Caixas multibanco: 70 mil euros roubados….

47 Comentários

…  por técnico informático responsável pela manutenção

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, identificou e procedeu à detenção de um homem, com 37 anos de idade, pela presumível autoria de cerca de dez crimes de burla informática e nas comunicações, ocorridos durante o passado ano, em diversos pontos do País.

atm_05


Das diligências investigatórias realizadas, apurou-se que o autor é detentor de elevados conhecimentos técnicos que lhe permitiram desenvolver ações informáticas complexas, de forma a apoderar-se de diversas quantias em dinheiro vivo, através de enganos astuciosos infligidos às vítimas, cujo número total se encontra a ser apurado.

Com esta actuação, o detido provocou às mesmas um prejuízo total ainda a ser estimado, mas decerto superior a setenta mil euros, valor com o qual se locupletou indevidamente.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Homepage: PJ

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Fiquei na mesma. Clonava cartões ? Fazia o quê ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso tens de perguntar a PJ

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Se pesquisasses qualquer coisita provavelmente encontravas alguma dica.

        http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=136305

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Que informação adicional tens aí nesse artigo? A fonte é a PJ, eles não dão mais nenhuma informação da que foi publicada neste artigo.

          1. Avatar de ricardo
            ricardo

            Ler também ajuda:

            “O detido usava os seus conhecimentos e equipamento altamente sofisticado para manipular as máquinas e furtar as notas, procedimento que não lesava nenhuma conta bancária em concreto, mas apenas as empresas responsáveis pela reposição do dinheiro.”

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Tinha o jailbreak das atm’s xD

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Agora vai precisar do jailbreak… literal.

        1. Avatar de xbyt
          xbyt

          Pena que este gajo deve ter cabecinha para ser bem sucedido num trabalho honesto e deixou-se levar pela ganancia.

  2. Avatar de Rui Costa

    Há dias comentava-se por estes lados os possíveis bug oriundos da descontinuação do apoio técnico ao windows XP.

    Todos ficaram preocupados menos o técnico da própria empresa!!!!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se restavam dúvidas porque é que eles ainda não mudaram para o Linux há mais tempo… agora não restam… 😀

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O que é que uma coisa têm haver com outra? Qualquer pessoa que tenha acesso privilegiado a um sistema com menos ou maior grau de dificuldade consegue manipular o mesmo, seja Windows, Linux, MacOS, Solaris, …

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A ideia era que ele sabia de uma vulnerabilidade do Windows, e o estava a explorar.

          Há bugs que te permitem ter acesso privilegiado a partir de contas não privilegiadas. São os piores, as chamadas vulnerabilidade de escalonamento de privilégios.

          Mas estou a especular/brincar.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            uma vulnerabilidade do windows, ou uma vulnerabilidade do sistema da SIBS?

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Uma vulnerabilidade do SIBS, é um bocado mais arriscado/perigoso.

            Agora, por exemplo, se as máquinas tiverem um registo local de quanto dinheiro têm na caixa, e uma forma de abrir a caixa, e ele conseguir tirar aí umas notas, e “tapar o buraco” no registo…

            Torna-se perigoso.

            Atenção que eu não sei de nada, estou só para aqui a brincar, isto é um exemplo entre uma vulnerabilidade que é culpa de quem fez a caixa, e de que é culpa quem fez o OS.

            Se o acesso ao hardware estiver na mesma conta que a dos técnicos que vão lá meter dinheiro, é culpa de quem fez a máquina.

            Se estiver bem feito, com os técnicos que vão fazer a manutenção a utilizar uma conta que não tenha acesso a essa parte do dinheiro, mas que, por exploração das vulnerabilidade do Sistema Operativo, já será culpa da Microsoft.

            Mas é claro, judicialmente, a culpa é sempre do gajo, é como eu deixar a porta de minha casa aberta, lá por deixar a porta de casa aberta, não quer dizer que alguém possa entrar pela minha casa a dentro e me roubar…

          3. Avatar de Profect
            Profect

            Se é que foi através de alguma vulnerabilidade, foi pelo sistema da SIBS..

      2. Avatar de lmx
        lmx

        😀

        dá que pensar defacto hehehe

        cmps

        1. Avatar de Pouco ou nada provavel
          Pouco ou nada provavel

          Bem se fosse no sistema da sibs ele não iria efectuar 70 mil em 1 ano iria ser bem mais, mas mesmo que não quisesse levantar suspeitas ele utilizou equipamento informático o que indica que foram dispositivos extra os existentes, ou seja vendo que atm’s são iguais no mundo todo o que muda é a aplicação que lá corre no máximo so pode ser uma pessoa que tem contacto com o atm e tem tempo para testar, logo os suspeitos resumem-se a um numero restrito de pessoas e fecham o lote de conclusões que se o problem fosse windows em 2014 já alguém tinha percebido que existe um virus ou ataque informático ao sistema da sibs, como aconteçeu a dias com a Target e na coreia do sul onde 40% da população foi afectada.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Aprendi uma palavra nova, até pensei que era um erro tipográfico…

    Significado de Locupletar

    v.t. e v.pron.
    1. Ficar-se ou tornar rico; O mesmo que enriquecer;
    2. Ficar-se ou tornar cheio;
    (Etm. do latim: locupletāre)

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Pois essa também me apanhou desprevenido.

  4. Avatar de hsilva
    hsilva

    a pensar em instalar o Linux na minha prima de 20 anos e com uns atributos fora dos normais, ás vezes condundida com um homem… Tomem juízo.. O Linux tem outros problemas, como todos os S.O. … Se as atm tivessem Linux, séria bom ter win, como tem win, era bom ter Linux.. E porque nao ter o mac os? Dava jeito..metia)se o photoshop para fazer notas e tudo!!!

    1. Avatar de xbyt
      xbyt

      … e então aí é que vinham mesmo as comissões para sustentar a manutenção do sistema!
      Ah espera, esqueci-me que o MAC não precisa de manutenção, sinceramente não sei porque andas a SIBS a dormir 😛

  5. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Devia antes ter inventado um vírus para fazer saltar as notas fora de todas as ATM’s a nível nacional 😀

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isso era uma chatisse porque depois os bancos teriam de ser resgatados novamente e as notinhas iam todas para mais austeridade, mais os juros!

      Deixa lá as notas em paz nos ATM’s que estão lá bem 🙂

    2. Avatar de xbyt
      xbyt

      … e ficavam a valer o mesmo que as do monopolio!

  6. Avatar de hsilva
    hsilva

    Esqueci-me de referir o professor bambo.. Mete-se um em cada atm e já nao precisa de Linux!

  7. Avatar de navyseal
    navyseal

    Ele era técnico das ATM uma empresa que presta serviço à SIBS, abria as caixas e tinha acesso ao interior para fazer a manutenção, consta apenas que lesou as empresas que lá depositavam $, portanto arranjou forma de aceder ao cofre nada mais que isso.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      1º A ATM nao é uma empresa que presta serviço à SIBS.

      2º Quem deposita o dinheiro no cofre são empresas de segurança que trabalham para os bancos.

      3º Para roubar o cofre não é necessário ser detentor de elevados conhecimentos técnicos, basta introduzir gás e rebentar com aquilo.

      1. Avatar de El Bortukali
        El Bortukali

        brutal

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Então não era muito inteligente…

      Quer dizer, se os bancos sabem quanto € é que lá põe, sabem quanto € é que lá sai, a máquina nunca se engana (são caras por causa disso), bastava ver onde haviam as “quebras de stock” e interceptar com as caixas que os empregados faziam manutenção.

      Um bocado aselha de mais…

      1. Avatar de Jhon
        Jhon

        Acredita, as máquinas enganam-se, as máquinas têm erros, as máquinas dão time-outs mas normalmente são bem controladas.

        Mas que há pequenas falhas de vez em quando, acredita que há. Talvez esse homem andava a tentar tirar partido disso.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Coisa que nunca ouvi falar, máquinas Multi-banco a enganarem-se no dinheiro… Onde foste buscar isso?

          1. Avatar de Jhon
            Jhon

            As ATMs são bem controladas, mas estão sujeitas quer a erros informáticos, quer a erros de sistema e a erros humanos. Gente de má fé consegue tirar partido disso, mas também acaba por ser descoberta com mais ou menos facilidade.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Passou-se comigo. Vinham notas dobradas ao meio misturadas.

          3. Avatar de Valter José da Encarnação Miguel
            Valter José da Encarnação Miguel

            Por acaso enganam-se. Até há um estudo que todos os anos os bancos ficam com muito dinheiro das pessoas porque a ATM dá menos dinheiro do que aquele que as pessoas puseram para levantar no entanto o valor é todo descontado da conta.
            http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-solucoes-para-problemas-com-o-multibanco_119758.html
            E lembro-me de ler algures um artigo há uns tempos atrás onde mencionavam que os bancos todos os anos arrecadavam milhares de euros aos clientes sem eles se darem conta devido a estes erros.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Obrigado, não sabia.

            Mas isso deve ser tipo, em 1 milhão, lá perdem 1 ou 2 notas enroladas…

            Quanto a casos como este, de meter ao esquerdo… enfim…

            Há pessoal burro ao cubo… é que vão fazer uma coisa que facilmente é detectada (a menos que todos metam ao esquerdo), e facilmente se tira a prova dos 9 com uma auditoria…

            Agora perde o emprego, perde a liberdade, perde a reputação…

          5. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            +1

            Ainda no tempo dos escudos, saiu-me uma nota de 5 contos dobrada, quando eu tinha levantado 2 contos.
            Andei uns tempos a controlar o saldo mas nunca descontaram o 3 contos “extra”.

            … claro que já os paguei… Entre taxas de manutenção e outras que tais, já restitui mais que os 3 contitos extra…

          6. Avatar de Jhon
            Jhon

            Valter José da Encarnação Miguel,

            Os bancos de facto ficam com muito dinheiro, mas as coisas não são bem assim. Para o banco ficar com o dinheiro foi porque esse dinheiro não foi reclamado. Se tu fores levantar 60 euros e a máquina só te der 40, tu ficas a perder, mas basta dirigires-te a um balcão e denunciar o sucedido para mais tarde ou mais cedo te fazerem a correcção. Se não o fizeres, claro que ficas sem 20€.

            Repara, uma máquina regista todas as transacções, mas se nela fica uma nota que pertence a um cliente lesado, não há como saber de quem é essa nota a não ser que haja uma reclamação.

        2. Avatar de Profect
          Profect

          Correcção.. As máquinas nunca se enganam.. as máquinas têm sempre razão..

          Se existiu algum problema com eles.. foi bug ou de quem programou/configurou..

          1. Avatar de Jhon
            Jhon

            Não. As máquinas garanto-te que dão erros, têm falhas seja do sistema central, seja na própria máquina. Como qualquer sistema informático está sujeito a isso e é por isso que existem técnicos para resolverem os seus problemas, porque senão, este homem que foi apanhado não andava lá a fazer nada.

    3. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Exacto, também tinha visto a noticia noutro site com mais pormenores, mas fiquei na ideia que ele já nem era funcionário e que fingia ser para poder aceder às máquinas.
      Portanto, sejam ATM win, linux ou DOS, o elo mais fraco será sempre o mesmo: factor humano 😉

  8. Avatar de moustax
    moustax

    Se era técnico de manutenção conseguia ter um “maior” acesso à maquina.

    Podia estar a explorar uma vulnerabilidade.

    http://tecnoblog.net/33261/hacker-faz-caixa-eletronico-liberar-dinheiro-de-graca/

  9. Avatar de José Braz
    José Braz

    Ora ai está um homem de valor que não devia ser condenado mas sim condecorado, há-os por ai que nos roubam todos os dias e continuam impunes, e pior que isso é que o fazem legalmente e sem escrúpulos.

  10. Avatar de vitor neves
    vitor neves

    …as ATM possuem cofres que dificilmente se condegue abrir.
    Nem os técnicos os abrem; mas como técnicos possuem acesso previligiado ao sistema que controla e gere a mecânica e o software do terminal. A única maneira de “sacar” dinheiro é fazer testes aos dispensadores de notas e não reintroduzir o dinheiro “ejectado”. As ATM possuem caixas de dinheiro fresco e uma caixa para as “sobras” (erros na contagem, dinheiro não retirado e testes). Este técnico omitia ou encontrou maneira de apagar os logs dos testes aos dispensadores.

  11. Avatar de Joaquim António
    Joaquim António

    Tretas e só tretas, nem sabem do que estão a falar… Este tecnico que já não estava ao serviço só com o tocar nas teclas tirava os €€€€ e se não tivesse tido um acidente onde as coisas pessoais foram para a BT e existia uma mala com muitas notas novinhas ainda andava a brincar com a situação…..