CGD vai cobrar 88,4 cêntimos nas transferências via MB WAY

65 Comentários

Se ainda havia alguma esperança relativamente ao banco estatal no que diz respeito à cobrança de comissões do MB WAY… essa esperança acabou! Além do BPI, BCP, Crédito Agrícola e Santander, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) já confirmou que vai começar a cobrar por transferências via MB WAY.

Por cada transferência via app MB WAY o cliente terá de pagar 88,4 cêntimos.

CGD vai cobrar 88,4 cêntimos nas transferências via MB WAY


É já a partir de 25 de janeiro que a CGD vai começar a cobrar por transferências feitas via app MB WAY. De acordo com o jornal ECO,  o banco público definiu a “taxa” de 88,4 cêntimos (já com Imposto do Selo)  a aplicar às transferências efetuadas a partir dos serviços MB WAY (custo unitário). Este valor compara com os 20,8 cêntimos que o atual preçário já prevê, mas o qual a Caixa não aplicava aos clientes.

Tendo em conta os restantes bancos que já aplicam comissões, a proposta da CGD não é das mais caras. Por exemplo, o BPI e BCP cobram 1,248 euros por cada transferência feita através da app MB WAY.

O Santander Totta tem definido 93,6 cêntimos para tais operações. A Caixa de Crédito Agrícola é a que apresenta um tarifário baixo. Se a transferência for feita via app MB WAY o cliente terá de pagar 26 cêntimos por cada transferência. Veja aqui a taxa aplicada pelo seu banco.

Transferências via app oficial da CGD são grátis

Tal como acontece em outros bancos, as transferências via app oficial não têm comissões. Através das app Caixa Direta e Caixa Easy mantêm-se as atuais isenções. Fora das app da Caixa, via app MB WAY também há exceções à cobrança dessa comissão. Designadamente nas contas pacote, a Conta Caixa, que são mais de dois milhões de clientes, e aos clientes mais novos, com idade inferior a 26 anos, revela o jornal ECO.

Este é um dos serviços que mais se tem destacado para a realização de pagamentos digitais. Apesar de alguns bancos terem começado a cobrar pelas transferências dentro da app, há outros que se mantêm fiéis aos princípios do serviço e as transferências continuam gratuitas.

Leia também…

MB WAY: Bancos querem “matar” a aplicação aberta da SIBS?

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    O último aumento de comissões foi há 6 meses… outra vez arroz… infelizmente estou agarrado aos bancos e não posso fazer nada. E como eu estão muito mais. Por isso fazem o que fazem!

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Largá-los não custa muito. É fechar os créditos e deixar apenas o ordenado domiciliado.
      Qualquer ferramenta de investimentos agora tem lucros irrisórios pelo que não vale a pena.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Vê-se logo que não tens habitação própria agarrada a um banco senão percebias a preocupação anterior.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Não é preocupação nenhuma. Basta mudares o crédito de banco. Eu fiz e não podia estar mais satisfeito. Só está preso quem quer.

          1. Avatar de GM
            GM

            No meu caso pessoal, se que conseguires encontrar um crédito à habitação com SPREAD 0,4, avisa que eu mudo. E outros créditos, nomeadamente na CGD com SPREAD 0,25, diz-me se é de mudar e se não é preocupação nenhuma. Actualmente, e pelo menos durante os próximos 5 anos, a julgar por declarações do BCE, a EURIBOR vai-se manter baixinha ou nula, mas por acaso se alterar e começar a subir, vê onde vão parar as taxas de juro, SPREAD + EURIBOR. Aí vai começar a preocupar muita gente.

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          So estás agarrado ao banco porque queres.

      2. Avatar de GM
        GM

        Aleluia. Haja alguém que consiga pagar o crédito à habitação, assim, duma assentada, apenas para largar os bancos. Pergunta do dia: se tinhas capacidade financeira para pagar a casa, porquê contraíste o crédito, ou outro crédito, mais ainda quando os juros pagos aos depósitos / aplicações financeiras andam pela hora da morte de tão baixos serem (mas não no pedido de empréstimos / créditos)??

        1. Avatar de LFC
          LFC

          Se venderes a casa e começares a ter casa alugada 😉
          Com a venda da casa fechas o crédito 😉
          Brincadeiras à parte, e eu sei que vai haver pessoas que pensam o contrário, eu prefiro como estou, numa casa alugada.
          Se tiver de sair, tenho apenas que deixar como quando entrei.
          Algum estrago causado por uso normal ou defeito de construção (exemplo: casa de banho não tem janela para arejar e, mesmo com um ventilador, cria fungos (ou lá como chamam) no teto e nas paredes), arranjar e manter não é da minha responsabilidade mas sim do senhorio.
          Nem pago IMI, nem Seguros extra, nem condomínios nem arranjos no prédio…
          E se quiser mudar-me para o algarve ou para depois do por do sol, apenas tenho de dar 90dias à casa 😀

          1. Avatar de GM
            GM

            Sim, pagas IMI, condomínio, eventualmente alguma manutenção / reparação / beneficiação no edifício. Está incluído na renda, caso o senhorio tenha tido cabeça para pensar nessas despesas. Pois caso contrário estava a ser teu pai, tu apenas contribuías com parte das despesas que tem, quanto mais o lucro. E não te esqueças que, à cabeça, 28% da renda é imposto de rendimentos prediais. Não está em causa o valor que tens de renda. Imagina que são 1000€/mês, dos quais 280€ são logo de imposto. Fora todas as outras despesas, certas e incertas (reparações / beneficiações, no prédio e no apartamento). Essas despesas só não te são imputadas directamente a ti.

          2. Avatar de anon
            anon

            Não pagas IMI’s nem nada mas pagas o dobro por mês paga viver lá.

          3. Avatar de jorge
            jorge

            imagina então, hoje chega o teu senhorio à porta e diz-te que tens 2 meses para procurar outra casa, porque vai arrendar para turistas. Acrescenta isso, filhos, convivência com vizinhos…etc..

          4. Avatar de fc
            fc

            Milhares de pessoas no Porto e em Lisboa sentem essas vantagens… fora o detalhe de há 10 anos pagarem de renda 500€ pela casa que hoje estão a pedir 1500€ o que os fez mudarem-se 3 vezes nesses 10 anos e agora viverem nos arredores dos arredores.

          5. Avatar de Luís Silva
            Luís Silva

            Pois pois, eu digo o contrário que bem queria casa própria……mudar de casa não custa para quem não tem mobília e electrodomésticos próprios, eu mudanças de casa já estou cheio pelos cabelos……
            Ando a pensar juntar nem que seja para uma casa razoável e barata…..o resto logo se vê

          6. Avatar de JJ
            JJ

            Pagar 500€~700€ de renda, numa casa nos arredores de Lisboa…
            OU
            Pagar 200€~300€ de credito ao banco, seguros e afins…
            Qual é a melhor opção?

            Claro que quando não se consegue credito para comprar casa, resta arrendar, mas se for possível comprar compensa.

            Eu andei com casa arrendada durante 8 anos, até conseguir uma casa de um banco e dessa forma ser mais fácil ter credito.
            Durante esses 8 anos, em números redondos, paguei um total de renda de 40000€. Com este valor, pagava quase metade da casa…

    2. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      É como eu… Se não fosse o crédito habitação… Irei ficar preso ao meu banco durante mais 20 anos…

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Respondo-te o mesmo que disse acima:
        Basta mudares o crédito de banco. Eu fiz e não podia estar mais satisfeito. Só está preso quem quer.

        1. Avatar de GM
          GM

          E eu respondo-te como te respondi noutro comentário. Com SPREAD’s baixinhos, encolhes as unhas da tua vontade, deixas-te estar quieto, a ver nem ninguém nota que estás aí.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Então estás-me a dar razão. Não mudas porque não queres. Obviamente que é porque tens vantagens com isso mas não altera o que eu disse. Hoje em dia é muito simples mudares o crédito de banco mas é claro que não consegues spreads de 0.4, mas no meu caso estou com 1% que com a Euribor negativa na realidade é 0.8 e não é mau. Obvio que se não fosse nada era melhor mas estou satisfeito com a minha mudança.

        2. Avatar de GM
          GM

          Aliás, um comentário inteligente seria: aproveita a conjuntura favorável, enquanto esta durar (até mais 2 anos), e tenta ao máximo amortizar a tua dívida com o banco, para ficares o menos exposto possível. Prescinde de férias, Iphone, carro novo, etc, etc, e investe na amortização da tua dívida. É o que estou a fazer dentro das minhas possibilidades, não só nas prestações mensais (pago 220€, dos quais 5€ são juros e o restante amortização de capital) como em amortizações parciais extraordinárias.

        3. Avatar de JJ
          JJ

          Mudar o crédito de banco… não te estas a livrar da banca. Simplesmente estar a mudar de banco.

        4. Avatar de Manel
          Manel

          Qual é o banco?

        5. Avatar de Manel
          Manel

          Qual é o banco?

  2. Avatar de PedroC
    PedroC

    A app da Caixa (que não tem taxa) faz transferências instantâneas como o MB Way? É que se não faz, não é alternativa. Para isso tinhamos as transferências que já temos há anos.

      1. Avatar de Joel Coelho
        Joel Coelho

        É instantanêo para outros bancos, ou só para contas CGD?

      2. Avatar de artur santos silva
        artur santos silva

        Curiosidade…como é que a app da CGD faz transferências bancárias para outros bancos através do numero de telefone?

        1. Avatar de Silencio
          Silencio

          As apps dos bancos usam um SDK do MBWAY, feito á “medida” para bancos.
          Não tem as operações todas que o MBWAY tem , mas tem algumas como é o caso das transferencias.

        2. Avatar de Tx2
          Tx2

          Boa pergunta, eles devem usar a API do MBWay para ir buscar todas as informações que eles têm, devem ser obrigados a fornecer esses dados aos bancos, basicamente é o mbway com a cara que caixa geral de depositos ou outro banco qualquer quer.
          Tiveram que gastar dinheiro a desenvolver uma copia só porque sim, porque para eles nós utilizarmos o mbway não tem qualquer custo

      3. Avatar de PedroC
        PedroC

        Faz onde? Não vejo nada sequer parecido com o MBWay.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Eu ja fiz e funcionou corretamente.
          Transferir á orderm -> Contactos -> (Selecionar o contacto) Se não ativaste o mbway na app da caixadireta então não vais conseguir fazer a transferência

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Eu já aderi ao Revolut e parece-me que vou começar a usar esta alternativa para as transferências.

    1. Avatar de Beatriz Gosta
      Beatriz Gosta

      Já comentei noutros comentários, mas vê o “moey!”. É portguês! Dá para coisas que o revolut nao faz: Acesso ao mbway, pagamentos por entidade/referência, carregamentos de telemóvel e compatibilidade com todos os restaurantes/máquinas TPA

  4. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    A CGD é um banco que só precisa de não dar prejuízo. Estes aumentos desfasados da realidade e esta incapacidade de gestão levam-me a querer que há interesses ocultos, nomeadamente, o de querer que os clientes passem a ser clientes de instituições totalmente privadas. No programa eleitoral dos partidos que agora detêm a maioria, estava claramente definido que iam tomar posição em relação às comissões da banca por serviços não prestados. Espero bem que entre legislação e depressa. Estamos fartos de pagar a banca. Quem tem que pagar é quem pede emprestado, não quem deposita.

    1. Avatar de PedroC
      PedroC

      Exacto. Quem deposita está a financiar os bancos e não o contrário. É errado que ainda sejam penalizados.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      De acordo. Mas com a seguinte ressalva… Os bancos apenas precisam de serem bem geridos. Não está em causa darem prejuízo ou não. Ė um serviço estatal. Mas se querem dar lucro não ė preciso chupar os depositantes.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        …chular…

        1. Avatar de caricas
          caricas

          Chupar… Chular… É tudo a mesma coisa

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            olha que não ….

            Abc

    3. Avatar de hsff
      hsff

      Tem toda a razão a caixa está a funcionar em função dos bancos privados.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Por este andar, se eu tivesse conta em 20 bancos teria de ter instalado 20 apps quando apenas uma a fazer a ligação como o Mbway seria o suficiente.
    Isto é que ė eficiência tanto de serviços como energética.
    Ainda vou poder assistir ao fim dessa corja de bancos tradicionais.

  6. Avatar de Einstein
    Einstein

    Eu desloco-me ao Multibanco e faço as transferências…

    Farto de ser chulado!

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      eu uso revolut

      1. Avatar de Beatriz Gosta
        Beatriz Gosta

        Eu diria melhor. Usa o “moey!”

        Com o moey! consegues coisas que não consegues com o revolut:
        – Acesso ao mbway integrado
        – Pagamentos por entidade/referência
        – Pagamentos ao estado
        – 40 transferências instantâneas/mês
        – Compatibilidade com todos os restaurantes/máquinas TPA

    2. Avatar de GM
      GM

      +1. App instalada mas não activada. Só faço transferências online entre contas próprias (no mesmo banco) e outras contas do mesmo banco (Millennium BCP).

  7. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    E assim vemos o início da censura financeira. Uma questão de tempo até os grande bancos conseguirem fechar os Revoluts, N26,… Que mundo infeliz este que nos dá esperança de um futuro risonho mas ao mesmo tempo nos corta as pernas

  8. Avatar de CLIENTE CGD
    CLIENTE CGD

    Who cares, são parvos, perdem toda a gente para o Revolut e restantes cópias do mesmo…
    Mas que pequenino pensam estas pessoas destas instituições, estão a anos de luz do que se passa no mundo.
    Meus vão ver 0 euros destas comissões, e cada vez menos dinheiro irei ter na minha conta porque irá tudo para o Revolut! Já tenho investimentos lá, seguros, etc… assim que lançarem serviços de crédito é o fim desta banca tradicional.

  9. Avatar de António
    António

    Boas, esta coisa das transferências, não é o mesmo que pagar pelo MB WAY certo? E criar cartões virtuais MBNET, não pagam nada certo? Ou estou errado? Obrigado a quem puder esclarecer.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Certo, pagamentos e criação de cartões não têm custos. Além disso, numa transferência MB WAY, antes de ficar concluída, é indicado o valor que o banco cobra, podendo ser cancelada.

      1. Avatar de António
        António

        Obrigado!

  10. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    Estamos a precisar de um novo artigo a relembrar o “revolut português”, o “Moey!”

    Recomendo a todos a dar uma olhada! https://moey.pt

    Em vez de rejeitar o mbway, eles abraçam-no e fazem dele parte da solução!

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Criam um método mais simples para facilitar a vida as pessoas e logo a seguir complicam. Enfim, já devia estar habituado a que nos cobrem por tudo e mais alguma coisa.

  12. Avatar de Renato Batista
    Renato Batista

    Tenho reparado o Millenium, o Santander, que já cobram as comissões do MBway, tem nas aplicações deves a opção Enviar Dinheiro por MBWay e ai não se paga as comissões… E está a funcionar da mesma forma. Agora se vai continuar assim é que já não se sabe.

  13. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Boas, ao fim de quase 30 anos como cliente BCP, fechei a conta que lá detinha.
    Fechei porque começaram a cobrar 5 euros e tal por comissões de manutenção.
    Então, durante 30 anos estive livre disso e de um momento para o outro pimba toma lá que não és mais que os outros.
    Enganaram-se, sou mais que os outros, sou mais chato e irrito me facilmente com chico espertos.
    Fechei a conta. E olhem que tinha lá uma grande quantia…
    Mudei para o activo. Até agora, 10 estrelas. Tudo gratuito, incluindo cartões MB para mim e para a maria, sem comissões de manutenção, etc.
    Se estes ficarem iguais, salto fora tb.
    Mas eu não tenho créditos. Pago tudo a pronto, sempre.
    Se não tenho dinheiro suficiente, não compro.
    Se todos na mesma situação que a minha fizessem isso, isto mudava.
    Compreendo que quem tem créditos está um pouco limitado para reagir.
    Eu não compreendo como alguém pode ser cliente da CGD.
    Aquilo é uma lástima. É mesmo uma banqueta dos reformados e para reformados.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “É mesmo uma banqueta dos reformados e para reformados.” Você não deve estar bom da cabeça !! O maior banco português e com maior carteira e diversidade de clientes e você diz uma destas ?? Sinceramente… 😐

      1. Avatar de Luís Martins
        Luís Martins

        O maior banco do Estado especialista em dar tachos aos políticos e a fazer o mesmo que os bancos privados, emprestam fortunas aos grandes ladrões deste país para depois roubarem com comissões e juros altos o povo teso e as pequenas empresas. Há 24 anos atrás um dia precisei de uns míseros 300 contos para comprar um carro novo a pronto pagamento e a CGD recusou o empréstimo porque era de baixo valor e tinha lá o empréstimo da casa com mais de metade paga e um salário que bastava 2 meses para poupar esses 300 contos, a minha resposta ao gestor de conta do banco foi cara a cara que se fosse eu o Administrador do banco era despedido por justa causa porque acabou de perder um bom cliente para toda a vida , em menos de 24 horas abri conta no bpi e tive direito a esse empréstimo , poucos anos depois comprei casa nova , um escritório para a empresa vários carros etc mas só com financiamento do BPI , nunca mais me falem de bancos geridos por gentes imbecis , por políticos e atrasados mentais, é claro que hoje tenho o escritório e carros pagos , e continuo no Bpi tanto a nível pessoal como da empresa

        1. Avatar de MalicX
          MalicX

          Sim e o BPI é mesmo um bom exemplo. Das bancos com maiores comissões e com atrasados mentais como o Ulrich era de esperar o quê?

      2. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

        Digo, repito e confirmo.
        E vc sabe muito bem que é verdade, não quer é ver…

  14. Avatar de jorjão
    jorjão

    Não conhecia a App Caixa Easy. Acabei de instalar e tem total integração/compatibilidade com MB Way, tornando desnecessário ter esta última instalada. E sendo de utilização grátis não sei o porquê de tanto stress com esta decisão.

  15. Avatar de paulo
    paulo

    tudo na vida com a ajuda da tecnologia evolui menos os bancos temos um sistema financeiro com a velocidade de ha 20 anoo atras!
    estas opcoes que vao aparecendo vao sendo anuladas pelos bancos porque nos nao temos alternativas ainda aos bancos!
    o bitcoin dentro de anos vai dar uma ajudinha!

  16. Avatar de Rafael Pereira
    Rafael Pereira

    A app CaixaEasy e CaixaDireta são basicamente a mesma, certo?

  17. Avatar de LSousa
    LSousa

    Isto é os bancos a querer cobrar por aquilo que eles não foram capazes de criar….. Eles já levam pouco dinheiro… Deixem é as tecnologias evoluirem….

  18. Avatar de LSousa
    LSousa

    Isto é os bancos a querer cobrar por aquilo que eles não foram capazes de criar….. Eles já levam pouco dinheiro… Deixem é as tecnologias evoluirem….

  19. Avatar de José
    José

    A CGD é um banco do estado, certo? Ou seja, é um banco controlado pelo governo. Porque será que esta notícia não saiu a semana passada antes das eleições???

  20. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Preço desculpa pelo termo, mas nos dias que correm, só um bronco e puro comodismo em não mudar é que alguém ainda tem conta no banco do estado.