Card Sharing: PJ detém homem que tinha mais de 200 clientes

82 Comentários

Depois de em 2015, também em Aveiro, a PJ ter detido um homem pela prática do crime de burla informática agravada, com utilização do método de “Card Sharing”, o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro identificou e deteve recentemente, em flagrante delito, um homem de 47 anos de idade pela presumível prática dos mesmos crimes.

Segundo a PJ, o homem tinha mais de 200 clientes e uma infraestrutura própria.

card_00_thumb


O detido mantinha em funcionamento uma estrutura própria, ilícita, de disponibilização do serviço protegido de TV, angariando clientes, instalando equipamentos especialmente adulterados para a recepção do sinal codificado, disponibilizando os acessos e recebendo os pagamentos acordados.

Para o efeito, a estrutura compreendia servidores instalados em território nacional e no exterior, designadamente em França, Alemanha e EUA.

Com este procedimento, mais de duas centenas de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV pago sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias.

No decorrer das buscas efectuadas, no concelho de Anadia, foram apreendidos relevantes elementos de prova, de que se destacam, instalador em bastidor dedicado à prática do Card Sharing, o sistema completo de recepção do sinal protegido, de descodificação e da sua partilha ilícita, composto por várias boxs de recepção do sinal satélite, router de acesso à internet, servidor, switch de rede, acesso wi-fi e UPS, bem como várias set-top-box adulteradas.

card_02 (1)

O detido vai ser presente às Autoridades Judiciárias, na Comarca de Aveiro, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.

As imagens deste artigo são meramente ilustrativas.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DL
    DL

    Parece que o pessoal de Aveiro são especialistas nestas coisas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Porque será? Será porque as pessoas de Aveiro têem mais necessidade do que os outros de ver TV mais barata? Ou….. será porque é em Aveiro que a PT tem um polo de investigação ligado à Universidade e que desenvolve muitos dos produtos da PT/MEO/PHAROL!?

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Já à 30 anos me lembro de ver na gafanha da nazaré, quando lá ia passar férias, de ver televisão pirata!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Exactamente, anda por aí 🙂
          O IT de Aveiro surgiu em 1991!

    2. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Tens toda a razão,”DL”. Se não me engano a última notícia relacionada com card sharing que me lembro de ler foi precisamente aqui no Pplware,em Maio de 2015(nem há 1 ano vai),como refere,e bem,o Pedro Pinto neste artigo,e onde foi caçado 1 tipo que fazia este tipo de ilegalidades,e precisamente na cidade de Aveiro !! E,penso que já é,pelo menos,o 3º caso reportado na zona/cidade de Aveiro nos últimos 2 anos.A malta de Aveiro deve andar com os bolsos rotos,só pode !! Que tristeza e que humilhação para a zona de Aveiro !! Bando de pés-descalços,quem diria ?? 🙂 🙂

      1. Avatar de Tony do rock
        Tony do rock

        Eu diria que são apenas mais um bando de Chico espertos que não querem ser roubados pelas mensalidades exorbitantes exigidas pela meo, zona e sportv

      2. Avatar de joao
        joao

        pois o mais engraçado e que eram as pessoas fora de aveiro que queriam ter sinal barato em vez de pagar a meo ou zon……

        1. Avatar de IPTV
          IPTV

          mas engraçado os mais xicos espertos são aqueles que se vem fazer aqui de inocentes mas tambem tem serviço pirata em casa para ver a sport tv ou anda tudo então de bolsos cheios.

  2. Avatar de mquintaocal
    mquintaocal

    com esta capacidade técnica que desperdício mandarem este tipo para a prisão …

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Fizeste-me lembrar o Apanha-me se Puderes. 😉
      Crime ou oportunidade? Depende do contexto.
      Ainda assim, o que não falta por aí são técnicos.

      1. Avatar de int3
        int3

        “Técnicos”.
        Colega, construir algo assim não se aprende no “Do it yourself”.
        Requer um bom grau de aptidão e compreensão na matéria para conseguir desenvolver algo sozinho naquela escala.

        1. Avatar de Francisco Esperto
          Francisco Esperto

          “As imagens deste artigo são meramente ilustrativas.”

        2. Avatar de Tiago Araújo
  3. Avatar de Rosso
    Rosso

    E na volta com um uptime de fazer corar a MEO e congéneres. Rarará!

    1. Avatar de m4x
      m4x

      lol, vinha dizer o mesmo, este gajo devia prestar melhor serviço que esses ladrões

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Também com pessoal a 600€ e com boys e girls a trabalharem nas “PT’s” e afins querem ter pessoas como este que foi caçado a pagar uma miséria

  4. Avatar de Dinamo Faísca
    Dinamo Faísca

    Mais uma machadada no pobre!

  5. Avatar de Rui
    Rui

    O problema e que o homem nao estava a pagar os impostos!!!

  6. Avatar de balelas
    balelas

    Os equipamentos não são adulterados. Já são feitos para isso mesmo.

  7. Avatar de o cenas
    o cenas

    o que raio é a “fazenda pública”?

      1. Avatar de Modem
        Modem

        Muito mais claro agora

        1. Avatar de Paiva
          Paiva

          A Fazenda Pública é um sócio que se apodera de forma ilícita dos poucos benefícios, esforço e risco do investidor. Nessa relação societária nunca perde, mesmo em caso de falência da sociedade é o desgraçado que investiu, hipotecou a sua vida, para um sócio glutão sair-se sempre a rir. Lorpas…

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Muito bom! 😀

          2. Avatar de Porconta
            Porconta

            Na murche.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Marisa,em Portugal diz-se finanças
        Não há necessidade de misturar português com uma das suas variantes.

        1. Avatar de Carlos Gomes
          Carlos Gomes

          A Fazenda Públca não é terminologia brasileira, é um termo bastante português.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Que caiu em desuso há 200 anos… básicamente a última vez que o Ministério das Finanças se chamou de Ministério da Fazenda (algo que é referido no artigo da infopedia por sinal).

            Por outro lado o termo ainda é usado no Brasil e o Ministério usa o mesmo nome (curiosamente desde a mesma altura que Portugal deixou de o usar). E no Brasil usa-se expressões como “Fazenda vai pagar x” quando as finanças têm algo a pagar/devolver à população; “pagar à Fazenda” quando se paga algo às finanças; etc.

        2. Avatar de Rosso
          Rosso

          Isso é que era uma tragedia. Chegar a 200 milhões. É com cada um.

        3. Avatar de Ticoteco
          Ticoteco

          As vezes mais vale googlar um pouco antes de dizer asneiras…

      3. Avatar de Eu
        Eu

        “pós a revolução republicana, a 8 de outubro de 1810, o Ministério dos Negócios da Fazenda (criado em 1788) passou a chamar-se Ministério das Finanças. Ainda atualmente, é a este ministério e às repartições a ele subordinadas que cabe a gestão das finanças públicas no nosso país.”
        Agora são Finanças Públicas!
        OMG, Fazenda Pública já não se utiliza desde mil oitocentos e carqueja 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          A PJ e muitos organismos públicos usam está terminologia ainda.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Se usam então não consigo encontrar qualquer referência em documentos online. Os únicos sítios em que encontro “Fazenda Pública” em sites nacionais é em sites linguísticos e numa única tese universitária da faculdade de direito da UNL.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            O termo vai ganha popularidade. Se existe no dicionário qual o teu espanto?

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Uma correcção ao comentário que ainda está em moderação: afinal encontro também em alguns sites institucionais de poder local (Câmaras Municipais por exemplo).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      São coisas do copy & paste. Copiam as notícias e nem a fonte referem.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tem juizo. Não sabes o que dizes.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Diário de Notícias:
          “Com este esquema, mais de duas centenas de clientes acediam ilegitimamente ao sinal de TV pago sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias, refere a PJ.”

          Pplware:
          “Com este procedimento, mais de duas centenas de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV pago sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias.”

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Afinal têm razão. Vocês apenas copiaram tal e qual do comunicado da PJ. O DN é que alterou algumas palavras.

    2. Avatar de Katia
      Katia

      “Fazenda Pública” é daquelas coisas que o novo acordo ortográfico nos presenteou?! Como já disseram em Portugal são as finanças. Nem sabia que tal coisa existia, parece uma cópia do espanhol, uma vez que em Espanha é mesmo Hacienda.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É informação oficial da própria PJ

        1. Avatar de Hugo G.
          Hugo G.

          Algo estranho se passa aqui também.
          Não estou a querer dizer que esta pessoa esteja a fazer as coisas ilegalmente, mas nada como investigar. Ganhar o dinheiro as custas dos outros.

          Não sei como fazer chegar as autoridades competentes.

          https://www.facebook.com/marcoecarinafelisberto/

          1. Avatar de Okkaka
            Okkaka

            O que isto tem de mal?

          2. Avatar de Pedro M
            Pedro M

            Hugo isso e o Kodi! Nao tem nada a ver com servico pirata de televisao. Qualquer um com um computador pode fazer o mesmo. De que adianta denunciar se essa pagina nao vende servico pirata??? Ha tanta gente a roubar e a matar em Portugal e vem para aqui denunciar uma box com kodi??? Va ao ebay que tem la milhares a vender o mesmo. ☺

      2. Avatar de Hélio Moreira
        Hélio Moreira

        Cara Cátia,

        Fazenda Pública existe em Português de Portugal. Basta informar-se um bocado. Aliás, se reparar o termo foi inclusivamente utilizado pela Policia Judiciária.

      3. Avatar de Pedro de O. Simões
        Pedro de O. Simões

        eita povo que gosta de reclamar de tudo, pensei que voce hábito dos brasileiros mas não somos os únicos. Como se diz aqui , pra bom entendedor meia palavra basta.

      4. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        também com esse nome já é uma sorte não dizeres Faxenda Pública

      5. Avatar de Manuel Campos
        Manuel Campos

        Esse comentário está errada antes de ter o nome finanças,o nome que era dado era precisamente fazenda publica,mais tarde é que surgiu o nome finanças.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Acho que o destino deste infrator está decidido. Vai ser contratado por um operador de canais para fazer a distribuição do sinal

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Andam se esquecer que Portugal é único país da Europa não tem um único canal de noticias em sinal aberto , a plataforma TDT esta subaproveitada .

    1. Avatar de Jorge Vieira
      Jorge Vieira

      Atenção que está desaproveitada porque os canais não querem aproveitar melhor

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Ou porque não interessa à Meo e afins.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Não é verdade, os operadores SIC e TVI não permitem que a RTP tenha o seu canal de notícias na TDT. Isso é público, porque recebe subsídios à exploração do Estado (por outras palavras, a SIC e TVI querem que a RTP desapareça).

        Secalhar o Inácio deixou de ver canais desportivos para auxiliar o seu Sporting…..

      3. Avatar de Marco
        Marco

        a rtp ate quer colocar todos os canais na tdt, so que a sic, tvi e a anacon n deixam.

    2. Avatar de Modem
      Modem

      A falta de informação deste povo dá-me nervos…
      Se está desaproveitada é porque os operadores privados não estão interessados em emitir em sinal aberto. É tudo uma questão de receitas, deixam de receber dos operadores para estes “venderem” os seus canais para passarem a pagar ao MEO para transmitirem na TDT

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        O povo da-te nervos ?
        Não era par dar-te nervos em relação a classe politica ?
        A historia da TDT não começa em 2009 nem em 2012 , a historia da TDT em Portugal começa em 1998 , e ao longo desses anos a a SIC e a RTP podiam ter iniciado a TDT em Portugal pois tiveram uma licença para a realizarem, mas deixaram essa licença ser revogada , olharam para galinha dos ovos de ouro , depois mais tarde foi lançado um novo concurso público para a licença de construção de uma rede TDT , na qual a PT hoje MEO ganhou .
        La por a SIC e a TVI não querem por mais canais em sinal aberto , nada impede a RTP ou outros o fazer é só uma vontade da classe politica .

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Isso é que é um setup

  11. Avatar de vector
    vector

    Está escrito no fim do artigo que as imagens são meramente ilustrativas, ou seja, não são do setup do senhor detido.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Claro que não lol Os equipamentos descritos, são provavelmente o que qualquer um de nós têm em casa tirando possivelmente o servidor e o switch. Aquela porra já quase parece um mini datacenter. xD

      É o que dá, quando o pessoal começa a sacar dinheiro, apanham o pessoal num instante. O local onde anunciam as linhas, é publico e esta malta dá o NIB com uma facilidade que é uma coisa parva… Qualquer nabo, das operadoras, numa tarde, apresenta queixa a 10 ou 20 nabos destes sem suar muito.

      Enquanto só vão atrás de quem distribui sinal, nem tão mal.

  12. Avatar de pintor
    pintor

    Existem maneiras mais simples e seguras de fazer o mesmo.

  13. Avatar de chico
    chico

    Pelo menos o cara é organizado.

  14. Avatar de Like Tomorrow Is The End Of The World
    Like Tomorrow Is The End Of The World

    Que patrão! Envergonha muito aluno universitário do curso de Redes! Uma pena ter sido apanhado … por outro lado, pelo tamanho da infraestrutura já estava a dar cana à bruta, ahah! Curti o gajo!!!!

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Porquê que o pessoal não lê os artigos até ao fim?
    Diz claramente no fim do artigo que as imagens não são da instalação descrita

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu acho que a PT deveria abrir os olhos e por este homem a trabalhar com eles… Sim, porque ja apanhai com cada técnico que nem para montar legos serviam!!!

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      +1
      nem mais.

    2. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      +1

      Sem dúvida !

  17. Avatar de AAAA
    AAAA

    O problema é que o conceito de cardsharing foi desvirtuado!

  18. Avatar de miguel pontes
    miguel pontes

    É agora que a sportv vai chegar a Custóias

  19. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    As imagens apresentadas neste artigo , faz me lembrar , isto é atirar lenha para a fogueira , ou é mesma coisa , que relatar alguém roubou um pacote de arroz , e depois colocar uma imagem de um armazém com sacas de arroz .

    1. Avatar de D-Map
      D-Map

      Muito possivelmente teria mais equipamento técnico do que o demonstrado nas imagens.
      O artigo fala em mais de 200 clientes.
      É será que era só serviço de imagem que ele fornecia?

      1. Avatar de MaRIA
        MaRIA

        Não achas. Fornecia o pacote completo.

        Aquilo era uma maravilha. Era TV + Internet + Telefone + Telemóvel. E as vezes ainda sorteava uns bilhetes de cinema.

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Vou dizer ao meu pai para ligar aos colegas a ver se algum já ficou sem tv xD (a brincar a brincar são no minimo uns 6 ou 7 conhecidos com isso 😛 , e em Aveiro 😛 )

  21. Avatar de C.TOP
    C.TOP

    Bom dia,

    O termo Fazenda Pública é referido em documentos (do século XIV) como a origem do Ministério das Finanças, da forma como o conhecemos hoje, sendo a entidade responsável pela gestão dos assuntos financeiros do Estado e da Casa Real da altura.

    Este organismo, durante os anos seguintes teve várias denominações, no entanto só em 1910 é que este foi denominado como Ministério das Finanças.

    Apesar de parecer Brasileiro, o termo Fazenda Pública é bastante Português.

  22. Avatar de eu proprio
    eu proprio

    depois de ler a noticia só reti o seguinte…mais de 200 clientes à espera de serem angariados. Essa é que é a verdade!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes algo sobre este caso em concreto para afirmar a verdade além daquela que foi veiculada pela PJ?

  23. Avatar de André
    André

    Com todo o respeito…
    Era preferível não terem colocado estas imagens do que apresentar sem estarem relacionadas com o caso.
    Para nós técnicos era importante ver imagens reais … do caso !!!

    Atentamente,

    1. Avatar de Vítor M.

      Achas que a PJ fotografou e disponibilizou a casa ou o recinto onde se dava o ilícito para que se conseguisse umas imagens do caso em concreto?

      Também queríamos ter as imagens reais, mas em falta de melhor…

  24. Avatar de Krasy
    Krasy

    mas para k tanto trabalho em menos de 10 min vais ao alyexpress e compras uma line por 10 euros para um ano lol.

  25. Avatar de JP
    JP

    Só vos queria dizer que AVEIRO rula muito… Por acaso sabem onde nasceu o Servidor de Apontadores Portugueses – SAPO? e quem são os pais?
    Em Aveiro e desde os 90’s vi muitas coisas engraçadas. Ahhh os tempos aureos do Phreaking…

  26. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fogo nao se pode fazer nada nesta vida
    omg!!!
    As pessoas precisao ganhar a vida desde que nao magoem ninguem..

  27. Avatar de linus
    linus

    Aposto que isso e so para assistir a sporttv