Carro elétrico completou a primeira viagem de sempre do Pólo Norte ao Pólo Sul!

35 Comentários

Chris e Julie Ramsey, dois escoceses, puderam finalmente anunciar a conclusão da expedição “Pole To Pole EV“, que durou nove meses e percorreu 27.358 km, a primeira viagem do mundo desde o Pólo Norte Magnético até ao Pólo Sul – num carro elétrico.

De: https://poletopoleev.com/


 

O casal chegou ao seu destino no dia 15 de dezembro, mas só pôde partilhar a notícia depois de restabelecer a ligação por satélite. Este feito foi conseguida com um Nissan Ariya e-4ORCE, que foi modificado pela especialista islandesa Arctic Trucks.

O carro tinha pneus gigantes e jantes a condizer, juntamente com algum equipamento para o gelo e carroçaria reforçada. Já o grupo motopropulsor e a suspensão eram, na sua maioria, stock – apenas com uma altura mais elevada, de acordo com a Electrek.

Toda esta carga extra no carro elétrico significou que teve de se contentar com uma autonomia reduzida de apenas 240 a 320 km – uma queda em relação ao original de 437 km. Durante as partes ártica e antártica da viagem, os Ramsey aprenderam truques para manter a bateria do carro quente e aumentar a eficiência.

Dependendo das condições climatéricas, a dupla utilizava uma turbina eólica de 5 kW ou um protótipo de solução de carregamento híbrido solar para carregar o seu Ariya. Contudo, houve momentos em que tiveram de recorrer ao seu gerador a gasolina – um equipamento obrigatório para atravessar as regiões árticas.

O mesmo aconteceu com os seus veículos de apoio a gasóleo, uma vez que não existe uma versão elétrica dos mesmos. Chris explicou ao Expedition Portal que o objetivo do “Pole To Pole EV” é provar que os veículos elétricos são um substituto viável para os veículos de expedição a diesel existentes nas regiões polares.

 

Não é a primeira vez que o casal faz história com veículos elétricos

Em 2017, o casal escocês tornou-se o primeiro a entrar e a completar o Rali da Mongólia num carro elétrico – um Nissan Leaf Acenta modificado. O carregamento foi relativamente fácil entre o Reino Unido e a Turquia, mas a partir daí, tiveram de confiar nas tomadas domésticas e acabaram por ter muitos encontros memoráveis com os habitantes locais.

De: https://poletopoleev.com/

Os dois percorreram 16.000 quilómetros em 56 dias – um desafio tendo em conta a autonomia de 144 km do Leaf modificado.

Mas estamos satisfeitos com o facto de ter surgido uma enorme rede de carregamento em todo o percurso desde que concluímos o rali em 2017.

Acrescentou Chris, para o caso de mais alguém estar disposto a enfrentar o desafio dos veículos elétricos.

 

Leia também…

Elétricos chineses levam as marcas de VE a criar carros mais baratos

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Inculto
    Inculto

    Já vi marcas a por o carro no espaço ☺️

  2. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    Eu queria fazer igual, mas de trotinete

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Portanto fizeram o percurso com recurso a geradores a gasolina e carros de apoio movidos a gasóleo.
    Mais valia estarem quietos.

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Quando cheguei à parte do gerador a gota, deixei de ler o resto (embora entenda a importância do mesmo e na zona em questão). Sabe que daqui a nada aparece o nosso amigo “elétrico” com mais umas teorias?

      Abraço…

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E qual é o problema? Um a diesel não iria precisar de reabastecer ou ter jerrycans de reserva?

      1. Avatar de GM
        GM

        Claro que sim. Só que é mais fácil transportar gasolina / gasóleo em garrafões, do que electricidade. Não dá muito jeito, é difícil de acomodar. Assim, transportam a electricidade na forma de gasolina+gerador.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pq? @MrY?
        Não há gasóleo nos polos?
        Foram vários carros a gasoleo a dar apoio a esse brinquedo.
        O que é q está aqui a faltar?

        jerrycansse se for para abastecer os geradores.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Nunca fui aos polos, por isso, não sei a oferta de bombas de combustivel e de tomadas eléctricas.
          O que quis dizer é que um carro a gasóleo tem vantagens porque basta levar um jerrycan como backup de combustivel e colocar directamente no depósito.
          Ainda assim um eléctrico poderá ser carregado através de um gerador (não sei
          a potência necessária para fazer)

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Isso só significa que só precisas de combustíveis fosseis se morares junto a um dos polos…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não sei. Os geradores e os carros de apoio a gasóleo acompanharam o carro durante todo o percurso.

        N’outra perspectiva, como era produzida a electricidade no percurso entre os polos? Isenta de fósseis? Não me parece.

        1. Avatar de JL
          JL

          E fizeram 16 mil kms com um depósito e mais quantos ? Quero um carro desses. Looool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hãn?!

          2. Avatar de JL
            JL

            Ou seja, tiveram de abastecer, certo ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Obviamente.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ena, e há bombas em locais sem electricidade?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL novamente a mesma “cumberça”
            Para abastecer não precisa de electricidade para coisa nenhuma. Bomba que se preze tem um gerador assim como datacenters que se prezem têm geradores! A Electricidade não é de fiar em nenhuma parte do mundo.
            Até em zonas ditas como excedentárias em electricidade, as bombas têm gerador. Mais uma vez, a electricidade não é de fiar.
            Hospitais das grandes metrópoles têm geradores, mais uma vez a electricidade não é de fiar…
            etc

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E ainda há mais.
            Provas de TT no deserto não têm bombas de gasolina. Normalmente há um bidon accionado a bife. Nem de gerador precisa!

          7. Avatar de JL
            JL

            Precisa, conhece alguma bomba em local sem electricidade?

            O combustível também não é de fiar em local nenhum, por isso só ser usado em último recurso.

            Mas que interessa provas de TT ?

            Se é tão fiável porque nao usa um gerador em casa ?

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Obviamente que os geradores tiveram que acompanha-los durante todo o percurso ou querias que chamassem um UBER para os entregar quando fossem precisos? LOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto. Não fizeram nenhuma oxaria!

    4. Avatar de Aindanaoseitudo
    5. Avatar de JL
      JL

      São tão bons que até com gasolina andam. Experimente lá meter meter só electricidade num a gasolina a ver se anda ? Loool

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ou …da gasolina se faz electricidade, já da electricidade não se faz porr*nenhuma.

        1. Avatar de JL
          JL

          Faz-se tudo, até aquilo que você tanto defende.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          São precisos cerca de 8kWh para produzires 3 Litros de combustível…

          Até porque no processo existe necessidade de transportar líquidos, de centrifugar, etc.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essa energia é gerada com os desperdícios do próprio petróleo. Se não fossem “reutilizados” eram produtos deitados no lixo.
            Estamos perante um bom exemplo de um comportamento ambientalmente correcto!

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, desperdícios esses que ainda poluem mais, libertação de SOx com força mais as partículas, tudo verdinho.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pior são os cruzeiros atracados ao largo de Lisboa.

          4. Avatar de JL
            JL

            Para esses já arranjaram solução.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Antes de começares a gerar desperdício em forma de calor, a eletricidade é incorporada em diversos fatores, como por exemplo, para transportar líquidos de um lado para o outro ao longo do processo…

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Viagem que não demonstrou nada, a não ser, que os combustíveis foseis ainda fazem falta. Ou seja desperdício de recursos, nisto já se pode gastar e poluir, as pessoas deslocarem-se para o trabalho de carro é que são criminosos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Por fazerem falta é que estamos preocupados em poupa-lo. Looool

  5. Avatar de Tó

    O Pólo Norte Magnético fica no mar. Saíram do mar?