Camião elétrico da Tesla terá autonomia para 482 Km

39 Comentários

É já no próximo mês de setembro que Elon Musk irá apresentar o camião elétrico da Tesla. As informações são escassas mas a Reuters revelou agora que este camião terá uma autonomia para fazer 200 a 300 milhas (321-482 Km), com uma única carga.

Apesar de não ser uma super autonomia para um veículo destes é sem dúvida um bom ponto de partida.


Elon Musk prometeu revelar um protótipo do camião elétrico da Tesla já no próximo mês. De acordo com dados da Reuters, este camião terá uma autonomia máxima para 482 Km.

De referir que os modelos a diesel têm em média uma autonomia para 1000 Km com um único depósito. Apesar de parecer que este camião tem pouca autonomia, comparativamente aos modelos diesel, vale a pena referir que nos Estados Unidos, segundo indicações da Fleet Complete (empresa que analisa dados de transportes de mercadorias), cerca de 30% das viagens de transporte de mercadorias têm entre 160 e 320 quilómetros.

Com o nome Tesla Semi, Elon Musk tem como objetivo lançar este camião no espaço de dois anos. A dúvida que se colocava inicialmente era se um camião elétrico conseguiria transportar grandes cargas, algo que Musk diz ter sido já alcançado.

Esta é sem dúvida uma aposta num segmento importante, visto ser onde há um consumo elevado de combustíveis fósseis. Esta é mesmo uma aposta num nível completamente diferente e certamente que a Tesla estará à altura.

A Mitsubishi Fuso Truck, do grupo alemão Daimler, já iniciou a produção do camião elétrico Fuso Ecanter cuja fábrica se situa em Portugal, mas concretamente no Tramagal, em Abrantes.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Não serve. Arranjem espaço na cabine para pôr um camião com autonomia para 5.000 Km ou mais e ao preço que está o gasóleo arranjam clientes a pontapé. Agora com autonomia para 482 km se for bem carregado e com boa parte do percurso a subir, faz 300km. E depois o motorista pára 4 horas para carregar as baterias? Arranjem um sistema com autonomia para uns bons milhares de km e assim irá vale a pena.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Nos eléctricos, parte da energia gasta a mais por ser a subir, é recuperada na descida.

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Para quem diz nao serve ja vi que tens ai muitos camionistas a andar com camioes a bateria. Isto é o ponto de partida, alguem tem de o fazer e assim é que as coisas andam para a frente, o primeiro camiao a diesel quando saiu foi logo com autonomia para mil km e com os cavalinhos que tem os de hoje em dia.

    3. Avatar de Jorge Dinis
      Jorge Dinis

      Eu se pude-se ter um iPhone com 1 semana de bateria também gostava.

    4. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      O objectivo final destes passos é a autonomia do veiculos na vertente da condução.

    5. Avatar de J Vieira
      J Vieira

      Os “camiões” (a categoria começa em que tonelagem?) andam todos a fazer 5000 Km entre reabastecimentos? quantos Km faz num dia um veículo de distribuição numa cidade? E o Elon Musk será tolo?

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        A palavra “camiões” não tem o enquadramento a que, aparentemente, se quer referir… uma viatura de mercadorias pode ser pesada ou ligeira. A ligeira vai até aos 3500 kg, daí para cima é pesada.

    6. Avatar de J Vieira
      J Vieira

      Uma busca resultou em que a Tesla estará a fazer mesmo camiões de grande tonelagem. A autonomia anunciada será viável apenas para situações específicas no negócio dos transportes, portanto. Mas será o suficiente para demonstrar a viabilidade da alternativa (é o que Musk espera, evidentemente) e permitirá continuar o desenvolvimento no sentido de aumentar a autonomia.

    7. Avatar de joni
      joni

      qual motorista?? é tesla, vai ser piloto automático

  2. Avatar de Popopo
    Popopo

    Sou grande fã da Tesla mas este camião vai precisar de ter algo de muito bom porque 482 KM (que como já se sabe será menos) são ridículos num transporte deste tipo.

    1. Avatar de Darksantacruz
      Darksantacruz

      Concordo. 482km de autonomia para um camião é muito mas muito pouco.

    2. Avatar de J Vieira
      J Vieira

      É claro que estamos apenas a comentar, e de forma absolutamente civilizada, o que só por si é muito bom. Mas usar termos como “ridículos” não é bom, mesmo no contexto em que foi usado, que não é contra qualquer pessoa. No caso é uma força de expressão, mas expõe a falta de atenção do comentador ao conjunto de possibilidades de aplicação do veículo que ainda nem sequer conhecemos. Não me parece que, para dar início ao desenvolvimento, ter veículos comerciais a fazer distribuição na cidade seja incompatível com a autonomia anunciada.

    3. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      É o princípio… para quem faz a distribuição nas grandes superfícies até chega e, ainda, potencia a parceria com estas! Enquanto esperam pela autorização das descargas, podem estar a recarregar, e o cliente ainda vai facturar ao transportador! A revolução está aí! Enquanto acho muito difícil recarregar viaturas ligeiras cujos proprietários moram em prédios sem box/garagem aqui, na distribuição, as características são bem diferentes. Quanto ao longo curso surgirão soluções mas, se na parte final da distribuição se pode não ser dependente do petróleo, ficará mais barato o transporte. Sim, os motoristas um dia deixarão de estar na cabine de um pesado de mercadorias…

  3. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Alerto para o facto de a fotografia anexa a esta reportagem não ser do camião da Tesla (a qual não foi ainda revelada), mas sim de um concorrente, a Nikola. Infelizmente é um erro comum nos media esta confusão. Aproveito também para indicar que os camiões Nikola deverão ter uma autonomia na ordem dos 1000 kms. Não será um camião puro eléctrico pois a sua “fonte” de energia ser hibrida: parte com baterias convencionais e parte por células de combustível alimentadas a hidrogénio. Associado a este projeto existe também uma visão muito interessante sobre o mercado dos transportes de mercadorias usando pesados.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Imagem atualizada com uma ilustração da própria Tesla.

  4. Avatar de Pedro Pinto
    1. Avatar de ruca
      ruca

      Não ele não é ridículo, é mesmo burro e estúpido ao mesmo tempo.

    2. Avatar de JonnyKid
      JonnyKid

      DOn’t feed the troll

  5. Avatar de PL
    PL

    Tendo em conta as regras de condução europeias quer a nível de velocidade bem como ao nível de horas máximas de condução, estes km não parecem poucos.
    Obrigaria a postos de carregamento de cada ponto de descanso nas autoestradas e falta saber quanto tempo leva a carregar estas baterias.
    Mas para um protótipo está muito bom, além disso, num semi a área esposta ao sol é enorme, permite a colocação de 2 ou 3 painéis solares nos atrelados aumentando aida mais o tempo de condução e reduzindo os custos de condução

    1. Avatar de Ricardo Bonifacio
      Ricardo Bonifacio

      concordo a 101%

  6. Avatar de Matias
    Matias

    Há piadas e piadas…
    E há básicos e básicos… pululam à nossa volta… no entanto que eu encontre aqui nerds da tecnologia, tudo bem, é normal dado o pplware, mas encontrar por aqui mesmo um básico, é que não esperava.

  7. Avatar de Jose
    Jose

    sempre podiam adaptar paineis solares em cima do contentor… Ja carregava mais um bocado. Elon Musk nao anda a dormir e seguramente vai encontrar novas maneiras.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Sim com painéis solares a autonomia em vez de 482km poderia ser 486km.

      Se não estou em erro os camiões pesados têm autonomia de 2000km ou mais.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        para fazeres esse comentario mas valia estares quieto

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Existe o mito de que colocando painéis solares nos carros eléctricos a autonomia poderia ser aumentada de forma significativa. Tal não acontece, a superfície disponível é pequena.
          Por ser um mito recorrente o meu comentário faz todo o sentido, as desculpas pelo tom sarcástico, não esperava melindrar alguém.

  8. Avatar de joao vaz pinto
    joao vaz pinto

    Cuidado: A foto é de um camião da concorrente da Tesla que em tudo bate os valores apresentados aqui. Nesse caso seria mais honesto fazer o artigo sobre esse camião e não sobre algo que não existe.
    Propaganda….

    1. Avatar de Vítor M.

      Foto atualizada com imagem propagada em abril pelo próprio Musk.

  9. Avatar de Toni
    Toni

    pelo que vi é muito positivo ,mais ainda é ser produzido em Portugal

  10. Avatar de SK
    SK

    Isso é patético, uma coisa é um carro de uso particular para ir às compras e para o emprego, outra coisa é um camião para transporte comercial, se for preciso fazem 1500km num dia todos os dias, 482km é tipo ir à pesca do tubarão com uma minhoca. Não vão ter sucesso com as empresas, isso é certo. Podem é melhorar e prototiparem o que quiserem, mas neste momento não passa de um hobbie / brincadeira.

    1. Avatar de Jorge Fernandes
      Jorge Fernandes

      SK, é muito dificil que qualquer veiculo pesado faça 1500kms/dia na Europa pois a legislação não o permite – nem mesmo com 2 motoristas a bordo da viatura. Para muitos casos a autonomia aunuciada pode ser mais do que suficiente para um dia de trabalho. Existem imensos trajectos curtos efectuados por estes veiculos – a distribuição por exemplo.

  11. Avatar de Aj
    Aj

    Com a tecnologia hidrogênio conseguiam uma autonomia igual ao diesel, mas continuam a insistir a bater na tecla bateria.

  12. Avatar de Aj
    Aj

    E não, não esqueci da infraestrutura hidrogênio, mas quando começaram a perder o tempo com baterias (fabricantes auto) tambem não havia infraestruturas de carregamento .

  13. Avatar de JJ
    JJ

    So falam da autonomia… Mas, talvez nao sabem quais sao as regras para os camionitas por exemplo na UE.
    Na UE um camionista tem de para de 4h/4h30, e tem de fazer uma pausa minima de 45min., mas a pausa seguinte tem de ser no minimo de 9h.
    Um camião carregado, devera fazer uns 80km/h em media (talvez menos, visto que esta sera a velocidade maxima por lei), ista dara uns 320/350 km ate a primeira pausa.
    Se no ponto da pausa, tiver um sistema de carregamento rapido, onde carrege 50% da autonomia em 1h, isso ira permitir ir ate a proxima pausa, de 9h, onde a bateria pode entao ser carregada na totalidade.
    Agora, se disserem que para isto funcionar, tem de haver muitos pontos de carga, isso sim, pode ser o problema da falta destes pontos.
    Mas as coisas tem de começar por algum lado.

    1. Avatar de vida
      vida

      Bem pensado… E existem empresas em portugal que fazem simplesmente uma viagem de ida e volta nestes padrões de autonomia… Agora só quem vai comprar esse camião tem de ter as necessidades de acordo com a autonomia…

  14. Avatar de vida
    vida

    Bem pensado… E existem empresas em portugal que fazem simplesmente uma viagem de ida e volta nestes padrões de autonomia… Agora só quem vai comprar esse camião tem de ter as necessidades de acordo com a autonomia…

  15. Avatar de Luís
    Luís

    Para quem necessita de grandes trajectos, para já, não será a melhor solução.
    Mas por outro lado vejo aqui uma enorme solução: recolha de lixo.
    Para fazer trajectos urbanos e diminuir a poluição nas cidades, nada melhor que camiões de recolha de lixo elétricos.
    Deste princípio podem aproveitar e fazer autocarros elétricos.
    Depois é incentivar os taxistas também a ir para os elétricos.
    Atenção que não sou defensor dos mesmos, aceito-os e sei dar o valor, mas para uso pessoal, nunca irei querer um elétrico. Gasolina é sempre gasolina 🙂

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      Talvez, um dia, se veja a recolha de RSU por viaturas eléctricas… estas viaturas tem um desgaste brutal, apesar de efectuarem poucos quilómetros, andam de porta em porta ou de bateria em bateria, onde é necessário a constante ligação à tomada de força. Existem consumos de 60l aos 100km em circuitos urbanos…

  16. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    Com o tempo obrigatório de descanso para todos os motoristas de pesados não vejo que seja uma coisa tão absurda até porque, como podemos ler, a autonomia média a diesel é de 1000 Km… penso que num curto espaço de tempo a Tesla consiga atingir essas médias (se não veja-se a evolução que tem havido na autonomia dos próprios ligeiros)!