Carro elétrico com velocidades manuais? Toyota vai produzir e incluir barulho do motor

31 Comentários

Os entusiastas dos carros térmicos têm, a par de outros, como o barulho do motor a dar de si, um gosto generoso pelas mudanças manuais, pela “verdadeira condução”. Ora, a Toyota já havia falado disto, mas, agora, houve quem se sentasse ao volante e testasse um carro elétrico com as velocidades simuladas.

Manete de velocidades

A Toyota não se quer desfazer dos carros térmicos na totalidade e parece estar a dar tudo para conseguir manter aquilo que muitos dos condutores mais prezam: as velocidades manuais. A fabricante japonesa deverá estar a trabalhar nesta tecnologia há vários anos e, de facto, as primeiras patentes sobre o assunto datam de 2017.

Num futuro que se prevê ser dominado por elétricos, equipados com mudanças automáticas, a Toyota planeia desenvolver uma espécie de caixa de velocidades manual, incluindo até o pedal de embraiagem, e assegurar os sons do motor, ainda que artificiais. Esta inovação nunca foi vista num carro elétrico e está cada vez mais perto de se tornar realidade.

2023 Lexus RZ

Durante o Japan Mobility Show, no Centro Técnico Shimoyama da Toyota, o InsideEVs esteve ao volante de um Lexus UX 300e elétrico, equipado com uma manete de seis velocidades e embraiagem. Esta “ideia louca” revelou-se “divertida de conduzir”, contou o editor-chefe Patrick George.

A caixa de velocidades manual para carros elétricos, cuja produção já foi confirmada para integrar alguns carros da Toyota e da Lexus, simula a forma como uma transmissão manual fornece potência e binário através de uma manete de velocidades e de um pedal de embraiagem.

Manete de velocidades da Toyota

A ideia surgiu na cabeça de Yoichiro Isami, um jovem engenheiro da marca que achava a condução de um carro elétrico, com velocidades automáticas, um pouco aborrecida.

Com este sistema, adoro o carro elétrico.

A caixa de velocidades manual para carros elétricos que está a ser desenvolvida pela Toyota não é uma verdadeira transmissão manual: a empresa japonesa criou um sistema e ligou-o a um software que modula artificialmente a quantidade de binário que o motor elétrico envia para as rodas.

Carros elétricos da Toyota

Os engenheiros também ajustaram a programação do motor, tendo instalado um sistema de som artificial que sai dos altifalantes interiores do habitáculo. Este último será uma caraterística distintiva dos seus futuros carros elétricos, sendo capaz ajustar os sons “a pedido” do condutor.

A configuração parece mesmo a de um verdadeiro manual.

O carro move-se ligeiramente para a frente e para trás quando mudo de velocidade e tem travagem de motor quando reduzo a mudança, tal como acontece com um carro a gasolina manual.

Partilhou o condutor, que não foi autorizado a ultrapassar os 100 km/h, a pedido expresso dos engenheiros da Toyota.

Em destaque também está a possibilidade de os condutores trocarem o modo do seu carro elétrico para automático, caso queiram, guardando as sensações da condução para momentos específicos, como, por exemplo, com menos trânsito.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Por aqui se vê que isto dos eléctricos é uma palhaçada. Nem identidade própria conseguem ter. Têm que ir resgatar a identidade de outros carros.

    1. Avatar de JL
      JL

      O problema não está no carros, está nas pessoas:

      “Os entusiastas dos carros térmicos têm, a par de outros, como o barulho do motor a dar de si, um gosto generoso pelas mudanças manuais, pela “verdadeira condução”.”

    2. Avatar de A
      A

      Não se podem esquecer da manivela para pegar(os mais novos nem devem saber o que é isso) e depois os piscas de mudança de direção eram umas luzes que saltavam para o lado onde se ia virar….

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Eu queria colocar o barulho dos Starfighters da guerra das estrelas, mas não deixam :(((

  2. Avatar de Arturito
    Arturito

    Tão bom,ganda ideia mas continuo a dizer: quando vierem mais baratos e com autonomia decente estamos a falar de outra coisa….
    Mas a ideia é brilhante, muito bom

    1. Avatar de PML
      PML

      Já tinha pensado nisto e acho uma boa ideia sim. E pode dar azo a muitos negócios. Já imaginaram, um carro elétrico tem geralmente mais cavalos e binário que um com motor térmico. Por exemplo a BMW vender o modelo 3 elétrico e depois podes comprar o pack 320d, ou para passar o 316i ou para algo mais curtido o pack M3. Isso incluiria o mapeamento do motor, ruído, até o modelo de um determinado ano (com playlist no rádio com músicas da época), o painel do velocímetro nessa altura, etc, etc. Não tenho dúvidas que vendesse e que houvesse pessoas a comprar o pacote de um carro que tiveram no passado ou gostaria de ter tido.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não gosto dos modelos de subscrições, e para teres ideia do que estão a fazer, a BMW cobra €8/mês para teres o assistente da luz de máximos ou então €180 para teres essa funcionalidade para sempre:

        https://www.bmw.pt/pt/shop/ls/dp/FLA_Offer_pt

        Imagina quanto te vão cobrar para alterar especificações do motor… LOL

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Por favor podem adicionar fumo, e já agora sirene de polícia quando eu era pequeno adorava a sirene.

    A Toyota anda mesmo perdida…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sendo a Toyota líder mundial e está “perdida” nem quero imaginar como estará o esquerdista “Rodrigo”….

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Nos eléctricos está perdida, parece que não sabe para que lado é o Norte desde que tudo começou a apostar em eléctricos.

    2. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      a toyota com os elétricos entrou em curtocircuito.

  4. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Isto é só ridículo…

    1. Avatar de freakoaneleash
      freakoaneleash

      +1
      Adicionem também uma cortina de fumo a sair por trás que simule também o cheiro.
      E para a malta mais antiga ponham também o relinchar de cavalos.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Assistam a esta palestra. Está criada uma nova religião: o climatismo

    https://youtu.be/6Uu5CgGY_Js?si=o-ENo8XoS_WVDg4-

    1. Avatar de JL
      JL

      Talvez criada pelos petrolambientalistas, já que são os maiores ambientalistas que vemos nos dias de hoje. Nunca se viu tantos e tão preocupados.

  6. Avatar de Sapo
    Sapo

    Na china carro electrico
    = explode =pega Fogo =

    1. Avatar de JL
      JL

      200x menos que os a combustão.

      1. Avatar de luis nascimento
        luis nascimento

        sim, os elétricos são os mais seguros, os piores são os hibridos.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Festival Andanças aprova este comentário

  7. Avatar de bezainas
    bezainas

    É so ridiculo

  8. Avatar de Macaw
    Macaw

    isto tá tipo comida vegana… tem de imitar carne! ah que geração decepcionante

  9. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Vai ter limpa vidros do lado de dentro? Para limpar os perdigotos do Vruuuummm, vrrrruuuuumm….

  10. Avatar de André R
    André R

    Será que também vai simular o arranhar da caixa por não pisar a embraiagem a fundo?

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      E, ckaro, com 2 abufadeiras atrás, a fazer muito barulho…
      Se ao menos fizessem um electrico de jeito… Mas não, amandam estas “novidades” cá para fora para mostrar que ainda não morreram

  11. Avatar de Joao
    Joao

    A toyota nao quer desistir dos motores a combustão nem quando eles não existirem mais. Impressionante. Isso é ridículo.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Serão os únicos com futuro em Hollywood… alguma vez viram perseguições de automóveis com carros com menos de 23 velocidades? Elétrico, sem mudanças?! NAHHH!

  13. Avatar de jqao
    jqao

    Esses carros elétricos são assassinos de animais. A ausência de barulho aumenta a morte de animais nas estradas.

    1. Avatar de JL
      JL

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

  14. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    MAS PORQUÊ?????????
    Quando não se tem nada para inventar, mais vale estar quietinho e sossegadinho….
    É tão difícil criar mas tão fácil estragar….

  15. Avatar de Mapril
    Mapril

    Uma correcção: Os carros eléctricos normalmente não são equipados com mudanças automáticas, como se diz no texto, antes têm uma relação de transmissão única. Não necessitam caixa de velocidades porque têm um binário elevado em toda a gama de rotações, inclusive desde o arranque. Não significa que os elétricos não pudessem beneficiar de uma caixa de velocidades, em particular no caso de motores menos potentes – É por isso que há bicicletas elétricas (geralmente as mais caras) que têm o motor montado no eixo da roda pedaleira, precisamente porque assim se beneficia do sistema de mudanças o que permite galgar maiores declives.

    por exemplo, a maioria das bicicletas electricas têm o motor no eixo da toda traseira, mas há outras (mais caras) que têm o motor montado no eixo da roda pedaleira, precisamente para beneficiar do sistema de mudanças e assim poder galgar maiores declives.