Carta de condução e pagar multas via app? Em Espanha é possível

10 Comentários

Carta de condução numa app? A modernização dos sistemas passa pelas mais diferentes áreas da sociedade. Ao nível da segurança rodoviária ainda há muita coisa por fazer à escala mundial e obviamente também em Portugal.

Em Portugal existe a app id.gov.pt que não é considerada “válida” (na sua totalidade) pelas entidades policiais para apresentar a carta de condução. Na nossa vizinha Espanha também não é diferente. Com a app miDGT os condutores podem apresentar a carta de condução e até pagar multas… mas têm de ter consigo as versões físicas dos documentos de identificação.

Carta de condução e pagar multas via app? Em Espanha é possível


Carta de condução física já pode ficar em casa?

A Dirección General de Tráfico (DGT) passou recentemente a disponibilizar uma versão da app miDGT na App Store. A versão ainda não é final, mas já pode ser usada pelos condutores para apresentar a carta e pagar multas. No entanto, a lei espanhola ainda obriga a que o condutor tenha consigo a versão física dos documentos. 

el conductor de un vehículo a motor o ciclomotor queda obligado a estar en posesión y llevar consigo su permiso o licencia válidos para conducir, así como el permiso de circulación del vehículo y la tarjeta de inspección técnica, y deberá exhibirlos ante los agentes de la autoridad encargados de la vigilancia del tráfico (…), en los términos que reglamentariamente se determine

Carta de condução e pagar multas via app? Em Espanha é possível

A app agora lançada tem suporte para Face ID/Touch ID e permite obter diversos tipos de informação, das quais se destacam:

  • Pontos na carta de condução
  • Documentos dos veículos em nome do condutor
  • Informações do condutor

De referir que a versão para Android já estava disponível há algum tempo. Ambas as versões ainda estão numa versão beta. Em total era tecnológica, este é sem dúvida um bom caminho.

Leia também…

id.gov.pt: Tenha o seu Cartão de Cidadão e Carta de Condução no smartphone

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Isto deveria ser uma app desenvolvida pela EUROPA. Única em todos os países da UE.
    Uma app em condições ou então, uma WEBapp top.

    Não tem jeito nenhum cada pais ter a sua app. Ainda por cima, apps fracas.
    Juntavam os recursos todos e faziam algo que valesse na Europa.

    Ou então, não faziam app nenhuma e davam a possibilidade aos policias de consultar pelo numero de cidadão. Bastaria darmos o numero e pronto. Depois eles no sistema deles viam tudo.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      e evitava-se a contrafacçao de cartas.
      estava tudo no sistema. tinham era de ter cuidado com os rui pintos!

  2. Avatar de Jorge Miguel
    Jorge Miguel

    É uma boa medida a meu ver, mas em Portugal o problema coloca-se quando o condutor não tiver forma de efetuar o pagamento da contra ordenação e tiver que entregar a carta como garantia de pagamento. Vai entregar o tlm?!… é óbvio que não, o código da estrada só prevê a apreensão provisória dos documentos físicos. Por enquanto e até ser implementada mais alguma medida, vai ser necessário trazer a carta de condução física.

    1. Avatar de Miranda Junior
      Miranda Junior

      isso é outra parvoice.
      entao, bastava o policia bloquear aquele condutor no sistema. a carta fisica nao serve para nada, é apenas plastico.
      se aquele condutor fosse apahado a conduzir com a carta bloqueada em sistema, o policia vai saber na mesma! e neste caso é impossivel fazer contrafacçao de cartas!

  3. Avatar de cat
    cat

    Já não chegava o infortúnio de ter que desembolsar e agora querem fazê-lo de uma forma mais rápida e simples ? Não digo que não dê jeito mas o sentimento é sempre algo contraditório …

  4. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Em Portugal só não controlam porque não querem, a ANSR existe como tal devia ter Pessoal suficiente a tratar dos assuntos, o problema é que as Multas muitas vezes tem que ser pagas na hora e caso uma pessoa não possa pagar as Autoridades tem forma de registar de modo a que fique “disponível” a Coima no portal da ANSR.

    A questão da App em Portugal como não está Oficial caso uma pessoa se esqueça dos documentos físicos as Autoridades de uma certa forma tem mais um meio/pretexto para contribuição da Multa ser elevada em vez de pagar 80€ paga mais 30€ por esquecimento dos documentos.

    1. Avatar de daniel199202
      daniel199202

      Eu trabalhei no ANSR e posso garantir que o pessoal de la são pessoas que nao tem conhecimento tecnologico, por isso eles proprios não sabem o que querem construir e como 😀

      1. Avatar de Pedro Fernandes
        Pedro Fernandes

        :O o que não deixa de ser Preocupante.

  5. Avatar de Theneus
    Theneus

    Aqui no Brasil estamos a algum tempo implantando.. muito pratico e util… temos até a carteira do trabalhador digital …

  6. Avatar de abdu
    abdu

    Enquanto as app de tlm não dispensarem a apresentação física, não vou instalar.