Carros autónomos da Waymo começaram a buzinar uns para os outros… às 4 da manhã

17 Comentários

A Waymo instalou uma nova funcionalidade que buzina para evitar colisões a baixa velocidade, sobretudo quando os veículos estão a fazer manobras específicas, como estacionar. Ao que parece, não correu nada bem. Os carros autónomos da empresa começaram a buzinar uns aos outros quando tentavam parar no seu lugar de estacionamento reservado. O conflito entre robôs e humanos ganha uma nova dimensão com a chegada dos robotáxis às cidades… mais modernas!

Imagem carro autónomo Waymo


Carros autónomos são má vizinhança?

Não pensemos que isto “só acontece lá fora”. Este tipo de negócios depois de amadurecer o projeto nos países cobaias, rapidamente chegam a todo o mundo. Há muitos exemplos.

Os robotáxis da Waymo têm acordado os residentes de São Francisco com concertos polifónicos de buzinas a altas horas da madrugada, segundo a NBC, buzinando uns para os outros como se “estivessem de cabeça quente” ao volante. Mas eles são autónomos, é apenas robótica e programação.

Este incidente cómico sugere que é mais difícil do que parece integrar carros autónomos em ambientes urbanos. E que as interações das máquinas, mesmo entre si, também podem ter consequências para os seres humanos.

A Waymo, a empresa de carros autónomos da Alphabet, instalou a sua frota em São Francisco há alguns meses para qualquer cliente, após uma fase de testes. Para dar descanso aos seus carros e evitar que conduzam durante demasiadas horas seguidas, alugou um parque de estacionamento no bairro de South of Market.

Os carros da Waymo têm andado a buzinar uns aos outros enquanto tentam estacionar. Por volta das quatro da manhã, ocorreu a fase mais irritante.

Alguns vizinhos foram acordados pelas buzinadas, como o do vídeo acima. O barulho durou até uma hora e houve quem transmitisse o espetáculo em direto na web.

A empresa afirma que introduziu recentemente a função de buzina automática nos seus automóveis para evitar colisões a baixa velocidade, mas não previu que fosse utilizada tão repetidamente nas suas próprias tentativas de estacionamento. A empresa referiu ainda que identificou o problema e está a trabalhar numa solução.

É um incidente que parece engraçado, mas que nos recorda que a introdução de tecnologias de condução autónoma em espaços urbanos pode ter efeitos secundários indesejados para os vizinhos.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Parece-me normal, se os condutores tb o fazem sem regra, parece-me um ajuste à realidade

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      hehehehehehe

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais uma prova de que os elektros são muito silenciosos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então ? se fossem a combustão eram mais ? lol

  3. Avatar de JL
    JL

    Normal num dia à noite em qualquer cidade portuguesa.

    1. Avatar de POIS POIS
      POIS POIS

      Normal só se for na tua cabecinha de vento… LOL

      Devia ser é há tua porta as 4 da manhã que era para ver o que fazias, nada a não ser aguentar…

      1. Avatar de JL
        JL

        Fazia o que já tenho feito, ligo para a polícia.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          E a policia dizia assim, já temos conhecimento e já enviamos para os programadores, enquanto eles não resolverem você vai ter de aguentar ou vá dar uma voltinha

          1. Avatar de JL
            JL

            Na minha zona funciona, a cidade onde estão é pequena e sem problemas, servem algumas aldeias de volta, nunca falharam.

  4. Avatar de PTO
    PTO

    Os cães fazem o mesmo e não precisam de atualizações manhosas de software. 😀

    Esta tendência de EV’s com software autónomo martelado tem sido a melhor série de comédia de todos os tempos. Mal posso esperar pelos próximos episódios. 😀 😀

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Ainda nenhum começou a atropelar pessoas indiscriminadamente como alguns humanos portanto… só incomoda os esquisitos

  5. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Who you gonna call? AIbusters.

  6. Avatar de PJA
    PJA

    O culpado é o otário lá à frente que não conseguia estacionar o carro, e o resto do pessoal passou-se. LOL

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Que engarrafamento…fogo! eheheheh

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Aconteeu algo semelhante em Lisboa com teslas. No caso foi devido ao JL ir a passar na rua!
    Os carros começaram a pedir a benção.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah ok, como sou importante, fecharam as ruas para eu passar.

  9. Avatar de Joaquim Veiga
    Joaquim Veiga

    Eu vivo no Porto, uma cidade que ainda não tem táxis autónomos, mas tem muitos condutores humanos amigos da buzina. É normal, na minha rua, os condutores buzinar uns aos outros, e às vezes sozinhos, às 2, 3, 4 da manhã. Para não falar das motas de alta potência que fazem a rua toda a roncar fortemente durante a madrugada. Há certas coisas que não mudam.