Candidato à presidência da Argentina diz que as moedas digitais são a morte do dinheiro

84 Comentários

Tal como aqui temos escrito já em diversas notícias, quando se fala de criptomoedas nos dias que correm, nem sempre é sobre coisas boas. Nesse sentido, recentemente Javier Milei, candidato à presidência da Argentina, disse que as moedas digitais são a morte do dinheiro.



Talvez ainda não tenha ouvido falar do nome Javier Milei, mas a verdade é que o atual candidato a presidente da Argentina tem dado muito o que falar nos últimos tempos. O candidato tem ficado conhecido por ser bastante liberal ao dizer exatamente aquilo que pensa sem grandes floreados, mas recentemente abordou o tema das moedas digitais… e as afirmações já estão a gerar controvérsia.

Uma moeda digital pode levar à morte do dinheiro, diz Milei

Foi nesta segunda-feira (2) que Javier Milei falou sobre as moedas digitais (CBDC) e diz que estas vão matar o dinheiro e permitir que se rastreie as transações. Estas declarações também aconteceram porque caso o candidato rival, Sergio Massa, vença as eleições presidenciais da Venezuela, o país terá uma dessas moedas digitais.

Nas palavras de Milei, sobre a possibilidade destas moedas no seu país:

Não me surpreende nada que enviem um projeto como este, porque seria, quase diria, a morte do dinheiro. Dessa forma, o governo poderia acompanhar todas as suas operações e, assim, cobrar mais impostos. É uma ferramenta extremamente perigosa. É por isso que, para mim, todo este tipo de solução não é nada agradável porque são mecanismos através dos quais o governo vai conseguir pôr a mão no seu bolso. Imagine que o governo sabe de todas as suas transações. E sim, isso vai aumentar os seus impostos.

Já em relação ao Bitcoin, parece que a opinião de Milei é ligeiramente diferente, pois o candidato diz que “o Bitcoin é finito, vai atingir o seu limite de moedas e acabou. Também compete com outras criptomoedas. O Bitcoin é a solução para o curso forçado do Estado, é a solução para o golpe do Banco Central, e eles não querem permitir isso“.

Resta aguardar pelas eleições na Argentina para perceber o que pode acontecer com o país em relação ao seu sistema financeiro.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Mendes
    João Mendes

    De certo modo não está errado. Basta olhar para as operadoras de cartão de crédito, uma vez que, se exceder o volume de gastos em valor “x” ela repassa diretamente para o órgão regulador do país para “combater” a sonegação de impostos . Seja isso no Brasil, Argentina, Alemanha e etc.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Só quem anda com os olhos tapados é que não percebe o mesmo.
    100% de apoio.

    1. Avatar de asdrubal
      asdrubal

      ou vice-versa 😀

    2. Avatar de papagaio
      papagaio

      pra ti…Nixon 1971

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Javier Milei, candidato da extrema-direita à presidência da Argentina, segue destacado das sondagens.
    O sistema que defende não passa pelo peso-digital (do Banco Central da Argentina) nem por criptomoedas. Defende o fim do Banco Central e do peso, passando a circular o dólar dos EUA.
    Pesquisem para conhecer a personagem e as suas propostas. A Argentina tem atualmente uma taxa de inflação anual à volta dos 115%, com a pobreza a emergir e com a ameaça colapso da económico.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Os EUA, ficam todos contentes com essa medida…
      Aliás a economia dos EUA, vive e continua a viver a custa da moeda deles, ser o padrão mundial.
      Caso contrário já tinham falido.

      Controlador a inflação usando uma moeda, estrangeira, funciona.. mas ficam dependes da inflação do dólar ” impressão de papel.

      Mas acaba se a mame do estado argentino do conseguir pagar dívidas a custa de impressão de papel, o que quer dizer que perdem o controlo total da economia.

    2. Avatar de Tiburcio
      Tiburcio

      E já foram roubar a conta bancária do povo…. por isso ele está contra um sistema financeiro descentralizado…. para poder roubar de novo…

      1. Avatar de joao
        joao

        Tiburcio ele que acabar com o banco central para nao podertem imprimir dinheiro sem lastro algum! estas a falar merda!

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      loolllll este tipo so ve a cnn, msnbc, nbc, tvi-cnn, etc inacreditavel, hehehe.
      Este sr e contra o sistema CORRUPTO socialista que destruir por completo a argentina.

      https://twitter.com/TuckerCarlson/status/1702442108022309228

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Surpresa. Tucker Carlson a apoiar Javier Milei, admirador de Trump. Só falta Bolsonaro 😉

        1. Avatar de Pedro SIlva
          Pedro SIlva

          Outra surpresa é o estado actual da Argentina e nao foi com o Javier Milei o Trump ou o Bolsonaro.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Pedro Silva, não vale a pena tentar abrir os olhos de certas pessoas.
            Não dizerem que a culpa da Argentina estar como está é do Passos Coelho, já é um avanço na direcção certa.

            Não vale a pena tentar novos caminhos se os actuais nos levam direitinhos a uma parede.
            Porca miséria de pensamento.
            Somos mesmo pequeninos…

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Queres-me abrir os olhos? 😉
            Fica-te pela interpretação do artigo 56° do Código da Estrada que usaram para te multar nos 120€.

          3. Avatar de livreseforsopamim
            livreseforsopamim

            Sim pq os atuais ganharam as eleiçoes, pq o pais estava uma maravilha! Abre a pestana, vai ver a situaçao da argentina, antes dos atuais. Nenhum deles resolveu garnde coisa, nem este d sabastiao, vai resolver. Soluçoes faceis, para problemas complexos, é so insanidade.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Também sou grande apoiador de Nayib Bukele.
          O que ele fez em El Salvador é digno de ficar nos registos da história de “grandes governações”.

          E sim, a nossa opinião não vale nada, a que conta é a de quem tem de lidar com os problemas.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Decretou o estado de emergência em março do ano passado, entretanto prorrogado. Aprovou legislação para o novo estado de emergência que permite julgar até 900 presos num processo, detenções sem julgamento até dois anos. Colocou 2% da população na cadeia e reduziu substancialmente a criminalidade. “Mais de 6.400 abusos de direitos humanos documentados foram cometidos durante o regime de emergência e 174 pessoas morreram sob custódia do Estado, informou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos no início de julho.
            Ao certo, quais são as outras realizações Nayib Bukele?

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Que se lixem os direitos dos bandidos. Fez um excelente trabalho, resolveu um dos maiores problemas do país.

            O povo agraddce, o resto é conversa fiada.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Muda-te pra lá então.
            É tudo muito bonito quando não são os nossos direitos que estão em causa.

    4. Avatar de AlexS
      AlexS

      O candidato de extrema direita sabe bem que o estado Argentino já roubou as pensões das pessoas. Foi mesmo uma assalto puro e duro.

      A inflação de 115% deve-se ao poder dos politicos em imprimirem moeda e comprarem votos que socialistas de esquerda e direta fazem,. Mas há qualquer coisa que não bate certo queres dar ainda mais poder a quem colocou a inflação a 115%….!?

    5. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O dr. Javier Milei não é de extrema-direita mas sim liberal/maçónico:

      https://www.weforum.org/people/javier-gerardo-milei

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É igual. Um lacaio dos capitalistas é para todos os efeitos um facho. Uns gostam de estender o braço à Hitler, outros, outros de levantar 2 dedinhos em V, mas o servicinho e a vassalagem que prestam é a mesma.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Tenho uma curiosidade enorme para saber o que para ti são os melhres países para se viver.

      2. Avatar de livreseforsopamim
        livreseforsopamim

        Os da direita nunca sao …extremistas. So os outros! O melo (que aguarda uma vaguinha no chega, mas o ventura é reguila e n cede o palco), tb acha que o vox..n é extremista. E direita mais conservadora. Mas o podemos, ja sao uns perigosos extremistas.

  4. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Tem um look dos anos 70, ideias dos anos 50 e provavelmente genes da Alemanha dos anos 30.

    Mas ele não está errado, o problema é a estupidez que o levou a concluir isso.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Ideias dos anos 50? Mas tu alguma vez já ouviste o gajo a falar sobre economia?

    2. Avatar de DV
      DV

      Basicamente uma criatura reciclada de tempos e ideias que nunca funcionaram.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Mas que azar do caraças não seres cidadão Argentino. Poderias fazer a diferença. Barriguinha bem cheia e gelado no cu dos outros para ti é refresco.

      2. Avatar de joao
        joao

        tem foncionado o contrario dele! vese como o pais esta! ele esta certicimo!!!

        1. Avatar de livreseforsopamim
          livreseforsopamim

          Por acaso sabes qts anos, tem governado uns e outros? Sabes quem estava p ex antes dos atuais?

  5. Avatar de Joaquim Mota
    Joaquim Mota

    É só complexados incapazes de dar a razão a quem a tem, sem mas. Está certo mas é extremista, mas é de direita, mas tens ideias antiquadas. Que cambada de gente limitada. Mandasse eu e haveria teste de QI para poder votar.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Mandasses tu e não havia eleições. Para quê se os de QI elevado já mandam? “Heil fuher!” 😉

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Já que sabes tudo de tudo (ou pensas que sabes) diz lá os desastres que aconteceram com a governação do que tu chamas de extrema direita…

        Há já sei….a terceira guerra mundial começada por Trump 🙂

        E essa de eleições, acho que etás confundir com páises comunistas! É que não conheço nenhum país de extrema direita onde não há eleições legitimas.

        Há já sei….a terceira guerra mundial começada por Trump 🙂

        1. Avatar de berlaitada
          berlaitada

          Correção. A III Guerra Mundial é começada por um Trump, qual deles será? O Russo? O Chinês? O Norte Coreano?

          Há que saber falar.

        2. Avatar de livreseforsopamim
          livreseforsopamim

          Alguem que idolatra um trump, alguem que fez td para subverter resultado de eleiçoes, à moda africana, vir falar de eleiçoes livres??? De democracia? Bolsonaro? Que ate apelou a uma sediçao popular e a golpe militar? Gente que qdo perde diz que ha fraude e qdo ganha é legitimo? Nem vale a pena perder tempo. Eles sonham é com um regime identico a russia, arabia saudita, china (que o trump tanto elogiou, numa das renovaçoes do jinping, questionando, qdo poderemos ter algo igual nos states, mas com ele no poder claro). Imagino se fossem os adversarios a ter esse tp de atitudes, o diabo descia a terra e queimava tudo. E falam estes estultos em Qi??? So se for do chip queimado.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Haveria censura queres tu dizer lol

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      É esquisito não é. Parece que nunca saímos do recreio da escola ao nível de capacidade para pensar.
      Não sei se a infantilização não é propositada.
      Afinal vejo pessoas a dizer que os portugueses são incapazes de escolher entre empréstimos a juros fixo vs varável, isto depois 50 anos de educação publica “democrática” e 10-12 anos metidos numa escola e milhares de milhões de euros de orçamento por ano.

    4. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Mas felizmente não és tu que “mandas” e mesmo pelo tua maneira de escrever eras “mandado” para o lado dos que não podiam votar.

  6. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    O que eu sei é que são precisos impostos para um país funcionar desde que as moedas digitais paguem os impostos…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Uma coisa é pagares os teus impostos. Outra coisa é te imporem a pagar as mordomias do estado que nada tem a haver com necessidades de estado.
      O estado é para servir as pessoas. Não é ao contrário.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Se é assim, então a todos têm de ser dadas as mesmas oportunidades de se esquivarem de pagar as tais mordomias do estado. E não é o caso. O IRS é uma autêntica farsa montada em cima das folhas de pagamento que os patrões mandam para as finanças. Quem não tem um patrão a mandar para lá a folhinha, preenche como quer a declaração de rendimentos, e depois, ou fica isento, ou dá uma esmola simbólica ao estado. À conta disso, todo o IRS é pago pela classe média assalariada e a burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais paga zero. Os outros que paguem a dobrar para cobrir a parte dele, e às vezes até aproveita a suposta falta de rendimentos para se candidatar ao RSI e ter uns charutos e umas garrafas de whisky à pala dos contribuintes, como se sabe que está a acontecer nuns poucos escritórios de advocacia pôdres de ricos.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Menos inveja e mais trabalho.
          A perguicite tem cura, mas tal como o alccolismo o mais importante parte de esforço pessoal.

          1. Avatar de livreseforsopamim
            livreseforsopamim

            Sim, pq os trabalhores do terreno, sao uns mangoes, ate estao la a mais, n fazem falta nenhuma; a administraçao. esses sim, sao uns escravos e sao eles que carregam as empresas sozinhos. Epa nao empreguem ninguem, façam tudo,assim ate metem 100% ao bolso: Alias 200%, pq n ha ninguem a ver e a engenharia da falcatrua, fica mais libertina. A proposito, qual é o vosso sub almoço? Ai a fatura ou no cartao corporativo..sim entra em custos. Pq vcs tem mais necessidade biologica e energetica, que o mangao que se esfalfa durante o dia, sem estar no spa do ar condicionado. E atendedno ao vosso enorme esforço e desgaste, precisam de topos de gama, pas deslocaçoes aos restaurante michelin, ao contrario dos pelintras que comem sandes, andam o dia todo metidos em caixotes com rodas e podem ensopar a vontade, ate pq conforto é desnecessario, pq qto mais depressa rebentarem, mais depressa vem novos e mais baratos.

    2. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      O Carlos Cruz deu-te a organização do Europeu 2004 esteve na origem da Expo. No entanto…todos sabemos o que lhe aconteceu…LOL

      1. Avatar de Totó
        Totó

        E o Hitler era socialista…

        1. Avatar de berlaitada
          berlaitada

          O Hitler era pobre, austríaco e judeu…

        2. Avatar de livreseforsopamim
          livreseforsopamim

          E o trump ..é comunista…

    3. Avatar de JC
      JC

      As criptomoedas não são “moedas” no sentido legal, apenas commodities.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Então e o que chamas ao dinheiro que tens no bolso? Foi so porque alguem te convenceu que tambem eram ou estudaste alguma coisa de economia austriaca?

        1. Avatar de João Carvalho
          João Carvalho

          Simplesmente porque não é emitida por uma autoridade pública, não é garantida por nenhum banco central.
          Certamente não vês dinheiro a sério, ser transacionado como as batatas ou as rolhas de cortiça?… no entanto, se quiseres, podes trabalhar para mim e pago-te em criptofeijões, uma moeda digital que posso criar só para ti e outros inteligentes como tu.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Custa tanto tentar abrir os olhos a inocentes. Ou no teu caso talvez já não haja cura. Se eu fosse tão filho iria pedir já para ser adoptado.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            “Eu”, nem percebes de criptomoedas nem percebes de economia lol

  7. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    O Hitler quando começou tinha ideias destas, depois seguiu o caminho do extermínio dos Judeus. Na boa, Este argentino que de argentino/sul-americano tem só o fato de ter lá nascido porque é de origem europeia e se não me engano é ali mesmo da baviera…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Andas a ver demasiados filmes. Talvez o teu canal História te tenha subido à cabeça.

      1. Avatar de berlaitada
        berlaitada

        Sim a carinha dele é mesmo de sul-americano, não se vê logo pelos olhos azuis, cabelo de beto e cara mais pálida que a comunidade neonazi do Arkansas…

  8. Avatar de 0º0
    0º0

    Eu adoro ver pessoas felizes por pagar impostos, iludidas que o dinheiro que o governos lhes “roubou” vai ser bem gasto e vai melhorar a vida delas.
    Qual a diferença entre o “roubar” do estado e o roubar de um assaltante?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só alguém muito mas mesmo muito ignorante não entende a diferença.
      A tua cena deve ser mais a anarquia lol

      1. Avatar de JC
        JC

        Só porque te enviaram uma cartinha a dizer “deves €€€€ ao fisco”, já não é roubo?… é de gajos como tu que o Costa gosta.

      2. Avatar de 0º0
        0º0

        Não respondeu á minha pergunta, qual a diferença?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          A diferença é a definição da palavra “roubo”. Se souberes o que é um dicionário informa-te.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só comentários a criticar o homem. Realmente, simples cidadãos de Portugal a criticar um grande economista Argentino. Vocês têm piada. Antes de o criticarem, vejam como está agora neste momento e economia da argentina, e não é culpa dele.

    1. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Não é preciso ser-se um grande economista ou mesmo economista para dizer que a economia da Argentina está mal, aliás nem é só da Argentina, a da Colômbia, Venezuela e companhia por aí fora, naquela zona a única economia que se safa é a do Brasil e mesmo assim…

      Por isso a Argentina não precisa de um GRANDE economista neonazi para resolver os problemas económicos do país, qualquer zé caxuxa consegue lá chegar sozinho.

      E o grande problema da Argentina não é a moeda digital, é a corrupção da qual esse senhor faz ou quer fazer parte porque a moeda digital pode ser um problema para quem chegou tarde!!!

      1. Avatar de joao
        joao

        a culpa é a impressao de dinnheiro !!

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Anos e anos de comunismo e a culpa é do candidato de direita?
        O que vale é que a população da argentina não é como tu e os restantes portugueses, votam na mudança sem medo.

        1. Avatar de berlaitada
          berlaitada

          Se a Argentina eleger este gajo no dia a seguir o Brasil invade a Argentina. Não tenho dúvidas!!!

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Saia um balde de 1 kg de pipocas para este gajo. Ainda vai no inicio do filme. Conta lá o enredo porque tambem gostaria de me divertir.

          2. Avatar de berlaitada
            berlaitada

            Disseste o mesmo quando o Trump russo meteu os tanques na fronteira da Ucrânia não disseste?

        2. Avatar de livreseforsopamim
          livreseforsopamim

          anos e anos? hehehehe, na era democratica tem sido dividido. se contares com a ditadurea de ext direita.bem ai,ja sao anos e anos, mas ao contrario!

  10. Avatar de Stanley
    Stanley

    Adotar o Euro como moeda oficial seria possível, apesar do argentino ter uma forte fixação por dólares.

    E Bitcoin, claro.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Estas declarações também aconteceram porque caso o candidato rival, Sergio Massa, vença as eleições presidenciais da Venezuela, o país terá uma dessas moedas digitais.” Não percebi bem esta. Mas fala-se da Argentina ou da Venezuela ??

    1. Avatar de Aves
      Aves

      É lapso, trata-se da Argentina. Na Argentina o regime é presidencialista, o presidente é também chefe do governo. Antes das eleições, em outubro, realizou-se, como habitualmente, uma espécie de eleições preliminares, com votação obrigatória (embora nestas a abstenção tenha sido grande). Serve para escolher o candidato de cada partido ou coligação e elimina os pequenos partidos. O resultado foi:
      – Javier Milei, a grande surpresa, identificado com a extrema-direita, com perto de 30%
      – Patricia Bullrich, de direita, com 28% e
      – Sergio Massa, do atual bloco do governo, com cerca de 27%.
      Estas percentagens não são individuais, somam as dos candidatos do memo partido
      O provável é que a seguir à eleição de outubro haja uma segunda volta entre Milei e Massa. Com tudo o que está em jogo, realmente dizer que se Massa for eleito a Argentina terá o peso-digital é uma anedota tech.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Tens de ir lá com a tua sabedoria explicar aos argentinos as maravilhas so socialismo…

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Anung, pelos vistos explicaram as maravilhas do socialismo aos tugas e olhe deu nisto.
          Se pensa que vai sair disto tão cedo, desengane-se…

          Mas calma, Socialismo nunca funcionou em lado nenhum mas algum dia vai funcionar.
          É só continuar a tentar… algum dia haverá luz e os prados verdes serão uma maravilha junto com os amanhãs que cantam…

        2. Avatar de livreseforsopamim
          livreseforsopamim

          O que queres falar é de regimes autoritarios ou ditaduras de esquerda, que n foram nem melhores ou piores que as de direita. Socialismo ou liberalismo, sao outra coisa.

  12. Avatar de manuel
    1. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Ainda lhe salta a peruca…

    2. Avatar de joao
      joao

      e achas que nao ele vai tirar as gorduras do estado e baixar impostos! mas se fosse dito com um arco iris por tras entrava melhor para ti?

      1. Avatar de livreseforsopamim
        livreseforsopamim

        Adulto a espera do pai natal…nao combina

  13. Avatar de José
    José

    retrógrado e ignorante, como a extrema-direita gosta.

  14. Avatar de joao
    joao

    As pessoas precisao de levar tanto na cara que aprendem a argentina é prova disso! na venezuela ja foi tarde caiu em ditadura! faze final do socialismo!

    1. Avatar de livreseforsopamim
      livreseforsopamim

      Nao pa, a vanezuela viveu muitos anos..em ditadura e antes do chavismo, que ganhou eleiçoes livres e ate foi vitima de uma tentativa de golpe de estado. E o maduro, radicalizou-se, depois de o tentarem depor, mesmo tendo ganho eleiçoes. As mesmas eleiçoes, que depois perdeu (nao as manipulou), para os que o tentaram depor.

  15. Avatar de andre
    andre

    o Milei nao é de direita, é anarcocapitalista e colocado no diagrama de Nolan na zona de alto índice de liberdades quer individuais quer económicas.

    Quando a esquerda que tal como o milei defende idênticos níveis de liberdade individuais o ostraciza e empurra para a extrema direita, isso não demonstra nada sobre o Milei, demonstra sim a mentalidade da esquerda de que, se nao fores de esquerda mesmo que sejas de centro esquerda, és um fascista e nazi.

    1. Avatar de livreseforsopamim
      livreseforsopamim

      Centro.esquerda? ahahahaha…queres ver que os afamados extremistas de esquerda, afinal sao do centro direita e a direita, nao aceita isso e diz logo ..é extrema esquerda. Vcs queimaram o cerebro?

  16. Avatar de pombo
    pombo

    sabes la tu o que é extrema esquerda! ele é centro direita!