Cable Remote Release DCCSystem, controlo total da fotografia…

21 Comentários

… à distância

As câmaras digitais de lentes intermutáveis (DSLR) continuam a ser as preferidas dos fotógrafos profissionais e dos amadores entusiastas, sobretudo pelo controlo que oferecem sobre os resultados finais. Mas é precisamente esta flexibilidade extrema que por vezes trás problemas. Por exemplo, quando se usam teleobjetivas muito grandes (em que qualquer movimento da máquina é amplificado várias vezes) ou se pretende realizar macrofotografia.

É para estas – e outras situações – que a Hama concebeu o disparador remoto Remote Release DCCSystem. Este disparador permite controlar a focagem e o disparo em dois estágios, tal como se estivéssemos a premir o disparador da câmara, mas sem a tocar fisicamente, para as situações em que isso possa influir negativamente nos resultados finais.


O Hama Remote Release DCCSystem suporta também disparos em modo “pose” (ou “Bulb”) para exposições prolongadas, como é o caso de fotografia noturna e outras situações de pouca luz – mais um cenário em que tocar na câmara é igual a estragar a fotografia.

Este disparador remoto tem também uma outra vantagem, derivada da sua flexibilidade de ligação: o disparador é fisicamente separado do cabo de ligação à câmara, o qual pode ser mudado de acordo com a marca e modelo do equipamento – a Hama tem cabos disponíveis para ligação a todas as mais populares marcas, cobrindo praticamente todo o mercado de câmaras DSLR: Canon, Nikon Sony, Minolta, Olympus, Panasonic, Leica, Pentax, Samsung e Fujifilm.

Isto significa que o mesmo disparador pode ser usado em diversas câmaras, caso o fotógrafo use modelos diferentes ou tenha uma determinada máquina mas decida trocar mais tarde, protegendo assim o seu investimento.

Este acessório, que deve fazer parte do kit de qualquer fotógrafo, já está disponível em Portugal e custa apenas 14,99 euros, acrescido de 7,99 euros para cada cabo de ligação (preço igual para qualquer marca).

Homepage: Hama

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de icas
    icas

    bem,dar 22.98€ por isto é um pouco forte… mas não deixa de ser um bom acessório.
    para aqueles que percebem um pouco de electronica e pesquisam na net podem fazer um disparador em casa por menos de 10€

  2. Avatar de M. Manuelito
    M. Manuelito

    Muitos parabéns pelo artigo. Já uma vez aqui demonstrei o apreço por artigos que não tenham exclusivamente a ver com “computadores”, daí que gosto de ver aqui postados este tipo de artigos sobre fotografia.
    Para quem gosta de fotografia este equipamento é muito útil, embora quem não o tenha possa sempre usar o temporizador da máquina, que, não sendo a mesma coisa, também dá algum jeito. Eu tenho um comando destes que funciona por infravermelhos, com um pequeno senão o sensor está na parte da frente da câmara, pelo que apenas serve para auto-retratos ou coisas parecidas 😉

  3. Avatar de Joel Neto Henriques
    Joel Neto Henriques

    o meu foi feito artesanalmente com um rato de pc velho tenho uma Eos55D e aquilo faz o que um normal faria hehe e so gastei dinheiro no “jack” e cabo para ficar mais comprido hehe

    1. Avatar de miguelmpn
      miguelmpn

      Boa 🙂
      E que tal um vídeo a mostrar esse feito?.. ahah

      1. Avatar de Joel Neto Henriques
        Joel Neto Henriques

        lol feito video nao tenho o que na falta e disso no youtube mas ta aqui a foto
        http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/405929_2763623015862_834312667_n.jpg
        enganei-me no modelo de maquina e a 550D o teclado anda esquisito comeu o zero
        garantidamente funciona com bulb e botão de focagem e de disparo

  4. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Não está mau… Mas de momento estou a usar o dslr controler do chainfire, assim controlo a máquina do meu android. Dêm uma vista de olhos que bem merece…

    https://play.google.com/store/apps/details?id=eu.chainfire.dslrcontroller

    1. Avatar de M. Manuelito
      M. Manuelito

      Parece-me uma excelente sugestão.

    2. Avatar de miguelmpn
      miguelmpn

      Posso saber o nome exacto desse cabo? para pesquisar no ebay..
      Gostava de experimentar com o meu Galaxy S e Canon 600D, devem ser ambos compatíveis, só falta o cabo..

      (Isto dá para uma notícia..)

    3. Avatar de jcferreira
      jcferreira

      Funciona bem? Coom que máquina estás a usar? Qual é o cabo usb a que se refere no video?

    4. Avatar de Pardinha
      Pardinha

      Pá funciona mt bem tal e uqla esta no video, o cabo que uso comprei na amazon e custou 7€ era um cabo para um Tablet archos kker coisa, tem uma micro usb macho (telemovel) e usb fêmea na outra ponta (máquina), estou a usar com o Galaxy S2 que mudarei em breve para Galaxy S3 e uma Canon eos 600D.

      1. Avatar de Pardinha
        Pardinha

        Esqueci-me de dizer: o Cabo que precisam é um usb OTG (On the Go) vejam se é compativel com o vosso telefone pois há telefones que não são compatíveis com esse tipo de tecnologia.

  5. Avatar de KID
    KID

    Se acharem caro, já sabem:
    http://goo.gl/G8Yci

  6. Avatar de miguelmpn
    miguelmpn

    Apesar de já conhecer o conceito deste “gadjet” gostei de ver notícias do mundo da fotografia cá 🙂
    Gosto da vossa fotografia, e geralmente gosto dos vossos artigos e reviews portanto que venham mais!!

    Não separem é o conteúdo deste género da página principal..

    1. Avatar de Mário Sousa

      vamos tentar manter a linha de acção e até mesmo reforçar de futuro 😉

  7. Avatar de Paulo Bastos

    Caro? epá o material fotográfico é todo caro numa maneira geral, se for barato desconfiem, pois no mundo da fotografia desde das máquinas ao papel os preços são sempre elevados.

  8. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Acho que vale sempre mais a pena investir num intervalômetro, faz exactamente o que um disparador normal e ainda tem varias opções programáveis, como tirar 1 foto de 5 em 5 mim, ou mesmo tirar uma foto daqui a 15 horas. E andam por ai a 40 euros. Fica a dica 😉

    Cumprimentos

  9. Avatar de Antonio M.
    Antonio M.

    Aleluia!!! Um artigo virado para a fotografia 🙂

  10. Avatar de ze nando
    ze nando

    e isso é bom para ? loool para isso uso o Software da Canon , e um portátil é melhor que isso enfim…. Bom fim de semana a todos

    1. Avatar de Pedro Queiroga
      Pedro Queiroga

      pelo comentário sem sentido, acho que não entendeste bem para que é que aquilo serve, mas pronto…

  11. Avatar de Dnaboy
    Dnaboy

    Alguém me sabe dizer se isto é compatível com uma Nikon coolpix p510? Gostava de ter um acessório destes para essa máquina..