 2019 com 119 medidas

O iSimplex 2019 integra 119 medidas de modernização administrativa, que se distinguem pela natureza inovadora, para todas as áreas governativas.

As medidas estão organizadas segundo 5 eixos, três deles já conhecidos das anteriores edições – Interagir uma só vez, Partilhar e reutilizar e Digital por omissão – e dois que se assumem como marca distintiva desta edição – será explorada, a título experimental, a Economia comportamental e recorremos a Tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a tecnologia de cadeia de blocos (blockchain).

Com o lema «Inovação que muda a sua vida», o iSimplex 2019 propõe soluções que reforçam a componente tecnológica para servir melhor as pessoas, as empresas e proporcionar mais e melhores serviços públicos, soluções essas que resultam, mais uma vez, de um processo participado e colaborativo.

Principais medidas do iSimplex 2019

Das 119 medidas destaque para a:

  • Renovação automática do cartão de cidadão
  • Carta de condução na hora 
  • IVA pré-preenchido
  • Criação de um balcão único do imigrante
  • Alerta de consultas médicas
  • Apoio judiciário eletrónico
  • Criação de uma declaração de remunerações única

Cartão de cidadão “na hora”

De acordo com o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, o Cartão de cidadão “na hora” visa “a renovação automática de Cartões de Cidadão que não exijam a recolha de dados biométricos, mediante o mero pagamento de referência multibanco enviada por SMS juntamente com o aviso de caducidade”.

Carta de condução “na hora”

Esta medida tem como objetivo disponibilizar a carta de condução no dia em que for pedida, mediante o pagamento de uma taxa adicional.

O Simplex foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local. Compete à ministra da Presidência e da Modernização Administrativa a coordenação global do programa e ao Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa a conceção, gestão e monitorização de todo o programa.

Acompanhe evento em direto…

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Uau tanto simplex !!!

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Melhor que nada… 🙂

  2. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    e eu a pensar que não ia ser necessário ir a aulas de código e condução…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os papa-reformas não precisam e andam em quase todas as estradas que os encartados!!!!!! Nem é preciso saber ler nem escrever, nem conhecer os sinais ou as regras de trânsito, é um espectáculo….. pela negativa!!!!!!!

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Para conduzir quadriciclos (moto 4, e os “mata-velhos” a.k.a. micro-carros inserem-se nesta categoria) é necessário ter carta B1, para a qual é preciso frequentar as aulas de código (as mesmas que quando se tira carta B)

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Agora, porque os muito milhares de condutores que já existem, continuam a conduzir sem saberem sequer as regras de trãnsito! Bastava uma licença emitida no Município onde mora!

  3. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Ainda há muitos detalhes das quais o cidadão ainda faltam saber, tipo: quanto é que custam fazer alterações ou pedidos de certos determinados entre outros mais documentos etc. É tudo muito lindo mas deixam as apresentações a meio, mas se está especifico em algum lado que alguém me indique. O explicar como é que funciona o serviço e todo o seu processo.

  4. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Adoro o “simplex” , pena que não funcione. Além das notícias diárias do “entupimento” nos serviços as minhas ultimas experiências são:
    https://servicos.min-saude.pt/utente/ , marcar consulta, como resposta o médico não tem agenda disponível.
    – Telefonar para serviço de oncologia de um hospital central, não atendem o telefone.
    – Renovar o cartão de cidadão, vão a Alhos Vedros é na hora porque não está no SIMPLEX 🙂

  5. Avatar de anon
    anon

    E quem quiser alterar os dados que aparecem no cartão, deixa de ser simples. Vai dar tudo ao mesmo.

  6. Avatar de poiou
    poiou

    Pelo nome (iSimplex), o cartão do cidadão vai passar a incluir uma maçã e custar 1000 €?

  7. Avatar de MataRatos
    MataRatos

    Com muito jeitinho lá vem mais uma taxinha pela “simplicidade”

  8. Avatar de N'uno
    N’uno

    Eu tinha que revalidar a minha carta de condução brevemente, mas em vez de esperar para ir para as filas optei por tratar de tudo online, com recurso ao cartão de cidadão. Foi uma limpeza! Passado uns dias tinha a carta no correio, com os dados do cartão de cidadão. Excelente, portanto!

  9. Avatar de Armando Cardoso
    Armando Cardoso

    Todos os serviços da administração pública são bons e até os melhores do mundo. É pena não prestarem para nada. Só quem não os conhece é que acredita.

  10. Avatar de informado
    informado

    Paga as taxas paga lá .. já pagas impostos mas paga lá as taxas (impostos) de novo…. povo português não tem inteligência…. se tivesse já tinha ilegalizado o partido Socialista que é o culpado da bancarrota do país !!

  11. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Agora falta implementar o simplex do Imulta na hora, o automobilista fica a saber o valor da multa ainda antes de sair do carro. Dessa forma pode pagar na hora de forma voluntária para ter direito a um bom desconto pois pagamentos a pronto pagamento têm descontos generosos.