Carregadores de iPhone deverão ser substituídos na Europa

45 Comentários

O anúncio é feito pela Apple depois de detectar um sobreaquecimento dos adaptadores de corrente USB europeus que pode representar um risco de segurança para os utilizadores.

Os carregadores afectados vieram para a Europa com os modelos 3GS, 4 e 4S do iPhone enviados a partir de Outubro de 2009 até Setembro de 2012 e serão substituídos gratuitamente pela empresa.

apple_carregador

A Apple, considerando a segurança dos seus clientes como uma prioridade, está a colocar em prática um programa de substituição dos adaptadores de corrente USB europeus de 5W dos seus iPhones, já que foram detectados problemas de sobreaquecimento dos mesmos.

O modelo dos carregadores afectados foi distribuído com o iPhone 3GS, iPhone 4 e iPhone 4S e também vendido separadamente como acessório.

Os carregadores afectados são os do modelo A1300 com a sigla CE a cinza, tal como exemplifica a imagem a baixo. No modelo redesenhado A1400 não foi detectada qualquer anomalia.

Carregador afectado
Carregador afectado

A Apple aconselha que todos os clientes que tenham carregadores com este modelo que se dirijam a um Centro de Assistência Autorizado Apple (ou a uma das operadoras móveis aderentes, a partir de dia de 18 de Junho) para efectuarem a troca. Além do carregador do modelo afectado, os clientes deverão fazer-se acompanhar do iPhone, já que o seu número de série fará parte do processo de substituição.

Mais informações

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    O meu modelo não é esse. 🙂

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Já viste como é que isto ia ficar se toda a gente que não está abrangida respondesse?

      1. Avatar de jafOSteS
        jafOSteS

        Já viste como é que isto ia ficar se toda a gente respondesse a quem respondesse que não está abrangida?

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Já viste como é que era se continuassemos neste ciclo? Fica bem…

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            tasse

          2. Avatar de Tobias
            Tobias

            Já viste como é que era se eu não continuasse este ciclo? 😀

  2. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Por acaso esse modelo é o meu, A1300 com o CE a cinza. Nunca reparei que tenha sobreaquecido, o que acontece é um ligeiro barulho tipo mini curto-circuito.. enfim.. Aina está para as curvas, se substituíssem mas era o cabo que se parte todo junto às extremidades é que era de valor.

    1. Avatar de Bitó
      Bitó

      Tenho de concordar, relativamente ao cabo.
      Em relação ao barulho, o carregador do meu N5 também faz. Se é normal ou não, não sei. Mas é de estranhar…

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Eu penso que isso é normal. Tenho vários carregadores que fazem esse barulho e ainda nenhum deles rebentou…

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Não é normal, se o teu é original, isso não acontece com o meu original.
      Desde 2009 e a funcionar em pleno, melhor que os chinocas que comprei para ter em outros sitios, carregam a metade da velocidade.

    4. Avatar de Abílio
      Abílio

      Sim aconteceu-me isso ao cabo do IPhone 4, no carregador nunca notei nada. Mas já o vendi.

  3. Avatar de Luna Wolf
    Luna Wolf

    Olha, o meu também é o A1300, que chatice. Porque é que só descobriram isto agora, depois de tanto tempo?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É porque: “A segurança dos nossos clientes é a prioridade máxima da Apple”, então só demoraram 5 anos a encontrar a falha. General Motors take 2!

    2. Avatar de Francis
      Francis

      Posso estar a dizer “baboseiras” (pelo que peço desculpas por isso) mas só ao fim de 5 anos é que eles descobrem esta falha !!!!…. ou será, que querem descobrir iphone`s incorretamente desbloqueados ????

      1. Avatar de Tiago Matias
        Tiago Matias

        Não descobrem! Se querem o meu numero de série eu próprio lho mostro na minha mão. Não tocam no meu telemóvel.

        Isso deve ser só para confirmar que o telemóvel é de determinada época, e que coincide com a época do carregador.

  4. Avatar de João Reis
    João Reis

    Acho incrivel (positivamente) como uma marca presta-se a trocar carregadores de 2009-2012.
    Se fosse algo recente entendia.
    A marca Apple paga-se nestas coisas, eles não brincam em serviço e o que custa a mais, vemos retorno em durabilidade.

    Se fosse outra, nem sequer suporte software aos modelos de 2012 tinhamos, muito menos trocar periféricos de modelos de 2009.

    Mantenho a usar o 4S e continua como novo, também dá que pensar na hora de comprar outro.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O meu carregador da Samsung fazia um zumbido, mas só quando estava a carregar, eu bem me vi lixado durante algumas noites, não sabia de onde vinha o barulho, como era muito baixo e muito afiado, pensei que viesse de qq outro lado do prédio…

      Acho que se me fosse queixar, eles mandavam-me ir dar uma volta…

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Nesse caso nem a Apple trocaria o teu carregador, só se estivesse nos 2 anos de garantia, mas aí a Samsung também tinha de trocar se lá fosses.

        Pessoalmente o que me espanta é sem razão alarmante vão trocar uma porrada de carregadores de equipamentos com anos de existência.

        A questão não está em tu ires à loja dizeres que está mal e trocarem-te, é a Apple que te diz para ires lá trocar por um novo de borla.

        Não é bem o problema que tiveste provavelmente nem a Apple te trocaria, não sei, mas era uma questão de teres lá ido tentar. Eu conheço um local de assistencia Samsung, já levei monitores samsung lá e não me cobraram nada, depende do problema e da sorte.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tava nos 2 anos…

          Mas eu n fui… já que é normal fazerem barulho, todos fazem, mas o que o meu tava a fazer, era inaceitavel…

          1. Avatar de OMG
            OMG

            Então porque não foste lá? -.-
            A mim até um SGS que brickei repararam dentro da garantia… board nova 🙂

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Porque não me apetece estar a gastar a minha paciência a leva-lo lá, a explicar, e depois ir buscar… peguei no carregador do meu LG antigo, e comecei a usar esse…

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Vantagens de usar carregadores standard…

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Pois, como o iPhone e o iPad…

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            Tu disseste “carregadores”… o carregador não tem micro-USB, tem USB…

            Quanto ao microUSB, não sejas chato, p.f., já foi bastante discutida essa notícia no pplware.

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            Tb consegues carregar um iphone com outros carregadores, são electricamente compatíveis com quase todos os carregadores USB e são vendidos com adaptador para a porta.
            O carregador da Apple é dos mais compatíveis já que podes ligar qualquer cabo por porta USB.
            Quanto ao artigo que mencionas, ao contrário do que é dito o parlamento europeu não definiu o micro USB como porta standard. Aprovou uma resolução para um carregador comum, que será definido pela comissão europeia, estando ainda em aberto se será obrigatório os telem. usarem todos a mesma porta ou se simplesmente devem ser compatíveis com o carregador

          7. Avatar de OMG
            OMG

            De que é que estás a falar?
            “The new legislation is taking Europe’s requirement that all mobile phones use the same charge port (microUSB)”

            É STANDARD na UE, ponto final, não há nada para discutir nem para chatear.
            Tenta carregar qualquer outro telemóvel não iPhone com aquilo com que carregas o iPhone a ver se percebes o standard que é…

          8. Avatar de OMG
            OMG

            Um carregador é aquilo que é usado para carregar o telemovel, que no caso do iPhone é composto por duas partes, sendo que por causa da porta proprietária, não é compatível com os carregadores micro-USB, adoptados maciçamente pelas outras marcas. Se nalgum sítio ficas sem bateria e não tiveres o dito cujo, não podes usar o carregador de “uma amigo” qualquer, a não ser que andes sempre com o referido adaptador, o que não é minimamente prático.

          9. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            em lado algum naquilo que foi aprovado é mencionado o micro-USB ou que os aparelhos vão ser obrigados a usar uma determinada porta. Alguns sites noticiosos é que assumiram isso.
            O que fala é num carregador universal, isto é, características eléctricas comuns, que permitam usar em qualquer aparelho. Cabe agora à Comissão Europeia determinar regras para esses carregadores, se deixará a possibilidade de os aparelhos usarem adaptadores de porta, e se dará flexibilidade para que os telemóveis possam evoluir no futuro e não fiquem presos a uma porta “burocrática”.
            Quanto ao carregador do iPhone, este permite-te ligar qualquer cabo de dados, processo idêntico a ligar a um computador para carregar. Dessa forma podes carregar outros aparelhos que não sejam iPhones e com a flexibilidade de poderes usar o cabo para carregar e ligar a um computador caso queiras – por sinal é coisa que a Apple faz há mais de uma década.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Concordo! Pagamos pela marca, é verdade… mas depois somos bem servidos.
      Até agora, a única razão de queixa é obrigarem-nos (numa troca de equipamentos em garantia) a ter o software mais recente. Aconteceu-me isso com o 3GS. Na altura tinha o 4.3.3 e a bateria durava 2,5 dias. O novo veio com 5.1.1 a autonomia diminuiu consideravelmente.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    O meu (do 3GS) faz um zumbido sempre que ultrapassa os 90% durante o carregamento e quando o ecrã está desligado. Assim que tiramos do standby deixa de fazer barulho.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    O modelo do modelo do meu é o A1400, só os A1300 é que são afectados ?

    1. Avatar de JC
      JC

      No texto do artigo: “No modelo redesenhado A1400 não foi detectada qualquer anomalia.”

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Sim, apenas os A1300.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já tive de trocar um A1400 de um IPad mini por sobreaquecimento……

  8. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Também tenho um A1300 e nunca tive problemas. Nem sobreaquecimento nem zumbidos. Também não o uso muito dado que com o carregador do iPad consigo carregar o iPhone em muito menos tempo.
    Alguém aconselha um centro de assistência autorizado na zona de Lisboa? Onde posso saber quais as operadoras móveis aderentes?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      No Colombo tens lá um centro autorizado. No Chiado, na rua que vem da Bairro Alto até aos armazéns, mesmo perto dos armazéns também tens um.

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Obrigado 😉

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Como é que eles vão informar os clientes?
    Tenho de ver se o do meu pai é esse modelo…

  10. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    erm.. o meu é um 1300 ainda dentro da caixa e com plástico , lol . Agora tenho que trocar 🙂

    Abc

  11. Avatar de JG
    JG

    O meu ERA um A1300 de um i4, ainda tenho a foto de quando estoirou e queimou, mas como é óbvio foi para o lixo! Mas depois comprei um xinoca e já durou mais que o original. E agora? Dão-me um novo se for lá com a foto? Ou trocam pelo xinoca que comprei? É que os contentores de lixo não guardam a porcaria às pessoas…

    Esta troca a destempo deve ser para parecerem responsáveis e ao mesmo tempo devem estar à espera que não haja muita gente com os velhos para trocar!

    1. Avatar de OMG
      OMG

      Devias ter ido à assistência. Provavelmente os problemas iniciaram/agravaram-se ao fim de muito temop de uso, daí esta troca acontecer agora; não deixa de ser um sinal de que o material (caro) não é assim tão bom quanto isso, mas por outro lado tentou limpar a sua imagem e fez bem.

    2. Avatar de Luna Wolf
      Luna Wolf

      Devias ter ido logo trocar no momento em que estoirou. Que eu saiba a garantia também cobre os acessórios oficiais! 😉

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Engraçado que o meu é um A1400 e também sobreaquecia bastante, até que chegou ao ponto de queimar.

  13. Avatar de Leonardo

    pessoal aqui do forum, e por causa disso que o meu teu telemovel nao carrega?