Carros chineses chegam mais caros à Europa e há um motivo para isso

39 Comentários

As exigências europeias encarecem os carros, conforme sabemos. Porém, não só por esse motivo os automóveis chineses chegam consideravelmente mais caros às garagens da Europa. Afinal, parece ser uma jogada pensada pelas próprias fabricantes da China, por forma a maximizar os lucros no estrangeiro.



Apesar de o mundo automóvel estar preocupado com os carros chineses e o preço que as suas fabricantes decidem praticar, nomeadamente em termos de elétricos, um novo relatório, citado pelo Carscoops, concluiu que as fabricantes chinesas estão a aumentar significativamente o preço dos seus veículos exportados, no sentido de maximizar os lucros no estrangeiro.

O relatório indica que a estratégia é liderada pela BYD, à medida que enfrenta uma concorrência crescente no mercado nacional. Uma vez que a China subsidia a adoção de veículos elétricos nacionais, mas também estrangeiros, a solução para a fabricante chinesa consiste em maximizar os lucros dos seus modelos estrangeiros.

BYD

A estratégia da BYD resulta na venda dos modelos por um preço quase três vezes superior ao preço praticado no mercado interno. Ainda assim, em muitos casos, a oferta chinesa consegue competir com as marcas ocidentais.

Afinal, apesar de os custos adicionais, como o transporte, serem considerados para o preço, as margens de lucro indicam a obtenção de milhares de dólares de lucro adicional.

Isto deve-se ao facto de as fabricantes chinesas terem racionalizado os custos em todas as fases do processo de fabrico, desde a extração de matérias-primas até à produção de baterias.

Carro

A empresa Benchmark Mineral Intelligence estima que os custos das baterias são 18% mais baratos na China do que noutros países. Então, uma empresa como a BYD, que fabrica as suas próprias baterias, pode negociar mais descontos na cadeia de abastecimento.

Além disso, as fabricantes de automóveis chinesas são ainda ajudadas pela disponibilidade de terrenos subsidiados pelo governo, bem como por custos de energia e de mão de obra mais baratos do que os enfrentados pelas fabricantes europeias.

De acordo com o relatório da Reuters, em alguns mercados de exportação, o preço do BYD Atto 3 era 81% a 174% mais elevado do que na China e os preços do Dolphin variavam entre 39% e 178% mais elevados. Na Alemanha, o preço de um BYD Dolphin era equivalente a 37.439 dólares, enquanto um modelo comparável na China custava 16.524 dólares.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Já me tinha apercebido disso, os fabricantes chineses têm tanta vontade de nos saquear como os europeus…phodei-vos!

    1. Avatar de Luis Vidigal
      Luis Vidigal

      Os Europeus sao pouco inteligentes, sempre preocupados com o que nao interessa e com quem lhes quer mal, os outros povos do mundo já se aperceberam disso.
      È lidar.

      1. Avatar de Jorge amaral
        Jorge amaral

        Por isso vives na europa….ao menos ca podes criticar o que não gostas. La por esse teu comentario ja andavas no fundo do mar

        1. Avatar de Luis Vidigal
          Luis Vidigal

          Quem disse que vivo na Europa, sou Português mas vivo no Japao(melhor decisao de sempre)
          É só adivinhos.

  2. Avatar de ChicodaChina
    ChicodaChina

    Enquanto houver esta chico-espertice chinesa de mim nunca irão levar 1 cêntimo.

    1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
      SouHumanoNaoOcidental

      Se não fossem os chineses estaríamos bem pior. EDP, Galp, Fidelidade, Hospitais da Luz, REN, BCP foram todas empresas que precisavam de dinheiro e os chineses deram mais dinheiro do que o Ocidente. E conseguiram estabilizar as mesmas. E depois quando o Estado Português precisou de emitir obrigações foi também a China que ajudou. Para ter uma ideia de como são as coisas. Há muito bullying ocidental quando um país ocidental precisa de se capitalizar. Fazem te uma pressão para que peças dinheiro apenas em instituições financeiras ocidentais e se não o fizeres começas a ver as taxas de juro a subir.
      E quando tens empresas chinesas como a Huawei que te trazem produtos melhores e a preços competitivos, como no 5G, o que fizeram? Lembra-se disso?

      1. Avatar de 1984
        1984

        Tudo o que disseste é verdade. A forte entrada dos chineses no capital da EDP, Galp, Fidelidade, Hospitais da Luz, REN, BCP.
        Só falhaste na conclusão. É que não investiram nas nossas empresas de interesse estratégico nacional por serem nossos amiguinhos nem bons samaritanos. São empresas detidas e/ou ao serviço do Governo chinês, com o propósito de influenciar a política portuguesa. E isso já foi explicitado e declarado pelo Partido Comunista Chinês (PCC). É uma forma perversa e ainda mais eficaz que o Lobbyng. Considera a leitura “A Nova Rota da Seda”.
        Vais perceber que não há almoços grátis.

        1. Avatar de yaye
          yaye

          “Vais perceber que não há almoços grátis.” mas há almoços mais baratos que outros.

          1. Avatar de 1984
            1984

            Se o meu caríssimo amigo prescindir da liberdade de acção de uma nação, e escolher permitir que uma nação externa se imiscua nas decisões governamentais, estratégicas, comerciais e militares do seu país, a troco de 30 dinheiros, então temos uma repetição bíblica e uma falência democrática.

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Tens que largar de imediato toda a tecnologia que usas. É feita na China!

    3. Avatar de saul
      saul

      Para isso era preciso conseguires pensar por ti…

  3. Avatar de Nukes
    Nukes

    “Isto deve-se ao facto de as fabricantes chinesas terem racionalizado os custos em todas as fases do processo de fabrico”

    trabalho escravo

  4. Avatar de Ze+do+telhado
    Ze+do+telhado

    As politicas da UE para arruinar a industria automovel no velho continente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Quem se está a arruinar é a própria industria automóvel europeia que nas últimas décadas só assobia para o lado e espera por fundos…

    2. Avatar de saul
      saul

      Uma amiga minha comprou um VW Polo novo em folha… 2,5 anos depois deram-lhe 30€ na sucata, pois os custos de reparação eram equivalentes a um carro novo.

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Isso é impossível, um Ibiza passado 20 anos vale 800€ na sucata…

        1. Avatar de JL
          JL

          Que sucata é essa ?

      2. Avatar de Contador
        Contador

        Deve ter ido contra uma parede a 180km/h. Aí claramente os custos para reparação eram equivalentes a um carro novo. Caso contrário, deixa de inventar tretas, ò saul

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ou então foi enganada 😀
          Há malta que troca de carro e ficam todos contentes quando o stand lhes desconta 5k pelo carro antigo…valendo ele perto do dobro.

      3. Avatar de Luís+Costa
        Luís+Costa

        Porra é cada mentiroso que me aparece aqui! Nunca um carro novo vale só 30€ mesmo todo espatifado! Até um carro a cair de podre no mínimo dão te 100/200€ na sucata.. deixa lá de mentir pah

  5. Avatar de saul
    saul

    De certeza que custos de exportação, taxas criadas pelos Euro-Fascistas sob ordens directas de Washington não têm nada a ver….

  6. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    A Europa é só humanismo mais humanismo! Tolerância mais Igualdade! Igualdade mais estado social! Fosca….se! Estamos a ser explorados!

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E nos países onde há subsídios à ME os preços do elektros aumentam, quando cortam subsídios os preços diminuem.
    A táctica é a mesma. Onde cheira a dinheiro a indústria não desperdiça a oportunidade.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É proibir camiões a gasóleo e mandar substituir por gasolina. Pode ser que assim reduzam as emissões de CO2 e o aquecimento global, loooloool

        1. Avatar de JL
          JL

          Diesel-car diz alguma coisa ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Carro a gasóleo?

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah ok. ..

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E?

          4. Avatar de JL
            JL

            Porque veio com conversa de camiões ? os camiões gastam 10x menos que os carros e portanto poluem 10x menos.

  8. Avatar de inocentes
    inocentes

    Mesmo que os chineses tenham melhores condições agora, melhores salários. Não se esqueçam que só conseguiram chegar aqui devido a décadas de “escravidão”. Mas os comunas que comentam aqui n sabem mais

    1. Avatar de yaye
      yaye

      os ocidentais tiveram colonias, e as colonias tiveram escravos

  9. Avatar de Santos
    Santos

    Sendo os preços dos veículos elétricos chineses os mesmos que veículos europeus, mais vale comprar um veículo europeu, com uma existência de mercado consolidada.

  10. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Chinoquices, fiquem com elas, vamos mas é exigir a reindustrialização da europa e começar a fabricar po cá as coisas o máximo possível e comprar UE. Andar a enriquecer os capitalistas chineses bem piores que os ocidantais, e o governo ditatorial que quer dinheiro para investir na tropa a ameaçar a vizinhança e talvez outros…. eles absorvem países inteiros pois têm muito dinheiro, parte que nós enviamos para lá. Qualquer dia fazem o que querem e vão rir-se das ameaças de boicotes, e copiam/roubam tudo que os fazem e contrafazem, até plagiam os estilistas nacionais, até o nosso artesanato, como bordados, tapetes de arraiolos, etc….

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Ok, quando é que vais começar a exigir? Ou dizes coisas para o ar onde não tens coragem de o fazer? Assim eu também sou uma pessoa heroica! Vamos, bora, façam, isto, aquilo!!!

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só um motivo? Deve ser piada.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      defende lá a tua dama com argumentos ò vendedor da byd!

  12. Avatar de Facebook
    Facebook

    Awesome Post. Thanks for sharing it

  13. Avatar de gav
    gav

    o liberalismo e a globalização já não vale que pagode