Carta de Condução: jovens dizem que maior desafio é o exame prático

21 Comentários

Para os que têm mais idade, quem não se lembra da ânsia de ter 18 anos para conseguir obter a Carta de Condução? Segundo um estudo recente em Portugal, 80% dos jovens portugueses tem carta de condução. O maior desafio, segundo dizem, é o exame prático.

Carta de Condução: jovens consideram que maior desafio é o Exame Prático

Mais jovens (18 e 19 anos) são os que mais referem que não têm carta

De acordo com o mais recente estudo do Observatório ACP sobre “Carta e Ensino de Condução”, a grande maioria dos inquiridos (80%) tem carta de condução, com destaque para as mulheres, com idades entre os 20 e os 34 anos e com estudos superiores.

Os mais jovens (18 e 19 anos) são os que mais referem que não têm carta (13%) ou estão a tirar (7%). O custo alto da carta de condução é o principal motivo para os jovens inquiridos não terem carta. Mas a maioria (70%) admite a possibilidade de tirar a carta nos próximos 12 meses, sobretudo os mais jovens (18 e 19 anos) e com estudos superiores.

Carta de Condução: jovens consideram que maior desafio é o Exame Prático

No que respeita o processo de obtenção do documento, cerca de 1 em cada 4 inquiridos considera que o maior desafio foi o exame prático. 

O estudo apurou, também, que 26% dos jovens condutores possui carta de condução há mais de 10 anos, enquanto jovens condutores com 1 a 3 anos de experiência representam 24%, seguidos dos condutores com 7 a 10 anos de carta (21%).

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Joguem menos GTA.

  2. Avatar de Naodou
    Naodou

    Coitados, é tão difícil que tirei de carro e depois de mota a primeira, até assinei aulas de mota porque nem valia a pena fazer as aulas todas por tão difícil que é!!

    1. Avatar de tonecas
      tonecas

      uma medalha de cortiça para este condutor sf…..

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Mais uma pra Portugal

  3. Avatar de PM
    PM

    O maior desafio após terem a carta na mão é: cumprirem o código da estrada, de resto os atuais carros de aprendizagem são carros de brincar …

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Se comprarem um BMW então, é melhor voltarem a ter aulas porque desaprende tudo na hora, a começar pelos piscas, rotundas, distãncia do carro da frente, bem é quase o código de estrada todo.

  4. Avatar de Johnny
    Johnny

    Isto é parecido com os exames nacionais .. é dificil, por isso qq dia o que se deve fazer é tirar o exame de conduçao e dar logo a carta.
    Se nao tem aptidao para conduzir, não conduzem. É ver pelas estradas as aberraçoes de manobras feitas por malta nova, que da vontade de perguntar onde compraram a carta.

  5. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Eles nem sabem atar os cordões dos sapatos e hoje estão a habituados a ter tudo feito.

  6. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Cada um têm um circuito predefinido sendo o pior quando há hora de ponta. Eu apanhei com o de hora de ponta e chumbei. Voltei a tentar, apanhei o da manhã, e passei.
    Hora de Ponta (HP)= lixado, 80% de chumbar
    Sem ser em HP = fácil, 99% de passar.

    Já agora isto foi há 12 anos atrás.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Achei o exame de uso e porte de arma bem mais difícil que as cartas de ligeiros, pesado e mota.

    1. Avatar de Direitolas
      Direitolas

      «Artigo 5.º
      Armas da classe B
      2 – O direito à aquisição, à detenção, ao uso e porte de armas da classe B é atribuído ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, aos Deputados à Assembleia da República, aos Deputados ao Parlamento Europeu, aos membros do Governo, aos representantes da República, aos deputados regionais, aos membros dos Governos Regionais, aos membros do Conselho de Estado, aos magistrados judiciais, aos magistrados do Ministério Público e ao Provedor de Justiça.»

      Então… qual destas é a sua profissão?

  8. Avatar de Fatinha
    Fatinha

    Tirei minha carta há 2 anos e o que se tem que ter em mente é que na verdade o aprendizado não é suficiente pra conduzir na prática e tão somente pra passar no exame. Não foi fácil, a primeira vez, a escola de condução Auto-Dão que se localizava em Repense, fechou suas portas e não devolveu nosso dinheiro( paguei á vista) depois fui pra outra que nada conseguia absorver, visto que puxavam meu braço, assim como minha perna, não consegui assimilar coisa nenhuma, depois me transferi pra outra, aí sim, comecei a perceber os mecanismos da condução defensiva. Já tenho carta há 2 anos e amo dirigir.

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Coitados destes miúdos, gostava de os ver então a tirar a carta de Patrão de Costa, até me ria

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Na verdade as escolas de condução só ensinam os princípios básicos para se começar a conduzir, o resto vem com a experiência.
      Eu já conduzia quando fui tirar a carta, era taxista aos fins de semana 🙂 🙂 e era normal o pessoal da minha geração começar a conduzir sem ter carta, hoje não vejo essa vontade, tenho sobrinhos e filhos de amigos que nem estão a pensar tirar a carta ou tiraram a carta “obrigados” pelos país mas não conduzem, o meu pai estava sempre a derme nas orelhas para não ir para longe com o carro ou mota enquanto não tinha carta.

  10. Avatar de JR56
    JR56

    🙂 Quando tirei a carta no início dos anos 80 o exame de código…ali para os Anjos se não me engano…eram 90 numa sala e nesse dia só passaram 7 ou 8 🙂 A condução em Sete Rios também arrasava com mais alguns 🙂 Hoje ver trânsito na estrada é um filme de terror 🙁 Além de uma data de malta sem carta e sem seguro existem aquele 95% que só viram o Código quando tiraram a carta…alguns mal ou mafiados…e cuja aventura em circular numa rotunda por ex. é uma viagem espacial ao desconhecido 🙂 🙂 🙂 Neste “país” conduz-se barbaramente mal !

  11. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A carta de condução é difícil? Oh miudos… dificil é saberem conduzir depois de tirarem a carta! Garantidamente que não o sabem… O problema é quando pensam que já sabem tudo, geralmente ao fim de 6 meses, e pimba… 1º acidente!

  12. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Ontem também passou nas noticias que os jovens se sentem descriminados no trabalho devido à idade. No meu tempo, os maçaricos eram praxados para serem integrados. É normal! Um exame de condução é dificil de realizar devido à ansiedade? É normal! Depois torna-se um prazer.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ansiedade? Existe, lembro-me bem. A minha instrutora reparou e levou-me ali a uma tasca em Sete Rios e ofereceu-me um cálice de vinho do Porto e fiquei melhor.
      No dia anterior, na última aula antes do exame, levou-me ao local e deu-me dicas de todas as armadilhas que iriam surgir no dia do exame. Duas delas ainda frescas na minha memória. 1ª encostar à esquerda para inverter o sentido ( era um traço contínuo quase apagado) 2ª era virar na 1ª rua à direita (era sentido proibido com sinal que mal se via). Antes do examinador vir com estas tangas já eu as estava a apanhar.
      Bem haja Maria do Carmo.

  13. Avatar de LJ
    LJ

    O maior desafio é educarem-nos correctamente e esses aprederem a conduzir e ter noção do que estão a fazer , novas gerações com telemóveis e live’s do instagram , no diz em que o pessoal deixar de por pé ao travão ou fizerem isso em frente aos camiões , ganham mas é um Darwin Award…

  14. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Estes jovens estão tramados. Não foram puxados na escola e agora têm capacidades fraquíssimas.

  15. Avatar de Bruno Loureiro
    Bruno Loureiro

    A geração Playstation até dá pena