Camiões movidos a bateria foram mais rentáveis do que os veículos a gasóleo

21 Comentários

Um programa-piloto, conduzido em Shenzhen, na China, mostrou que os camiões movidos a bateria são melhores do que os veículos a gasóleo em termos de custo total de propriedade.

Camião elétrico Volvo

O debate que confronta os modelos elétricos ou os veículos alimentados por combustíveis fósseis inflama facilmente, com ambas as partes a “puxarem a brasa à sua sardinha”, sem cederem.

Ainda que não representem uma verdade universal, por se focarem em determinadas amostras, num determinado período e espaço, considerando determinados elementos, os estudos são importantes, pois analisam dados reais.

Dito isto, os camiões elétricos alimentados por baterias que percorrem rotas de longa distância a partir de Shenzhen são mais rentáveis do que os movidos a gasóleo, de acordo com um novo estudo concluído no ano passado.

Camiões do lixo elétricos

Segundo Xie Haiming, o diretor do Shenzhen Xieli New Energy and Intelligent Connected Vehicle Innovation Centre, um grupo de reflexão, um programa-piloto mostrou que os camiões que funcionam com baterias batem os veículos a gasóleo em termos de custo total de propriedade, se a sua quilometragem anual exceder os 60.000 quilómetros.

O custo total de propriedade corresponde aos custos de aquisição mais as despesas de funcionamento durante a vida útil de um veículo.

Numa entrevista citada pelo South China Morning Post, Xie Haiming explicou que “com o declínio acentuado dos custos das baterias, que reduziu os custos de aquisição de camiões elétricos em cerca de 30% até ao final do ano, em comparação com 2023, mesmo alguns [que percorrem] rotas mais curtas seriam competitivos em relação aos camiões a diesel este ano”.

Anteriormente, o elevado custo dos camiões elétricos não era compensado pela poupança de energia que representavam, afastando alguns compradores.

Perante os resultados, Xie Haiming aconselhou o departamento municipal de transportes de Shenzhen a expandir a utilização de camiões elétricos na cidade, um grande centro tecnológico no sul da China que faz fronteira com Hong Kong.

Aliás, Shenzhen foi a primeira cidade do mundo a eletrificar totalmente as suas frotas públicas de autocarros e táxis, conforme recordado pelo mesmo órgão de comunicação.

Além disso, está a ajudar o governo a conceber programas-piloto para rotas entre Shenzhen e outras cidades da Greater Bay Area, como Dongguan, Guangzhou e, no futuro, Hong Kong.

Os camiões de mercadorias em Shenzhen, que fazem predominantemente rotas para as cidades industriais de Dongguan e Huizhou, serão um motor de crescimento fundamental para a eletrificação de veículos.

 

Programa-piloto para testar camiões envolveu mais de 40 empresas

No ano passado, mais de 40 empresas e instituições de Shenzhen, com o apoio do governo, conduziram um programa-piloto para a utilização de camiões elétricos nas rotas entre a cidade e Dongguan e Huizhou.

O programa envolveu 38 modelos de camiões pesados de oito fabricantes de veículos, 10 operadores de frotas, grandes empresas de instalações de carregamento e empresas internacionais de transporte de carga.

Foram recolhidos cerca de 142 conjuntos de dados sobre uma série de métricas, por forma a avaliar o custo total de propriedade ao longo de cinco anos.

Um desafio identificado passa pela insuficiência de instalações de recarga para camiões, que obrigava os condutores dos elétricos a percorrerem distâncias maiores do que os dos veículos a diesel para fazerem o mesmo trabalho.

Para percorrer 100 quilómetros de transporte de carga, o condutor teria de percorrer, em média, mais 10 km até às instalações de recarga.

Partilhou Haiming, acrescentando que “este é o maior desafio imediato que tem de ser enfrentado para aumentar a escala”.

Para implementar rotas transfronteiriças de camiões elétricos entre Hong Kong e o continente, as autoridades precisam de alinhar as normas técnicas para o carregamento de baterias e construir instalações de carregamento que estejam em conformidade com os regulamentos do continente e de Hong Kong, segundo Haiming.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Claro que é mentira estão todos a mentir é uma farsa é obvio que a gasolina compensa muito mais

  2. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Perguntem á hertz se compensa xD

    1. Avatar de eu
      eu

      O modelo de negocio e ligeiramente diferente !

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 não possuem camiões Elektros.
      Ao contrário destas empresas, não fazem entregas ou transporte de mercadorias com camiões Elektros.

    3. Avatar de JL
      JL

      Tanto compensa que continuam a aumentar a frota, já foi a alguma por cá ?

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Eles continuam a comprar mais portanto deve compensar

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Num pais pequeno e pobre como a china talvez seja uma boa opcao. lá devem fazer 100km podia no máximo.
    Num pais bem grande e mais desenvolvido como Portugal é impossivel normalmente fazemos milhares de km diariamente

    1. Avatar de Tino da Bodega
      Tino da Bodega

      O Toni não devia passar tanto tempo na Adega, devia sair de vez em quando para apanhar um pouco de ar fresco revitalizante.

      1. Avatar de TRON
        TRON

        Tino, andas perdido não andas, 😀

        1. Avatar de Nort
          Nort

          Se calhar o Tino reconheceu um dos clientes da Bodega.

  4. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Tiveram em conta a perda de autonomia das “pilhas” e o custo de substituição das mesmas?
    As “pilhas” são custo de “combustível” pois tratam-se de um consumível de desgaste rápido.
    Todos aqueles que deram carrinhos a “pilhas” aos seus filhos sabem do que falo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Estão a falar de camiões a sério que não usam essas pilhas, fique descansado.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Esse Haiming Xie é muito tenrinho. Para ir desde Dongguan a Huizhou são só 90 kms, não precisa de se preocupar com carregadores nem com desvios para os carregadores.
    Basta meter carregadores nos armazéns de destino que o camião carrega a bateria enquanto os empilhadores descarregam a carga e o motorista vai ao WC e bebe um café.

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto uma vida normal.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Yup claro, o propósito dos camiões é mesmo andar a fazer só 90km por dia.. as vezes fico a pensar de onde tiras essas ideias, do rabiosque?

        1. Avatar de JL
          JL

          O propósito dele é transportar mercadorias, portanto vida normal.

          Eu também não sei onde consideram que todos têm de fazer 1000 KMS por dia.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O que quero sublinhar é que o Haiming Xie se lesse os comentaristas elektros do Pplware já estaria muito mais maduro e teria aprendido que basta uma ida ao WC e o tempo de um cafezinho para carregar a bateria dos elektros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pelo menos os seus, o vasto e experiente em eléctricos.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Exatamente estás a ver como sabes claro que só funciona na china que é um país pequeno em Portugal seria impossivel ca normalmente os camioes fazem cerca de 5000km por dia

  6. Avatar de E o resto é história
    E o resto é história

    Não é ao calhas que a China é o maior produtor mundial de veículos pesados. E por muito larga distância.,

  7. Avatar de Zé da Quinta
    Zé da Quinta

    Não querendo entrar na “guerra” combustão ou elétricos, este estudo demonstra que, cada vez mais, os eletricos deverão compensar, pelo menos nos custos de manutenção face a iguais modelos movidos a energia fóssil. À medida que o custo de produção de baterias vai baixando e o preço dos combustíveis a seguir em sentido contrário, esse facto é cada vez mais evidenciado. No entanto, vindo isto de um país que é conhecido pela ocultação de factos, falta saber, ou melhor, fazer as contas, aos poluentes que serão enviados para a atmosfera aquando da queima de carvão que irá servir para produzir energia elétrica para o carregamento das baterias destes monstros (e não só). É só esperar que as empresas adiram massivamente a estes novos camiões, e, para além da enorme poluição que irá ser gerada, o custo da energia elétrica irá também subir, derivado da maior prodcura.
    Em suma, é esperar para ver.