Carregador universal para smartphones? UE com proposta em setembro

32 Comentários

O tema de existir um carregador universal (para todos os tipos de smartphones) não é propriamente novo. A ideia parece agradar os utilizadores, no entanto, há marcas, como o caso da Apple, que não “gostam” deste caminho da uniformização.

Em setembro a Comissão Europeia irá apresentar uma proposta para um carregador universal. Qual será a interface?

Carregador universal para smartphones? UE apresenta proposta em setembro


A ideia parece agradar os utilizadores, no entanto, há marcas, como o caso da Apple, que não “gostam” deste caminho da uniformização. Como já referimos em outros artigos, o objetivo passa por existirem carregadores uniformizados, que funcionem em todos os smarphones assim como noutros sistemas. As questões ambientais estão na base de uma possível decisão. Segundo dados, por ano existirão 50 mil toneladas de carregadores fora de uso (lixo tecnológico).

De relembrar que em 2009, a Comissão Europeia pressionou e conseguiu popularizar o microUSB em milhões de dispositivos, forçando a Apple a incluir um adaptador microUSB. Alguns anos depois, em meados de 2014, tentaram novamente reivindicar os benefícios para os consumidores, a indústria e o meio ambiente, no entanto, continua tudo na mesma.

Carregador universal: Interface USB-C poderá ser a norma escolhida

O USB-C é um standard que tem vindo a ser cada vez mais utilizado pelos fabricantes de dispositivos tecnológicos. Como é natural nesta área, as atualizações dos protocolos acontecem sempre que possível e com o USB tipo C o cenário não é diferente. além de todas as vantagens, recentemente esta norma foi atualizada e permitirá carregamentos a 240 W.

Carregador universal para smartphones? UE apresenta proposta em setembro

Agora, caso a proposta da Comissão Europeia seja aprovada, todas as fabricantes de smartphones terão de passar a incluir esse conector nos seus novos equipamentos.

De acordo com um estudo realizado em 2019, estudo esse que foi encomendado pela Comissão Europeia, o microUSB ainda era o conector mais usado. O conector USB-C aparecia na segunda posição e Lightning da Apple em terceiro.

 

Leia também…

USB-C foi atualizado e permitirá carregamentos a 240 W

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de OpsMate
      OpsMate

      +1
      Pena a ser Apple ser sempre do contra.

      1. Avatar de kiko
        kiko

        Eu tenho produto Apple e tem usb-c há 2 Anos .

        1. Avatar de Mig-21
          Mig-21

          *Palmadinha nas costas*

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Já vem tarde.
    Obrigado UE por tornarem os iPhones melhores.

    1. Avatar de Era bom
      Era bom

      Os iphones tem o mesmo carregador dos androids..,usbC ha 2 anos

      1. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        Parece-me que se está a debater sobre a ligação ao smartphone! Digo eu… com os nervos..

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          A ligação ao smartphone não torna o carregador universal…
          Os carregadores todos que conheço são USB e o “U” fala por si…

  2. Avatar de Rrrr
    Rrrr

    Quando essa proposta estiver em vigor já os iPhones vai ser de carregamento wireless apenas.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E está tudo dito.

    2. Avatar de David Cordeiro
      David Cordeiro

      Quando for assim, os carregadores wireless terão também de ser universais.

    3. Avatar de Toder
      Toder

      E os carregadores wireless utilizam que tipo de conexão? Há com cada um jeez

  3. Avatar de ue é o que se transforma quando
    ue é o que se transforma quando

    Já devia ser à mais tempo, mas mais vale tarde que nunca……

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Como já referimos em outros artigos,o objetivo passa por existirem carregadores uniformizados, que funcionem em todos os smarphones assim como noutros sistemas.” Excelente,muito bem.E USB-C por padrão,evidentemente.

  5. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Lol então e o carregamento wireless?

    1. Avatar de ACS
      ACS

      perdes tanta energia com carregamento wireless. Nunca na vida pode ser standard

      1. Avatar de Era bom
        Era bom

        Com magsafe nao. O truque esta no magnetismo

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Existe sempre perca de energia seja com magnetismo ou não!!

          1. Avatar de FAR
            FAR

            Sim, mas com ordens de grandeza diferentes. Uma maior eficiência (e portanto um menor desperdicio) é preferível, não concorda?

  6. Avatar de Renato Alberto
    Renato Alberto

    Com o carregamento wireless não dá para usar o tlm ao mesmo tempo

    1. Avatar de David Cordeiro
      David Cordeiro

      Errado. Com o novo standart MagSafe, passas a poder falar e carregar ao mesmo tempo.

  7. Avatar de iFernando
    iFernando

    O problema grave está nos portáteis, onde encontramos dezenas de tipos diferentes de carregadores.
    Nos telemóveis até está muitíssimo bem, com lightning e usb-c.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      A situação está a melhorar. Existem cada vez mais portáteis com porta USB-C que permite o carregamento do próprio portátil.

  8. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    de valor, era criarem um padrao que fosse magnetico.
    era menos um buraco nos dispositivos, tornava-os mais estanques e limpos

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Como o magsafe. Concordo.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Existem produtos que correspondem aos seus desejos. Não precisa de ficar à espera de “criarem um padrão”.

  9. Avatar de Fernando Viana
    Fernando Viana

    quando dissem que há marcas… deviam dizer a a marca APPLE…
    que não está de acordo…
    porque todos os outros utilizam USB-C como norma menos para certos produtos APPle …

  10. Avatar de Sapo
    Sapo

    Não acredito que seja possível.
    Para ser possível não basta ter o mesmo tipo de conector, faria falta terem todos os telemóveis terem a mesma capacidade e ritmo de recarga ou teríamos um carregador que carrega bem um telemóvel mas lentamente o outro ou que estaria sobredimensionado para outro “não que a principio este cenário seja um problema já que o aparelho negocia a carga com o carregador. .. retrocompatibilidade etc” .
    sei la.
    não acho que seja possível

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só se vai aplicar aos novos e não aos velhos ou seja quando sair isto se fores comprar um smartphone novo ele já virá com um carregador universal.

  11. Avatar de Eduardo Cancela
    Eduardo Cancela

    Ora bem, isto já anda a ser discutido desde, nem me lembro, quando a comissão europeia chegar a uma conclusão e fizer a lei, os telemóveis já devem ser carregados via pensamento…
    Este tipo de coisas só mostram que a burocracia é tanta e tão complexa que não conseguem tomar acções em tempo útil.
    Quanto à suposta oposição da Apple, é simples se quer vender telefones na Europa segue as regras é simples.

  12. Avatar de L.Sousa
    L.Sousa

    Completamente a favor em relação às duas coisas, carregador e ficha. Ai já percebo depois se desejarem não incluir carregadores e fios baixando obviamente os preços dos equipamentos sem os mesmos!

  13. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Uso carregadores universais desde 2011…