Buraco no Facebook permitiu o acesso a fotos privadas de 6,8 milhões de pessoas

11 Comentários

O Facebook é hoje a maior rede social do mundo, mas ao nível da segurança dos dados tem-se mostrado bastante frágil, tendo em conta o impacto na sociedade.

Depois de todo o escândalo que envolveu a Cambridge Analytica, o Facebook revelou agora que descobriu uma falha na plataforma que permitia o acesso a fotografias privadas de mais de 6,8 milhões de utilizadores e a dados de outras aplicações. Saiba já se a sua conta foi afetada!


Foi através da página para Programadores que o Facebook revelou a existência de uma vulnerabilidade na API de fotografias associada à rede social. De acordo com o que foi revelado, o bug detetado afetou utilizadores que usaram o login do Facebook e que deram permissão a apps de terceiros para aceder às suas fotos.

A vulnerabilidade foi, entretanto, resolvida, mas a empresa alerta para o facto de apps de terceiros terem conseguido aceder inadvertidamente a fotos dos utilizadores entre os dias 13 e 25 de setembro.

Segundo o comunicado da empresa, quando algum utilizador dá permissões a uma app para aceder às suas fotos,  a API permite o acesso apenas a fotos que as pessoas partilharam na sua timeline. Neste caso, o bug potencialmente permitiu aos  programadores o acesso a outras fotos que tenham sido, por exemplo, partilhadas no Marketplace ou no Stories.

Explorando o bug, os programadores tinham também permissão de acesso a fotos que as pessoas enviaram para o Facebook, mas que optaram por não publicar.

O Facebook revela ainda que este bug expôs as fotos de 6,8 milhões de utilizadores e terá afetado cerca de 1500 apps criadas por 876 programadores. As únicas apps afetadas por esse bug foram aqueles que o Facebook aprovou para aceder à API de fotos e que as pessoas deram autorização para aceder às suas fotos.

É recomendado que se inicie sessão em todas as apps com as quais foram partilhadas as fotos para verificar quais as fotos a que os programadores poderiam ter acesso. Pode saber mais sobre a gestão das suas apps no Facebook. 

A empresa liderada por Mark Zuckerberg tem também notificado todos os utilizadores que foram afetados. Para saber já se a sua conta foi afetada, basta que aceda aqui.

A empresa confirmou ainda que o problema apenas afetou esta rede social e pede desculpa pelo sucedido.

via Facebook

Partilhar:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de orgasmo
    orgasmo

    xiii, andaram a ver as minhas imagens mais as amigas, ehehehe, e agora o que é que eu faço, ajudem-me…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se não te importas, porque não deixas a porta da rua aberta e tiras as cortinas das janelas???

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Na Noruega não tens persianas nem cortinas nas janelas! E possivelmente podes deixar as portas abertas 😉

        1. Avatar de NunoR
          NunoR

          Bastou uma pesquisa no Google por casas na Noruega para ver que isso não é verdade.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    E ainda existe ppl a usar essa coisa?

  3. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Não tenho fotos privadas, não tenho apps nem sequer do Facebook. Esta empresa está continuamente a violar direitos, privacidade e regras de bom uso e as pessoas ainda continuam a utilizar e a alimentar isto… culpa própria.

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Será que era por isso que o Facebook para proteger a “suposta” privacidade dos seus utilizadores bloqueava contas de utilizador?

  5. Avatar de rui
    rui

    Ainda há gente que tem uma conta verdadeira no facebook?

    1. Avatar de Crespo Ramos
      Crespo Ramos

      Penso que seja tudo uma questão de racionalizar o desporto

  6. Avatar de censo
    censo

    Mas quem é que põe coisas na net querendo que sejam privadas? Isto é um falso problema. Na net nada é privado. Todo este discurso de culpabilização das plataformas não tem sentido. Na net nada é privado.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não tem sentido não…Exeto quando tem.