Carta de Condução: Há novas regras por causa da COVID-19

4 Comentários

A COVID-19 está para ficar! Sem uma solução à vista, é preciso continuar a adaptar muitos processos com o objetivo de prevenir o crescimento do número de infetados.

Relativamente à carta de condução, há novas regras por causa da COVID-19. Saiba o que muda.

Carta de Condução: Há novas regras por causa da COVID-19


Foi publicado esta quinta-feira em Diário da República, um conjunto de novas regras por causa da COVID-19. Segundo o documento “No contexto da atual situação epidemiológica provocada pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença COVID-19, foram adotadas medidas de contingência nas atividades do ensino da condução, exames de condução e atividade de formação presencial de certificação de profissionais, pelo Despacho n.º 5546/2020, de 16 de maio, permitindo a retoma das atividades a 18 de maio de 2020.”

O documento refere que se “justifica uma revisão de algumas medidas, tendo também em consideração os recentes desenvolvimentos da evolução epidemiológica na Área Metropolitana de Lisboa”.

Carta de Condução: Há novas regras por causa da COVID-19

Carta de Condução: O que muda?

  • Só podem estar dentro do veículo no ensino/formação prática até três pessoas e nas provas práticas até quatro pessoas.
  • Deve ser dada preferência à abertura das janelas durante o ensino, formação ou exame. Em caso de necessidade, o sistema de ventilação do veículo deve ser ligado em modo de extração e não em modo de recirculação do ar.
  • Nos equipamentos de comunicação devem utilizar-se auriculares pessoais, não podendo estes ser partilhados por parte do candidato a condutor e pelo instrutor e ou examinador, podendo ser substituídos por sistema de alta voz do veículo.

O despacho salienta que é permitida a utilização da sala de espera, desde que assegurado o distanciamento físico de, no mínimo, dois metros e a higienização com frequência o espaço e, também, que os alunos e os formandos devem esperar o início da formação no exterior das instalações ou na sala de espera observando o distanciamento físico recomendado.

Despacho n.º 7254-A/2020

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ahahah Em certas zonas na sala de espera do exame tudo juntinho

  2. Avatar de Ze
    Ze

    E que tal acabarem com o cartao fisico??
    Estamos em 2020

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      E metem onde? No smartphone? E se avariar? Falhar a bateria?

      Pode dizer que com base no número de cidadão é possível verificar, mas os sistemas de comunicação não são assim tão fiáveis e os problemas informáticos são uma constante por todo o lado, o estado não é excepção, muito pelo contrário.

      O cartão, por esse motivo, até é uma boa ideia, pode poupar minutos/ horas/ dias dependendo da situação… agora se disser que poderiam integrar esses dados no cartão de cidadão para reduzir o número de cartões poderia aceitar.

  3. Avatar de Alfecromio
    Alfecromio

    Todos pensam em ligar o complicador