Não cometeu infrações? Recebeu mais três pontos na carta de condução

52 Comentários

Foi em 2016 que Portugal passou a ter a carta de condução por pontos. O objetivo era ser um sistema mais simples, transparente com o objetivo de  promover a adoção de comportamentos mais seguros e responsáveis na condução.

No início as contraordenações diminuíram mais de 25%, algo que não tem acontecido nos últimos tempos. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelou agora que os condutores bem comportados receberam, já este domingo passado, mais três pontos na carta de condução.

Não cometeu infrações? Vai ganhar três pontos na carta de condução


A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou o balanço do sistema que entrou em vigor a 1 de junho de 2016, segundo noticia do JN. De acordo com a informação, os números não param de aumentar e devem continuar a crescer, já que, à medida que as infrações se acumularem, os 12 pontos vão continuar a esgotar-se.

De acordo com o comunicado da ANSR, “dos cerca de 80 mil condutores sancionados com a subtração de pontos, mais de 60% apenas perdeu dois, correspondendo a uma infração grave”. De acordo com a secretaria de Estado da Proteção Civil, entre janeiro e março,  73 mil condutores tinham perdido pontos na carta – mais do que em todo o ano passado. 

id.gov.pt: Tenha o seu Cartão de Cidadão e Carta de Condução no smartphone

Condutores sem infrações ganham 3 pontos

Os condutores que nos últimos três anos não perderam pontos ganham mais três pontos, passando dos 12 inicialmente atribuídos para 15. A ANSR continua a acreditar que este sistema de pontos é “mais transparente e de fácil compreensão”.

Perdeu a sua carta de condução? Pode fazer o pedido da 2ª via online

A Carta por Pontos, que entrou em vigor a 1 de junho, basicamente significa que ao título de condução de cada condutor foram atribuídos 12 pontos. Por cada contraordenação grave ou muito grave, ou crime rodoviário, serão subtraídos pontos. Se não praticar contraordenações graves, muito graves ou crimes rodoviários, podem ser atribuídos pontos.

Leia também…

Depois da Carta por Pontos o número de multas diminuiu

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Vá lá… premiar quem cumpre. Assim, sim!

    1. Avatar de fak
      fak

      @Rui

      ninguém cumpre nada, isto é como o ditado: quem não vê não conta, e às vezes há policias que veem e mesmo assim não querem contar…

  2. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Isto parece a China, com o seu sistema de crédito social, tornando a vida num jogo de computador… Que lindo as pessoas serem um joguete de computador nas mãos destes senhores doutores…

    1. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      Há sempre um “hater” para cada tópico neste site.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Eu tb acho que o sistema de crédito social, é uma aberração! E quem controla o sistema? É transparente? As implicações de tal ideologia são extremamente violentas e e restritivas…

    2. Avatar de RAtM
      RAtM

      Quer dizer, quando não recompensam quem merece são uns anormais. Quando recompensam é controlo de massas??? Organiza-te! Há poucas coisas justas, se perdeste pontos deves ter feito alguma…

  3. Avatar de pic
    pic

    uau 3 pontos

  4. Avatar de Lolada
    Lolada

    São os chamados, 3 pontos para o País de Gales.

  5. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Deviam era de aumentar a subtracção dos pontos.

  6. Avatar de Joaquim Ribeiro
    Joaquim Ribeiro

    eu ainda continuo com 12 e não cometi infrações nos últimos 3 anos

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Me neither… sempre atento! Sempre sensível na condução, hehe

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Liguei hoje para la para saber o porque de nao terem dado mais três pontos.a senhora disse que foi um problema informático.mas vamos receber los

  7. Avatar de Fixe
    Fixe

    E como se sabe se se ganhou ou perdeu pontos?
    Vai-se ao site da ANSR (ex- DG de Viação) e acede-se ao Portal da Infrações Rodoviária a (agora está em baixo)

    1. Avatar de antonio simão
      antonio simão

      Realmente é sedutor a mensagem que se transmite sobre este tema, eu gostaria de saber a verdade sobre esta campanha não tenho contra ordenações mas não sei se tenho mais pontos! Faço um apelo, se for possível deveriam de me enviar uma mensagem sobre esta oferta que estão a transmitir via online, eu por exemplo agradecia, OBRIGADO.

    2. Avatar de RAtM
      RAtM

      Obrigado pela dica

    3. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      o Site está em baixo…..

    4. Avatar de anon
      anon

      Realmente o site da ANSR é uma piada.

  8. Avatar de André
    André

    E que tal aparecerem os pontos na aplicação id.gov.pt?

  9. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Eu quando entrei nos pontos não aparecia info nenhuma!

  10. Avatar de Jungle Boarder
    Jungle Boarder

    Quando é que uma pessoa recebe esses 15 pontos na carta ?? São logo atribuídos ?? 😐

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais um erro de iniciante. Então é se a pessoa durante 30 anos nunca cometer nenhuma infração significa que depois disso ela terá 12+30 pontos a seu favor… ?! Esse sistema existe um pouco por todo o mundo não só com cartas de condução, porém quando chega a 0 fica a 0. Não existe 15 ou 20 pontos. Pelo que eu sei, para alguém ter -12 pontos teria que ser um grande assasino na estrada. Agora imaginem -20 pontos.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Há um número máximo de pontos… iniciante..

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu não recebi nada! Continuo com 12 pontos….

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Raios, fui apanhado há um mês …
    Lá se foram os bónus 🙁
    Lá se foi o dinheiro da multa 🙁 … vai para ajudar a pagar as viagens de lazer do “Primeiro-Palhaço” e do “Palhaço-da-República” …

    1. Avatar de anon
      anon

      República dos Palhaços?

  14. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Quem tem o high score?

  15. Avatar de Alex
    Alex

    Isto era justo se funciona-se bem. Conheço pessoas que iam em excesso de velocidade e foram mandados parar e pagaram a multa na hora, em que não aparece o registo dessa multa no site e ainda ganharam os 3 pontos.
    Eu tive uma multa leve de estacionamento, além de não aparecer nada sobre isso no site, nem ganhei os pontos. Segundo o site supostamente as infrações que contam para não se ganhar os pontos é apenas Graves e muito graves e crimes.
    Não entendo, para umas coisas são justos como andarem a mandar parar para os condutores pagarem dividas, mas quando é hora de dar coisas é que corre mal sempre.

    1. Avatar de anon
      anon

      As multas de estacionamento pode ter quantas quiser, nunca contam.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Existem apenas dois casos de multas de estacionamento que são consideradas graves, mas a minha foi leve e não ganhei os 3 pontos, no entanto vi amigos que apanharam multas graves que foram mandados parar na hora em que não perderam pontos e ainda receberam agora os 3 pontos.
        Isto parece tudo menos justo mas enfim é o que temos em Portugal…
        Fazem um sistema mas que não funciona corretamente

  16. Avatar de David Silva
    David Silva

    Alguem sabe como posso ver quantos pontos tenho na carta?

    1. Avatar de Ricardo Rodrigues
      Ricardo Rodrigues

      Supostamente aqui portalcontraordenacoes.ansr.pt

  17. Avatar de Nunes
    Nunes

    Porreiro, porreiro era o site “abrir”

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    O meu continua apenas com 12 miseráveis pontinhos…e eu que me porto sempre bem na estrada……e com isto quero dizer que sou igual a tantos outros, apenas com a felicidade de nunca ter sido apanhado.

    Para os mais distraidos…o numero maximo de ponto é de 15. Este será sempre o maximo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O máximo é 16 pontos. Na altura de renovar a carta (aos 50 anos por exemplo), pode voluntariamente fazer uma formação que lhe dará 1 ponto extra. Para ter acesso a essa formação terá de se informar numa escola de condução…e pagar o curso. Há 3 anos distribuíram flyers com essa informação toda… só não leu quem andou distraído.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          http://www.ansr.pt/Noticias/Pages/Carta-por-Pontos.aspx “10. POSSO GANHAR PONTOS? COMO?

          Sim. No final de cada período de 3 (três) anos, sem que sejam praticadas contraordenações graves ou muito graves, ou crimes de natureza rodoviária, são atribuídos 3 (três) pontos ao condutor, não podendo ser ultrapassado o limite de 15 (quinze) pontos.
          A cada período da revalidação do título de condução, sem que sejam praticados crimes rodoviários, e o condutor tenha frequentado voluntariamente ação de formação de segurança rodoviária, é atribuído um ponto ao condutor não podendo ser ultrapassado o limite de 16 (dezasseis) pontos. Este limite é aplicado apenas em situações em tenham sido atribuídos pontos conforme previsto no parágrafo anterior, caso contrário mantém-se o limite máximo de 15 (quinze) pontos.”

          1. Avatar de Carlos Mota
            Carlos Mota

            Isto a partir de 3 de junho? Não cometi qualquer infração e mantenho os 12 pontos. Como é isso?

  19. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Diz que : Não é possível efetuar o registo com o NIF/Cédula Profissional fornecido

  20. Avatar de João Cruz
    João Cruz

    Até agora também continuo com 12 pontos e tenho 8 anos e meio de carta sem infracções… Alguém sabe o porque de não me serem atribuídos os 3 pontos?

    1. Avatar de João
      João

      Porque não tens carta de pesados.

      1. Avatar de João Cruz
        João Cruz

        Não sabia que só se aplicava a quem tinha carta de pesados, nas notícias que li não mencionava isso…

  21. Avatar de Diogo Barros
    Diogo Barros

    Caro Pedro Pinto,

    Obrigado pela informação, não tinha conhecimento disto. Pode-me confirmar se foi detectada alguma irregularidade com o portal da ANSR? Ainda continuo com 12 pontos e nunca tive uma infração.

    1. Avatar de Henrique Cunha
      Henrique Cunha

      Eu igual. Nunca cometi nenhuma e também tenho 12

  22. Avatar de Henrique Cunha
    Henrique Cunha

    Nunca tive nenhuma infração fui verificar e nao me atribuíram pontos extras.
    Cadastro limpo e sem processos.

    1. Avatar de Henrique Cunha
      Henrique Cunha

      Ja somos dois
      Mandei email para o contra ordenações e nao obtive resposta

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Ja obteve alguma resposta?

        1. Avatar de Henrique Cunha
          Henrique Cunha

          Ainda nao me deram resposta alguma

  23. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    A mim ao tentar consultar diz me que não tenho acesso a função pretendida fogo

  24. Avatar de Diogo Barros
    Diogo Barros

    Estamos em meados de Agosto e o problema continua por ser resolvido. Ainda não tenho os pontos a que tenho direito. Muita incompetência…

  25. Avatar de José Chambel
    José Chambel

    Queria ver quantos pontos tenho na minha carta de condução. Esqueci a senha para entrar no Portal. Fiz as diligências para obter nova senha. O sistema informa-me que a senha foi alterada com sucesso. Tento entrar no Portal com a nova senha, o sistema diz-me que está errada e isto repete-se indefinidamente…Gaita…

  26. Avatar de joao filipe sousa
    joao filipe sousa

    O site neste momento nao informa quantos pontos temos ou nao
    cada tentativa diz que nqo existe cadrasto, mas quando se pede informaçao sobre os pontos
    a informaçao dada, è que o serviço esta indesponivel
    isto ja ah mais de um mes que tento obter esta informaçao

    Por email
    JJA enviei alguns email;s e a resposta ate hoje é, zero, ou seja nenhuma

  27. Avatar de Eugénio pascoal
    Eugénio pascoal

    Quantos pontos tenho na carta